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Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Apresentação do Bloco A 21 AbrilA1. Fundamentos de Sistemas de Informação Geográfica. Síntese 28 AbrilA2. Os.

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1 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Apresentação do Bloco A 21 AbrilA1. Fundamentos de Sistemas de Informação Geográfica. Síntese 28 AbrilA2. Os Sistemas de Informação (Geográfica) nas Organizações 05 MaioJornadas e-GEO 12 MaioA3. Infra-estruturas e Mercado de Informação Geográfica 19 MaioA4. Projectos SIG – aplicações temáticas

2 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR SIG: Componentes

3 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Técnicos Utilizadores Técnicos SIG Programadores

4 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Técnicos

5 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR “Projecto SIG” O que é ? Abordagem orientada a um “problema” Solução de base tecnológica Como se faz ? Conjugação de recursos Visão Fases Qual o papel das organizações e dos técnicos? Enquadramento/suporte “Orgware”

6 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Técnico ou Social ? Reviver da história da computação –Imperativo tecnológico Pressão comercial Fascínio pela tecnologia Processo “irracional” A compra dá satisfação e posse confere status –Taxas de sucesso baixas Organizações tinham de se adaptar às tecnologias Sistemas impostos pela tecnologia

7 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Os SIG nas organizações Domínios –Empresarial/Negócio Unidades que usam serviços de informação Adquirem serviços ao domínio tecnológico –Tecnológico Pessoal e equipamento para fornecer serviços de informação Vendem serviços de SI e TI ao domínio empresarial

8 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Os SIG nas organizações

9 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Os SIG nas organizações

10 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Os SIG nas organizações

11 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Estratégia Empresarial 2

12 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Missão Declaração que sustenta e integra os vários objectivos da organização/projecto Objectivos Componentes específicas da missão realizáveis num determinado período de tempo Factores Críticos de Sucesso (CSF) Aspectos que têm obrigatoriamente de se cumprir para garantir o alcançar dos objectivos Específicos e mensuráveis Indicadores de Desempenho (PI) Medidas de progresso Estratégia Empresarial 3

13 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Ferramentas de Pensamento Estratégico Análise SWOT Orientada para o diagnóstico Análise da Cadeia de Valor Orientada para envolvente e enquadramento institucional Matriz de Boston Orientada para a avaliação dos produtos e serviços

14 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Análise SWOT Strengths Forças Quais são os “nossos” pontos fortes ? Weaknesses Fraquezas Quais são os “nossos” pontos fracos ? Opportunities Oportunidades Orientado para o mercado Threats Ameaças Orientado para a concorrência

15 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Análise SWOT

16 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Cadeia de Valor Orientada para envolvente e enquadramento institucional Cadeia interna Cadeia externa Avaliar os SIG pela melhoria que aportam à cadeia de valor

17 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Os SIG nas organizações Tipologias de Benefícios –Eficiência Níveis de produção com custos menores Redução de efectivos e de espaço Visão “Negativa” –Eficácia Melhorar a produtividade do investimento Visão “Positiva” –Vantagens competitivas Ganhar competitividade face aos rivais

18 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Os SIG nas organizações Aspectos gerais –Não são categorias rígidas –Pode haver um “mix” de benefícios no mesmo projecto –Tendência evolutiva Eficiência > Eficácia > Vantagens comparativas

19 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Abordagem ao Projecto SIG 5 Fases –Consciencialização –Justificação –Especificação –Implementação –Manutenção 3 Fases

20 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Consciencialização Pressões –Bottom-up –Top-down –Exteriores

21 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Justificação Externa –Contexto –Pedidos de Informação Interna –Análise das Necessidades dos Utilizadores –Custo-Benefício (CBA) –Análise de Risco

22 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Justificação – Ambiente externo Tópicos importantes –As organizações semelhantes que investiram em SIG recolheram os benefícios que esperavam? –Os prazos previstos eram realistas? –As organizações similares definiram preferências de software e hardware? –As organizações com as quais se trocam grandes volumes de dados têm planos para se informatizar? –Quais são as recomendações dos principais organismos profissionais? –O governo central tem uma visão sobre os dados espaciais? –Alguma proposta de legislação altera a situação dos SIG? –O que está a acontecer à tecnologia? –A tecnologia já está suficientemente madura para ser recomendada?

23 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Justificação – Análise interna Avaliação das Necessidades dos Utilizadores –Matriz das Necessidades do Utilizador

24 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Justificação – Análise interna Avaliação das Necessidades dos Utilizadores –Diagramas de Fluxos de Dados

25 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Justificação – Análise interna Avaliação das Necessidades dos Utilizadores –Requisitos de Produtos de Informação Geográfica – Propriedade dos Dados Geográficos – Especificação preliminar das funcionalidades SIG – Atitudes para com os SIG

26 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Justificação – Análise interna Análise Custo-Benefício – Reduzir os custos e benefícios a uma base comum (monetária) e assim tornar possíveis as comparações directas entre os benefícios líquidos de propostas bastante dispares – Os custos e benefícios estendem-se por um determinado período de tempo

27 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Justificação – Análise interna Análise Custo-Benefício – Custos: Custos de procura Custos de arranque Custos de conversão de dados Outros custos de dados Custos de manutenção – Benefícios: Eficiências quantificáveis nas práticas presentes Ampliação quantificável das capacidades Benefícios quantificáveis da venda de produtos ou serviços novos Benefícios intangíveis ou não quantificáveis Benefícios inesperados

28 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Justificação – Análise interna Análise de Risco – Complementar da CBA – Princípio de que o sistema se desenvolverá como planeado, mas não é isso que se passa. – Calcular os riscos de falhar – Método: Dimensão – mais homens-hora, mais pessoal, mais longo o tempo de desenvolvimento, mais departamentos envolvidos, maior o risco Estrutura – mais mudança organizacional, mais apoio de gestão, mais mudanças na definição do trabalho, maior o risco Tecnologia – mais hardware e software moderno, menor experiência prévia da equipa de desenvolvimento, maior o risco

29 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Especificação n Modelação de Dados e Processos n Testes de Benchmarking n Estudos Piloto

30 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Abordagem ao Projecto SIG 5 Fases –Consciencialização –Justificação –Especificação –Implementação Gestão do projecto Faseamento –Manutenção Auditorias

31 Tecnologias de Informação Geográfica DGPR Exercício Tendo presente a recente vaga de fogos florestais que assolaram uma parte significativa do território nacional, foram vários os elementos do Governo, da Administração Pública Central e Local, dos Bombeiros e Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, das ONG’s e da População que alertaram para a necessidade de um melhor ordenamento do território e florestal, de um melhor conhecimento do território e da articulação dos meios durante as fases de combate aos incêndios e também de uma eficaz monitorização das transformações de uso que ocorrem após estas catástrofes. Há aqui obviamente espaço para várias intervenções na lógica da implementação de projectos SIG. 1. Identificar uma VISÃO para o projecto 1.1. Escrever a visão 1.2. Identificar os Objectivos, CSF e PI 2. Fazer uma Análise SWOT 2.1. Agrupar itens pelos títulos (SWOT) 3. Analisar a Cadeia de Valor 3.1. Identificar os agentes e estruturar a Cadeia de Valor 3.2. Procurar tipificar as transacções 3.3. Identificar os elos mais fracos


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