A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Márcio Lôbo Guimarães Up to date da Radiologia. Objetivo Demonstrar os trabalhos mais relevantes em câncer ginecológico publicados no ano de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Márcio Lôbo Guimarães Up to date da Radiologia. Objetivo Demonstrar os trabalhos mais relevantes em câncer ginecológico publicados no ano de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Márcio Lôbo Guimarães Up to date da Radiologia

2 Objetivo Demonstrar os trabalhos mais relevantes em câncer ginecológico publicados no ano de 2012.

3 Endométrio

4 Estadiamento

5 Finalidade da RM Avaliar a extensão da doença e juntamente com grau e subtipo tumoral, planejar a terapêutica; Estratificar os pacientes em risco baixo, intermediário e alto risco; Fazer ou não a linfadenectomia.

6 Técnicas Avançadas Estudo dinâmico: Sequência T1 volumétrica 3D pós-contraste (2mL/sec), com as imagens adquiridas 25s, 1min, 2min e 4min após a injeção. Difusão: Técnica fisiológica que avalia a mobilidade da água, influenciada pela celularidade tecidual e integridade da membrana celular.

7 Estudo Dinâmico

8

9

10 Difusão

11

12

13 Cérvix

14 Envolvimento linfonodal e o volume tumoral são os fatores prognósticos mais importantes; Linfonodos pélvicos não mudam de forma signnificativa o tratamento; Linfonodos para-aórticos = extensão do campo, com aumento significativo de morbidade; Estadiamento Linfonodal

15 Estadiamento Cirúrgico

16 Aumenta as complicações relacionadas a RT; Atrasa o início do tratamento.

17

18 O PET CT pode substituir o estadiamento cirúrgico ? Os altos índices de VP em linfonodos para- aórticos, na doeça localmente avançada, sugerem que o estadiamento cirúrgico é desnecessário no PET +; Entretanto quando existem linfonodos pélvicos positivos o índice de FN sobe de 12% para 22%.

19 O PET CT pode substituir o estadiamento cirúrgico ? Pacientes com linfonodos para-aórticos positivos não detectado pelo PET-CT (<5mm) e tratadas de forma convencional, apresentam a mesma sobrevida de pacientes tratadas com RT estendida; Pacientes com linfonodos para-aórrticos isolados?

20

21 Ovário

22 175 pacientes

23

24

25

26 Take Home Message A RM principalmente com as técnicas avançadas (difusão e estudo dinâmico) é o melhor método de imagem para o estadiamento local das neoplasias uterinas. O PET-CT pode evitar o estadiamento cirúrgico de linfonodos para-aórticos na neoplasia de colo uerino localmente avançada, reduzindo morbidade. O PET-CT é útil na avaliação de pacientes com CA de ovário com métodos de imagem convencionais negativos, mesmo na vigência de níveis baixos de CA 125.

27 Obrigado! Marcio Lôbo Guimarães Hospital Santa Lúcia INFINITA HUB


Carregar ppt "Márcio Lôbo Guimarães Up to date da Radiologia. Objetivo Demonstrar os trabalhos mais relevantes em câncer ginecológico publicados no ano de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google