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Material Avaliação 1º Bimestre Liderança.

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1 Material Avaliação 1º Bimestre Liderança

2 A liderança acontece no contexto voltado para metas.
Define-se liderança como o uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de objetivos do grupo. É importante distinguir entre liderança e administração. O papel do líder é apenas um dentre os dez comumente desempenhados pelos gerentes. Liderança diz respeito explicitamente à orientação e à motivação dos funcionários.

3 Fazer diferente Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a quem falte coragem e autoconfiança. É o estilo de liderança positiva aquele eu ousa nas tarefas e se vale de oportunidade não tentadas anteriormente. Um Gerente de Vendas bem sucedido irá às ruas e venderá junto com seus vendedores quando o mercado está difícil ou quando o pessoal de vendas encontrar-se sob extrema pressão. Tal gerente sabe que se arrisca a tornar-se impopular. Contudo, ao liderar pelo exemplo, manterá a motivação da equipe. Dps Seg Privada aula 2

4 SER JUSTO Esta é uma grande qualidade de um líder eficaz e a fim de ter o respeito da equipe, o gerente deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento. Dps Seg Privada aula 2

5 PERSEVERANÇA O gerente que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a decisão que está sendo tomada vir a se revelar errada. Muitas pessoas que tomam decisões erram algumas vezes. Entretanto, isto não diminui o respeito que os seguidores têm por elas. Sejamos realistas: um gerente pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seu pessoal tem força para sustentar aquela decisão junto com o gerente. Dps Seg Privada aula 2

6 ENTREGAR MAIS DO QUE É SOLICITADO
Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança. Dps Seg Privada aula 2

7 TER EMPATIA O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista. Dps Seg Privada aula 2

8 RESPONSABILIDADE Outros ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. Caso um colaborador cometa um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou. Se o líder tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e dará insegurança a seus seguidores. O clichê do líder é: "A responsabilidade é minha". Dps Seg Privada aula 2

9 MULTIPLICAÇÃO O líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de "estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo". Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros lideres. Pode-se julgar um líder pelo número de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir. Dps Seg Privada aula 2

10 Reflexão sobre as relações humanas e sua dinâmica
Desenvolver relações humanas com base em dinâmica de grupo significa criar um espaço psicossocial alternativo, em que desconfianças, temores e conflitos possam ser aceitos e trabalhados, mediante experiências reconstrutivas, em termos de tarefas e processos que minimizem as ameaças ao "ego" e desenvolvam formas de interação compatíveis com uma ampliação quantitativa e qualitativa de cognições, afetos e condutas. Liderança DPA aula 3

11 Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar os subordinados. Liderança DPA aula 3

12 Tipos de liderança Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal (ou Laissez-faire). Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas idéias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo. Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto. Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada. Liderança DPA aula 3

13 Liderança nas Organizações
Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe. Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade. Liderança DPA aula 3

14 A maioria das organizações trabalha no mesmo ambiente com praticamente os mesmos recursos.
É a liderança das pessoas numa organização que determina o que uma organização faz com os meios que tem, quando comparada com outras organizações. A forma adequada de liderança pode fazer uma enorme diferença no desempenho.  Liderança DPA aula 3

15 No seu núcleo, a liderança envolve duas coisas.
Em primeiro lugar, o líder tem de decidir sobre o que fazer numa situação. Em segundo lugar, o líder tem de exercer influência sobre as outras pessoas para conduzi-los ao que precisa de ser feito. Num mundo onde as pessoas têm cada vez mais consciência dos seus próprios direitos, dar ordens a alguém não é a forma mais eficaz de influenciar para um determinado caminho. Liderança DPA aula 3

16 Teorias e Estilos de Liderança
Líderes natos: antigamente, as pessoas acreditavam que, quando havia a necessidade, nasceria um grande líder que fosse capaz de os conduzir a grandes feitos. Teoria dos Traços: alguns traços de personalidade são necessários para liderar as pessoas de forma eficaz. As pessoas que têm esses traços tornar-se-ão líderes. Acreditava-se que os traços de liderança eram herdados à nascença e não obtidos posteriormente. Liderança DPA aula 3

17 Teorias comportamentais: as teorias comportamentais observam aquilo que os líderes eficazes fazem para liderar com sucesso. Quando o enfoque varia desta forma, as pessoas podem aprender a fazer aquilo que os líderes bem sucedidos fazem e podem tentar ser, eles próprios, líderes de sucesso. Teorias situacionais: Outra teoria é que não existem líderes universais, que conseguem conduzir com êxito em qualquer contexto. Em vez disso, algumas pessoas conseguem conduzir com sucesso em determinadas situações mas outras não. Teoria da contingência: A teoria diz que o sucesso de um líder depende de vários fatores situacionais, tais como o ambiente organizacional, a motivação e as capacidades dos subordinados. Liderança transacional: Uma cadeia de comando clara e um sistema de recompensas e punições são essenciais para a liderança de sucesso de acordo com esta teoria. Liderança Transformacional: uma pessoa com grande visão e paixão pode inspirar outros a grandes feitos. Liderança DPA aula 3

18 Análise do trabalho individual e em equipe.
Qual a importância do autoconhecimento para o trabalho em equipe? O que mais vemos nas organizações são comportamentos que sinalizam uma grande dificuldade de lidar com as diferenças humanas: Comportamentos que demonstram irritação quando opiniões divergentes estão colocadas em discussão. Rigidez em um posicionamento, comportamentos de defesa e de ataque, interesses individuais sendo defendidos e influenciando decisões coletivas sinalizam a dificuldade das pessoas em trabalhar em equipe, ficando mais crítico quando as pessoas não conseguem perceber que agem de tal maneira, reagindo a situações de forma automática. Liderança DPA aula 3

19 Autoconhecimento é um conjunto de informações sobre si, a respeito de comportamentos, características pessoais, forças e áreas de oportunidades de melhorias individuais. Comportamento aqui entendido como a resultante das características pessoais (tipo psicológico, valores pessoais, experiências, educação, etc.) interagindo com as variáveis da situação. Entender, portanto, que em diferentes situações cada indivíduo aprende a reagir com comportamentos e atitudes distintas, auxilia e fortalece a importância do autoconhecimento para o trabalho em equipe. Saber o impacto das ações nos demais integrantes da equipe, aquilo que ajuda e que atrapalha o bom desempenho, o que agrega valor e colabora com as demais pessoas. Mas, como, então, cada pessoa da equipe pode saber do impacto que gera na própria equipe? Liderança DPA aula 3

20 Esta forma interiorizada sofre influências deste novo mundo.
Percepção é a impressão colhida pelos sentidos ou a faculdade de perceber pelos sentidos. Este movimento de captar o mundo exterior é parte do processo daquilo que nos referimos como “percepção”. Aquilo que é captado pelos órgãos sensoriais: olfato, paladar, ouvido, tato e visão passam pelo processo de internalização. Na medida em que algo é captado e internalizado, aquilo que foi captado não pertence mais ao mundo exterior, mas sim ao mundo interior de cada indivíduo. Esta forma interiorizada sofre influências deste novo mundo. Liderança DPA aula 3


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