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Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações

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Apresentação em tema: "Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações

2 1. A escola Behaviorista Escola norte-americana
Behavior = comportamento Surge a partir do artigo de John B.Watson, publicado em 1913, com o título “Psicologia, como os behavioristas a vêem”  o comportamento observável é o único fator digno de ser estudado pela psicologia.

3 A escola Behaviorista O comportamento é determinado pelos estímulos ambientais Enfatiza a importância da definição precisa de comportamen-tos: “dar atenção ao cliente” Quais são os comportamentos que a pessoa deve emitir para mostrar que está dando atenção ao cliente?

4 A escola Behaviorista A descrição detalhada de comportamentos é importante para: O desenvolvimento do trabalho diário; Em treinamentos; Na elaboração de programas de socialização; Na prevenção de doenças ocupacionais; Na avaliação de desempenho; Etc.

5 A escola Behaviorista Do behaviorismo surgem os estudos sobre condicionamento e formação de hábitos. A base fundamental do condicionamento é a repetição. Pela repetição o comportamento se torna automático, ou seja, condicionado. Existem dois tipos de condicionamento: 1. Condicionamento Clássico 2. Condicionamento Operante

6 1.1. Condicionamento Clássico
Surge em 1910 com Ivan Pavlov Experimento clássico: cão

7 Condicionamento Clássico
Ocorre por meio do pareamento de estímulos Quando um estímulo neutro é apresentado repetidas vezes junto a um estímulo que provoca um comportamento, deixa de ser neutro e passa a provocar o comportamento do estímulo que foi apresentado junto.

8 1.2 Comportamento Operante
O comportamento opera uma modificação no meio e vice versa Representante: B.F.Skinner O condicionamento ocorre conforme as conseqüências dadas após a emissão de um comportamento que o levará a se repetir ou não.

9 Condicionamento Clássico e Operante
A repetição de um comportamento torna o comportamento automático, ou seja, condicionado.

10 Condicionamento operante
As principais conseqüências foram conceituadas como: reforço positivo, extinção, reforço negativo e punição.

11 Conceitos Reforço: qualquer estimulo que aumente a probabi-lidade de um compor-tamento se repetir. O estímulo pode ser: aplicado (reforço positivo) ou retirado (reforço negativo).

12 Conceitos Reforço Positivo: refere-se a aplicação de um estímulo, percebido como agradável, que aumenta a freqüência de um comportamento.

13 Reforços Positivos Estímulos reforçadores: Elogios admiração, Dinheiro
notas Atenção desafios Participar de acontecimentos Sorriso, Aceno de cabeça Tapinhas nas costas Prestígio Etc.

14 Reforços positivos As empresas criam sistemas de recompensas (reforços positivos) atrelados ao cumprimento dos objetivos organizacionais. Os empregados devem perceber que seus objetivos pessoais podem ser alcançados se o seu desempenho atingir aos objetivos organizacionais.

15 Cuidado!!! O reforço positivo não tem moral
O garoto que foi aplaudido por conseguir roubar deverá manter esse comportamento, pois foi reforçado positivamente.

16 Regras para a utilização correta do Reforço:
Manifestar o com- portamento para obter o reforço; Verificar o que de fato é reforçador para uma pessoa; A utilização em excesso do mesmo reforço faz com que perca a sua eficácia. O reforço pode trazer resultados em uma ocasião e não em outras.

17 Conceitos Extinção: Refere-se a retirada de estímulos que estejam controlando o comportamento; O objetivo é eliminar um comportamento.

18 Conceitos Punição: aplicação de um estímulo aversivo com a finalidade de eliminar um comportamento. Multas, demissões ou qualquer outra penalidade são exemplos.

19 Conceitos Reforço negativo: retirada de algo indesejável que aumente o comportamento desejável. Pode ser a retirada de uma punição.

20 2. Formação de hábitos e rituais
A repetição de comportamentos cotidianos cria os hábitos; Os hábitos fazem parte da rotina de trabalho e são importantes para a organização da pessoa;

21 Formação de hábitos e rituais
O ritual é caracterizado pela repetição, mas diferencia-se do hábito por conter uma dimensão simbólica; O ritual é social, é o meio pelo qual o grupo se reafirma periodicamente; Apóiam-se em símbolos reconhecidos pela coletividade; O ritual é um elemento imprescindível na transmissão da cultura de uma organização, pois expressam e reforçam valores fundamentais da organização.

22 3. O poder do reforço e da punição no autoconceito
Autoconceito é o conceito que a pessoa tem de si mesma, que se formou por meio das atitudes, comportamentos e opiniões de pessoas significativas sobre a sua pessoa. Elogios e repreensões, quando voltados a pessoa podem ser devastadores, pois as pessoas tendem a in-corporar os adjetivos que lhe são atribuídos. Devem ser direciona- dos ao comportamen-to e não a pessoa.

23 4. Behaviorismo e Liderança
A liderança é um processo de influências; Líder é a pessoa que exerce influências sobre outras pessoas; A liderança é o assunto mais estudado na Administração.

24 4.1. Teoria dos Estilos de liderança
O estilo de liderança remete a maneira como os líderes se comportam e o que usam para controlar o comportamento dos liderados. Aborda três estilos de liderança: 1. Autocrática 2. Democrática 3. Liberal

25 4.2. Liderança situacional e multicultural
Leva em conside-ração três fatores: o líder, o grupo e a situação; O líder deve ser preparado para desempenhar qual-quer estilo, ade-quando-se a ne-cessidade do grupo e da situação.

26 5. O poder, segundo French & Raven e o controle comportamental
Recurso utilizado pelo líder para influenciar os seus liderados. French & Raven foram pioneiros em identificar diferentes formas de poder nas organizações. As formas identificadas por ele são: poder de recompensa, poder coercitivo, poder legítimo, poder de competência e poder de referência.

27 6. Empowerment Empowerment ou empodeiramento significa transferir aos funcionários poder e recursos incentivando-os a se responsabilizarem pelo que fazem. Funcionam como reforço positivo quando fazem as pessoas sentirem-se valorizadas e reconhecidas pela organização.


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