A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Apresentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Apresentação."— Transcrição da apresentação:

1 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Apresentação

2 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido entre Governo Federal, Distrito Federal, estados, municípios e sociedade de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. É constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

3

4 Da mesma forma que o PNAIC de Língua Portuguesa, o curso de Alfabetização Matemática está organizado em oito unidades (cadernos), totalizando 80 horas, além do seminário de encerramento de 8 horas.

5

6 Os cadernos de formação são constituídos pelas seções: “Iniciando a Conversa”, “Aprofundando o Tema”, “Compartilhando”, “Para saber Mais”, “Sugestões de Atividades para os Encontros em Grupos”, “Atividades para Casa e Escola”. Iniciando a Conversa Introduz as ideias gerais do caderno e apresenta seus objetivos. Aprofundando o Tema Apresenta um conjunto de textos que permite conduzir reflexões variadas sobre o assunto. Compartilhando Apresenta sugestões de atividades para serem realizadas durante o encontro de formação.

7 Para Saber Mais Esta seção apresenta a indicação de uma série de livros, artigos, itens e vídeos comentados e de fácil acesso para que o professor se aprofunde nos temas que julgar necessário. Sugestões de Atividades para os Encontros em Grupos A seção encaminha possibilidades de trabalho para os encontros de formação. Atividades para Casa e Escola Esta seção tem como principal objetivo potencializar uma das maiores qualidades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a reflexão sobre a realidade de sala de aula, pautada por discussões teóricas e pesquisas na área da Educação Matemática.

8 Aos oito cadernos de formação, e o caderno de apresentação, juntam-se outros três cadernos: dois cadernos de referência (um sobre Educação Inclusiva e outro sobre Educação Matemática do Campo) e um caderno de jogos. O caderno sobre Educação Inclusiva tem como objetivos: ampliar conhecimentos sobre aspectos legais referentes à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; aprofundar conhecimentos sobre encaminhamentos destinados aos alunos que fazem parte do público alvo da Educação Especial; ampliar conhecimentos sobre espaços de aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da inclusão escolar, ou seja, o trabalho da escola articulado com o atendimento educacional especializado – AEE; compreender a importância de um trabalho considerando as diferenças dos alunos com ações voltadas a promover o acesso, a participação e a aprendizagem desses alunos; encaminhar práticas pedagógicas de Alfabetização Matemática para alunos com necessidades específicas.

9 O caderno sobre Educação Matemática do Campo tem como objetivos: apresentar um histórico da educação brasileira no campo; ampliar conhecimentos sobre aspectos legais referentes à Educação do Campo; aprofundar conhecimentos sobre a relação entre Educação do Campo e a Educação Matemática; apresentar diferentes práticas sociais da realidade campesina como disparadoras do trabalho com a Alfabetização Matemática.

10 Caderno de Jogos O material de jogos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é composto por um caderno denominado Jogos na Alfabetização Matemática e do caderno Jogos na Alfabetização Matemática: Encartes. No caderno de Jogos na Alfabetização Matemática são apresentados vários jogos divididos conforme os eixos dos Direitos de Aprendizagem: Números e Operações, Pensamento Algébrico, Geometria, Grandezas e Medidas, Educação Estatística. Cada jogo é apresentado em várias seções: Aprendizagens : seção em que são apresentados os conceitos matemáticos possíveis de serem trabalhados com o jogo; Materiais : seção em que se indica o material necessário para a efetivação do jogo; Número de Jogadores : seção em que se indica o número de participantes; Regras : seção em que é indicado o modo de jogar; Problematizando : seção em que são apresentadas possibilidades de problematizações que podem ser realizadas antes, durante ou depois do jogo.

11 Concluindo... “A Alfabetização Matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação e a resolução das quatro operações básicas.” Vamos, juntos! “Conquistar a Alfabetização Matemática, na perspectiva do letramento, de todas as crianças brasileiras.”


Carregar ppt "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Apresentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google