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A pesquisa em Artes na Universidade e o Qualis Artístico

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Apresentação em tema: "A pesquisa em Artes na Universidade e o Qualis Artístico"— Transcrição da apresentação:

1 A pesquisa em Artes na Universidade e o Qualis Artístico
Doutorado em Artes Visuais – UFMG Martha Tupinambá de Ulhôa Instituto Villa-Lobos - UNIRIO Representante de área – CAPES

2 Pesquisa Descoberta Invenção Indagação minuciosa
Produção de conhecimento

3 ARTE s.f. 1 (Filosofia) segundo tradição que remonta ao platonismo, habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional. 3 (por extensão da acepção 1) o uso dessa habilidade nos diversos campos do pensamento e do conhecimento humano <a. do pensamento> <a. da matemática pura> (Houaiss eletrônico – versão 1.0.5a)

4 2 (Filosofia) segundo tradição que remonta ao aristotelismo, conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica [por oposição a ciência] 4 (por extensão das acepções 1 e 2) o uso dessas habilidades nos diversos campos da experiência e da prática humana <a a. da estratégia> <a a. da caligrafia> <a a. da música>

5 Arte = teoria Técnica = prática

6 ARTE como estética 15 (Estética) produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana <a. literária> <a. da pintura> <a. cinematográfica> 16 (por extensão) o talento, a contribuição própria da inteligência e da sensibilidade de um artista <a angústia da a. de Van Gogh> <a estranha a. de Augusto dos Anjos> 17 (por extensão) a tendência geral e/ou a totalidade das manifestações artísticas em determinada época, fase, lugar etc. <a a. do Renascimento> <a a. expressionista> (Houaiss eletrônico – versão 1.0.5a)

7 Universitas corporação ou comunidade
Universitas, para os romanos era sinônimo de colégio, identificando associação de iguais ou organização institucional de pessoas com interesses afins. Universitas corporação ou comunidade Universitas Magistorum ou Universitas Scholarium (instituição de ensino).

8 Produção e transmissão de conhecimento
Universidade Produção e transmissão de conhecimento

9 Século XII – Primeiras universidades (escolas organizadas em corporações, com administração própria, monopólio do ensino e conferindo grau). Bologna (1100) e Paris (1150) estabeleceram alguns dos princípios de organização existentes até hoje. Século XIII - livre associação ou corporação de estudantes e mestres interessados no estudo das artes liberais (teologia, medicina e direito).

10 Em Bologna, estudantes ricos pagavam seus professores
Em Bologna, estudantes ricos pagavam seus professores. Eles se organizaram em dois grupos estudantis: os cismontanos (italianos) e ultramontanos (estrangeiros). Elegeram presidentes para cada grupo (Rector), incumbido de orientar o ensino e dirigir os professores. Professores se organizaram e constituíram os collegium (tipo corporação). Os colégios se tornaram instituições de ensino autônomas (Oxford, fundada em 1170 e Cambridge, de 1210, ainda são organizadas em colégios). Universidade de Paris – agremiações de escolas. Sorbone (colégio fundado por Roger de Sorbon).

11 Finalidade da Educação Superior
(Art. 43º da LDB) Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo Criatividade (Autonomia) Sistematização e socialização do conhecimento (Trabalho em grupo) Crítica (Pesquisa)

12 Pesquisa - Documento escrito com descrição e interpretação dos dados;
- Uso de critérios na avaliação das fontes e tratamento da evidência; - Documento escrito com descrição e interpretação dos dados; - Socialização dos resultados.

13 A universidade, mais do que a continuação dos estudos é uma ruptura na maneira de criar e transmitir conhecimento usada nos demais setores educacionais. A universidade não surge apenas para aprofundar nos jovens os estudos que fazem quando crianças, ela surge como o produto de uma revolução na maneira medieval de conhecer o mundo. Cristovam Buarque e Ivônio Barros Nunes em “Universidade Permanente”

14 Universidade - Universalidade - Método científico
- Convivência entre áreas do conhecimento - Inter Multi e Transdisciplinaridade

15 Universidades do século XII ao XVI
Mestres (magister) Latim Composição de versos, Algumas vezes lógica e dialética Na universidade Comparar textos de autores clássicos (De Musica de Boethius) Colocar questões para explorar as contradições entre os textos Formular soluções para resolver a questão proposta

16 Aceitação de um assunto na universidade medieval e renascentista
Ser percebido como UNIVERSAL. Música enquanto tema de estudo universitário Aparecimento de uma linguagem polifônica comum a várias partes da Europa ( ).

17 Da música especulativa (estudo das proporções) para questões artísticas ou práticas (ligadas a letras ou história).

18 Estudos em história da música Cátedras em música
Estudos em história da música Cátedras em música

19 1900-1945 Universidade Conservatórios (Hochschulen) formação técnica
Estudos teóricos (Musicologia) Conservatórios (Hochschulen) formação técnica

20 Escolas de Belas Artes e Conservatórios na Universidade (pós 1945)
Método científico Convivência com outras áreas Interação de teoria e prática

21 Pesquisa em Artes/Música
Parte da experiência artística mas não se reduz a ela.

22 Criação artística é única, não replicável.

23 Produto de pesquisa em Artes pode ser a obra de arte, incluindo também
questões ligadas à sua produção, transmissão e recepção.

24 Pesquisa em Artes Modelo das humanidades - a produção do conhecimento é demonstrado por uma prosa livre, mas bem informada e analítica, em comunicação/discussão sistemática e contínua com suas fontes. Componente científico – Situações de teste e avaliação de confiabilidade do processo. Pesquisar através da arte é semelhante a conduzir um experimento, pois permite ao artista buscar uma resposta para uma questão, testando suas conclusões e recolocando suas perguntas ao longo do processo.

25 Procedimentos adotados por artistas/pesquisadores em Artes na Universidade
Diário de bordo com andamento do processo de criação artístico; observações, reflexões e avaliação; intenções, dúvidas resumos de bibliografia consultada.

26 Pesquisa em arte Muitas vezes o próprio objeto artístico não pode ser definido a priori, se construindo simultaneamente à elaboração metodológica. A pesquisa em arte emerge da intimidade que tenhamos com o material artístico, a partir da imersão na prática que aponta as questões sobre as quais nos debruçamos.

27 Pesquisa sobre arte Mesmo na pesquisa “sobre” arte, a reflexão é conduzida pela lógica artística. Quando se trabalha teoria, crítica e história da arte, a fonte primária é a obra artística. Outras áreas podem até tratar do objeto artístico, mas trata-se, neste caso, de fonte secundária. O artista e o teórico da arte trabalham com a obra, a partir do objeto ou processo artístico. Assim sendo este conhecimento rende em termos estéticos e artísticos.

28 Pesquisa sobre artes Pesquisa em artes Ambas partem da vivência artística e contribuem para o avanço de experiência e conhecimento na área.

29 Qualis Artístico


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