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Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014

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Apresentação em tema: "Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Coleta de Dados Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014

2 Tópicos Introdução Estratégias de Pesquisa Abordagens da Pesquisa
Amostragem Ferramentas

3 Introdução Dados de uma pesquisa nada mais são que informações a respeito do fenômeno investigado, ou seja, são os valores das variáveis de interesse. Para confrontar as teorias relativas ao fenômeno estudado e como ele se evidencia na realidade, é que uma pesquisa sempre envolve a coleta de dados

4 Introdução Para coletar as informações a respeito do fenômeno investigado pode-se observar o próprio fenômeno, ou ainda interrogar pessoas. Nunca se utiliza apenas um método e uma técnica e nem somente uma fonte de dados; na maioria das vezes, há uma combinação de dois ou mais deles

5 Introdução A seleção do instrumental metodológico está diretamente relacionada com o problema a ser pesquisado A escolha dependerá dos vários fatores relacionados com a pesquisa: natureza do fenômeno o objetivo da pesquisa os recursos humanos e financeiros disponíveis o tempo disponível outros elementos que possam surgir no campo da investigação

6 Estratégias de Pesquisa
Pensando nos objetivos da pesquisa científica é possível estabelecer três níveis de pesquisa: Pesquisa Exploratória: menor rigidez no planejamento, proporciona visão geral, primeira etapa de uma investigação ampla Pesquisa Descritiva: caracterizar fenômenos, relacionar variáveis Pesquisa Explicativa: identifica fatores, aprofunda conhecimento da realidade, explica a razão das coisas

7 Abordagens da Pesquisa
Pesquisa pode ser realizada com dados criados ou existentes A criação de dados (coleta de dados) se dá com a experimentação Experimentação: forma de aquisição de conhecimento em que se manipula e introduz variáveis no objeto de estudo

8 Abordagens da Pesquisa
Pesquisa Experimental: também chamada de quantitativa, parte de um fenômeno delimitado sobre o qual formula hipóteses passíveis de serem verificadas, e aplica métodos, através do qual procurará controlar as condições de observação, tendo a preocupação com a validade interna das hipóteses a fim de extrair leis, fazer generalizações e elaborar teorias que expliquem o fenômeno de interesse

9 Abordagens da Pesquisa
A pesquisa experimental segue dois modelos: a pesquisa provocada e a pesquisa invocada Pesquisa Experimental Provocada: é aquela na qual se tem um controle muito grande sobre a variável independente Pesquisa Experimental Invocada: não se pode manipular a variável independente, assim são utilizadas variações naturais ou acidentais desta variável

10 Abordagens da Pesquisa
Pesquisa Qualitativa: abordagem que valoriza os aspectos qualitativos dos fenômenos, cujos pressupostos são contrários à abordagem quantitativa. Os métodos e técnicas de pesquisa são diferentes dos adotados nos modelos experimentais

11 Abordagens da Pesquisa
Modelos de pesquisa qualitativa: Estudo de Caso: observação detalhada de um contexto, de um indivíduo, de uma única fonte de documento ou de um acontecimento específico Pesquisa-Ação: pesquisa social com base empírica, pesquisador desempenha papel ativo na resolução dos problemas Pesquisa Participante: participação dos observadores dentro dos grupos observados de modo a reduzir as barreiras entre pesquisador e pesquisados, sem se voltar para o agir História de Vida: narração da experiência vivida

12 Abordagens da Pesquisa
Características dos estudos de caso busca retratar a realidade de forma completa e profunda variedade de fontes de informação generalizações de experiências vividas representam diferentes e conflitantes pontos de vista linguagem e forma de apresentação mais acessível, com estilo informal e narrativo

13 Amostragem Para efetuar a coleta de dados é importante definir a população a que pertence o fenômeno População: conjunto dos elementos que têm características comuns que pode ser contada, pesada, medida, ordenada de alguma forma e que sirva de base para as propriedades que se quer investigar.

14 Amostragem Amostra: é um subconjunto representativo da população, isto é, a parte do todo que servirá de base para o seu estudo, portanto, que apresenta as mesmas características da população da qual foi extraída

15 Amostragem A Credicard fez uma pesquisa que publicou com o título “O profissional do futuro”. Definiu para tal pesquisa: Problema: jovens estão se preparando e sendo estimulados para desenvolver as competências solicitadas pelo mercado de trabalho? Objetivo: Identificar lacunas entre o ensino formal e as reais necessidades das empresas

16 Amostragem A Credicard fez uma pesquisa que publicou com o título “O profissional do futuro”. Definiu para tal pesquisa: População: universitários da cidade de São Paulo Amostra: alunos na faixa etária entre 19 e 26 anos das instituições Mackenzie, FGV, PUC, FAAP, FEA, POLI e ESPM

17 Amostragem Quando todos os elementos de uma população são considerados na pesquisa, diz-se que foi realizado um censo; quando a análise é realizada com uma parte desta população (amostra), diz-se que a pesquisa foi realizada por amostragem (ou por amostras)

18 Amostragem Realizamos censo:
população for relativamente pequena e concentrada dados a respeito da população puderem ser obtidos com facilidade necessidade da informação completa e precisa necessidade de obtenção de dados específicos de cada elemento da população

19 Amostragem Realizamos amostragem:
quando existem populações infinitas (um número muito grande e indeterminado de elementos) quando a população é tão grande que pode ser considerada infinita por economia de tempo e dinheiro quando o estudo resulta em destruição ou contaminação dos elementos estudados

20 Amostragem Dois tipos de amostragem: a probabilística e a não probabilística Amostragem Probabilística: todos os elementos da população têm probabilidade conhecida, diferente de zero, garantindo a representatividade da amostra em relação à população Pode ser subdividida: aleatória, sistemática, estratificada e por conglomerado

21 Amostragem Amostragem aleatória: também chamada aleatória simples, é aquela na qual todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhido como elemento da amostra. Neste caso, os elementos da amostra são escolhidos por qualquer tipo sorteio

22 Amostragem Amostragem sistemática: os elementos que constituirão a amostra são escolhidos segundo um fator de repetição. Sua aplicação requer que a população esteja ordenada segundo um critério qualquer, de modo que cada um de seus elementos possa ser unicamente identificado pela posição.

23 Amostragem Amostragem estratificada: quando a população está dividida em estratos (sexo, raça, idade, escolaridade, etc), a amostra também será estratificada, de tal modo que o tamanho dos estratos na amostra seja proporcional ao tamanho dos estratos correspondentes na população

24 Amostragem Amostragem por conglomerado: consiste em subdividir a população que se vai investigar em grupos fisicamente próximos, independente de eles serem homogêneos. Em tais conglomerados, são agregados os elementos populacionais com estreito contato físico (como casas, quarteirões, bairros, cidades, regiões etc).

25 Amostragem Amostragem não Probabilística: a escolha dos elementos da amostra é feita de forma não-aleatória, justificadamente ou não, a escolha é intencional ou por conveniência, considerando as características particulares do grupo em estudo ou ainda em função do conhecimento que o pesquisador tem daquilo que está investigando PAROU AQUI

26 Amostragem Tamanho da amostra: a amostra deve representar com fidedignidade as características da população da qual será retirada, por isso deve ter um tamanho adequado. Fatores relevantes: tamanho da população, nível de confiança, erro máximo tolerado, percentagem com que o fenômeno ocorre, percentagem complementar

27 Ferramentas As ferramentas mais utilizadas para a coleta de dados são a observação, o questionário e a entrevista Observação: ato de examinar coisas e acontecimentos, comportamentos e atributos pessoais e inter-relações; seguir atentamente o fenômeno

28 Ferramentas Para que a informação obtida através da observação seja válida, é necessário que sua busca seja organizada com rigor e ser criteriosamente orientada pelos objetivos definido Planejar a observação significa estabelecer onde, quando, quem, o que, como a observação será efetuada.

29 Ferramentas Observação pode ser classificada em:
estruturada: condições controladas não estruturada: simples e exploratória participante: participação atuante não participante: espectador individual: único observador grupo: equipe trabalhando em conjunto sistemática: com regularidade definida ocasional: esporádica, sem regularidade

30 Ferramentas A observação permite ao pesquisador obter a informação relativa ao fenômeno investigado no momento em que ocorre o fato, possibilitando verificar detalhes da situação que, após algum tempo, poderão não mais existir. A observação pode influenciar o fenômeno estudado, ou as pessoas observadas

31 Ferramentas Questionário: constitui uma das mais importantes e usuais técnicas para a obtenção de dados em uma pesquisa de opinião; geralmente são utilizados com o objetivo de obter informações sobre satisfação, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas, ou ainda, para descrever as características e medir determinadas variáveis

32 Ferramentas Questionário de perguntas abertas: cada pesquisado responde livremente as questões Questionário de questões fechadas: as alternativas de resposta são fixas dicotômicas: cujas respostas se opõem múltipla escolha: várias alternativas, podendo ser uma resposta simples ou múltipla em escala: respostas apresentadas em escala

33 Ferramentas Vantagens e Desvantagens:
O questionário possibilita obter informações de um grande número de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa área geográfica extensa, implicando em menores gastos com pessoal, uma vez que pode ser enviado pelo correio normal ou eletrônico e não exige treinamento dos pesquisadores.

34 Ferramentas Vantagens e Desvantagens:
O questionário possibilita obter informações de um grande número de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa área geográfica extensa, implicando em menores gastos com pessoal, uma vez que pode ser enviado pelo correio normal ou eletrônico e não exige treinamento dos pesquisadores.

35 Ferramentas Vantagens e Desvantagens:
Permite que as pessoas o respondam no momento em que julgarem mais conveniente, não se expondo à influência das opiniões e do aspecto pessoal do entrevistado. É claro que este aspecto impede o auxílio do pesquisador para o entendimento das questões.

36 Ferramentas Entrevista: utilizada para a obtenção de informações a respeito do que as pessoas sabem, creem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram e também acerca das suas explicações ou razões a respeito de ações anteriores. É realizada oralmente. Muito usada em ciências sociais.

37 Ferramentas Entrevistas são classificadas em função do grau de flexibilidade: Estruturada: existe um roteiro de perguntas Não estruturada: liberdade na condução das perguntas Pautas: pontos de interesse Focalizada: centrada em um único assunto Não dirigida: entrevistado fala livremente a respeito do tema

38 Ferramentas Entrevista apresenta limitações e uma das principais é a possibilidade do entrevistado ser influenciado, de maneira consciente ou não, pelo entrevistador Outra limitação é o tempo necessário para se desenvolver uma entrevista, comprada com o questionário, o que implica em um custo maior


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