A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Leila Arizôt Co-produtor: Lindomar da Silva Araujo Validador: Lêda Aristides Revisor:Alessandro Brandão Coordenador de disciplina: Heloísa Mesquita Disciplina Ano Aula número Arte 01 Tema da Aula Digital O Abstracionismo, Op Art e Pop Art

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecer as possibilidades de utilização das diversas técnicas, materiais e suportes nos diferentes movimentos artísticos. Respeitar a história e o acervo patrimonial de uma civilização. Reconhecer o valor da Memória de uma sociedade como expressão cultural que deve ser preservada. Reconhecer os valores patrimoniais, históricos e culturais como constituintes da sua identidade e cidadania. Participar de debates expondo suas idéias, enquanto fruidor de arte e cultura. Referencial Teórico CALABRIA, Carla Paula Brondi, MARTINS, Raquel Valle. Arte, História e Produção, 2, Arte Ocidental. São Paulo: FTD, 1997. COLL, César, TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Arte. São Paulo: Ática, 2000 PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1999.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), realize uma tempestade mental com a turma. Pergunte o que eles já aprenderam sobre Arte e vá registrando, no quadro ou datashow, palavras-síntese do que eles forem respondendo. Procure saber, entre uma pergunta e outra, se eles conhecem o que é Arte Moderna. De acordo com as respostas, continue registrando de forma sintética. Em seguida, convide-os a assistirem ao vídeo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula: Opcional

5 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), antes de assistir ao vídeo com os alunos, questione-os a respeito das imagens apresentadas. Pergunte se nessas imagens existem referenciais na realidade, representações relacionadas aos objetos ou seres existentes em nosso entorno. Faça-os a refletirem sobre a Arte como expressão de sentimentos e ideias. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula: Opcional

6 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), leia o slide coletivamente e faça a pergunta-desafio da aula: O que você acha que a Arte deve representar. Deixe que eles falem livremente, um a um, de forma que busquem a elaboração de um conceito, mas que ao final do diálogo entendam que o artista parte da sua realidade e dos seus sentimentos para realizar a sua obras, resultando em aspectos diferentes, como o figurativo e o abstrato. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Opcional

7 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), leia cada ponto relevante à aprendizagem desta aula e convide os alunos a assistirem ao vídeo sobre o surgimento do abstracionismo. Depois faça uma reflexão com eles sobre o que acharam mais interessante. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula: Opcional

8 Atividades 5, 6 e 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), busque tirar as dúvidas dos alunos, na medida em que surgirem os questionamentos. Leve para a aula imagens dos movimentos artísticos, que estão sendo trabalhados nesta aula, para que os alunos tenham maior contato com as “obras”. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula: Opcional

9 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 11 Checagem ATIVIDADE 12

10 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), estimule os alunos a realizarem o quebra-cabeça, pois nele há um texto explicativo, sobre a Arte Abstrata. Leia o texto coletivamente e abra para comentários. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Sugira que eles aumentem o número de peças e façam uma pequena disputa de montagem do jogo com o colega mais próximo. . Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Opcional

11 Atividade 9: As vertentes do abstracionismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), trabalhe o desenho e a pintura abstrata com música de fundo, como referência para a criação, seguindo a lógica que o vídeo apresenta, de kandinsky produzindo suas obras baseadas em composições musicais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Entre neste site e clique no ícone play: Clique no ícone de imagem e acesse um tutorial para usar a rádio UOL (Podcast) on line. Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: Opcional

12 Atividade 10: Abstracionismo geométrico
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), peça aos alunos que busque em sua bolsa/mochila escolar, objetos que tenham formatos geométricos, como régua (linha), apontador (Retângulo ou circulo), e outros que possam criar triângulos, losangos, etc. Lance uma atividade de desenho geométrico, com bastante colorido e o preto contornando as formas, como trabalhou Piet Mondrian. Assista ao tutorial indicado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula: Opcional

13 Atividade 11: Entendendo as diferenças
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), realize a atividade dos opostos, que é da seguinte forma: O aluno dobra uma folha de papel A4 ao meio, na posição que quiser, depois realiza uma composição visual geométrica de um lado e uma de estilo informal do outro lado. Ao final, pode-se montar um grande painel com as produções. O colorido fica bem interessante. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize a atividade acima, somente após ele ter concretizado o jogo de quebra-cabeças. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Opcional

14 Atividades 12, 13, 14 e 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), busque tirar as dúvidas dos alunos, na medida em que surgirem os questionamentos. Leve imagens dos movimentos artísticos, que estão sendo trabalhados nesta aula, para que os alunos tenham maior contato com as “obras”. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Opcional

15 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 16 a 20 Checagem ATIVIDADE 21

16 Atividade 16: A Arte no dia a dia
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), peça que o aluno “copie” um objeto comum de uma revista, desenhando em folha A4. Depois diga para ele rabiscar atrás da folha desenhada, com lápis preto, cobrindo todo o espaço, para imitar um papel carbono com o grafite. Então, ele poderá cobrir o desenho copiado da revista, mais de uma vez, em uma folha de A4 nova, para em seguida colorir como nas séries repetidas do artista Andy Warhol. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Opcional

17 Atividade 17: Pop Art Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), solicite que cada aluno recorte, em revistas usadas, três objetos que são utilizados no dia a dia ou que façam parte da “cultura de massa”. Depois, monte coletivamente um cartaz com colagem dos recortes, de forma organizada. Peça que um dos alunos escreva, numa folha de papel A4, bem colorido, a palavra POP ART e cole como título do painel. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Opcional

18 Atividade 18: Pop Art: Vamos criar?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), caso os alunos não consigam trabalhar no site Sumopaint, indique o programa PAINT do computador (windows). Poste os trabalhos no blog da escola ou da turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Opcional

19 Atividade 19: Op-Art Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Professor(a), trabalhe com seus alunos a composição visual, a partir de um ponto no papel, puxando linhas paralelas em perspectivas e tracejando na horizontal. Peça que eles trabalhem as formas que surgiram, com apenas duas cores, uma clara e outra escura. Fotografe ou “scaneie” os trabalhos e poste no blog da escola ou da turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Opcional

20 Atividade 20: A Op-Art também virou pop
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), esse jogo pode ser realizado de forma coletiva. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Opcional

21 Atividades 21, 22, 23, 24 e 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), busque tirar as dúvidas dos alunos, na medida em que surgirem os questionamentos. Leve imagens dos movimentos artísticos, que estão sendo trabalhados nesta aula, para que os alunos tenham maior contato com as “obras”. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Opcional

22 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 26

23 Atividade 26: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), se os alunos tiverem dificuldades para explorar a criatividade virtualmente, sugira que eles desenhem e pintem num papel A4. Depois que eles realizarem as produções, desafie-os propondo um desfile de moda, na sala de aula ou no corredor da escola, com objetos e roupas confeccionados por eles, mas utilizando a estética Op Art. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Opcional

24 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 27 Resumo ATIVIDADE 28 Próximo tema ATIVIDADE 29

25 Atividade 27: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), peça que os alunos imprimam os seus mapas conceituais, mesmo que em preto e branco, ou imprima para eles. Depois revise, em aula, os pontos que foram abordados nesta aula, mas que não entraram nos mapas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Opcional

26 Atividade 28: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), peça aos alunos que monte um mapa conceitual, feito com a técnica de recorte e colagem, com as palavras já inseridas em seus mapas e imagens selecionadas de revistas descartadas. Esclareça que cada imagem precisa representar uma palavra. Monte um mural com os trabalhos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Opcional

27 Atividade 29: Na próxima aula você estudará a estética visual contemporânea
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), lance a pergunta-desafio da próxima aula aos alunos: Você sabe o que é Arte Contemporânea? Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Opcional

28 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Professor(a), proponha a seus alunos de visitarem e explorarem o site de desenho “BOMOMO”, que possibilita trabalhar com o acaso, produzindo diferentes trabalhos abstratos. Peça para eles salvarem uma produção, após a exploração do site. Imprima e faça uma exposição dos trabalhos com contextualização do tema e link do site. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Professor(a), peça que seu aluno, em casa, ouça sua música preferida com fone de ouvido e paralelamente expresse com linhas, formas e cores, o que ele está sentindo. Solicite que realize esta atividade três vezes com a mesma música. Então, decida entre os três trabalhos, qual ele trará para a aula. Peça também que ele traga a letra da música (caso não seja instrumental). Monte um mural com a letra ou título da música e a produção do aluno.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google