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Avaliação da Maturidade dos Órgãos de Controle Interno

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Apresentação em tema: "Avaliação da Maturidade dos Órgãos de Controle Interno"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da Maturidade dos Órgãos de Controle Interno
Maria João Kaizeler (BM) Rogério Reis (CGU)

2 Objetivos/Tópicos Banco Mundial: Missão, Desafios, Estratégias
Desafios quanto ao Sistema de Controle Interno no Brasil Oportunidades Atuais O Modelo IA-CM A Estratégia de Avaliação da Maturidade do SCI do Brasil Alguns resultados Estratégia para Fortalecimento do SCI/Próximos Passos Como o BM pode ajudar?

3 1. Banco Mundial: Missão/Desafios
Trabalhando por um mundo sem pobreza Ajudar a reduzir a pobreza global e promover a prosperidade compartilhada. Apoiar os países em desenvolvimento, trabalhando em parceria para reduzir a pobreza. Construção de um ambiente favorável para investimentos, geração de empregos e crescimento sustentável, apoiando os pobres para que participem do crescimento. Missão do Banco Mundial: reduzir a pobreza pela criação de oportunidades

4 Governança e Prevenção da Corrupção
A Boa Governança e Prevenção da Corrupção são Fundamentais para a Efetividade do Desenvolvimento O Banco Mundial respeita e promove as Convenções Internacionais para o fortalecimento dos sistemas, bem como os procedimentos legais em vigor em cada país. Os sistemas fiduciários e a efetividade do setor público de um país são fundamentais O Banco Mundial apoia o fortalecimento dos sistemas existentes no país por meio de diferentes instrumentos

5 Motivação/Estratégias
Procedimentos de Controle Interno Fortes Função de Auditoria Interna Eficiente Essencial Sistema de Gerenciamento Financeiro Robusto Essencial Transparência e Boa Governança IFAC Boa Governança: Principio F; Estudo TCU Boa Governança. According to INT Reports, there is a direct link between lack of transparency, weak internal controls/audit functions, and instances of fraud, corruption and lack of efficiency and effectiveness in bank projects; Proper Internal control procedures and an efficient Internal Audit function are critical aspects of a robust financial management system; Essential for assuring transparency and good governance and for helping organizations achieve their objectives, and therefore promote growth and sustainability. Crescimento Económico

6 2. Desafios do SCI Problemas em termos de coordenação e colaboração (Auditoria Interna Vs Auditoria Externa, p.ex.) funções e responsabilidades pouco claras e sobreposição de funções; má comunicação e dificuldade em trabalhar juntos. Falta de harmonização em termos de normas, sistemas, manuais, ferramentas, etc. Falta de códigos, normas e manuais de procedimentos de Auditoria Interna/Controle Interno. Falta de capacidade e de pessoal. Falta de ferramentas informatizadas. Oportunidades para desenvolver sistema de CI e uma Função de AI + independente, + eficaz e + eficiente

7 Necessário Avaliar? Porquê? Porque vai permitir:
Identificar as fraquezas e as áreas para aprimoramento da atividade de AI. Identificar as melhores e inovadoras práticas da AI. Saber o que se tem e o que é necessário desenvolver. Aumento de capacidade de negociação com o Alta Adimistração (presidente, governador, prefeito) e com outros.

8 3. Oportunidades Atuais Busca pela Boa Governança está na agenda de vários Países, incluindo Brasil País (vêr estudos TCU, trabalhos do IFAC e Análises OCDE); Boas Práticas Internacionais e Modelos: IA-CM (do IIA) PIC (da UE)

9 Como avaliar a função AI?
The IIA (Definição de Auditoria Interna): “Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de consultoria e asseguração destinada a agregar valor e aperfeiçoar as operações da organização. Ela ajuda a organização a alcançar seus objetivos ao empregar uma abordagem sistemática e disciplinada com a finalidade de avaliar e aperfeiçoar a efetividade dos processos de gestão de riscos, controles e governança.” (tradução livre)

10 4. O Modelo IA-CM O que é? Modelo universal de auto avaliação das atividades de AI no setor público Baseado no Software Capability Maturity Model (CMMI) Finalidade Identificar os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva no setor público

11 (Autoria e liderança de Libby MacRae)
4. O Modelo IA-CM Como foi desenhado? 2004: IIA’s PSC (Public Sector Comittee) encomenda o desenvolvimento do modelo : Fase 1 do Projeto – Identificação das características de cada nível de maturidade (Revisão de literatura, grupos focais e workshops com mais de 50 profissionais de AI de mais de 20 países) : Refinamento dos resultados da 1ª fase com exemplos reais e validação com grupo maior (Apresentações e workshops com mais de 300 pessoas de mais de 30 países) (Autoria e liderança de Libby MacRae)

12 4. O Modelo IA-CM Quais suas principais características?
Descreve os elementos-chave necessários para implementar uma AI efetiva Principiológico Ferramenta para avaliação/Benchmarking Ferramenta de planejamento estratégico (roteiro para a melhoria estruturada e ordenada) Ferramenta para advogar e “vender” a AI aos tomadores de decisão

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14 Ad hoc não estruturada;
Matriz do IA-CM Serviços e Papel da AI Gerenciamento de Pessoas Práticas Profissionais Gerenciamento do Desempenho e prestação de contas Cultura e Relacionamento Organizacional Estruturas de Governança Nível 1 Inicial Ad hoc não estruturada; auditorias isoladas ou revisão de documentos e transações com finalidade de aferir conformidade; produtos dependem de habilidades específicas de indivíduos que estão nos cargos; ausência de práticas profissionais estabelecidas; falta de estrutura; falta de capacidade; inexistência de KPAs

15 Serviços e Papel da AI Nível 5 Otimização
Matriz do IA-CM Serviços e Papel da AI Nível 5 Otimização AI reconhecido como agente-chave de mudança Nível 4 Gerenciado Asseguração da governança, gestão de riscos e controles Nível 3 Integrado Serviços de assessoramento Auditorias de desempenho Nível 2 Infraestrutura Auditoria de conformidade

16 Passos para a autoavaliação
Entender o IA-CM. Identificar os KPAs que parecem estar institucionalizados na UAI. Revisar a documentação: atividades da UAI, organização e do ambiente. Entrevistar os gestores/stakeholders. Confirmar os KPAs realmente institucionalizados. Determinar o nível de capacidade. Comunicar os resultados.

17 Países que usam/usaram IA-CM
Croácia Austrália Estados Unidos – Ohio, Texas Argentina – UAI do Instituto de Ayuda Financiera para Pago de Retiro y Pensiones Militares Kenya Indonésia Reino Unido Índia Bélgica Etc. Fonte: IA-CM for the Public Sector, Anexo A – Validações Presenciais

18 Ex. Ferramenta de Planejamento Estratégico
Exemplo: Ohio Office of Internal Audit

19 5. Estratégia para Avaliação e Des. da Maturidade do SCI no Brasil
Até Junho de 2015 Julho 2015-Junho 2016 → Desenho de Ações, Atividades p/ reforma AI IA-CM a 3 CGEs Piloto; Concept paper para: Descrever o sistema de CI/AI em todos os níveis; Identificar stakeholders necessários para uma reforma da AI a nível geral (do país); Apontar atividades e um plano de ação para a fase seguinte.

20 6. Resultados e Aspetos Comuns
Cada CGE é unica Legislação Organização Capacidade Áreas similares de foco Todas têm vários processos e atividades essenciais para desenvolver, implementar e institucionalizar para atingir o nível 2 – Infraestrutura.

21 Áreas a Fortalecer Reforçar o Papel, Autoridade e Responsabilidade da AI Auditores Internos Profissionais Função de Auditoria Interna Profissional Produtos profissionais para atingir Resultados com Valor Acrescentado Melhoria Contínua da AI Parcerias com a Gerência/Stakeholders

22 a. Reforçar o Papel, Autoridade e Responsabilidades da AI
Desenvolver e aprovar um regimento de AI Identificar e implementar uma ótima estrutura organizacional da AI Assegurar mecanismos para assegurar a Independência da AI Formalizar e assegurar que a AI tem acesso total a todos os ativos, informação e pessoas Determinar e procurar aprovação dos Recursos necessáriosd para a AI (pessoas, dinheiro, apoio); identificar o impato da limitação de recursos

23 b. Auditores Internos Profissionais
Desenvolver um Modelo de Competências de AI (identificar níveis de AI com a correspondente experiência professional, aptidões técnicas e comportamentais, etc.) Devenvolver um curriculum de treinamento e desenvolvimento em AI; providenciar prática professional de AI e treinamentos para desenvolvimento de competências Implementar um Sistema de Avaliações Individuais de desempenho Desenvolver e Implementar uma Carreira de Auditoria Interna com níveis baseados num modelo de competência e com níveis de salários e de compensação que seja conexos às competencias atingidas Reforçar Certificações Profissionais em AI Considerar opções para melhorar as práticas de contratação de AI nacionalmente

24 c. Função de AI Profissional
Identificar e adotar normas profissionais de AI Adotar um Código de Ética de AI Profissional Desenvolver e Implementar um Arcabouço de Práticas Profissionais (Politicas de AI, Programas de Auditoria, Procedimentos Operacionais) Assegurar que existem ferramentas apropriadas (incluindo tecnológicas) para apoiar a função de AI

25 d. Produtos profissionais para atingir Resultados com Valor Acrescentado
Desenvolver e implementar processos de avaliação periódica de risco e de planejamento de Auditoria Interna (cosiderar um universo de auditoria compreensivo, critérios de risco, necessidades da gestão/stakeholders, etc.). Implementar uma combinação de auditoria de conformidade e desempenho e de serviços de assessoria. Implementar um Sistema para monitorar e acompanhar a implementação das recomendações (follow up).

26 e. Melhoria Contínua Implementar um mecanismo de Asseguração da Qualidade da AI (inclui supervisão continua, autoavaliações e revisão pelos pares ou Revisões externas de Asseguração da Qualidade); Implementar um mecanismo de gestão de desempenho e responsabilidade da AI compreensivo; Promover comunicação continua e proativa.

27 f. Parceria com a Gestão/Stakeholders
A AI suporta e é uma parte integral da gestão da entidade A AI coordena e colabora com outros grupos de revisão, avaliação e investigação A AI colabora com e complementa o Trabalho do Tribunal de Contas

28 7. Próximos Passos Estratégia ampla e Plano de Ação para as CGEs (+ Operacional ) Grupos de Trabalho(CONACI) Treinamento AI e Mecanismos de Certificação em AI Normas de AI (standards) Desenvolvimento de Papeis/Metodologia de Trabalho Rule based (checklists, instruções de Trabalho, etc.) Código de Ética de AI Mecanismo de Asseguração da Qualidade/Revisão pelos Pares de AI Estratégia/Desenho de Atividades e Ações para reforma do SCI Grupo de trabalho composto de todos os Stakeholders (CGU, CONACI, TCU, ATRICON, Presidência, MPOG, MF, etc)

29 8. Como o BM pode ajudar? Mecanismos
Atividades no Plano de aquisições dos Projetos (Ex. IL Espírito Santo) Componentes ou Subcomponentes de Assistência técnica (Ex. SWAp Paraná) Condições de Desembolso nas Operações estruturais (DPLs) Resultados a alcançar nos PforR (Ceará PforR) Projetos Promoção de Seminários (knowledge Exchange)

30 8. Como o BM pode ajudar? (con’t)
Ações Possíveis Capacitação/Treinamento (ex. no IA-CM) Apoio no Diagnóstico (ex. validação da Auto-avaliação) Desenvolvimento de manuais Troca de experiências e de conhecimentos (ex. Seminários, Trips) Modernização de sistemas de TI Implementação de normas internacionais de auditoria interna

31 8. Como o BM pode ajudar? (con’t)
Com quem falar do BM Mais Informações em:

32 Maria João Kaizeler (BM) Rogério Reis (CGU)
Questões? Obrigado Maria João Kaizeler (BM) Rogério Reis (CGU)


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