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Oficina de Apropriação de Resultados para Professores

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados para Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
2014

2 Momentos de formação 1º Momento 2º Momento
Os Sistemas de Avaliação: a importância para as redes de ensino. 2º Momento Os resultados: leitura, interpretação e intervenções.

3 1º Momento Os Sistemas de Avaliação

4 Os Sistemas de Avaliação
Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino. As avaliações justificam-se diante do fato de que não se pode falar em qualidade da educação sem medi-la.

5 Os Sistemas de Avaliação
Mas a mensuração não é, por si mesma, capaz de resolver o problema detectado, ou seja, o diagnóstico não é suficiente para implementar as mudanças necessárias à garantia do supracitado direito dos estudantes. Pensar em políticas públicas adequadas e planos de ação eficientes requer um novo avanço nessa discussão.

6 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação
2 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 1 Determinação da população a ser avaliada 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 5 Análise dos resultados: TCT e TRI Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 4 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação

7 O SAETHE Um olhar para a rede

8 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede
Definir etapas e disciplinas que serão avaliadas pela rede, de modo que esse tipo de avaliação consista em um instrumento de apoio ao trabalho escolar. Escolas e professores utilizam os resultados como um recurso pedagógico capaz de modificar ou aperfeiçoar o trabalho pedagógico.

9 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede
Edição Entrada 2014 Saída 2014 Educação Infantil (2º período) - Língua Portuguesa (leitura e escrita) 2º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática 3º ano EF Se liga (3º ano EF) 4º ano EF Acelera (4º ano EF) 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e produção de texto) e Matemática Monitoramento das atividades dos Programas executados pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) em uma parceria entre a Secretaria e o Instituto. A parceria envolve 4 programas: Acelera Brasil, Se Liga, Gestão Nota 10 e Circuito Campeão, onde atende 100% dos alunos da Rede Municipal de Ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião os técnicos da Semec realizaram uma síntese dos programas, e apresentaram como está sendo seu desenvolvimento dentro do seu objetivo, que é alfabetizar alunos com distorção idade/série do 1º ao 5º ano, para atingir a meta da secretaria que é alfabetizar 100% dos alunos atendidos pelo programa. O programa trabalha com indicadores de sucesso e com rotina organizada em sala de aula. Os indicadores são frequência de alunos, para casa não feitos, planejamentos, dias letivos, alunos abaixo da media, leitura e escrita, que são acompanhados sistematicamente através de relatórios e tomada de decisões para melhor intervir objetivando alcançar as metas propostas. Assim o programa foi desenvolvido para dar subsídios para que as escolas possam promover o trabalho pedagógico articulando com indicadores e metas, planejamentos e avaliações, gerenciados de forma eficaz e eficiente, retomando as ações em todas as escolas com foco no ciclo de alfabetiz

10 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede
EDUCAÇÃO INFANTIL Objetivo geral: Subsidiar elementos que possibilitem uma construção progressiva do conhecimento da criança de 0 (zero) a 5 (cinco) anos nas Creches/Pré-escolas, para que esta firme-se como indivíduo e como ser coletivo, interagindo através das relações afetivas com responsabilidade e autonomia.

11 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede
ENSINO FUNDAMENTAL Objetivo geral: Os fins educativos estão, assim, voltados para a promoção do educando enquanto sujeito social histórico e culturalmente situado, de modo a desenvolver os conhecimentos, as habilidades e atitudes necessárias à sua participação na vida humana, seja na dimensão intersubjetiva, referente às relações interpessoais, seja na dimensão simbólica de produção de significados e sentidos bem como na dimensão produtiva do mundo do trabalho.

12 Menor periodicidade entre os ciclos avaliados
Edição Etapas Disciplinas Entrada 2014 2º ano EF, 4º ano EF, e 8º ano EF Língua Portuguesa (leitura e escrita/produção de texto) e Matemática Saída 2014 Educação Infantil (2º período), 2º ano EF, 3º ano EF, Se liga (3º ano EF), 4º ano EF, Acelera (4º ano EF) e 8º ano EF

13 Definição da série e áreas do conhecimento
Edição 2ºEF Entrada Saída 2014 LP (Leitura e Escrita) e MAT

14 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação
SAETHE 2014 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação Objetivos gerais da disciplina, segundo as Diretrizes Curriculares Municipais: Modificar até slide 21

15 SAETHE 2014 Modificar até slide 21

16 SAETHE 2014 Currículo x Matriz Modificar até slide 21

17 SAETHE 2014 Modificar até slide 21

18 SAETHE 2014 Modificar até slide 21

19 SAETHE 2014 Modificar até slide 21

20 Uso dos Resultados Professor Projetos de intervenção pedagógica
Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Planejamento das ações de sala de aula Ações de reforço escolar Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

21 Uso dos Resultados Aluno e família
Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos

22 2º Momento Os Resultados

23 Como trabalhar os resultados na escola
O trabalho de intervenção realizado em cada escola, deve ser desenvolvido pensando criticamente na prática de hoje ou anteriores e nos resultados alcançados. Conhecendo esses elementos, pode-se pensar em estratégias para melhorar a prática que será aplicada.

24 Os grupos de trabalho e o modo de contato/intervenção para cada grupo
Qual é o trabalho desenvolvido com a equipe gestora (direção e coordenação)? Qual é o trabalho desenvolvido com a equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

25 O acesso aos resultados
Equipe gestora Conhecer os resultados gerais da escola. Orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados.

26 O acesso aos resultados
Equipe pedagógica Conhecer os resultados gerais da escola, os resultados das turmas e dos estudantes; Relacionar os resultados com habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes (TRI E TCT); Reformular e implementar, sempre que preciso, metodologias e recursos pedagógicos para o melhor desenvolvimento dos estudantes;

27 O acesso aos resultados Equipe pedagógica
Conhecer os resultados gerais da escola: etapas avaliadas e percentual de participação; etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina.

28 Como os dados podem ser acessados? Revista Impressa.
Aceso ao portal – SAETHE:

29

30 Resultados por ESCOLA Foco na TRI. Resultados por ALUNO Foco na TCT.

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32 Resultados – Matemática 2EF

33 Resultados – Matemática 2EF

34 Resultados – Matemática 2EF

35 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

36 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

37 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

38 Resultados – Língua Portuguesa (Escrita)

39 Resultados – Língua Portuguesa (Escrita)

40 Resultados – Língua Portuguesa (Escrita)

41 O que representa a Proficiência Média?
O que é proficiência? É a medida que representa um determinado traço latente (aptidão) Teoria da Resposta ao Item (TRI) Grupo de modelos matemáticos e estatísticos que descrevem a associação entre a aptidão de um indivíduo e a probabilidade de uma resposta a um item

42 O que representam os Padrões de Desempenho?
Do mais básico... RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Ao mais avançado...

43 O que representam os Padrões de Desempenho?
Área Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) Até 400 pontos De 400 a 500 pontos De 500 a 600 pontos Acima de 600 pontos

44 Abaixo do Básico

45 Abaixo do Básico

46 Básico

47 Básico

48 Adequado

49 Adequado

50 Avançado

51 Avançado

52 O que representam os Padrões de Desempenho?
Área Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado Matemática Até 350 pontos De 350 a 450 pontos De 450 a 550 pontos Acima de 550 pontos

53 Abaixo do Básico

54 Básico

55 Adequado

56 Avançado

57 Vamos exemplificar com os dados de Língua Portuguesa (Leitura)
Como realizar a leitura e interpretação dos resultados? As REVISTAS publicadas pelo sistema. Acesso ao site. Vamos exemplificar com os dados de Língua Portuguesa (Leitura)

58 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

59 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

60 Organize os dados na tabela para leitura
2EF ,8 534,3 ADEQUADO Apropriação do sistema de escrita; Identificação de informações explícitas E implícitas; Elementos de uma narrativa tais como personagem e espaço e aquelas relacionadas à identificação de gênero, finalidade e assunto de textos, assim como se amplia a extensão dos textos que esses estudantes conseguem ler; Consciência fonológica. Consolidação do conceito de palavra. Ampliação das habilidades de leitura, tanto aquelas que se referem à apreensão de elementos que se encontram na superfície textual e à identificação de elementos da narrativa, quanto àquelas que dizem respeito à realização de inferências do sentido de palavras e expressões. Usos sociais da leitura e da escrita, o que indica que esses estudantes demonstram ter maior familiaridade com gêneros textuais diversos SIM

61 Observe o número de estudantes e o percentual de participação:
Equipe Pedagógica 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observe o número de estudantes e o percentual de participação: Está acima ou abaixo de 80%? Como interpretar esse dado? Por que ele está acima/abaixo de 80% Quais intervenções podem ser feitas pela equipe pedagógica da escola para elevar o percentual de participação?

62 Observe a proficiência média.
Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média. Relacione a proficiência média com o Padrão de Desempenho. Quais habilidades e competências já foram desenvolvidas e quais ainda não foram apropriadas pelos alunos?

63 ESCOLA: 534,3

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65 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual é o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos estudantes?

66 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Com base nesses resultados, elabore possíveis ações de intervenção para cada etapa, com o objetivo de recuperar alunos com desempenho abaixo do esperado. Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências: Como possibilitar que os estudantes que chegarão à esta etapa desenvolvam as habilidades esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

67 Resultados – Língua Portuguesa (Leitura)

68 Organize os dados na tabela para leitura
3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina 2EF 534,3 5,0% 26,3% ,5% ,2% A D E Q U O O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?

69 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina
Qual é o percentual de estudantes em cada Padrão de Desempenho? O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?

70 100% participação = 99 alunos
3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade? Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho para identificar quem são os estudantes em cada padrão na escola. Ex.: ABAIXO DO BÁSICO 100% participação = 99 alunos 5,0% no Abaixo do Básico = X X = aprox. 5 alunos Quais as habilidades e competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação às habilidades e às competências, o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes).

71 2EF 534,3 5,0% 26,3% ,5% ,2% A D E Q U O Esses estudantes resolvem tarefas relacionadas a habilidades iniciais de leitura de palavras, sendo esse um marco importante de seu processo de alfabetização. Em seu conjunto, o desenvolvimento de habilidades de leitura relacionadas a este Padrão de Desempenho caracteriza um leitor que começa a ler e interpretar pequenos textos com alguma autonomia. Ampliam suas possibilidades de interação com os textos como leitores, o que permite afirmar que são considerados alfabetizados. Capacidade de interagir com os textos percebendo as relações existentes entre as diferentes partes que os constituem.

72 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral da escola nessa etapa de escolaridade. Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto. Observe a relação existente entre descritores (habilidades de uma mesma competência ou habilidades trabalhadas no desenvolvimento de um determinado conteúdo).

73 Organize os dados na tabela para leitura...
Apropriação do sistema alfabético: consciência fonológica 7,69% T2/C D07 Reconhecimento de convenções do sistema alfabético 30,77% T1/C D02 42,31% T3/C D Usos sociais da leitura e da escrita 96,15% T2/C D09 Leitura de palavras 96,15% T2/C D10 Leitura de frases Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como os números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação. 96,15% T1/C D01

74 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores MENOS acertados: Estão relacionados a um mesmo tema/domínio/tópico? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade mais alto para aquela etapa de escolaridade? São habilidades desenvolvidas naquela etapa avaliada ou são desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental? Qual é a relação de cada habilidade com os conteúdos trabalhados em sala de aula? Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos professores da escola em relação a cada um desses conteúdos?

75 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Dentre os tópicos/competências da Matriz, quais são aquelas com os menores percentuais de acerto por descritor? Qual a relação desse resultado com o trabalho feito pelos professores em sala de aula? Este trabalho é adequado e suficiente para alcançar os resultados esperados? O que pode ser modificado? O que deve continuar?

76 Observe os descritores MAIS acertados:
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe os descritores MAIS acertados: Estão relacionados a um mesmo tema/domínio/tópico? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade menor para essa etapa de escolaridade? Podem auxiliar no desenvolvimento de descritores menos acertados? Como?

77 Equipe Pedagógica 5. Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa: As habilidades avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com as habilidades da Matriz de Referência?

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