A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Apropriação de Resultados para Coordenadores, Professores e Pedagogos SADEAM 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados para Coordenadores, Professores e Pedagogos SADEAM 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados para Coordenadores, Professores e Pedagogos
SADEAM 2014

2 Momentos de formação 1º Momento: Os Sistemas de Avaliação (importância para as redes de ensino); Resultados Gerais; Fatores Intra e Extraescolares.

3 2º momento Compreensão dos resultados pela equipe gestora. Orientações para equipe pedagógica.

4 O acesso aos resultados – onde podemos encontrá-los?
As escolas (equipe gestora e pedagógica) têm acesso aos seus resultados gerais (proficiência média), resultados por turma e aluno (percentual de acerto por descritor); Os resultados são encaminhados por meio do material impresso, divulgados no site e disponibilizados em mídia digital (CD).

5 O acesso aos resultados
Como se dá, no ambiente escolar, o acesso e apropriação dos resultados pela equipe gestora (direção e coordenação)? Como seria esse acesso e apropriação dos resultados pela equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

6 O acesso aos resultados
Equipe gestora Conhecer os resultados gerais da escola; Orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados gerais, por turma e aluno.

7 O acesso aos resultados
Equipe pedagógica Conhecer os resultados gerais da escola, os resultados das turmas e dos alunos; Relacionar os resultados com habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos (TRI e TCT); Relacionar os descritores das Matrizes aos conteúdos trabalhados de acordo com a proposta curricular; Reformular e implementar, sempre que preciso, metodologias e práticas pedagógicas para o melhor desenvolvimento dos alunos.

8 Quais os desafios? Maior participação dos gestores e professores nas discussões sobre apropriação e utilização dos resultados pelas escolas. Melhor alinhamento entre as propostas curriculares e avaliação e participação dos professores na definição dos Padrões de Desempenho. Canais de comunicação efetivos e constantes entre gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educação e a responsabilidade de todos e de cada um.

9 Conhecendo os resultados Equipe gestora
Os resultados gerais da escola: Etapas avaliadas e percentual de participação; Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por Padrão de Desempenho em cada disciplina; Os resultados por turma e aluno: 4. Descritores e percentual de acerto;

10 Conhecer as disciplinas e as etapas avaliadas na escola
Língua Portuguesa e Matemática EJA Anos Iniciais EJA Anos Finais 5º EF 9º EF Língua Portuguesa, Produção de Texto, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia EJA Ensino Médio 3º EM

11 Língua Portuguesa e Matemática
Observe o exemplo de resultado por escola de uma etapa e disciplina avaliada Língua Portuguesa e Matemática EJA Anos Iniciais EJA Anos Finais 5º EF 9º EF Língua Portuguesa, Produção de Texto, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia EJA Ensino Médio 3º EM

12 Resultados

13 Resultados

14 Resultados

15 Resultados

16 Observe um outro exemplo Língua Portuguesa e Matemática
EJA Anos Iniciais EJA Anos Finais 5º EF 9º EF Língua Portuguesa, Produção de Texto, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia EJA Ensino Médio 3º EM

17 Resultados Produção de Texto

18 Resultados

19 Resultados

20 Resultados

21 O que representam os Padrões de Desempenho nesses resultados?

22 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa
Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado 5º Ano EF até 125 125 a 175 175 a 225 acima de 225 9º Ano EF até 200 200 a 250 250 a 300 acima de 300 3º Ano EM até 450 450 a 550 550 a 650 acima de 650 EJA - Anos Iniciais (EF) EJA - Anos Finais (EF) EJA - Ensino Médio

23 Padrões de Desempenho em Matemática
Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado 5º Ano EF até 150 150 a 200 200 a 250 acima de 250 9º Ano EF até 225 225 a 275 275 a 325 acima de 325 3º Ano EM até 500 500 a 600 600 a 700 acima de 700 EJA - Anos Iniciais (EF) EJA - Anos Finais (EF) EJA - Ensino Médio

24 Padrões de Desempenho em Ciências Humanas (Geografia e História)*
Etapa de Escolaridade Abaixo do Básico Básico Proficiente Avançado 3º Ano EM até 500 500 a 600 600 a 700 acima de 700 EJA - Ensino Médio Padrões de Desempenho em Ciências Naturais (Biologia, Física e Química)* até 550 550 a 650 650 a 750 acima de 750

25 Níveis de Desempenho de Produção de Texto
Padrões de Desempenho Níveis de Desempenho de Produção de Texto Nível de Escolaridade Inadequado Abaixo do Básico Básico Intermediário Adequado Avançado Ensino Médio 0,1 a 2,0 2,1 a 4,0 4,1 a 6,0 6,1 a 8,0 8,1 a 10,0

26 E sobre as descrições das habilidades em cada Padrão de Desempenho?

27 Escala de Proficiência e Níveis de Desempenho
As descrições das habilidades e competências são apresentadas pelas Escalas de Proficiência e Níveis de Desempenho; Essas descrições possibilitam a constituição dos Padrões de Desempenho;

28 Escala de Proficiência e Níveis de Desempenho
Para o Ensino Fundamental, a Escala de Proficiência apresenta o desenvolvimento das habilidades em relação a cada competência; Para o Ensino Médio, a Escala está apresentada apenas por Níveis Desempenho.

29 Escala de Proficiência – Matemática - EF

30 Escala de Proficiência – Matemática - EF

31 Escala de Proficiência – Matemática - EF

32 Escala de Proficiência – Matemática - EF

33 Escala de Proficiência – Matemática - EF

34 Escala de Proficiência – Matemática - EF

35 Escala de Proficiência – Matemática - EF

36 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo.

37 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis.

38 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o aluno verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa.

39 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o aluno verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o aluno identifica o seu par ordenado e vice-versa.

40 Escala de Proficiência – Matemática - EF
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Localizam figuras geométricas por meio das coordenadas cartesianas de seus vértices, utilizando a nomenclatura abscissa e ordenada. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o aluno verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o aluno identifica o seu par ordenado e vice-versa.

41 Escala de Proficiência – LP - EF

42 Níveis de Proficiência – Geografia - EM Geografia
Intervalos da Escala de Proficiência Geografia Até 500 pontos Neste nível de proficiência, os alunos: Identificam, através das imagens, características das paisagens de regiões brasileiras. Identificam, em um mapa, uma região brasileira. Identificam consequências socioambientais do desmatamento florestal. Compreendem o uso de imagem de satélite na previsão do tempo atmosférico. Identificam a importância das redes sociais no compartilhamento de informações. De 500 a 550 pontos Identificam características do funcionamento do sistema capitalista. Identificam a importância da migração internacional na constituição da paisagem de diferentes lugares. Analisam as ações humanas que conduzem à degradação ambiental em áreas residenciais. Identificam possibilidades de conectividade entre o global e o local. Analisam a criação de blocos econômicos internacionais. Analisam o uso de redes sociais pela sociedade contemporânea.

43 De 550 a 600 pontos Neste nível de proficiência, os alunos: Analisam, a partir de um gráfico de linha, características do trabalho informal urbano. Compreendem, através da análise de mapas, o caráter ideológico das representações da superfície terrestre. Relacionam um determinado impacto ambiental a uma ação humana que diminua seus efeitos. Analisam as mudanças nos processos e dinâmicas populacionais relacionados à produção agropecuária. Analisam o papel da metrópole na hierarquia urbana. Compreendem, a partir de textos, o conceito de alimentos transgênicos. Analisam, a partir de mapas, a possibilidade de ocorrências de terremotos. Interpretam mapas construídos em curvas de nível. Compreendem, através de imagens, o conceito geomorfológico de chapada. Identificam o aquecimento global como o problema ambiental que provoca o aumento do nível dos oceanos. Compreendem, com auxílio de suporte imagético, características do movimento de rotação da Terra. De 600 até 650 pontos Analisam, a partir de textos, aspectos geopolíticos do Oriente Médio. Compreendem, a partir da leitura de textos, os riscos do uso de produtos químicos no campo. Identificam fatores que explicam os novos contornos espaciais da industrialização. Identificam, a partir de texto e imagem, os interesses sociais da preservação da cultura amazônica. Compreendem o conceito de cidade global. Compreendem os efeitos nocivos da industrialização no meio ambiente. Compreendem a relação entre fatores climáticos na formação do clima de um determinado lugar. Geografia – EM

44 De 650 até 700 pontos Neste nível de proficiência, os alunos: Identificam atividades produtivas que promovem desmatamento florestal. Identificam, através de mapas, a formação de blocos econômicos regionais. Analisam o contexto geopolítico mundial após o final da Guerra Fria. Compreendem a importância da rede de infraestrutura nas atividades agrícolas. Identificam características da agricultura familiar. Compreendem a importância do território para a construção da identidade indígena. Compreendem a formação de condomínios fechados como aspectos da segregação socioespacial. Cálculos de escala em mapas. De 700 até 750 pontos Compreendem, a partir da análise de mapas, que as bacias hidrográficas extrapolam as fronteiras políticas do território. Analisam, a partir de climogramas, as características climáticas de diferentes lugares. Identificam, a partir da análise de textos, características de diferentes domínios biogeográficos. Compreendem os objetivos gerais de agentes internacionais, tais como: BIRD, FMI e OMC. Identificam a técnica de videoconferência como possibilidade no processo de compressão espaço-tempo. Compreendem, a partir da interpretação de textos, o conceito de tecnopolos. Analisam as características geográficas/econômicas de países desenvolvidos. Geografia – EM

45 Acima de 750 pontos Neste nível de proficiência, os alunos: Identificam materialidades do desenvolvimento tecnológico, que interferem na vida cotidiana da população. Compreendem os aspectos relacionados à consolidação da globalização. Compreendem as dinâmicas e processos do novo rural brasileiro. Compreendem características da formação cultural da região Amazônica. Compreendem o papel das novas técnicas produtivas na transformação territorial. Geografia – EM

46 Níveis de Proficiência – História – EM História
(Documento incompleto) Níveis de Proficiência – História – EM Intervalos da Escala de Proficiência História Até 500 pontos Neste nível de proficiência, os alunos: Identificam, a partir de uma imagem, uma manifestação cultural do povo brasileiro. Reconhecem, a partir da leitura de um texto, a importância do voto para a prática da democracia. Identificam, a partir da análise de uma fonte histórica, um acontecimento da História. Reconhecem, a partir da análise de imagens e textos, as transformações no uso da tecnologia de comunicação em situações de guerra. Reconhecem, a partir da leitura de um texto, a ampliação dos direitos dos trabalhadores na Constituição de 1988. De 500 a 550 pontos Identificam, através de imagens, elementos do patrimônio imaterial brasileiro. Reconhecem, a partir da interpretação de um texto, a importância do patrimônio histórico-cultural para a preservação da memória e da identidade de diferentes grupos e movimentos sociais. Identificam, a partir da localização de informações explícitas em um texto, as leis trabalhistas como mecanismos de controle durante o período varguista. Compreendem, a partir da interpretação de um texto, os processos de orientação para marcação do tempo em diferentes sociedades.

47 Níveis de Proficiência – Física - EM Física
Intervalos da Escala de Proficiência Física Até 550 pontos Reconhecem a irradiação térmica como sendo uma das formas de propagação do calor. Reconhecem o motor elétrico como sendo um mecanismo responsável por transformar a energia elétrica em energia mecânica. De 550 a 600 pontos Reconhecem a representação gráfica da velocidade em função do tempo, referente a objetos em queda livre próximos à superfície da terra. Aplicam as Leis da Termodinâmica em situações-problema. Diferenciam os conceitos de calor e de temperatura. Reconhecem o Movimento Uniforme a partir da representação gráfica da velocidade em função do tempo. De 600 a 650 pontos Aplicam a Segunda Lei de Newton em situações-problema. Estabelecem relações entre corrente elétrica, voltagem, resistência e potência. Relacionam energia potencial gravitacional e altura. Identificam os processos de transformação de energia responsáveis pelo funcionamento de um motor e de um gerador. Reconhecem o conceito de energia cinética em situações-problema. Reconhecem que a transferência de calor se dá de um corpo com temperatura mais alta para outro com temperatura mais baixa. Reconhecem a condução térmica como uma das formas de propagação do calor.

48 De 650 a 700 pontos Operam valores de comprimento, tempo, velocidade e aceleração, utilizando unidades usuais de medidas. Reconhecem que, quanto maior o campo gravitacional de um astro, maior seria o peso de uma pessoa sobre a sua superfície. Reconhecem o conceito de massa, relacionando-o à Lei de Inércia, e às suas unidades de medida. Reconhecem que um fio condutor percorrido por uma corrente elétrica cria um campo magnético a seu redor. Reconhecem a evolução das ideias sobre a relação entre força e movimento de um corpo. Reconhecem características das ondas mecânicas. Reconhecem que o timbre é a característica da onda sonora que permite distinguir sons com mesma frequência emitidos por fontes diferentes. Reconhecem as aplicações práticas cotidianas dos processos de troca de calor. Resolvem problemas que envolvem o conceito de força de atrito. Reconhecem o vetor campo elétrico resultante a partir de uma distribuição de cargas. Reconhecem que o sentido do vetor campo elétrico afasta-se das cargas positivas e aproxima-se das cargas negativas. Reconhecem, a partir de esquemas, as características básicas dos Movimentos Retilíneos Uniformes. Caracterizam movimentos retilíneos e movimentos circulares. Aplicam a propagação retilínea da luz na formação de sombras e de imagens. Identificam, entre as grandezas físicas, uma grandeza vetorial ou escalar a partir de sua definição. Reconhecem, a partir do gráfico da voltagem em função da corrente elétrica, que, em um resistor ôhmico, a voltagem e a corrente elétrica estão em relação de proporcionalidade direta. Aplicam a Primeira Lei de Newton, em uma situação problema que envolva o movimento de um corpo. Calculam o trabalho realizado por uma máquina térmica.

49 De 700 a 750 pontos Aplicam o Princípio da Conservação da Energia Mecânica. Aplicam a propagação retilínea da luz ao funcionamento de uma câmara escura. Reconhecem a pilha eletroquímica como sendo um mecanismo que transforma a energia química em energia elétrica. Identificam a unidade de medida de força, massa, velocidade e aceleração no Sistema Internacional. Identificam medidas físicas usando notação científica. Acima de 750 pontos Reconhecem que, em um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, a aceleração se mantém constante. Calculam o módulo do vetor resultante de vetores ortogonais entre si. Aplicam o conceito de campo magnético associado ao funcionamento de ímãs e bússolas. Calculam a intensidade da corrente elétrica total de uma associação mista de três resistores. Aplicam a regra da mão direita para identificar o sentido do campo magnético ao redor de um fio, percorrido por uma corrente elétrica. Reconhecem as representações vetoriais, em um diagrama de forças, que atuam sobre um objeto. Aplicam o princípio da conservação da energia ao movimento de lançamento vertical e ao movimento de queda livre. Aplicam o conceito de energia potencial gravitacional a corpos próximos à superfície do planeta.

50 Níveis de Proficiência – Química - EM Química
(Documento incompleto) Níveis de Proficiência – Química - EM Intervalos da Escala de Proficiência Química Até 550 pontos Reconhecem a superfície de contato como sendo um dos fatores que afeta a velocidade de uma reação química. De 550 a 600 pontos Reconhecem que a utilização de fonte de energia limpa é uma medida para minimizar a emissão de dióxido de carbono. Identificam materiais renováveis e biodegradáveis. Reconhecem a temperatura, através da análise de imagens, como sendo um dos fatores que afeta a velocidade de uma reação química. Reconhecem a contaminação do solo como consequência do descarte inadequado de pilhas e de baterias.

51 Níveis de Proficiência – Biologia - EM Biologia
(Documento incompleto) Níveis de Proficiência – Biologia - EM Intervalos da Escala de Proficiência Biologia Até 550 pontos Identificam hábitos alimentares voltados para a promoção da saúde. Reconhecem a prática de exercícios físicos como uma atitude importante para a manutenção da saúde. Reconhecem os carboidratos como sendo fonte primária de energia para o corpo humano. Identificam alimentos ricos em vitamina C. Relacionam o tecido epitelial à função de revestimento. Reconhecem a eliminação de vetores como medida preventiva para a dengue e para a malária. Identificam os principais sintomas da malária. Identificam os principais sintomas da tuberculose. Caracterizam a doença diabetes. Reconhecem que a biotecnologia traz impactos positivos à saúde. Reconhecem a proximidade evolutiva do chimpanzé com o ser humano, com base em evidências bioquímicas relacionadas em um quadro. Reconhecem, em imagem, ações antrópicas que causam impactos negativos no meio ambiente. Reconhecem a importância da separação do lixo para a reciclagem. Reconhecem a relação ecológica de competição. Reconhecem a relação ecológica de predatismo. Reconhecem a importância do ciclo da água.

52 Níveis de Proficiência – Matemática - EM Matemática
(Documento incompleto) Níveis de Proficiência – Matemática - EM Intervalos da Escala de Proficiência Matemática De 250 até 300 pontos Resolvem problemas de cálculo de área com base na contagem das unidades de uma malha quadriculada. Localizam objeto em um referencial de malha quadriculada a partir de suas coordenadas. Resolvem problema com números naturais de até dois algarismos, envolvendo diferentes significados da adição. De 300 até 350 pontos Calculam adição com números naturais de três algarismos, com reserva. Reconhecem a decomposição de um número considerando o seu valor posicional na base decimal. Reconhecem o valor posicional dos algarismos em números naturais. Localizam números naturais (informados) na reta numérica. Leem informações em tabela de coluna única. Identificam quadriláteros.

53 Níveis de Proficiência – LP - EM Língua Portuguesa
(Documento incompleto) Níveis de Proficiência – LP - EM Intervalos da Escala de Proficiência Língua Portuguesa Até 250 pontos Identificam o gênero e a finalidade de textos familiares De 250 até 300 pontos Localizam informações explícitas que completam literalmente o enunciado da questão. Inferem informações implícitas. Reconhecem elementos como o personagem principal. Interpretam o texto com auxílio de elementos não verbais. Identificam a finalidade do texto. Estabelecem relação de causa e consequência, em textos verbais e não verbais. Conhecem expressões próprias da linguagem coloquial. Identificam o assunto de um texto curto e com linguagem simplificada.

54 Língua Portuguesa e Matemática
Observe o exemplo de resultado por turma e aluno de uma etapa e disciplina avaliada Língua Portuguesa e Matemática EJA Anos Iniciais EJA Anos Finais 5º EF 9º EF Língua Portuguesa, Produção de Texto, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia EJA Ensino Médio 3º EM

55 Resultados

56 Resultados

57 Resultados

58 Resultados

59 Resultados

60 Resultados

61 Resultados

62 Resultados

63 Como interpretar esses resultados?

64 REVISTA PEDAGÓGICA 1 – Preencher com etapa avaliada (p. ex. 9º EF) – CAPA 2 – Preencher com disciplina avaliada (p. ex. Língua Portuguesa) – CAPA 3 – Preencher com número de alunos efetivo – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 4 – Preencher com % de participação – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 5 – Preencher com Proficiência Média – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 6 – Preencher com Padrão de Desempenho Médio – VERSO DA PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) / RÉGUA PRETA PONTILHADA APONTA PADRÃO MÉDIO 7 – Identificar principais habilidades desenvolvidas de acordo com o Padrão Médio (n.6) – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO

65 REVISTA PEDAGÓGICA 8 – Identificar principais habilidades a serem desenvolvidas de acordo com Padrão seguinte ao Padrão Médio (n.6) – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO 9 – Verificar se o Padrão de Desempenho com maior percentual de alunos – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) corresponde ao Padrão de Desempenho Médio (n.6)

66 Equipe gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observar o número de alunos e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%); Analisar os resultados de participação (por que esse resultado está acima ou abaixo de 80%); Pensar em intervenções que podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola.

67 Equipe gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Pensar em intervenções que podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola: Apresentar o sistema à comunidade; Apresentar o sistema aos professores; Inserir o sistema no contexto escolar; Conhecer os resultados; ...

68 Em todas as disciplinas e etapas avaliadas pela escola!!!
Equipe gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observar a proficiência média; Relacionar a proficiência média com o padrão desempenho; Em todas as disciplinas e etapas avaliadas pela escola!!!

69 Equipe gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Comparar, na escola, os resultados alcançados em diferentes etapas de escolaridade: Com base nos resultados, compreender o desenvolvimento dos alunos de uma etapa de escolaridade para outra;

70 Equipe gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Refletir sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: qual o desempenho alcançado pelos alunos e qual era o desenvolvimento esperado (das habilidades) que não foi alcançado nesta avaliação?

71 Equipe gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacionar o resultado alcançado com as ações/intervenções de gestão e pedagógicas implementadas na escola: O que escola tem feito? O que foi modificado e o que foi mantido no trabalho das equipes gestoras e pedagógica? O resultado alcançado representa o trabalho da escola?

72 Questionar à equipe pedagógica:
Equipe gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Questionar à equipe pedagógica: Como possibilitar que os alunos, que chegarão a esta etapa, desenvolvam as habilidades esperadas? Como recuperar os alunos que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

73 5 6 7 8 REVISTA PEDAGÓGICA 1 – Preencher com etapa avaliada (p. ex. 8º EF) – CAPA 2 – Preencher com disciplina avaliada (p. ex. Matemática) – CAPA 3 – Preencher com Proficiência Média – PÁGINA DE RESULTADOS 4 – Preencher com Padrão de Desempenho Médio – VERSO DA PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) / RÉGUA PRETA PONTILHADA APONTA PADRÃO MÉDIO 5 – Preencher com nome de cada Padrão – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO 6 – Preencher com % de alunos para cada Padrão de Desempenho Médio – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL)

74 5 6 7 8 REVISTA PEDAGÓGICA 7 – Calcular para cada Padrão de Desempenho. Fórmula: (Número de alunos efetivo x % de alunos no Padrão) ÷ 100 – PÁGINA DE RESULTADOS (FINAL) 8 – Discriminar as principais habilidades desenvolvidas para cada Padrão de Desempenho – SEÇÃO PADRÕES DE DESEMPENHO.

75 Equipe gestora 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por Padrão de Desempenho em cada disciplina O Padrão de Desempenho com maior percentual de alunos é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?

76 Identificar o percentual de alunos em cada Padrão de Desempenho:
Equipe gestora 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por Padrão de Desempenho em cada disciplina Identificar o percentual de alunos em cada Padrão de Desempenho: A(s) turma(s) desta escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade? Como deve ser desenvolvida a prática pedagógica em cada contexto?

77

78 Existem habilidades com percentuais de acerto menores que outras?
Equipe gestora 4. Descritores e percentual de acerto As turmas desta escola apresentam os mesmos percentuais de acerto por descritor? Existem habilidades com percentuais de acerto menores que outras?

79 Existem habilidades com percentuais de acerto menores que outras?
Equipe gestora 4. Descritores e percentual de acerto Os estudantes de uma mesma turma apresentam o mesmos percentuais de acerto por descritor? Existem habilidades com percentuais de acerto menores que outras?

80 Orientando a equipe pedagógica...

81 Etapas anteriores e/ou concomitantes à utilização dos dados
Leitura dos dados: Tabelas de leitura; Interpretação e apropriação dos dados: Relacionar os dados com habilidades e competências;

82 Leitura dos dados É importante que os professores saibam identificar o que representa cada um dos dados divulgados pelo sistema: As tabelas de leitura auxiliarão nesse processo.

83 Interpretação dos dados
Após conhecer e saber diferenciar cada dado, faz-se importante relacioná-los ao desempenho alcançado pelos alunos: Saber relacionar às habilidades e competências da matriz (TCT), escala e padrões de desempenho (proficiência).

84 Interpretação dos dados Exemplo
Relacione a proficiência média da escola ao nível de proficiência da escala: É importante que a equipe pedagógica saiba alocar a(s) proficiência(s) alcançadas na escala e relacionar às habilidades e competências desenvolvidas (representadas por cada nível).

85 Interpretação dos dados
Exemplo Relacione a proficiência média da escola com o Padrão de Desempenho (na escala) e identifique habilidades e competências desenvolvidas, considerando, neste caso, um conjunto de níveis (e, consequentemente, um grupo maior de alunos).

86 Utilização dos dados pela equipe pedagógica Exemplo:
Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos alunos em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos alunos?

87 www.caed.ufjf.br oficinasecursos@caed.ufjf.br
SADEAM 2014 Agradecemos a atenção!

88


Carregar ppt "Oficina de Apropriação de Resultados para Coordenadores, Professores e Pedagogos SADEAM 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google