A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fitoestrógenos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fitoestrógenos."— Transcrição da apresentação:

1 Fitoestrógenos

2 Fitoestrógenos São um amplo grupo de compostos vegetais de estrutura não-esteróide os quais podem ter um comportamento semelhante aos estrógenos. Setchel K. Am J Clin Nutr 1998;68(Suppl): 1333S-46S.

3 Fitoestrógenos Podem ligar-se aos receptores de estrógenos, exercendo ações estrogênicas ou antiestrogênicas, dependendo do nível de hormônios sexuais endógenos; As principais classes de interesse atual são: os lignanos e as isoflavonas (genisteína).

4 Fitoestrógenos Asiáticos – consomem de 20 a 80mg/dia;
EUA – 1 a 3 mg/dia;

5 Doença Arterial Coronária (DAC)
A DAC é a principal causa de óbito entre as mulheres em países desenvolvidos; Encontra-se bem estabelecido que em mulheres a incidência de DAC aumenta substancialmente após a menopausa, em decorrência da perda da proteção dos estrógenos.

6 Classificação dos fitoestrógenos
Fitoquímicos Isovitexina Fitoestrógenos Lignana Isoflavonas Daidzeína Glyciteína Genisteína Coward L, et al . In : J .Agric. Food Chem. 1993; 41 :

7 Estrutura química dos fitoestrógenos
São compostos difenólicos naturais, com estrutura similar ao estradiol. Presença de anel fenólico (pré requisito para realização da ligação com os receptores)

8 Fontes de fitoestrógenos
Lignanas Linhaça Cevada Aveia Milho Trigo Soja Brócolis Espinafre Couve-flor Isoflavonas Isovitexina Cereais integrais Leguminosas Axelson M, et al. Nature , 1982.

9 Efeitos dos fitoestrógenos
Estudos pré-clínicos: Diminuição do CT e da oxidação das LDL; Aumento de enzimas antioxidantes; Diminuição das lesões ateroscleróticas; Aumento da reatividade vascular; Diminuição da agregação plaquetária; Diminuição da expressão ICAM-1 e VCAM-1 sobre as células endoteliais; JACC(Ed.Bras)Vol. 6Núm.7 Set/2000.

10 Efeitos dos fitoestrógenos
Estudos clínicos: Benefícios: Diminuição dos fogachos; Diminuição da incidência de câncer; Diminuição do CT e da oxidação das LDL; Aumento da densidade mineral óssea. Desvantagens (?): Aumento das secreções mamárias e da proliferação do epitélio mamário. JACC(Ed.Bras)Vol. 6Núm.7 Set/2000.

11 Proteína de Soja e Lípides Meta-análise (38 estudos)
Proteína de Soja 47g/dia % Anderson et al. NEJM. 1995;333:276

12 Efeitos hipolipemiantes dos fitoestrógenos
Foram propostas 3 teorias sobre os possíveis mecanismos dos efeitos hipocolesterolêmicos dos fitoestrógenos: Aumento da excreção de ácidos biliares e, desta forma, aumenta a remoção das LDL; Os fitoestrógenos simulam um quadro laboratorial de hipertireoidismo, apoiado em alguns achados em estudos clínicos de níveis elevados de tiroxina livre após a administração de proteína de soja; Alteram o metabolismo hepático com aumento da remoção das LDL e VLDL pelos hepatócitos.

13 Proteína de Soja e Mulheres na Perimenopausa (n=51)
Proteína de Soja 20g/dia = 34 mg fitoestrógenos % Washburn et al. Menopause 1999; 6:7

14 Efeitos nas mulheres pós-menopausa
Em um estudo, analisou-se 145 mulheres pós-menopausadas, recebendo dieta rica em fitoestrógenos em 3 refeições, com mais de 60mg de isoflavonóides/dia, por 12 semanas, foi constatado: Redução de 50% dos sintomas da menopausa (p <0,005); Redução de 54% dos fogachos (p <0,05); Redução de 60% do ressecamento vaginal (p< 0,005). Brzezinski A, et al. J N Am Menopause Soc 1997;4:89-94.

15 Efeitos nas mulheres pós-menopausa
Alguns estudos sugerem que ocorre uma diminuição da quantidade e intensidade dos fogachos; Os fitoestrógenos apresentam o potencial de minimizar a perda óssea no período menopáusico (as proteínas aumentam a calciúria, porém a proteína da soja possui baixo conteúdo de aa sulfurados, que diminui essa perda); Setchell, KD, et al. Am J Clin Nutr 1984;40: Breslau NA, et al. J Clin Endocrinol Metab 1988;66:140-6.

16 Efeitos sobre indução de câncer
O argumento mais forte contra o uso rotineiro da TRH em mulheres pós-menopausa é o aumento do risco de câncer a ausência de benefícios cardiovasculares. Os fitoestrógenos aparentemente não aumentam o risco de câncer de mama e útero. Os fitoestrógenos podem apresentar efeitos antineoplásicos (supressão da angiogênese, inibição da atividade da tirosino quinase ou antagonismo parcial dos receptores de estrógenos). Messina M. J Am Diet Assoc 1991;91:

17 Biodisponibilidade dos estrógenos dietéticos
Existe uma variação significante do conteúdo de isoflavonas entre os diversos grãos de soja, a safra específica, a área geográfica e dos métodos de processamento; A absorção intestinal varia amplamente entre os indivíduos e pode estar relacionada ao conteúdo da fibra dietética e ao estado da microflora intestinal; Adlercreutz H. J Steroid Biochem 1987;27:

18 Biodisponibilidade dos estrógenos dietéticos
Visto que o metabolismo dietético dos fitoestrógenos é influenciado pela flora intestinal, o uso de antibióticos ou uma doença intestinal irão modificar o metabolismo e a biodisponibilidade dos fitoestrógenos. Quando os alimentos de soja são processados afetam a biodisponibilidade das isoflavonas. Kurzer, MS et al. Annu Rev Nutr 17:353;1998.

19 Considerações práticas quanto ao uso da soja como alimento funcional
Fontes ricas de isoflavonas: soja cozida, farinha de soja e as proteínas texturizadas fornecem de 5,1 a 5,5 mg de isoflavonas/g de proteína; Fontes intermediárias: grãos verdes ( 3,1 a 3,3mg de isoflavonas); Fontes intermediárias:o tofu, o isolado e alguns tipos de leite (2 mg de isoflavonas); Fontes pobres: produtos extraídos com álcool como o concentrado protéico (0,3mg/isoflavonas).

20 Recomendação O limiar de ingestão de estrógenos dietéticos necessários para obtenção de um efeito biológico em humanos aparentemente é de 30 a 50 mg/dia, que é atingível através da inclusão da ptn da soja na dieta ocidental. Barnes S, et al. J Cell Biochem 1995;22:181-7.

21 Na prática... 40 gramas de concentrado (componente da “carne de soja”) possui 25,4 gramas de proteína de soja, portanto 129,5 mg de isoflavonas.

22 Proteína da Soja FDA: 25 g proteína Soja/dia Composição dos produtos
- 6,25 g ou mais de PTN - gordura total < 3 g - gordura saturada < 1g - colesterol < 20 mg JACC(Ed.Bras) Set/2000 Vol.6 N°7 Anderson et al. NEJM. 1995;333:276 Arq Bras Cardiol 2007; volume 88: (suplemento I)

23 Fitoestrógenos: uma alternativa?
Vantagens: Reduzem a LDL sem elevar os TG (Anderson, 1995); Aliviam os sintomas da menopausa sem aumentar o risco de neoplasia uterina ou mamária (Goodman, 1996); Podem aumentar a função vascular sem acelerar a angiogênese patológica (Fotsis, 1993); Não existem relatos de aumento de eventos trombóticos.

24 Conclusão A literatura atual sugere que os fitoestrógenos apresentam um conjunto de atividades biológicas potentes, podendo atualmente ser indicados para pessoas com osteoporose, contra-indicação de TRH e dislipidemias.


Carregar ppt "Fitoestrógenos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google