A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas."— Transcrição da apresentação:

1

2 O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Para isso, o Programa desenvolve diversas modalidades de formação presencial e a distância para professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio e para técnicos de secretarias.

3 HISTÓRICO 2002 2008 2013 Programa Escrevendo o Futuro criado e desenvolvido a partir da reflexão sobre os resultados da leitura e escrita no Brasil/dados do PISA. Programa transforma-se em política pública, incluído no Plano de Desenvolvimento da Educação do MEC como Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

4 O lugar onde vivo CONCURSO Tema: Gênero Escolas públicas Poema
Anos participantes Poema 5º e 6º anos EF Memórias Literárias 7º e 8º anos EF Crônica 9º ano EF e 1º ano EM Artigo de Opinião 2º e 3º EM

5 QUEM PARTICIPA? • Professores de escolas públicas de todo o país
• Secretarias de Educação municipais e estaduais • Escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio • Alunos do 5º ano do Ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio

6 POR QUE PARTICIPAR? COMUNIDADE PROFESSOR
Tem a oportunidade de ensinar, priorizando a função social da escrita , e de refletir sobre a prática. Desse modo, apropria-se da metodologia da sequência didática para o ensino de gêneros textuais . PROFESSOR Amplia o domínio da linguagem oral, da leitura e da escrita; aprende a produzir um gênero de texto e aprofunda o olhar sobre o lugar onde vive. ALUNO COMUNIDADE Ao se aproximar da escola e se envolver no processo da aprendizagem, tem seus saberes reconhecidos

7 FORMAÇÃO DE PROFESSORES
1 2 Mobilização das escolas e professores. Estudo do Caderno de Orientação do Professor, que propõe o ensino da escrita na perspectiva de gênero. 3 4 Conhecimento da sequência didática e seus princípios Resultados: • Desperta interesse nos alunos • Melhora a qualidade dos textos produzidos • Evidencia conquistas e evolução dos alunos Incorporação da metodologia ao ensino da escrita

8 REDE DE CONHECIMENTO Subsídios para Formação

9 CURSOS ON-LINE 1) SEQUÊNCIA DIDÁTICA: aprendendo por meio de resenhas 2) CAMINHOS DA ESCRITA

10 1) SEQUÊNCIA DIDÁTICA: aprendendo por meio de resenhas
Proporciona uma experiência de aprendizagem, aprimorando a capacidade de escrever resenhas. Ao vivenciar uma sequência didática, o participante poderá fazer a transposição para ensinar outros gêneros de texto. Duração: 2 meses Carga horária: 80 h Nº de módulos: 7 1 mediador por turma com 30 alunos Concluídas Em andamento A serem realizadas Ano 2011 2012 2013 Alunos 1050 1110 450 780 Turmas 35 37 15 26 Certificação 53,3% 56,7% 61,4% Obs.: participaram alunos de todos as UFs

11 2) CAMINHOS DA ESCRITA Entendendo as práticas de letramento como práticas culturais, associadas às diversas esferas da vida social, o curso propõe a análise de vídeos com depoimentos de professores para embasar a elaboração de um projeto de ensino da escrita (último módulo). Duração: 3 meses Carga horária: 80 h Nº de módulos: 7 1 mediador por turma com 30 alunos Concluídas Em andamento A serem realizadas Ano 2013 Alunos 60 210 360 Turmas 2 7 12 Certificação 50%

12 ATIVIDADES DOS CURSOS A) Exercícios autoinstrucionais diversificados
B) Interlocução por escrito: aluno – mediador: tarefas individuais que visam à análise; aluno – mediador – turma: fóruns para debater conceitos e fóruns livres para constituição do grupo; alunos em duplas ou trios: construção colaborativa de textos (wiki) com acompanhamento do mediador. C) Navegação por hipermídia: textos, vídeos, animações, podcasts relacionados aos conteúdos.

13 MEDIAÇÃO Intervenção por escrito realizada a partir da leituras das postagens/ tarefas e da observação do desempenho da turma, voltada para: oferecer devolutivas para as tarefas dos alunos (individuais/ em grupo); promover o debate e aprofundamento dos conceitos teóricos; contribuir com o desenvolvimento da escrita dos alunos.

14 ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DOS MEDIADORES
Realizado pelo coordenador pedagógico no fórum virtual e por , a partir da observação do trabalho dos mediadores (individualmente e em grupo), por meio de: leitura das devolutivas dos mediadores às tarefas de seus alunos e das mensagens postadas nos fóruns; promoção do debate e aprofundamento dos conceitos teóricos e constituição do grupo na Área de Mediadores; intervenções individuais e coletivas para contribuir com o desenvolvimento do papel de mediador e com os conhecimentos específicos da língua.

15 ATORES ENVOLVIDOS Aluno Mediador (ex-aluno) Coordenador pedagógico de mediadores (ex-mediador) Coordenador geral Suporte técnico ao aluno e ao mediador Relação entre alunos, mediadores e coordenador pedagógico construída com base na homologia de processos – coerência entre os princípios do processo formativo dos professores e os vividos pelos alunos.

16 DISSEMINAÇÃO Coord. Pedagógico Autor-mediador Med Coord
Pedagógico Regional Med Med Med Med Med

17 CONDIÇÕES GERAIS PARA PARCERIA
Secretaria: Captação dos alunos, entre técnicos e professores, para formação das turmas. Seleção de mediadores (banco de mediadores constituído pela Olimpíada - etapa 2). Constituição de banco de mediadores do estado (etapas 2 e 3). Olimpíada: Disponibilização do curso e suas ferramentas. Infraestrutura do site. Indicação de mediadores do estado que integram banco de mediadores. Secretaria e Olimpíada: Parceria na emissão de certificados dos alunos. Suporte técnico e gestão de inscrição de alunos. Conid

18 Coordenação pedagógica de mediadores Supervisão de coordenadores
ETAPAS PARA PARCERIA Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Mediadores Custeados pela Olimpíada Custeados pela Secretaria Custeados pela Coordenação pedagógica de mediadores Custeada pela Olimpíada Supervisão de coordenadores Não há Equipe Olimpíada Suporte técnico Secretaria + Olimpíada Obs.: A duração das etapas 1 e 2, depende da formação de quadro de coordenador e mediadores pela secretaria.

19


Carregar ppt "O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google