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PublicouAurélia Camilo da Conceição Alterado mais de 8 anos atrás
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Conhecimento e Inovação A Bíblia da Inovação Cap 10: Planejando a Inovação
Grupo: Daniel Lopes dos Santos DRE: Gabriel Marques DRE:
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Planejamento <-> Resultados
- Empresas que utilizam as ferramentas deste capitulo apresentam desempenho melhor que as que não utilizam. - Deve ser responsabilidade conjunta do diretor de inovação e do presidente da empresa. - Area estratégica fundamental para a sobrevivencia de qualquer organização. - Planejada para um periodo de 3 a 5 anos, com revisões anuais.
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Motivos da revisões Anuais
- Mudança no mercado (clentes, canais e fornecedores) - Mudança nas tecnologias - Mudança Regulatórias - Movimento entre os concorrentes - Resultados obtidos com a inovação
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Ferramentas do Planejamento da Inovação
Diagnóstico de negocio Missão, objetivos e estratégia empresarial Objetivos e Estratégias de Inovação
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Ferramentas do Planejamento da Inovação
Diagnóstico de negocio Missão, objetivos e estratégia empresarial Objetivos e Estratégias de Inovação
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Diagnóstico dos Negócios empresariais
Tem o objetivo de identificar o que tornou a empresa bem-sucedida até o momento, e o que deve ser modificado para manter esse sucesso no futuro. 6
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Missão, objetivos e estratégia empresarial
Ferramentas do Planejamento da Inovação Diagnóstico de negocio Missão, objetivos e estratégia empresarial Objetivos e Estratégias de Inovação
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Missão, objetivos e a estratégia geral da empresa
- Tem de estar de acordo Mas a restrição não pode atrapalhar o processo de inovação? - Solução: Planejar e não limitar = inovação previsível e inovação exploratória (livre) 8
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- Carta aberta de intenções
A missão - Carta aberta de intenções - Inovação x Missão – usando limites (Exemplo: Pintor escolhendo o tipo de tinta- oleo) 9
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Objetivos de inoção - Tudo que a empresa procura cumprir (importancia da hieraquia) - Resoluções x Objetivos - Exemplo: - “Esse ano vou emagrecer” - Resolução - “Nos proximos seis meses, vou perder oito kilos” - Objetivo Resoluções são meras declarações de intenção - Objetivos: necessidade de indicadores! (qualificar e quantificar) 10
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Horizontes de tempo, quantidade de objetivos e alocação de recursos
- dois horizontes – curto(um ano) e medio prazo(de três a cinco anos) Tirando algumas exceções, quando objetivos são de longo prazo, eles são quebrados em etapas menores - Em geral, a gerencia define de um a três objetivos para cada unidade de negocio - Quando mais de uma, é preciso definir os objetivos por prioridades 11
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Objetivos e Estratégias de Inovação
Ferramentas do Planejamento da Inovação Diagnóstico de negocio Missão, objetivos e estratégia empresarial Objetivos e Estratégias de Inovação 12
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Objetivos e estratégias da inovação
- Quanto de inovação desejado - Que tipo de inovação queremos - Como queremos concorrer - Níveis de inovação requeridos - Programação e alocação de recursos 13
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Quantidade e tipo de inovação
- marginal ou incremental – menor risco e investimento - radical ou disruptiva – maior risco - Semirradical – meio termo 14
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Quantidade e tipo de inovação
Parecido com o Atual Novo Novo Semirradical Radical Parecido com o Atual Incremental Semirradical 15
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Como queremos concorrer
- Jogando para não perder (Reativa) - Minimizar perdas - Jogando pra ganhar (Proativa) - Assumir riscos, ser agressivo 16
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Como queremos concorrer
- Proativa: Apple - Inovadora - Reativa: Nokia - Seguidora mais rapida - Baixo custo 17
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Niveis de inovação requeridos
- Nivel 1: Inovação de modelo de negocios: Ex:Canal - Nivel 2: Inovação de processo: Ex: Capacitação - Nivel 3: Inovação de mercado: Ex:Marca - Nivel 4: Inovação de produtos e serviços: Ex:Desempenho do produto 18
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Programaçao e alocação de recursos
Com base no orçamento total para a inovação, definir a parcela para cada tipo e nível de inovação - Recursos são alocados conforme o progresso do processo 19
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Implementação da estratégia de inovação
- Idéias e propostas são revisadas e classificadas – verificando alinhamento com missão, objetivos e a estratégia empresarial - Caso uma ideia seja considerada inadequada e sem atrativos, ela vai para um processo de reciclagem - Definir o roteiro da inovação – timing dos processos Analisar quantidade de processos simultaneos, quantidade por periodo e etc 20
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Dúvidas ou observações?
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