A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Harry Braverman e o Debate do “Processo de Trabalho”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Harry Braverman e o Debate do “Processo de Trabalho”"— Transcrição da apresentação:

1 Harry Braverman e o Debate do “Processo de Trabalho”
Arquimedes Martins Góis Prof. Daniel Pardini Abril/2010

2 Harry Braverman (1920 – 1976) foi teórico americano, marxista, preocupado em analisar os efeitos da moderna economia capitalista na organização do trabalho.

3 O interesse neste assunto foi estimulado pelo que ele considerava como decorrente do caráter irrealista do que foi escrito sobre O Trabalho Produtivo.

4 Para sua análise: ele usou sua experiência.
Operário no setor de cobre; Trabalhou no comércio e na instalação de tubulação e chapas metálicas; Trabalhou em estaleiro, Centro de reparos de ferroviário; Siderúrgicas de aços planos.

5 Mais tarde como jornalista, editor de livros e executivo do setor de publicações.
Impacto de tecnologias modernas, desta fez na gestão. Marketing Contabilidade Rotinas de produção de livros

6 Tese Em uma economia capitalista, todas estas mudanças agem para tornar o trabalho mais simples e para transferir mais e mais poder dos trabalhadores para as mãos do proprietários e gerentes. Trabalho e Capitalismo Monopolista: a degradação do trabalho no século XX

7 Estrutura do trabalho de Braverman
Usa a estrutura apresentada por Karl Marx em O Capital; Nos tempos modernos, esta “exploração” requer gerentes; Divisão do trabalho em tarefas cada vez menores e menos complexas; A simplificação do trabalho e a retirada da propriedade do trabalhador conduzem à alienação. Esta é uma outra razão que leva os proprietários – gerentes à necessidade de controlar a classe trabalhadora; Defensor do enfoque de eficiência na organização da produção Taylor;

8 Braverman viu a “administração cientifica” como um clássico e inevitável meio de controle do trabalho em empresas capitalistas em crescimento. Ela não é uma “ciência do trabalho”, mas uma “ciência da gerência do trabalho de outros sob as condições do capitalismo”. Braverman enfatiza que a administração cientifica funciona dentro de uma abordagem dominante da organização capitalista sobre o processo de trabalho.


Carregar ppt "Harry Braverman e o Debate do “Processo de Trabalho”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google