A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI"— Transcrição da apresentação:

1 Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
REUNIÃO GETED – 22/08/2011 Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A EFICÁCIA DA TUTORIA” Eloíza da Silva G. de Oliveira; Lázaro Santos; Monique C. Louzada (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI

2 DISCUSSÃO DO TEXTO Conceituação de EaD; Consórcio CEDERJ;
“um processo desta natureza requer, por um lado, agregar elementos quantitativos relativos à qualidade do curso e, por outro lado, a interpretação e a incorporação dos aspectos qualitativos pelos diversos atores que participam do processo institucional: docentes, discentes e servidores técnico - administrativos.

3 EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA UAB

4 EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA UAB
Professor Especialista Aluno Orient/Area Orientador

5 EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA UAB
Depto de ADM UAB Colegiado de Curso Coordenação de Curso Coordenador de Tutoria Secretaria do Curso Professores Suporte Tec. Tutor Presencial Secretaria dos Polos Tutor a Distância Grupo de Estudos no Ensino de Administração a Distância Refazer Percurso Por Área do Conhecimento

6 Grupo de Estudos no Ensino de Administração a Distância
Gestão UAB Graduação Adm. Pública Avaliação Gestão Pós-Graduação Curso Piloto Políticas Públicas Tutoria Tecnologias Ensino Curso Administração 2006

7 Características atribuídas à Didática na Educação a Distância (p.08) :
O aluno estuda onde e quando desejar, a população é dispersa, há separação física entre professor e aluno. Menor interação social - separação entre professor e aluno – importância maior do material didático, que será o meio pelo qual o aluno terá acesso ao conhecimento.

8 Aprendizagem independente e autônoma – aluno mais ativo em relação ao processo.
Vários tipos de docentes: o que elabora o material didático, o professor tutor presencial e aquele que atua totalmente à distância. O tutor oferece suporte e orientação da aprendizagem.

9 Ensino via tecnologias de informação e comunicação (TICs) – uso de ferramentas tecnológicas de interação. Ênfase na mediação através de variados recursos. Comunicação diferenciada no espaço e no tempo (síncrona e assíncrona). Esforço direcionado em auxiliar o estudante a se organizar e buscar o conhecimento em locais e horários fixados por ele próprio.

10 Algumas considerações sobre a teoria e a realidade encontrada na EAD.
Massificação do ensino. Como educar SEM PREJUDICAR A QUALIDADE DE ENSINO? Desafios do Professor Tutor EAD. Interação entre o professor presencial, professor da Teleaula e professor tutor EAD. Diminuição entre as distâncias que separam o Professor Tutor EAD de seus alunos.

11 Trabalhos, atividades e provas: a batalha contra o Ctrl C + Ctrl V
Trabalhos, atividades e provas: a batalha contra o Ctrl C + Ctrl V. A importância do diálogo entre todos os docentes presentes na EAD. Utilização das Redes sociais (Facebook, Ning, Twitter, Orkut e etc.) para diminuir a “distância” que existe na Educação a Distância.

12 Dificuldades/Colocações
Os recursos oferecidos na STE tais como internet, abertura de atividades no programa linux e mesmo as máquinas que apresentam problemas de funcionamento. A interação entre os professores e os alunos – envolve conhecimento do aplicativo utilizado. O estímulo é importante: você terminou! Que bom. Pode ajudar seu colega. Isso estimula a aprendizagem . Construção do conhecimento: manter velhas estruturas, resistência à inovação

13 Cursos a distância exigem muita responsabilidade – cumprir as metas, não desistir.
A atuação mediadora é importante em todas as circunstâncias. Temos dificuldade com alunos na construção do conhecimento – acostumam receber pronto

14 Quanto ao que cabe ao tutor, cabe também aos professores regentes e da STE: • Orientar os alunos a buscar soluções cabíveis para cada caso. • Promover o trabalho colaborativo e cooperativo. • Estimular o estudo em grupos. • Estimular o estudante, para evitar a ocorrência de evasão. Para que ocorra construção efetiva do conhecimento. É necessário as mesmas formas de ver as coisas. Temos que estar sempre estudando, inovando e, quando que ficar parado no tempo foi a melhor opção?

15 O uso da tecnologia beneficia a educação tanto no ensino presencial quanto à distância. O importante é que ambas possam contribuir para ampliar, em qualidade e quantidade, as oportunidades educacionais visando alcançar os mesmos fins da Educação, p. 7 A didática a ser aplicada propõe características específicas para cada situação, tanto presencial quanto a distância. Estamos diante de grandes mudanças na educação, p.10.

16 COMUNICAÇÃO - APRENDIZAGEM
Na Educação a Distância, do mesmo modo que na presencial, torna-se fundamental a comunicação entre alunos e professores para que a aprendizagem ocorra, ou seja, a criação de um “espaço” de aprendizagem. Oliveira, Santos e Louzada (2008, p.3)

17 PAPEL DO TUTOR Cabe ao tutor o papel de acompanhamento e orientação acadêmica do aluno, principalmente no que diz respeito a: • Organização e Administração do curso. • Problemas de ordem pessoal ou emocional. • Orientação dos alunos a buscar soluções cabíveis para cada caso. • Promover o trabalho colaborativo e cooperativo. • Estimular o estudo em grupos. • Estimular o estudante, para evitar a ocorrência de evasão. Oliveira, Santos e Louzada (2008, p. 4-5)

18 VÁRIOS MECANISMOS DE COMUNICAÇÃO
É possível afirmar que, embora o contato não se dê face-a-face, ocorre até com mais constância que no ensino presencial, pois os alunos têm à sua disposição vários mecanismos para que possam estar se comunicando com os tutores, de acordo com as possibilidades de horário em comum, uma situação que muitas vezes não ocorre nos espaços das salas de aulas tradicionais. Oliveira, Santos e Louzada (2008, p.5)

19 O desafio do professor tutor é compreender não só o domínio das tecnologias digitais e do conteúdo, mas a superação de dificuldades no campo pedagógico e inter-relacional dos alunos. O professor tutor, atua como mediador, incentivando os alunos a participarem, a refletirem, orientando e ajudando na construção do conhecimento.

20 CARACTERÍSTICAS DA MODALIDADE PROFESSOR TUTOR
O professor tutor necessita de uma formação específica e habilidades diferenciadas daquelas atualmente requeridas para a docência presencial. Formação específica: Constantemente atualizado com as modernidades oferecidas pelas TICS Habilidades: Se fazer presente no ambiente virtual, e acompanhar o processo de aprendizagem vivido pelo aluno. O tempo necessário para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem vivido pelo aluno compromete a minha atualização com as modernidades oferecidas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação.

21 CONTEÚDO DA DISCIPLINA (Problemas de ordem pessoal)
AULA PRESENCIAL AVA Contato com o grupo Contato individual Tempo limitado Tempo ilimitado

22 Obrigada! Obrigado! Todos os Membros (127)


Carregar ppt "Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google