A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRE E POS TESTE NÃO DEVEM TER FEEDBACK – POIS É UMA AVALIAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRE E POS TESTE NÃO DEVEM TER FEEDBACK – POIS É UMA AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PRE E POS TESTE NÃO DEVEM TER FEEDBACK – POIS É UMA AVALIAÇÃO
Higienização das Mãos SEM FEEDBACK PRE E POS TESTE NÃO DEVEM TER FEEDBACK – POIS É UMA AVALIAÇÃO Pré teste – apenas 1 tentativa (deve aparecer para o aluno o % de acerto) Pós teste – meta 70% (caso não alcance este % terá mais 1 chance, poderá refazer o curso ou apenas refazer sua avaliação, após a 2 tentativa bloqueia) As mensagens que aparecem aos alunos nos casos acima, já foram encaminhadas mas podemos passar novamente

2 De que forma a patogenicidade da flora epitelial presente nas mãos se manifesta?
Quando os micro-organismos, pertencentes à flora epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade; Quando os micro-organismos, pertencentes à flora sub-epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais exsudatos, a boca e a própria com solução de continuidade; Quando os micro-organismos, pertencentes à flora tecidual, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade. a) Correto! b)-c) Incorreto! QUESTÃO 1 (SLIDE 02): Achei mal formulada. Sugiro trocar a questão por esta: “De que forma os micoorganismos, que compõe a flora bacteriana normal das mãos dos profissionais, podem causar infecções, ao serem transmitidos para o paciente?” RESPOSTA CORRETA: “ A infecção pode ocorrer ao atingirem espaços cavitários, corrente sanguinea, mucosas, pele com solução de continuidade, através de portas de entrada, como os dispositivos invasivos.” Formular as outras duas respostas que seriam as erradas a partir da correta que citei acima. No FEEDBACK (SLIDE 13), alterar para o seguinte texto: “ Os microorganismos, que compõem a flora bacteriana normal das mãos dos profissionais, poderão causar infecções ao entrarem em contato com espaços cavitários, corrente sanguinea, pele não íntegra. Este contato ocorre devido à quebra das barreiras de proteção do organismo, tais como: uso de dispositivos invasivos, cirurgias, traumas, etc.

3 A flora bacteriana normal da pele encontrada nas mãos é dividida em duas categorias: Flora ou microbiota transitória e Flora ou microbiota residente. Com isso, relacione as colunas: 1 - Flora ou microbiota transitória 2 - Flora ou microbiota residente ( ) Coloniza a camada superficial da pele ( ) Sobrevive por curto período de tempo ( ) Está aderida às camadas mais profundas da pele ( ) É mais resistente à remoção apenas com água e sabonete Relacionando as colunas, tem-se: 1,2,1,2; 1,1,1,2; 1,1,2,2. c) Correto! a)-b) Incorreto!

4 Quais são as técnicas atuais de higienização das mãos recomendadas pela OMS e a Anvisa?
Higienização simples, antisséptica e africção antisséptica; Higienização simples, antisséptica, africção antisséptica e a antissepsia cirúrgica; Higienização simples, antisséptica e antissepsia cirúrgica. b) Correto! a)-c) Incorreto! QUESTÃO 3 (SLIDE 04): Acrescentar nas opções de respostas o termo: “ FRICÇÃO ANTISSÉPTICA COM ÁLCOOL GEL”, em substituição ao termo utilizado, que está somente como “ fricção antisséptica”. Fica mais claro para os profissionais.

5 Qual a diferença da higienização simples para a higienização antisséptica?
A diferença está na substituição do sabonete comum por um degermante associado a antisséptico; Na higienização simples, diferente da antisséptica, não há remoção de sujeiras; A higienização simples, diferente da antisséptica, requer fricção das mãos com álcool em gel. a) Correto! b)-c) Incorreto!

6 A antissepsia cirúrgica ou o preparo pré-operatório das mãos deve durar de 1 a 2 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é falsa. Incorreto! Esta afirmação é falsa.

7 O que é removido com a higienização simples das mãos?
a) Micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujeira propícia à permanência e à proliferação de micro-organismos; b) A higienização simples tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos, lembrando que neste caso não há remoção de sujeiras; c) Elimina a microbiota transitória da pele e reduz a microbiota residente, proporcionando efeito residual na pele do profissional. a) Correto! b)-c) Incorreto!

8 A região inguinal, seguida pela área perianal;
Quais são as áreas da pele que possuem potencial para o desenvolvimento de maior densidade de colonização de micro-organismos patogênicos? A região inguinal, seguida pela área perianal; A região anorretal e a área perianal; Área trocantérica, isquiática, perianal e sacral. a) Correto! b)-c) Incorreto! QUESTÃO 7 (SLIDE 08): Sugiro retirar esta questão, pois além de mal formulada (a patogenicidade de um microorganismo varia de um indivíduo para outro, dependendo de suas condições clínicas), não é importante, na minha opinião, dentro do tema abordado. No FEEDBACK (SLIDE 19): retirar também o feedback, ao retirar a questão 7, conforme sugerido.

9 Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa
A Flora ou Microbiota Transitória é constituída de micro-organismos não-patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como bactérias, fungos e vírus, que raramente se multiplicam na pele. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa QUESTÃO 8 (SLIDE 09): Sugiro retirar esta questão, está repetitiva, já abordou-se no slide 07 sobre microbiota transitória, ao afirmar o que é removido com a higiene simples das mãos. Este é um dos principais conceitos que os profissionais tem que entender, acho desnecessário saberem a multiplicação dos “bichos” (se é rara, não rara, pra que???). Além disso, independente da multiplicação, os microorganismos da flora transitória é que são mais prováveis causadores de infecção. Ao afirmar que eles raramente se multiplicam, pode-se passar um conceito de que não é preciso se preocupar com eles, o que é errado! ao retirar a questão 8, conforme sugerido. Sugiro acrescentar a seguinte questão, em substituição das duas que serão retiradas: “EM QUE SITUAÇÃO É PERMITIDO O USO DO ÁLCOOL GEL (FRICÇÃO ANTISSÉPTICA) EM SUBSTITUIÇÃO À HIGIENE DAS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO?” ALTERNATIVAS: CORRETA: QUANDO AS MÃOS NÃO ESTIVEREM VISIVELMENTE SUJAS. INCORRETAS: - QUANDO AS MÃOS ESTIVEREM VISIVELMENTE SUJAS COM SECREÇÕES CORPÓREAS - APÓS O USO DE LUVAS DE PROCEDIMENTO.

10 A flora ou microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete. As bactérias que compõem esta microbiota são agentes menos prováveis de infecções veiculadas por contato. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é verdadeira. Incorreto! Esta afirmação é verdadeira.

11 A OMS utiliza um fluxograma que resume os cinco momentos fundamentais do processo de higienização das mãos. A partir disso, relacione as colunas, numerando cada etapa: ( ) Antes de contato com o paciente ( ) Após risco de exposição a fluidos corporais ( ) Após contato com o paciente ( ) Antes da realização do procedimento asséptico ( ) Após contato com as áreas próximas ao paciente Relacionando as colunas, tem-se: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º; 2º, 1º, 3º, 5º e 4º; 1º, 3º, 4º, 2º e 5º. c) Correto! a)-b) Incorreto!

12 COM FEEDBACK

13 De que forma a patogenicidade da flora epitelial presente nas mãos se manifesta?
Quando os micro-organismos, pertencentes à flora epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade; Quando os micro-organismos, pertencentes à flora sub-epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais exsudatos, a boca e a própria com solução de continuidade; Quando os micro-organismos, pertencentes à flora tecidual, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade. a) Correto!A patogenicidade da flora epitelial presente nas mãos se manifesta quando os microorganismos, pertencentes à flora epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade. b)-c) Incorreto!A patogenicidade da flora epitelial presente nas mãos se manifesta quando os microorganismos, pertencentes à flora epitelial, causam infecções ao atingir os espaços cavitários corporais estéreis, os olhos e a própria pele com solução de continuidade.

14 A flora bacteriana normal da pele encontrada nas mãos é dividida em duas categorias: Flora ou microbiota transitória e Flora ou microbiota residente. Com isso, relacione as colunas: 1 - Flora ou microbiota transitória 2 - Flora ou microbiota residente ( ) Coloniza a camada superficial da pele ( ) Sobrevive por curto período de tempo ( ) Está aderida às camadas mais profundas da pele ( ) É mais resistente à remoção apenas com água e sabonete Relacionando as colunas, tem-se: 1,2,1,2; 1,1,1,2; 1,1,2,2. c) Correto! A Flora ou microbiota transitória coloniza a camada superficial da pele, e sobrevive por curto período de tempo. A Flora ou microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele e é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete. a)-b) Incorreto! A Flora ou microbiota transitória coloniza a camada superficial da pele, e sobrevive por curto período de tempo. A Flora ou microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele e é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete.

15 Quais são as técnicas atuais de higienização das mãos recomendadas pela OMS e a Anvisa?
Higienização simples, antisséptica e africção antisséptica; Higienização simples, antisséptica, africção antisséptica e a antissepsia cirúrgica; Higienização simples, antisséptica e antissepsia cirúrgica. b) Correto! As técnicas atuais de higienização, com base nas recomendações da OMS e Anvisa, são: higienização simples, antisséptica, africção antisséptica e a antissepsia cirúrgica. a)-c) Incorreto! As técnicas atuais de higienização, com base nas recomendações da OMS e Anvisa, são: higienização simples, antisséptica, africção antisséptica e a antissepsia cirúrgica.

16 Qual a diferença da higienização simples para a higienização antisséptica?
A diferença está na substituição do sabonete comum por um degermante associado a antisséptico; Na higienização simples, diferente da antisséptica, não há remoção de sujeiras; A higienização simples, diferente da antisséptica, requer fricção das mãos com álcool em gel. a) Correto! A diferença da higienização simples para a higienização antisséptica está na substituição do sabonete comum por um degermante associado a antisséptico. b)-c) Incorreto! A diferença da higienização simples para a higienização antisséptica está na substituição do sabonete comum por um degermante associado a antisséptico.

17 A antissepsia cirúrgica ou o preparo pré-operatório das mãos deve durar de 1 a 2 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é falsa. A antissepsia cirúrgica ou o preparo pré-operatório das mãos deve durar de 3 a 5 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes. Incorreto! Esta afirmação é falsa. A antissepsia cirúrgica ou o preparo pré-operatório das mãos deve durar de 3 a 5 minutos para a primeira cirurgia e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subsequentes.

18 O que é removido com a higienização simples das mãos?
a) Micro-organismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujeira propícia à permanência e à proliferação de micro-organismos; b) A higienização simples tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos, lembrando que neste caso não há remoção de sujeiras; c) Elimina a microbiota transitória da pele e reduz a microbiota residente, proporcionando efeito residual na pele do profissional. a) Correto! Na higienização simples ocorre a remoção dos microorganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujeira propícia à permanência e à proliferação de microorganismos. b)-c) Incorreto! Na higienização simples ocorre a remoção dos microorganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujeira propícia à permanência e à proliferação de microorganismos.

19 Quais são as áreas da pele que possuem potencial para o desenvolvimento de maior densidade de colonização de micro-organismos patogênicos? A região inguinal, seguida pela área perianal; A região anorretal e a área perianal; Área trocantérica, isquiática, perianal e sacral. a) Correto! As áreas da pele que possuem potencial para o desenvolvimento de maior densidade de colonização de micro-organismos patogênicos são a região inguinal e perianal. b)-c) Incorreto! As áreas da pele que possuem potencial para o desenvolvimento de maior densidade de colonização de micro-organismos patogênicos são a região inguinal e perianal.

20 A Flora ou Microbiota Transitória é constituída de micro-organismos não-patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como bactérias, fungos e vírus, que raramente se multiplicam na pele. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é verdadeira. A flora ou microbiota transitória coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passível de remoção pela higienização simples das mãos com água e sabão, por meio da fricção mecânica. Incorreto! Esta afirmação é verdadeira. A flora ou microbiota transitória coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passível de remoção pela higienização simples das mãos com água e sabão, por meio da fricção mecânica.

21 A flora ou microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete. As bactérias que compõem esta microbiota são agentes menos prováveis de infecções veiculadas por contato. Esta afirmação é verdadeira ou falsa? Verdadeira Falsa Correto! Esta afirmação é verdadeira. A Flora ou Microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete. Incorreto! Esta afirmação é verdadeira. A Flora ou Microbiota residente está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete.

22 A OMS utiliza um fluxograma que resume os cinco momentos fundamentais do processo de higienização das mãos. A partir disso, relacione as colunas, numerando cada etapa: ( ) Antes de contato com o paciente ( ) Após risco de exposição a fluidos corporais ( ) Após contato com o paciente ( ) Antes da realização do procedimento asséptico ( ) Após contato com as áreas próximas ao paciente Relacionando as colunas, tem-se: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º; 2º, 1º, 3º, 5º e 4º; 1º, 3º, 4º, 2º e 5º. c) Correto! Os cinco momentos fundamentais para a higienização das mãos ocorrem: 1º: antes de contato com o paciente, 2º: antes da realização de procedimento asséptico, 3º: após risco de exposição a fluidos corporais, 4º: após contato com o paciente, 5º: após contato com as áreas próximas ao paciente. a)-b) Incorreto! Os cinco momentos fundamentais para a higienização das mãos ocorrem: 1º: antes de contato com o paciente, 2º: antes da realização de procedimento asséptico, 3º: após risco de exposição a fluidos corporais, 4º: após contato com o paciente, 5º: após contato com as áreas próximas ao paciente.


Carregar ppt "PRE E POS TESTE NÃO DEVEM TER FEEDBACK – POIS É UMA AVALIAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google