A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Surgimento do Serviço Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Surgimento do Serviço Social"— Transcrição da apresentação:

1 O Surgimento do Serviço Social
Aula 1

2 Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
Em torno de 3000 a.C., a assistência social era praticada no mundo antigo pelas confrarias, em especial, pelas “Confrarias do Deserto”, que já faziam a assistência junto às caravanas. Martinelli (2006, p. 96) Posteriormente, às populações urbanas que sofriam de doença, abandono e outros males sociais. acessado em

3 Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
Reflexões feitas por alguns filósofos da antigüidade, como Aristóteles, Platão, Sêneca e Cícero apontam para a racionalização da assistência. Martinelli (2006, p. 96) Aristóteles Platão

4 Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
Os judeus prestavam ajuda às viúvas, órfãos, idosos utilizando-se da visita domiciliar. Os cristãos agregaram à assistência, a dimensão espiritual (São Bernardo, Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Domingos e São Paulo)

5 Fundamentos Históricos e Teóricos do Serviço Social
Santo Tomás de Aquino ( ) organizou a doutrina cristã “[...] situando a caridade como um dos pilares da fé, imperativo de justiça social aos mais humildes” (MARTINELLI, 2006, p. 97)

6 Assistência Social na idade antiga
Nas sociedades primitivas a ajuda era prestada pelas famílias aos indivíduos pertencentes a mesma tribo ou clã; Acreditava-se, na Antiguidade, que a miséria era um castigo dos deuses aos pecadores, cabendo aos sacerdotes interferirem nos males sociais. No Império Romano – criou-se um sistema de distribuição de esmolas para ajudar aos mais necessitados. Na Grécia antiga (Atenas) - a ajuda aos pobres e doentes foi estabelecida pelo Estado através da distribuição de farinha, azeite e trigo e de uma espécie de pensão que garantia o mínimo de sobrevivência.

7 Assistência social na sociedade feudal
Com o declínio do sistema feudal, o sistema capitalista entra em vigência, trazendo consigo o aumento da pobreza, a exploração da força de trabalho e a busca incessante pelo lucro. A exploração do trabalho, ao concentrar a divisão das classes sociais, desenvolve a chamada questão social. As desigualdades sociais advindas do sistema capitalista, até então, não eram vistas como expressões da questão social e sim como um caso de polícia ou como uma disfunção individual.

8 Assistência social na Sociedade Contemporânea
A questão social é fruto direto das relações entre o capital e o trabalho, refletindo as contradições inerentes ao próprio sistema capitalista, caracterizado pela apropriação da riqueza produzida, e pela busca excessiva do lucro Os modelos assistenciais que atendiam esses tipos de disfunções individuais encaminhavam-se rumo à internação ou eram alocados para o âmbito da solidariedade da sociedade civil, especificamente aquelas ligadas à Igreja Católica.

9 Questão Social no Brasil
Capitalismo se organiza mediante a industrialização; Relação entre capital e trabalho contraditória; Classe trabalhadora emerge no cenário social com suas demandas.

10 A profissão, a igreja e o Estado
Questão social como questão política. Regula relações entre as classes. Elabora políticas sociais para atender necessidades da população gerada pelas desigualdades sociais. Impede as manifestações coletivas. Estabelece o controle social Estado


Carregar ppt "O Surgimento do Serviço Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google