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Processo do Trabalho em Enfermagem Turma 301 E Profª Mônica I. Wingert

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Apresentação em tema: "Processo do Trabalho em Enfermagem Turma 301 E Profª Mônica I. Wingert"— Transcrição da apresentação:

1 Processo do Trabalho em Enfermagem Turma 301 E Profª Mônica I. Wingert
Tomada de Decisão em Enfermagem

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3 O que é Tomada de Decisão
O que é Tomada de Decisão? Compreender e desenvolver o processo decisório fundamentado em conhecimentos, habilidades, valores pessoais e éticos como subsídio para a prática profissional. São quatro elementos da tomada de decisão 1.Critério = o que eu quero -Ordenação de preferências = prioridade -Avaliação dos resultados possíveis de cada ação = avaliação das consequências -Limites da racionalidade -Indiferença às opções de escolha (impossível ordenar as preferências) -Evidências insuficientes = julgamento das consequências prejudicado 2.Conjunto oportunidades = o que eu posso 3.Ação = melhor reflete 4.Decisão racional = escolhe a que melhor atenda meus critérios Segundo Marquis e Huston (2005) “É um processo cognitivo complexo, frequentemente definido como a escolha de determinada linha de ação”

4 Mas, o quê significa isto
Mas, o quê significa isto? Para Ciampone Kurcgant, 1991 “Decidir significa necessariamente escolher entre uma ou mais alternativas ou opções, com vistas a alcançar um resultado desejado”. Mas, o quê escolher? Como saber que a escolha é certa? Aprender a tomar decisões é fundamental no gerenciamento, é utilizar uma metodologia para entender e analisar uma situação conseguir boas respostas e resultados no final do processo. CIAMPONE (1991 p. 192) chegou às seguintes definições: “decidir significa ir além do momento da escolha, da decisão em si”; “decidir significa necessariamente escolher entre uma ou mais alternativas ou opções, com vistas a alcançar um resultado desejado”.

5 A tomada de decisão, portanto, é um processo que envolve aspectos individuais e sociais, sendo necessário que se tenha uma meta, um objetivo ao qual se pretende chegar, para que então se escolha uma ou mais alternativas para o alcance da proposição. Ainda segundo CUNHA (1991 p. 34), “a tomada de decisão é uma atitude que requer consciência da situação como um todo, seja durante uma fração de segundos, seja num período mais longo” pois o processo decisório começa antes do momento da decisão e termina depois dela.

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7 QUAL PROCESSO? Etapas do Processo Gerencial PLANEJAR Definir objetivos e caminhos para alcançá-los ORGANIZAR Estabelecer meios e recursos necessários para alcançar objetivos DIRIGIR Orientar as atividades CONTROLAR Acompanhar e avaliar o desempenho

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9 Tomada de Decisão: toda ação pressupõe uma ação;
toda ação tem consequências. DECISÃO AÇÃO CONSEQUÊNCIAS Etapas do processo decisório: PERCEPÇÃO DO PROBLEMA = perceber algo fora da normalidade que pode estar ocorrendo, descrever a situação- problema para poder analisá-la racionalmente. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA = diferenciar o que é causa e o que é sintoma; fase de poucas informações, delimitar o problema apenas nas informações descritas.

10 COLETA DE DADOS = obter todas as informações sobre a origem da situação e ouvir
todas as pessoas envolvidas. As informações colhidas de forma detalhada devem ser registradas para posterior análise. ANÁLISE DOS DADOS = destacar as informações relevantes ao problema, tentando “chegar às causas e aos fatores envolvidos na situação-problema”. Pode ser necessária a redefinição do problema segundo as novas informações.

11 Experiências passadas; Hábitos; Rotinas já existentes;
PROCURA DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS = devem-se elaborar quais seriam as várias propostas de solução disponíveis e quais as possíveis consequências de cada uma delas. São aspectos importantes que devem ser considerados nessa fase: Experiências passadas; Hábitos; Rotinas já existentes; Levantamento bibliográfico; Consulta às especialistas; Dinâmicas de grupo com os envolvidos no problema

12 ESCOLHA OU DECISÃO = é a escolha da alternativa e precede a implementação da decisão propriamente dita. IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO = colocar a decisão em prática e avaliá-la. Algumas ações auxiliam e facilitam decisões acertadas: Ter objetivo claramente definido; Realizar cuidadosa coleta de dados; Gerar muitas alternativas; Pensar logicamente em busca de resolução; Após conhecer essas etapas do processo decisório, é possível fazer uma comparação com os PROCESSOS DE ENFERMAGEM E ADMINISTRAÇÃO.

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14 Administrar as Dimensões do Cuidar 1
Administrar as Dimensões do Cuidar 1.Objeto de trabalho: missão, visão e valor 2.Meios de trabalho: observação, levantamento de dados, planejamento, evolução, avaliação, sistema de assistência, procedimentos técnicos, comunicação e interação = força de trabalho, material e métodos de administração 3.Finalidade: prevenção, promoção e recuperação da saúde  Imediata (organizar o trabalho) Mediata (desenvolver condições de realizar as dimensões do cuidar) Objetivos da Administração Eficiência  fazer as coisas corretamente; Eficiente  preocupação com os afins. Você será eficiente a medida que souber dirigir, executar comandos necessários sem cometer barbeiragens ou excessos. Você será eficaz quando souber chegar ao seu destino pelo melhor percurso possível.

15 Na enfermagem não atuamos isoladamente, trabalhamos com outros profissionais, temos que estruturar o nosso trabalho, a nossa ação juntamente com esses trabalhadores. Nosso trabalho tem como finalidade o cuidar, que deve ser entendido como um estar junto, fazer o melhor possível pelo outro, compreendendo procedimentos técnicos, mas também demonstrações de afetividade, paciência, carinho e respeito, dentro de uma concepção ética, valorizando princípios e valores humanos, enfatizando os aspectos criativos, emocionais e intuitivos; se operacionalizando através das dimensões desse cuidar – assistir, gerenciar, ensinar e investigar (WALDOW, 1998).

16 O cuidar envolve fazer escolhas, tomar decisões, seja na dimensão assistir, gerenciar, ensinar ou investigar, assim a todo o momento nós enfermeiros nos vemos frente a situações que exigem um posicionamento. Apesar da tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem fazer parte do cotidiano de trabalho do enfermeiro, muitas vezes as decisões são circunstanciais, pouco fundamentadas, baseadas apenas em hábitos ou rotinas sem explorar variáveis diferenciadas e criativas.

17 Esse fato, segundo Ciampone (1991 p
Esse fato, segundo Ciampone (1991 p. 194) “causa angustias, inseguranças e inquietação que, somadas às ansiedades geradas pelo próprio ambiente de trabalho, levam o profissional a vivenciar situações de permanentes conflitos e insatisfações”. A tomada de decisão em enfermagem é influenciada por padrões, normas e diretrizes, no entanto é importante que estes não sejam seguidos cegamente, usar o pensamento crítico para tomar uma decisão é essencial no momento de reconhecer quando a situação requer soluções criativas.

18 A capacidade para tomar decisões prontamente e de forma adequada não deve ser compreendida como uma habilidade nata, ela pode e deve ser desenvolvido, o que pode ser feito através de exercícios que estimulam a capacidade de tomar decisões (KRON; GRAY, 1994). Nesse sentido, as técnicas e jogos grupais, uma vez que facilitam a participação do grupo, possibilita à tomada de decisões criativas, elas são um meio para que o grupo possa trabalhar melhor, porém elas devem estar inseridas como parte da filosofia de trabalho do serviço de enfermagem (CIAMPONE , 1991).Vejamos então algumas dessas técnicas.

19 A capacidade para tomar decisões prontamente e de forma adequada não deve ser compreendida como uma habilidade nata, ela pode e deve ser desenvolvido, o que pode ser feito através de exercícios que estimulam a capacidade de tomar decisões (KRON; GRAY, 1994). Nesse sentido, as técnicas e jogos grupais, uma vez que facilitam a participação do grupo, possibilita à tomada de decisões criativas, elas são um meio para que o grupo possa trabalhar melhor, porém elas devem estar inseridas como parte da filosofia de trabalho do serviço de enfermagem (CIAMPONE , 1991).Vejamos então algumas dessas técnicas.

20 FIM!!


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