A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os sentidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os sentidos."— Transcrição da apresentação:

1 Os sentidos

2 A GUSTAÇÃO A gustação é um sentido fundamental para o complexo processo alimentar. Sem o paladar, o homem não teria tanto interesse pela comida.

3 FISIOLOGIA E HISTOLOGIA DA GUSTAÇÃO
amargo azedo salgado doce

4 AS PAPILAS LINGUAIS Receptores gustativos – na cavidade bucal, no
dorso da língua, na epiglote, na parede posterior da orofaringe e no palato. Botões ou corpúsculos gustativos – nas paredes das papilas linguais; específicos para a recepção dos estímulos. Têm número variável e renovação celular contínua.

5

6 COMO SE APREENDEM OS SABORES?
Paladar e olfato trabalham conjuntamente para que se possa reconhecer e apreciar os diferentes sabores. A comida entra na boca, estimula os receptores das papilas gustativas. Impulsos nervosos são enviados ao cérebro, que os interpreta como SABOR.

7 COMO SE APREENDEM OS CHEIROS?
As moléculas transportadas pelo ar penetram a fossa nasal, estimulam cílios específicos nas células nervosas. Estas enviam impulsos nervosos para o cérebro que os interpreta. Sabor de um bombom: o cérebro percebe um sabor doce através das papilas gustativas e um aroma agradável de chocolate através da cavidade nasal.

8 A combinação das quatro sensações (azedo, amargo, doce e salgado) permite que se percebam centenas de diferentes sabores

9 O quinto elemento: o gosto do cérebro -Sabor Umami
Bastante utilizado no oriente há mais de 1500 anos, o glutamato está presente em alimentos ricos em proteínas, como carnes em geral (incluindo frutos do mar), cogumelo, ovo, queijos fortes, shoyu, alga kombu, nozes, aspargo, cenoura, ervilha, milho, tomate maduro, cebola – e até no leite materno. Além disso, é encontrado em diversos alimentos industrializados, e realçadores de sabor; estimulando receptores relacionados ao quinto sabor, presentes em várias regiões da língua.

10 Olfato, paladar e memória
Todos nós temos uma memória olfativa, isto é, uma memória de cheiros. É no cérebro que, de fato, estão localizadas as sensações do olfato e também as lembranças.

11

12 Curiosidades: Os botões gustativos diminuem com a idade e as papilas gustativas, que atingem seu clímax de desenvolvimento na puberdade, começam a atrofiar na mulher entre anos e no homem aos 50 anos. As alterações do olfato e do paladar podem estar relacionadas com deformidades nasosseptais, polipose nasal e congestão nasal crônica decorrente de rinites alérgicas e não-alérgicas.

13

14 Audição Através da audição, o organismo se coloca em contato com os estímulos sonoros. O órgão responsável pela audição é a orelha, também chamada órgão vestíbulo-coclear, localizado no osso temporal da caixa craniana. O sistema auditivo é responsável, também, pelas informações relacionadas ao equilíbrio do indivíduo, situando-o no espaço.

15 1) ORELHA EXTERNA A orelha externa é formada pelo pavilhão auditivo e pelo canal auditivo (meato acústico). O pavilhão auditivo é constituído por tecido cartilaginoso recoberto de pele. Funciona como uma caixa acústica, captando o som e encaminhando para o canal auditivo.

16 O canal auditivo (meato acústico) estabelece a comunicação entre o meio externo e a orelha média.
Tem aproximadamente 3 cm de comprimento. É revestido internamente por pêlos e glândulas, que fabricam uma substância gordurosa e amarelada, denominada cerume ou cera. Tanto os pêlos como o cerume retêm a poeira e micróbios que normalmente existem no ar e eventualmente entram no sistema auditivo. Protege a orelha da pressão do ar. Amplifica as vibrações que são transmitidas para a membrana timpânica.

17 2) ORELHA MÉDIA É formada por:
Membrana timpânica (tímpano): membrana fina que separa a orelha externa da orelha média. É a região que recebe as vibrações das ondas sonoras, se movimentando.

18 Martelo, bigorna e estribo: são três ossos pequenos que se articulam entre si, sendo que o martelo recebe as vibrações do tímpano e transfere para a bigorna e o estribo.

19 Tuba auditiva: é um canal que une a orelha à faringe.
Permite a entrada de ar na orelha média. Controla a pressão do ar atmosférico de modo que seja igual dos dois lados do tímpano.

20

21 3) ORELHA INTERNA OU LABIRINTO
É formada por: Canais semicirculares: pequenos tubos preenchidos por líquido e localizam-se na paste posterior do labirinto. Eles estão orientados nas três dimensões do espaço e sua função está relacionada ao equilíbrio. não tem função auditiva, mas são importantes na manutenção do equilíbrio do corpo.

22 Cóclea (Caracol): localiza-se na parte anterior ao labirinto e é constituída por três tubos: rampas timpânicas, rampas média ou coclear e rampa vestibular. Estes tubos estão separados por membranas e preenchidas por líquidos diferentes. Cada membrana têm sua função definida.

23

24 Vestíbulos: No interior do vestíbulo existem células nervosas relacionadas com o nervo auditivo.

25 Nervos auditivos: São formados pelos nervos Vestibular e Coclear.
São eles que transmitem os impulsos nervosos aos centros auditivos do tronco encefálico e atingem o cérebro.

26

27

28 MEMORIA AUDITIVA É a capacidade de registrar sons.
Isso acontece porque o Sistema Nervoso Central (SNC) consegue armazenar os sons recebidos. Assim ao ouví-los novamente, podemos identificá-los. A memória auditiva nos permite identificar e / ou reconhecer diversos tipos de sons.

29 Doenças Presbiacusia (perda da audição pela idade);
Perfuração do tímpano; Labirintite (labirintopatia)


Carregar ppt "Os sentidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google