A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nádia Fátima Gibrim gibrim@hotmail.com Lipídios Nádia Fátima Gibrim gibrim@hotmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nádia Fátima Gibrim gibrim@hotmail.com Lipídios Nádia Fátima Gibrim gibrim@hotmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Nádia Fátima Gibrim gibrim@hotmail.com
Lipídios Nádia Fátima Gibrim

2

3 Substâncias caracterizadas pela sua baixa
DEFINIÇÃO Substâncias caracterizadas pela sua baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos. Suas propriedades físicas refletem a natureza hidrofóbica das suas estruturas químicas.

4 Lipídios Os lipídios são produto de reações orgânicas, portanto acontecem em organismos vivos. São também conhecidos como triglicerídeos.

5

6 São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas, sendo todos sintetizados a partir da acetil-CoA. Justamente por serem insolúveis, os Lipídios são fundamentais para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o extracelular, francamente hidrófilos. Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os Lipídios, existindo, entretanto, alguns Lipídios que são sintetizados unicamente pelos vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos Ácidos Graxos essenciais.

7 A hidrólise ácida dos triacilglicerídios leva aos correspondentes ácidos carboxílicos - conhecidos como ácidos graxos. Este é o grupo mais abundante de lipídios nos seres vivos, e são compostos derivados dos ácidos carboxílicos. Este grupo é geralmente chamado de lipídios saponificáveis, porque a reação destes com uma solução quente de hidróxido de sódio produz o correspondente sal sódico do ácido carboxílico, isto é, o sabão.

8 De acordo com o tipo de ligação: saturados e insaturados.
Os insaturados (que contém tais ligações) são facilmente convertidos em saturados através da hidrogenação catalítica (este processo é chamado de redução). A presença de insaturação nas cadeias de ácido carboxílico dificulta a interação intermolecular, fazendo com que, em geral, estes se apresentem, à temperatura ambiente, no estado líquido; já os saturados, com uma maior facilidade de empacotamente intermolecular, são sólidos. A margarina, por exemplo, é obtida através da hidrogenação de um líquido - o óleo de soja ou de milho, que é rico em ácidos graxos insaturados.

9 Os fosfolípideos são ésteres do glicerofosfato - um derivado fosfórico do glicerol. O fosfato é um diéster fosfórico, e o grupo polar do fosfolipídio. A um dos oxigênios do fostato podem estar ligados grupos neutros ou carregados, como a colina, a etanoamina, o inositol, glicerol ou outros. Fostatidilcolinas: chamadas de lecitinas.

10

11

12 Classificação Muitas classificações são propostas dependendo do ponto de vista, se químico ou biológico. Todas as classificações propostas baseiam-se em características comuns às diversas moléculas de Lipídios existentes na natureza, sendo apenas uma forma didática de agrupá-las. Uma das classificações divide os lipídios em 2 grupos: com e sem ác. graxo na composição..

13 Os Lipídios com Ácidos Graxos em sua composição são saponificáveis, pois reagem com bases formando sabões. São as biomoléculas mais energéticas, fornecendo acetil-coA para o ciclo de Krebs. 1) Acilgliceróis (glicerídeos): compostos por 1 a 3 moléculas de Ácidos Graxos estereficado ao glicerol, formando mono, di ou tri-acil-gliceróis (mono, di ou triglicerídeos. 2) Ceras: Ácidos Graxos de 16 a 30C e álcool mono-hidroxilíco de 18 a 30C. 3) FosfoLipídios: Ácidos Graxos + fosfato 4) EsfingoLipídios: ácido graxo + esfingosina 5) GlicoLipídios: ácido graxo + glicerol + açúcar

14

15

16 LIPÍDIOS Saturados Monoinsaturados Poliinsaturados Cadeia curta Cadeia longa Ômega 6 Ômega 3 Ômega 9 Linoléico Milho Algodão Soja Açafrão Girassol Linolênico Linhaça Óleo de pescado Atum Macarel Salmão Arengue C6-C12 Babaçu Coco Palmiste Tucum Cuphea Óleos de amêndoas C14-C24 Cacau Leite Banha Sebo Dendê Oliva Canola Açafrão Girassol

17

18 Ácidos graxos Ácidos Graxos - são cadeias de C e H ligados, terminado em um grupo carboxila em uma terminação e um grupo metil na outra. São classificados como: Ácidos Graxos saturados (SFA) Estão concentrados em alimentos animais como a carne bovina, frango, porco, laticínios) e alimentos vegetais (palmeira e sua semente e óleo de coco). Ácidos Graxos monoinsaturados (MUFA) Ácido oléico: Azeite, óleo de canola, óleo de amendoim, amendoins, nozes peçã, amêndoas e abacate.

19 Ácidos Graxos poliinsaturados (PUFA)
Predominante na dieta é o ácido linoléico. Sementes vegetais e os óleos que eles produzem. Os óleos de coco, palmeira e manteiga de cacau são pobres nesse ácido. Existem duas principais famílias desse grupo de Ácidos Graxos: ômega 3 e ômega 6. Exercem muitas funções no organismo, sendo também indicados no tratamento de muitas doenças: esclerose múltipla, artrite reumatóide e dermatite atípica, assim como na prevenção de aterosclerose.

20 Ácidos Graxos trans ou cis
É uma forma diferente na posição dos hidrogênios nas cadeias dos MUFA´s. Estão presentes nas margarinas que são preparadas na forma de hidrogenação (transformação de óleos líquidos em semi- sólidos e mais estáveis, como as margarinas, frituras comercializadas, produtos de panificação, ricos em gorduras e lanches salgados. Colesterol Componente essencial das membranas estruturais de todas as células dos mamíferos, é o principal componente do cérebro e das células nervosas.

21

22

23

24

25

26

27

28


Carregar ppt "Nádia Fátima Gibrim gibrim@hotmail.com Lipídios Nádia Fátima Gibrim gibrim@hotmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google