A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTIFÓLIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTIFÓLIO."— Transcrição da apresentação:

1 PORTIFÓLIO

2 Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Campina Grande-PB Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID – Subprojeto de Geografia Bolsista: Fernando Florencio da Silva Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professor Supervisor: Giusepp Cassimiro da Silva Escola Participante: São Sebastião Turno: Tarde

3 Sumário INTRODUÇÃO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA HISTÓRICO INTERVENÇÕES
CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 INTRODUÇÃO O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB está presente na E. E. E. F. M. São Sebastião, 2014, que localiza-se no bairro alto branco na cidade de Campina Grande-PB. O objetivo deste programa é contribuir para o desenvolvimento dos alunos de graduação em licenciatura, de forma que, antes mesmo de se formarem possam iniciar a prática docente em escolas públicas, por meio de intervenções e projetos planejados com professores titulares, aumentando ainda mais os resultados em sala de aula.

5 APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

6 HISTÓRICO A Escola do Conjunto Social São Sebastião foi fundada pelo Pe. José Bonifácio no dia 04 de março de 1963, conforme Estatuto Publicado em Diário Oficial do estado, de 14 de Setembro de Nesta época, além da escola, funcionavam, no mesmo prédio, uma cooperativa, uma escola de arte-culinária da fundação José Américo de Almeida, bem como um artesanato, um ambulatório, um clube social e teatro.

7 INTERVENÇÕES ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO UM RECURSO DIDÁTICO (PROJETO).

8 INTRODUÇÃO A TEMÁTICA CLIMAS.
DESENVOLVIMENTO

9 DESENVOLVIMENTO Discutindo as diferenças entre TEMPO e CLIMA.
Ao final solicitamos uma pesquisa sobre a indústria da seca com o propósito introdutório sobre as questões do SEMIÁRIDO.

10 A BIBLIOTECA

11 DESNVOLVIMENTO UM ESPAÇO DIFERENTE ONDE EMANA INFORMAÇÃO: A BIBLIOTECA. NESTA AULA A DISCUSSÃO FOI SOBRE O PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NATURAL E COMO A AÇÃO DO HUMANA PODE ACELERÁ-LO. FORAM UTILIZADOS RECURSOS COMO: MAPAS, ATLAS, LIVROS, ETC.

12 DESENVOLVIMENTO A partir da discussão sobre os processos de desertificação, ampliamos o conhecimento sobre os fatores climáticos que influenciam os diferentes climas, tais como altitude, latitude, continentalidade, entre outros. Em seguida, abrimos as discussões sobre possíveis soluções para amenizar as consequências da seca no nordeste brasileiro. Os alunos foram muito participativos, destacando suas opiniões. Foi verificado também, a participação de alguns alunos que anteriormente se mostravam um pouco “apáticos”, mostrando um relativo crescimento de suas posições criticas a respeito das temáticas propostas, dando suas opiniões e indagando situações que por sua vez se mostram frequentes no cenário político e social do Brasil, mais especificamente da Região Nordeste. Ao final fizemos uma relação sobre o que foi discutido, com os trabalhos sobre a “indústria da seca”. E solicitamos mais uma pesquisa sobre o “Projeto um milhão de cisternas”.

13 DESENVOLVIMENTO O SEMIÁRIDO EM QUESTÃO
NESTA ETAPA DISCUTIMOS ALGUMAS CARACTERISTICAS FÍSICAS E SOCIAIS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O LUGAR, ALÉM DAS POSSIBILIDADES DE CONVIVÊNCIA NESTA REGIÃO.

14 DESENVOLVIMENTO O CORDEL É UM ÓTIMO RECURSO!
APRESENTAÇÃO, DEMOSNTRAÇÃO E SUJESTÃO PARA LEITURA DE ALGUMAS LITERATURAS DE CORDEL NA SALA.

15 DESENVOLVIMENTO A UTILIZAÇÃO DO CORDEL NA AULA: DISCUTINDO O SEMIÁRIDO. É NESTA ETAPA EM QUE AS DISCUSSÕES TORNAM-SE POSSÍVEIS ATRAVEZ DA LEITURA DE ESTROFES DA LITERATURA DE CORDEL E ESPOSIÇÃO DAS IDEIAS DOS ALUNOS.

16 DESENVOLVIMENTO O CONHECIMETO COTIDIANO TAMBÉM É IMPORTANTE! Conforme o andamento do projeto, procuramos despertar a capacidade crítica dos discentes para exporem suas opiniões sobre a temática, com intuito no desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem.

17 DESENVOLVIMENTO Outro recurso didático: vídeo
Tendo em vista ampliar o conhecimento a cerca da temática buscou-se utilizar outros recursos disponíveis além da literatura de cordel, neste dia a aula foi desenvolvida a partir da análise do documentário Colher água, plantar vida ASA (Articulação no Semiárido).

18 ENSINO DE GEOGRAFIA: SEM AULA DE CAMPO NÃO DÁ!

19 VISITA AO MUSEU DE ARTE POPULAR DA PARAÍBA “0 MUSEU DOS TRÊS PANDEIROS”
O objetivo de nosso estudo no Museu de Arte Popular d Paraíba conhecer um dos maiores acervos de literatura de cordel da américas, e todos os objetos da cultura nordestina que estão disponíveis no Museu

20 CORDÉIS

21 CULTURA E TÉCNOLOGIA

22 MUSEU DO ALGODÃO No Museu do Algodão o objetivo foi observar a importância historiográfica do algodão para a cidade de Campina Grande-PB, que por um determinado período dominou a indústria da cidade, principalmente com a chegada do trem em 1907.

23 Maquinário

24 CONHECENDO O CICLO DO ALGODÃO

25 MUDANÇAS CLIMÁTICAS (2° INTERVENÇÃO)

26 Aulas expositivas argumentativas sobre a temática proposta.
Aulas expositivas argumentativas sobre a atmosfera e as massas de ar que influenciam o clima brasileiro, a partir de visualizações de mapas. Aulas expositivas argumentativas sobre a degradação do meio ambiente e poluição ambiental, a partir de analise vídeo. Aula expositiva argumentativa sobre efeito estufa e aquecimento global, a partir de analise de vídeo.

27 APRESENTAÇÕES: UMA LINHA TÊNUE ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O POPULAR

28 Apresentação dos trabalhos em forma de maquete, vídeos e painéis, sobre as temáticas que foram estudadas. A observação in loco da turma é de extrema importância, pois a partir de uma analise é possível conhecer aptidões que alguns alunos possuem, e a partir dessas aptidões, desenvolver trabalhos avaliativos que melhor se adequem ao educandos. Nesta perspectiva propomos diversas formas avaliativas para que os alunos apresentassem seus conhecimentos, tais como: maquete, vídeo e painel.

29 EFEITO ESTUFA: MAQUETE
A maquete do efeito estufa funciona como uma pequena estufa e demonstra de uma maneira simples que o líquido retido dentro da estufa aquece muito mais rápido do que o que está do lado de fora, essa simulação retrata praticamente o mesmo esquema Sol-Atmosfera.

30 AQUECIMENTO GLOBAL: PAINEL
A apresentação em painel foi feita a partir de cartolina e desta forma os alunos puderam expor através de figuras seus conhecimentos sobre o aquecimento global.

31 POLUIÇÃO AMBIENTAL: VÍDEOS
Ambos os vídeos retratam a problemática da poluição ambiental que compõem: poluição do solo; da água; e do ar. As imagens foram feitas na cidade de Campina Grande – PB, cidade onde grande parte da turma reside, o que torna os vídeos mais interessantes, pois há uma maior relação do conteúdo ao cotidiano vivenciado pelo discente. Vídeo 1: Vídeo 2:

32 CONSIDERAÇÕES FINAIS A experiência adquirida a partir do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, demonstra que é de extrema importância a inserção na escola, antes mesmo de terminar o curso, para o licenciando, desde que tenhamos as dividas instruções e um acompanhamento adequado, desta forma pude aprender muito sobre a realidade escolar e desenvolver ainda mais as aprendizagens adquirida na universidade.


Carregar ppt "PORTIFÓLIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google