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Gildo de Almeida Leonel

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Apresentação em tema: "Gildo de Almeida Leonel"— Transcrição da apresentação:

1 Gildo de Almeida Leonel
Gestão da Informação Gildo de Almeida Leonel

2 Conceito de indicador

3 Quais os indicadores que uma organização deve ter?
O sistema de informação da empresa é provido de indicadores que: induzem a estratégia em toda a organização Quais os indicadores que uma organização deve ter? Por que determinados indicadores e não outros?

4 O que é um indicador?

5 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Indicador é um sinalizador, isto é, uma variável que pode assumir um número infinito de valores correspondentes a possíveis ações . “Indicadores podem ser interpretados como observações”, ou sejam: expressam medidas. Pode-se conceituar indicador como um denotador operacional do estado de algum objeto. Um objeto pode ser descrito pelos seus atributos, atributos estes que se desdobram em parâmetros.

6 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Atributo: proporcionalidade estética; Parâmetros: busto, cintura, quadris e estatura Os parâmetros são aplicados para obter a proporcionalidade estética de misses. Ficou famoso o caso da candidata brasileira Martha Rocha, ao título de Miss Universo em Para os juízes era necessário que os parâmetros busto e quadris fossem iguais. A brasileira tinha 36 polegadas de busto, 24 de cintura e 38 de quadris. Os valores 36, 24 e 38 são quantificadores de parâmetros, e, portanto, indicadores.

7 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Objeto: Salão de um restaurante Atributo: Ambiente agradável; Parâmetros: Silêncio (medir em decibéis); Temperatura (medir em graus) Comodidade Medidas ergonométricas das cadeiras e mesas; Questionário de opinião e atitude;

8 Objeto 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Um objeto, no sentido mais comum é tudo o que é manipulável ou manufaturável; é qualquer coisa, é qualquer peça ou artigo. O conceito ampliado de objeto abarca não apenas coisas materiais, mas também fatos, fenômenos, eventos. Para Durkheim, tratar certos fatos como coisas é abordar o seu estudo partindo do princípio de que se desconhecem por completo e que as suas propriedades características.

9 Objeto 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Um objeto é, desta forma, algo tangível ou intangível passível de ser observado e descrito.

10 Atributos 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Como se descreve um objeto? Como se descreve uma casa? Como você se descreve?

11 Atributo é um descritor direto de objeto.
7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores Atributos Para se descrever adequadamente um objeto se faz uso de atributos, obviamente atributos que sejam adequados à sua descrição. O conjunto de atributos adequado para descrever um objeto varia do contexto de observação, varia da forma como pretendemos ver ou analisar o objeto. Atributo é um descritor direto de objeto.

12 Parâmetros 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Alguns atributos não podem ser expressos de forma direta pois envolvem sub-atributos. Atributo: dimensão da sala comprimento, largura, altura.

13 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Objeto: funcionário Atributo: Nível de comprometimento com o trabalho (NC) Aceitação de responsabilidade; (AR) Assiduidade; (AS) Cooperação; (CO) Iniciativa (IN) Expressos por uma nota de 1 a 10

14 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Objeto: funcionário Atributo: Nível de comprometimento com o trabalho (NC) NC= 0,4 AR + 0,1 AS + 0,2 CO e 0,3 IN

15 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores

16 Parâmetro é um descritor funcional de objeto.
7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores Parâmetros Parâmetro é um descritor funcional de objeto. Na medida em que está associado a alguma função (equação) na qual cumpre o papel de parâmetro. NC= 0,4 AR + 0,1 AS + 0,2 CO e 0,3 IN

17 Métricas 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Ter parâmetros não é suficiente: é necessário que a eles sejam atribuídos valores, medidas, pois só as medidas permitem comparações e o gerenciamento. Métrica pode ser definida como a definição e atribuição de medida a um parâmetro.

18 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores

19 Métrica é uma quantificadora de parâmetros.
7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores Métricas NC= 0,4 AR + 0,1 AS + 0,2 CO e 0,3 IN O valor 4 do parâmetro AR indica, aponta, que o nível de aceitação de responsabilidade de Álvaro, numa escala de 1 a 10, é 4 Métrica é uma quantificadora de parâmetros.

20 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
Moura afirma que indicadores referem-se às informações numéricas que quantificam (medem) as dimensões de entrada, saída e de desempenho de processos, produtos e da organização como um todo.

21 é uma métrica associada a um parâmetro.
7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores Indicadores Moura afirma que indicadores referem-se às informações numéricas que quantificam (medem) as dimensões de entrada, saída e de desempenho de processos, produtos e da organização como um todo. Porém Indicador não é apenas medida (ou métrica). É algo mais: é uma métrica associada a um parâmetro.

22 é uma métrica associada a um parâmetro.
7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores Indicadores Moura afirma que indicadores referem-se às informações numéricas que quantificam (medem) as dimensões de entrada, saída e de desempenho de processos, produtos e da organização como um todo. Porém Indicador não é apenas medida (ou métrica). É algo mais: é uma métrica associada a um parâmetro.

23 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
O que a medida cm3 indica?

24 7.1 - Objeto, atributos, parâmetros, métricas e indicadores
O que a medida cm3 indica? Cilindrada cm3 Volume líquido 1840 cm3 Indicador = métrica + parâmetro.

25 7.2 - Conceito de indicador organizacional
Organização: termo usado frequentemente na sociologia ou em todas as ciências sociais, para designar uma unidade complexa, constituída de elementos ou partes que se coordenam, que se articulam e agem de concerto e em correspondência com um ou mais de um gênero de funções ou de atividades humanas

26 7.2 - Conceito de indicador organizacional
Uma empresa é uma organização social e, neste sentido, o conceito de indicador social para organizações mais amplas, pode ser adequadamente ajustado. Indicador social: a definição operacional ou parte da definição operacional de qualquer dos conceitos que são centrais para a geração de um sistema de informações descritivo do sistema social.

27 7.2 - Conceito de indicador organizacional
Os indicadores são parte de um sistema de informação que é usado pelos responsáveis para compreender e avaliar as partes do sistema social sobre as quais exercem algum poder. Ex: Produtividade é um objeto predominantemente intangível que pode ser traduzido em termos mensuráveis: toneladas/homem.ano ou vendas/homem.ano

28 7.2 - Conceito de indicador organizacional
Quantificador de parâmetros referentes às partes interessadas da organização, importantes ou potencialmente importantes para o sistema de informações usado para compreender, avaliar e gerir a organização.

29 7.2 - Conceito de indicador organizacional
As partes interessadas da organização envolvem todas as pessoas físicas ou jurídicas que, de algum modo, possuem relação direta ou indireta com a organização. São partes interessadas, ou stakeholders: funcionários, fornecedores, acionistas, consumidores, concorrentes, oponentes, sindicatos, coletividade, governo, organizações não governamentais, órgãos da imprensa etc.

30 7.2 - Conceito de indicador organizacional
As partes interessadas da organização envolvem todas as pessoas físicas ou jurídicas que, de algum modo, possuem relação direta ou indireta com a organização. São partes interessadas, ou stakeholders: funcionários, fornecedores, acionistas, consumidores, concorrentes, oponentes, sindicatos, coletividade, governo, organizações não governamentais, órgãos da imprensa etc.

31 Exercícios Pode-se chamar de objeto algo intangível, como um serviço? Explique. Qual a função dos atributos e parâmetros? O Que é um indicador? Qual a diferença entre indicador e indicador organizacional?

32 Tipologia de indicadores

33 8.1 - Tipologia de indicadores
Classificar um dado objeto tipologicamente depende apenas da criatividade do autor, já que inúmeras são as possibilidades. Qualquer abordagem tipológica privilegia um ou outro aspecto. Imagine-se as possíveis classificações de veículos. Podem ser classificados quanto ao meio de locomoção predominante: ar, terra, mar. Se considerarmos os veículos de terra poderemos dividi-los em inúmeras categorias: ano de fabricação, país de origem, destino predominante (passeio, carga, movimentação de terras ) etc.

34 8.1 - Tipologia de indicadores
Referente a indicadores destaca-se a sua utilização e quanto à sua importância relativa para a empresa.

35 8.1 - Tipologia de indicadores
Os indicadores podem ser considerados quanto á perspectiva com que observam o objeto: perspectiva monetária ($), perspectiva de qualidade (Q) e perspectiva de tempo (t).

36 8.1 - Tipologia de indicadores
Os indicadores podem ser considerados quanto á perspectiva com que observam o objeto: perspectiva monetária ($), perspectiva de qualidade (Q) e perspectiva de tempo (t).

37 8.1 - Tipologia de indicadores
Os indicadores podem ser considerados quanto á perspectiva com que observam o objeto: perspectiva monetária ($), variáveis monetárias, seja de custo, preço; perspectiva de qualidade (Q) e perspectiva de tempo (t).

38 8.1 - Tipologia de indicadores
Os indicadores podem ser considerados quanto á perspectiva com que observam o objeto: perspectiva monetária ($), variáveis monetárias, seja de custo, preço; perspectiva de qualidade (Q) e denotadores de excelência perspectiva de tempo (t).

39 8.1 - Tipologia de indicadores
Os indicadores podem ser considerados quanto á perspectiva com que observam o objeto: perspectiva monetária ($), variáveis monetárias, seja de custo, preço; perspectiva de qualidade (Q) e denotadores de excelência perspectiva de tempo (t). 1) comodidade; 2) gentileza; 3)variedade; 4) atenciosidade; 5) segurança; 6) rentabilidade; 7) precisão; 8) efetividade; 9) lealdade; 10) agilidade 11) maleabilidade; 12) conformidade; 13) imagem; 14) responsabilidade; 15) competência; 16) empatia; 17) desempenho; 18)comprometimento; 19) produtividade; 20) motivação; 21) envolvimento; e 22) participação

40 8.1 - Tipologia de indicadores
Os indicadores podem ser considerados quanto á perspectiva com que observam o objeto: perspectiva monetária ($), variáveis monetárias, seja de custo, preço; perspectiva de qualidade (Q) e denotadores de excelência perspectiva de tempo (t).

41 8.1 - Tipologia de indicadores
Os indicadores podem ser considerados quanto á perspectiva com que observam o objeto: perspectiva monetária ($), variáveis monetárias, seja de custo, preço; perspectiva de qualidade (Q) e denotadores de excelência perspectiva de tempo (t). Aspectos temporais

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44 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto ao vínculo com outros indicadores Lógicos: (com existência de vínculo) Desvinculados: (sem existência de vínculo mas, necessariamente, tendo uma falsa relação causal)

45 8.1 - Tipologia de indicadores

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47 Marisa Paixão (2000) aborda a correlação entre personalidade do executivo e o sucesso da empresa.e averiguou variáveis tais como agressividade, extroversão, meticulosidade, permissividade social e submissão. Pesquisa semelhante poderia mostrar que a quantidade de casamentos do principal executivo poderia efetivamente ser um indicador desvinculado. Mas o vínculo entre essas duas variáveis seria direto mesmo que houvesse uma explicação para tal.

48 Pesquisadores afirmam que “é possível concluir que o indicador de lucro/investimento total prevê o comportamento do indicador de eficiência no mês seguinte” Este é um exemplo típico de indicador desvinculado: há uma associação entre as duas variáveis (lucro/investimento total)t e (eficiência)t+1 mas o vínculo entre elas é não-causal.

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50 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto ao objetivo

51 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto ao objetivo Vantagem Competitiva

52 Os indicadores competitivos mais importantes são, desta forma os associados ou derivados de projetos destinados a implementar estratégias ou os associados ou derivados de processos que se constituem em fatores críticos de sucesso Um Sistema de Informação Competiviva trabalhará com esses indicadores.

53 O sistema de informação competitiva concentra-se em três pontos:
1) na vantagem competitiva que requer certos 2) fatores-chave de sucesso (fontes da vantagem competitiva), cada um deles apoiado por um 3) grupo de informação composto por: base de dados que contém a informação necessária para alcançar um determinado fator-chave de sucesso e por aplicativos destinados a distribuir a informação.

54 A aplicação de um sistema de informação competitiva deve estar associada à vantagem competitiva que a empresa possui, pretende conquistar ou manter, e, mais especificamente, aos fatores-chave dessa vantagem competitiva, isto é, às causas da vantagem competitiva. Já o Sistema de Informação operacional deve prover indicadores destinados a manter e operar a empresa.

55 A aplicação de um sistema de informação competitiva deve estar associada à vantagem competitiva que a empresa possui, pretende conquistar ou manter, e, mais especificamente, aos fatores-chave dessa vantagem competitiva, isto é, às causas da vantagem competitiva. Já o Sistema de Informação operacional deve prover indicadores destinados a manter e operar a empresa.

56 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto ao tipo de objeto no fluxo organizacional Numa organização os indicadores podem estar associados a parâmetros descritores de objetos de input, de output ou de processo. Entrada Processo Sáida

57 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto ao tipo de objeto no fluxo organizacional indicadores descritivos que fornecem dados sob a forma de medidas de insumos (inputs) Entrada

58 8.1 - Tipologia de indicadores
Indicadores de input associados a objetos que entram na organização: Qualidade da matéria prima; Índice de defeitos da matéria prima; Prazo de entrega dos fornecedores; Desempenho de fornecedores de serviço de manutenção; Índice de lotes entregues com atraso; e Quantidade de horas paradas por falta de energia elétrica.

59 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto ao tipo de objeto no fluxo organizacional indicadores de fluxo (throughput) Processo

60 8.1 - Tipologia de indicadores
Indicadores de processo associados a objetos referentes aos processos organizacionais: Produtividade operacional Redução de resíduos (ou perda de matéria prima) Redução de custos por inovações ou melhorias; e Tempo de ciclo do processo.

61 Sáida 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto ao tipo de objeto no fluxo organizacional indicadores descritivos de produto (output), isto é, medidas dos produtos finais dos processos; Sáida

62 8.1 - Tipologia de indicadores
Indicadores de output associados a objetos que saem da organização: Número de reclamações de consumidores; Satisfação do consumidor; Qualidade do produto; Índice de defeitos do produto; Prazo de entrega aos consumidores; e Índice de lotes entregues com atraso.

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64 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à responsabilidade Os indicadores quanto à responsabilidade podem ser divididos pelas funções ou subfunções organizacionais. Um indicador é de responsabilidade de uma função ou subfunção quando o responsável por tal função tem autoridade sobre os meios que necessita para o resultado.

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66 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à responsabilidade Há que se observar, entretanto, que os indicadores sob responsabilidade de Finanças não são aqueles que usualmente se chama de indicadores financeiros apenas porque são expressos em moeda. Indicadores sob responsabilidade de Finanças são indicadores cuja responsabilidade pelo resultado é atribuída ao gestor de Finanças. Indicadores que envolvem duas ou mais funções são de responsabilidade da Alta Administração.

67 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à relação dos objetos Os indicadores descritivos estão associados a objetos desvinculados de qualquer relação causa-efeito; Os indicadores avaliativos ou normativos, expressam uma conclusão ou possibilita que se extraia uma conclusão sobre a relação entre dois ou mais objetos.

68 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à relação dos objetos Indicadores descritivos descrevem objetos desvinculados de qualquer relação causa-efeito: Receitas no período; Despesas no período; Média do patrimônio líquido no período.

69 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à relação dos objetos Indicadores normativos ou avaliativos permitem extrair uma conclusão envolvendo a relação de dois ou mais objetos: Retorno sobre investimento = (receitas no período menos despesas no período) / média do patrimônio líquido no período. Crescimento das vendas = Vendas no período T1 / Vendas no período T0.

70 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua utilização Indicadores informativos: pretendem descrever a organização e as mudanças que acontecem nela. Geralmente são estatísticas sujeitas a uma produção regular, como uma série temporal, e que podem ser desmembradas por variáveis relevantes. Dados anuais sobre RSI (Retorno sobre investimento), volume de vendas, clientes cadastrados etc.

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72 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua utilização Indicadores preditivos que são indicadores informativos que se adaptam a modelos formais, capazes de proporcionar variáveis que tentam prever níveis potenciais futuros.

73 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua utilização Indicadores preditivos: Nos seis primeiros meses do ano, as vendas reais dos supermercados brasileiros aumentaram 6,79 % ante igual intervalo em Se considerado apenas o mês de junho, houve alta de 6,68 % sobre um ano antes. Com o resultado acumulado no ano, a entidade elevou a previsão de vendas do setor no fechado de 2012 para crescimento de cerca de 5 %. Anteriormente, a previsão era de aumento de 3,5 a 4 %.

74 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua utilização Indicadores orientados para o problema que apontam para situações organizacionais específicas, como, por exemplo, índice de refugos, número de reclamações de clientes etc. Os indicadores orientados para o problema (existente ou potencial) são essencialmente indicadores operativos, isto é, indicadores de processos. .

75 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua utilização Indicadores de avaliação de programa que mostram o progresso e a eficácia da organização quanto aos programas referentes às suas metas de sobrevivência. São portanto indicadores referentes a projetos.

76 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua utilização Indicadores de delineamento de alvos que são indicadores que descrevem características de objetos úteis para identificar metas a alcançar. Os indicadores delineamento de alvos podem ser considerados bemchmarks, isto é, indicadores de líderes usados para comparação.

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78 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à forma de medir Indicadores quantitativos e Indicadores qualitativos Parâmetros como produção que pode ser expressa pela quantidade de itens produzidos são quantitativos; Já a satisfação de clientes ou o nível de comprometimento (NC) dos funcionários, ou qualquer dos seus componentes já vistos acima (aceitação de responsabilidade (AR), assiduidade (AS), cooperação (CO) e iniciativa (IN)), são essencialmente qualitativos.

79 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Estático ou dinâmico Diz-se dinâmico quando se associa à mudança de estado de uma variável. Os indicadores estáticos, dentro de um período de tempo razoavelmente grande tendem a ser constantes.

80 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Estático Por exemplo: a capacidade máxima teórica de uma planta; a distância da planta a um determinado centro de consumo; a quantidade de filiais.

81 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Dinâmico indicadores de desempenho indicadores de atividades.

82 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Indicadores de desempenho Possuem algumas características importantes : a) devem induzir a estratégia em toda a organização;

83 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Indicadores de desempenho Possuem algumas características importantes : b) devem ser adequados para responder ao gestor se ele está ou não atingindo suas metas;

84 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Indicadores de desempenho Possuem algumas características importantes : c) devem induzir os comportamentos desejados nos funcionários ou outros prestadores da empresa;

85 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Indicadores de desempenho Possuem algumas características importantes : d) devem expressar o que deve ser feito;

86 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Indicadores de desempenho Possuem algumas características importantes : e) devem informar às pessoas como elas estão se saindo (individualmente e em grupo); devem comunicar os resultados das ações realizadas (projetos e processos);

87 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Indicadores de desempenho Possuem algumas características importantes : f) devem estimular a melhoria contínua;

88 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Indicadores de desempenho Possuem algumas características importantes : g) devem reduzir a dissonância de focos desentendimentos quanto ao que é ou não importante; e devem disseminar o uso universal de conceitos (linguagem comum).

89 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à sua natureza Na implementação de indicadores de desempenho se deve considerar alguns dos seguintes princípios: relevância: o indicador deve estar associado aos objetivos da Organização; oportunidade: o indicador deve estar disponível em tempo oportuno para a tomada de decisão; validade: é verdadeiro; unicidade: não é redundante;

90 8.1 - Tipologia de indicadores
acurácia: concorda com a realidade, isto é: expressa o que verdadeiramente ocorre; desdobramento: evidencia o nível de detalhamento ou de generalização da informação pretendida; amplitude: insere informações relativas ao universo observado; histórico: expõe cronologicamente as informações permitindo análise comparativa; comparabilidade: estabelece confronto entre o real e o previsto; incidência: reflete a propensão com base em informações históricas; previsibilidade: consolida informações e possibilita antever tendências; sensibilidade: identifica variações; frequência: gera informações periodicamente; proximidade: é de fácil acesso para o usuário; e manuseamento: simples e inteligível por parte de todos os usuários.

91 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à amplitude Quanto à sua amplitude os indicadores podem ser sociais ou privados. O indicador social tem uma macro-amplitude e refere-se a uma unidade política

92 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à amplitude Os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento, por parte do poder público e da sociedade civil, das condições de vida e bem estar da população e permitem o aprofundamento da investigação acadêmica sobre a mudança social e os determinantes dos diferentes fenômenos sociais.

93 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à amplitude indicadores de saúde (porcentual de crianças nascidas com peso adequado), os educacionais (escolaridade média da população de 15 anos ou mais, por exemplo), os de mercado de trabalho (rendimento médio real do trabalho, etc), os demográficos (taxa de mortalidade etc), os habitacionais (densidade de moradores por domicílio etc.), os de segurança pública e justiça (roubos à mão armada por 100 mil habitantes etc.), os de infra-estrutura urbana (porcentual de domicílios com esgoto sanitário ligado à rede pública etc.) e os de renda e desigualdade (nível de pobreza etc.).

94 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à amplitude Os indicadores privados são os referentes a uma dada organização.

95 8.1 - Tipologia de indicadores
Quanto à constituição Quando à composição os indicadores podem ser simples ou compostos. Os indicadores compostos são obtidos pela combinação de dois ou mais indicadores. O indicador simples é obtido de forma direta.

96 8.1 - Tipologia de indicadores
Exercícios Classifique dentro de alguma tipologia, os seguintes indicadores: Rotatividade do pessoal; Índice de Liquidez; Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante) Vendas do mês; Compra projetadas para o próximo bimestre


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