A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Sub-Projeto de Geografia Assis Chateaubriand Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva Profª Supervisora: Ms. Juliana Nóbrega Profª Coordenadora: Drª Josandra Melo Portfólio Digital

2

3 1º Semestre do Ano Letivo: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Escola Estadual Assis Chateaubriand, Campina grande - PB

4 Apresentação Fotográfica da Escola

5 A Geografia e o desafio do uso de novas Práticas e Metodologias na Formação do Professor
Ensinar hoje é diferente do que era há vinte anos. Fundamentalmente, porque não tem a mesma dificuldade trabalhar com um grupo de crianças ou adolescentes, homogeneizadas pela seleção ou enquadradas a 100% as crianças de um país, com os 100% de problemas sociais que essas crianças/adolescentes levam consigo Daí o desencanto que atingem muito professores, que não souberam redefinir o seu papel perante esta nona situação. Este mesmo sentimento de sentimento de desencanto afeta hoje muito professores, quando comparam a situação de ensino há alguns anos atrás coma realidade cotidiana das escolas em que trabalham. O sentimento de insegurança esta na origem do cepticismo e da recusa dos professores em relação às novas políticas de reforma educativa. (NÓVOA, 1999, p.96).

6 1ª Semana na Escola Estadual Assis Chateaubriand (3º Ano “B” Tarde) Dia 23-04-2014
A turma é formada por apenas 10 alunos e nosso 1º encontro foi apenas de apresentações informais para com os mesmos. Em seguida, pela professora titular Juliana Nóbrega foi discutido em sala o termo “Cidades: Metrópoles médias e pequenas”, citando Milton Santos, especificamente o capitulo do seu livro: “O Espaço do cidadão.” Relata que o sistema capitalista identifica as pessoas a partir do lugar que elas moram. E ainda ressaltou que sua próxima aula seria sobre as ligas camponesas.

7 1ª Semana na Escola Estadual Assis Chateaubriand (2º Ano “C” Tarde) Dia 23-04-2014
Depois de fazermos o mesmo procedimento de apresentação, em seguida a professora Juliana pediu para que os alunos comentassem um pouco a respeito da avaliação de Geografia que tinham feito na aula anterior, que falava a respeito do Brasil Continental, paisagem e outros aspectos da temática.

8 1ª Semana na Escola Estadual Assis Chateaubriand (2º Ano “C” Tarde) Dia 25-04-2014
Na aula deste dia, falou-se sobre os complexos regionais, divisão do Brasil em diferentes épocas/anos. Pediu-se para que os alunos fizessem um fichamento do livro didático (Capitulo três) e com a ajuda da internet pesquisassem a respeito da Região Amazônica, sua organização espacial, conflitos sociais e aspectos ambientais e Amazônia legal.

9 1ª Semana na Escola Estadual Assis Chateaubriand (3º Ano “C” Tarde) Dia 25-04-2014
Na aula desta data, foi discutida a produção Agropecuária brasileira, na Geografia Agrária, aula dialogada discursiva, também falamos sobre diversos tipos de cultura, com discussão social e capitalista na agricultura, falando também sobre o estudioso da sociedade Kal Marx, logo após a Profª pediu que os alunos em casa assistissem o filme “O cabra marcado pra morrer” e fizessem algumas anotações a respeito dele. Minha Intervenção: Abordei o modo agrário no Brasil de modo defensivo para o âmbito socialista, intervindo e enfatizando, abordando a questão social e não capital, citando vários exemplos.

10 2ª Semana na Escola Estadual Assis Chateaubriand (2º Ano “C” Tarde) Dia 30-04-2014
Nesta data, foi aplicado o questionário de avaliação visando traçar um perfil da turma e conseguir traçar as estratégias a serem aplicadas no projeto de intervenção, planejado para ser aplicado a partir da realidade apresentada (PIBID). Todos os alunos participaram e responderam todas as questões.

11 Temas 3º ano (B) Seminários (Serão desenvolvidos ao longo do semestre)
1) Organização do Espaço pelas Tecnologias. 2) Água: Fonte de vida ou elementos de Guerra. 3) Filmes como aprendizagem na aula de Geografia. 4) Músicas – Relação sociedade/natureza. 5) A cidade: Violência x Conflitos. 6) A mulher na sociedade: Desenvolvimento x Preconceito. 7) Copa do mundo: Política pão e circo ou estratégia de poder. 8) Ética x Corrupção: Brasil uma nação para todos.

12 Temas 2º ano (B) Seminários (Serão desenvolvidos ao longo do semestre)
1) Mulheres Nordestinas de Destaque. 2) As Riquezas do Sertão. 3) Transposição do Rio São Francisco: Sonho ou pesadelo. 4) Aspectos Turísticos e Ambientais do Nordeste. 5) Cidade e Campo do Nordeste. 6) Pobreza, migrações e tecnologias no Nordeste. 7) Nordeste nas músicas e na mídia: Existe um cultura nordestina?

13 Aula do dia 30/04/2014 3º Ano “B” Médio Tarde
Hoje, a aula foi realizada de um modo diferente do cotidiano e habitual, junto conosco alunos pibidianos a professora levou os alunos para uma aula de vídeo usando duas músicas como exemplo para uma reflexão; Todos nós refletimos a respeito e surgiram várias indagações à respeito, com participação ativa dos alunos.

14 Aula do dia 30/04/2014 2º Ano “C”Médio Tarde
Hoje, foi solicitada a apresentação do relatório diagnostico (questionário) de avaliação do PIBID, como foi descrito no portfólio digital das paginas 7 à 14. PIBID\PIBID slide diag. questionário 2º ano c.pptx

15 Aula do dia 02/05/2014 2º Ano “C”Médio Tarde
Hoje, trabalhou-se em sala de aula sobre região Amazônica, citando exemplo para os alunos e enfatizando em nossas indagações que a Amazônia não é um pulmão do mundo, que se trata de um mito. Também foi mostrado para os discentes que é uma região quente e chove pela tarde. Dando exemplo da terra firme, igaiapó, várzea... Em um dado momento explicou-se o que é Geografia Física (solo, relevo e clima) valendo lembrar que o clima pode vim a mudar em um período de 30 em 30 anos e não constantemente como se pensa.

16 Aula do dia 02/05/2014 3º Ano “B”Médio Tarde
Aluna de interpretação da musica Perfeição de Legião Urbana . Letra da musica; Indagações – Tivemos a oportunidade de expressar nossa opinião, expondo a visões a respeito do tema e conteúdo da musica.

17 Aula do dia 07/05/2014 3º Ano “B”Médio Tarde
Avaliação do 1º semestre do ano letivo, uma de suas avaliações. Aula do dia 07/05/2014 2º Ano “C”Médio Tarde Amazônia, assim começou-se a aula de hoje, exemplo de rios da região, dando também exemplos da região Nordeste.

18 Aula do dia 09/05/2014 2º Ano “C”Médio Tarde
Com a aproximação do dia das mães, a aula iniciou-se com breves comentários a respeito. Logo após, de modo introducional foi falado sobre (FENOMENOLOGIA) um diagnóstico feito somente a partir de um olhar. Comentando sobre a cidade de Campina Grande e seus cursos hídricos. Minha participação –Abordei um pouco sobre o manancial Epitácio Pessoa (Açude de Boqueirão), sua atual condição de funcionamento. Em seguida, foi passado uma atividade extra classe, pedindo que se falasse um pouco a respeito da poluição dos rios.

19 Aula do dia 09/05/2014 3º Ano “B”Médio Tarde
Na aula de Geografia de hoje, passou-se para os feras do 3º ano a reflexão sobre a música Perfeição de Legião Urbana , que nos relata em sua letra “a perfeição da imperfeição” relata a cruel realidade do Brasil, um país totalmente desigual, tanto nos níveis sociais como econômicos.

20 Semana das Mães no Assis Chateaubriand
PIBID de GEOGRAFIA

21 Preparativos para a festa das Mães

22 Colocando a mão na massa!

23 Dia das Mães no Assis Emoção Satisfação

24

25 Aula do dia 23/05/2014 2º Ano “C”Médio Tarde
Hoje, o assunto trabalhado em sala foi placas tectônicas, a terra e a deriva dos continentes, falamos também da teoria de Gaya, enfatizando que a Terra é vida, independente de quando o homem tenha chegado nela, falando sobre as camadas que compõem a atmosfera .

26 Aula do dia 23/05/2014 3º Ano “B”Médio Tarde
Hoje os seminários começaram a ser apresentados pela turma dos feras, o 1º foi sobre: Ética. Intervenção particular: Num sentido menos filosófico, prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito, examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos por exemplo, ao comportamento de alguns profissionais, tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Debatemos e se tornou completamente estimulante o assunto, totalmente frutífero e prazeroso em sala de aula.

27 Participação especial nas salas do 1º e 9º ano que também fazem parte do projeto PIBID
Com imenso prazer, participamos da apresentação da música(Gente Humilde), de Chico Buarque, por parte dos alunos com intervenção e participação eficaz dos discentes, contribuindo mutuamente com os outros pibidianos e da Profª Juliana.

28 Aula do dia 28/05/2014 3º Ano “B”Médio Tarde
Hoje, foi realizada a apresentação de mais um seminário: Ética e Corrupção, com uso de material didático como slide, contexto excelente, usando autores renomados na temática.

29 Aula do dia 04/06/2014 2º Ano “C”Médio Tarde
Foi feita a apresentação um seminário sobre: Água fonte de vida e elementos de guerra, muito rico por trazer um pouco para a Geografia em loco, conseguir fazer a transposição do assunto e também falar sobre as modificações de Campina Grande, na busca de seu abastecimento, também ressaltando o Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) para tanto falando da importância da água para os seres vivos.

30 Festa de São João no Assis Chateaubriand

31 Recesso Escolar... Mês de Férias!

32 termino do 1º Semestre do ano letivo: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Escola Estadual Assis Chateaubriand Campina grande - PB


Carregar ppt "Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google