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CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS MARIA DE JESUS MÔNICA THEODORO PATRÍCIA OTONI.

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Apresentação em tema: "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS MARIA DE JESUS MÔNICA THEODORO PATRÍCIA OTONI."— Transcrição da apresentação:

1 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS MARIA DE JESUS MÔNICA THEODORO PATRÍCIA OTONI

2 O CONTADOR DE HISTÓRIAS, O NARRADOR, O DISCURSO ORAL
A contação de histórias, é uma arte tão antiga, se confunde com a história da cultura humana.

3 Os contadores de histórias são guardiões de tesouros feitos de palavras, que ensinam a compreender o mundo e a si mesmos. Eles semeiam sonhos e esperança. Gislayne Matos

4 TIPOS DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIA :
Existem vários tipos textos para uma contação de histórias, entre eles contos de fadas, fábulas, parábolas, mitos, teogonias e lendas. contos de fadas, fábulas, parábolas, mitos, teogonias e lendas.

5 As histórias podem ser:
Humorísticas Inspiracionais Educativas Assustadoras Trágicas Românticas Podem ainda ser baseadas na vida de personagens reais ou fictícios.

6 O que faz o contador de histórias?
Resgata a tradição oral. Estimula a imaginação do ouvinte. Reformula a História em cada narração.

7 OS IRMÃOS GRIM Jacob e Wilhem Grimm nasceram em Hanau, na Alemanha, em 1785 e 1786,respectivamente.Como o pai estudaram Direito, mas se dedicaram a Literatura . Em 1830 , ingressaram como professores numa universidade na Alemanha. Eram estudiosos da língua alemã , filólogos , eruditos , historiadores e narradores excepcionais .

8 Motivo que os levaram a colherem tantos contos
O motivo que os levaram a colherem tantos contos foi, a necessidade de registrar as histórias conhecidas por diferentes povos que eram transmitidas oralmente, o registro desses contos em texto tornava mais fácil a preservação Histórias das Crianças e do Lar” Os irmãos Grimm foram muito importantes para a Literatura

9 SOBRE A OBRA: CHAPEUZINHOVERMELHO – CONTOS DE GRIMM
As histórias não eram destinadas ao público infantil violência presente nos contos de Charles Perrault, cede lugar a um humanismo. Predomínio, da esperança e confiança na vida.

10 Contos de encantamento
Contos maravilhosos Fábulas Lendas Contos de enigma ou mistério Contos jocosos

11 FRUIÇÃO DA OBRA - CHAPEUZINHO VERMELHO
fascínio e a criatividade ampliação constante de nossos horizontes e expectativas O que o conto foi capaz de liberar em nós mundo paralelo onde vivem as personagens A história nos emociona, uma vez que, nos traz algo de nossa própria experiência sensação nostálgica

12 APRECIAÇÃO DA OBRA DE ARTE
Ler uma história com o objetivo de contá-la é um exercício de costurar sonhos, de misturar emoções, é uma brincadeira de dar significado às palavras, um quebra-cabeça de desvendar nas ilustrações aquilo que as palavras não conseguiram traduzir, e mais ainda, transformar em gestos e expressões aquilo que extrapola e transcende o mero articular de palavras (CALDIN 2002 apud Rodrigues 2003)

13 A fruição acontece no momento da apreciação da arte
A significação A partir das práticas de ouvir e contar histórias, que surge a nossa relação com a leitura e a literatura. O contador se coloca como veículo do texto e faz uso somente da voz

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Os contos de fadas permitem à criança inferir que as dificuldades fazem parte da existência humana diferenciar entre uma leitura com uma ilustração já pronta e uma história oral reflexão sobre a Arte no contexto educacional o objeto de Arte no caso o conto ou a lenda etc. cumprirá o seu papel no momento da fruição, na emoção que provocará no ouvinte.

15 [...] não se pode pensar numa infância a começar logo com gramática e retórica: narrativas orais cercam a criança da Antiguidade, como as de hoje. Assim, mitos, fábulas, lendas, teogonias, aventuras, poesia, teatro, festas populares, jogos, representações várias ocuparam, no passado, o lugar que hoje concedemos ao livro infantil. E acrescenta: [...] quase se lamenta menos a criança de outrora, sem leituras especializadas, que as de hoje, sem os contadores de histórias. (MEIRELES, 1984, p. 55).

16 PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
TEMA: CHAPEUZINHO VERMELHO E OUTRAS HISTÓRIAS... SÉRIE: Educação Infantil (3 a 6 anos) DURAÇÂO: de 2 a 3 meses 1 . OBJETIVOS GERAIS: O presente projeto tem o objetivo de proporcionar aos alunos a absorção de experiências vividas imaginariamente através da Contação de Histórias de maneira lúdica, as atividades possibilitarão um desenvolvimento da criatividade, do desempenho lingüístico e um raciocínio lógico. A fim de tornar a escola um lugar de alegria e prazer, onde as crianças possam aprender a ter opiniões e a se expressar.

17 - Desenvolver a expressão verbal – oralidade;
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Desenvolver a expressão verbal – oralidade; - Valorizar os livros de literatura; - Utilizar os contos de fadas em diversas atividades; - Reconhecer diversos personagens; - Dramatizar histórias; - Desenvolver a socialização; - Desenvolver o gosto pela leitura; - Desenvolver a memorização; - Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo; - Possibilitar que os alunos vivenciem através das histórias problemas, situações e soluções ou não, como parte inerente do ser humano. -Desenvolver nas crianças um espírito sensível às manifestações artísticas.

18 3. JUSTIFICATIVAS: Espera-se que a utilização da literatura possa induzir os alunos a comportamentos, atitudes e sentimentos, além de despertar neles reações, emoções através da ficção. 4. METODOLOGIA: 4.1.-Incentivo (sensibilização) 4.2- Contação de Histórias: Chapeuzinho Vermelho –Contos de Grimm – Texto em Português de Maria Heloisa Penteado; 4.3 - Problematização com a turma sobre a história contada; 4.4 – Reconto - trabalho com a turma através do reconto da história de Chapeuzinho Vermelho de forma oralizada; 4.5 - Exposição para a turma de outras versões da História de Chapeuzinho Vermelho Ex: Chapeuzinho Vermelho e o lobo mal – Pedro Bandeira As Trigêmeas e Chapeuzinho Vermelho – Mercê Company – Tradução de Rita Gonçalves Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque

19 4.6 – Leitura Teatralizada –
4.7 – Teatro de Fantoches – 5. RECURSOS: Livros didático; Música;Composição de personagem;Materiais para confecção dos fantoches (papel cartão, tecido TNT, cola, tesoura, palitos, tecidos etc.)  6. CULMINÂNCIA: - Excursão a uma editora, feira de livros ou biblioteca. 9. AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades do teatro de fantoches e as orais, onde será feito um registro de cada aluno. E também no nível de envolvimento deles com o conto no momento da contação.

20 Dica LANÇAMENTO LIVRO: Não era uma vez... Contos clássicos recontados.
Vários autores – Ed. Melhoramentos Reúne histórias de personagens de clássicos infantis, como Cinderela, O soldadinho de chumbo, Rapunzel etc. Sob a perspectiva criativa de escritores latina-americanos. BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMG: No Espaço de Leitura: realiza atividades culturais e de lazer voltadas para o público infantil. Inf.: (31) FÓRUM DAS LETRAS DE OURO PRETO De 10 a 15 de novembro no Cine Vila Rica – Centro – Ouro Preto Inf. :(31) 2535 – 5227 Site:


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