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SEJAM BEM-VINDOS A ORIENTAÇÃO TÉCNICA PROJETO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA E COMUNIDADE PRESENTE Diretoria de Ensino de Araçatuba.

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1 SEJAM BEM-VINDOS A ORIENTAÇÃO TÉCNICA PROJETO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA E COMUNIDADE PRESENTE
Diretoria de Ensino de Araçatuba

2 Pauta: Abertura: Dirigente de Ensino;
Revisando o conceito de “Prevenção”; Dinâmica – O que precisamos para um Projeto de Prevenção. Café Foco na Metodologia para o trabalho com Prevenção; Almoço Oficina “Análise de Vídeos de Prevenção” / Oscar da Prevenção 2015; Materiais de apoio; Plano de Ação

3 PREVENÇÃO: Ato de se antecipar as consequências de uma ação, no intuito de prevenir seu resultado, corrigindo-o e redirecionando-o por segurança. Ato ou efeito de prevenir ou de se prevenir. Precaução para evitar qualquer mal; evitação, impedimento. Antecipar; dispor com antecipação. Acautelar, precaver. Chegar antes de. Acautelar-se contra. Evitar; impedir que suceda ou se execute. Premeditar. Prever.

4 Em prevenção, a escola trabalha em duas frentes:
Prevenção Primaria: antecipar-se à experimentação por meio de ações que tenham como objetivo evitar problemas decorrentes do uso ou comportamento de risco Ações planejadas de prevenção. Prevenção Secundária: É preciso porém estar consciente que existem entre os alunos aqueles que já apresentam problemas com uso de drogas. Para estes podem ser planejadas ações de prevenção secundária, às vezes fora da sala de aula, procurando reverter o processo ou evitar que o uso se torne crônico, agrave seus danos ou se transforme em dependência – Estabelecer parcerias e encaminhamentos

5 Dinâmica – O que precisamos para um Projeto de Prevenção.

6 1- Por que trabalhar prevenção nas escolas? (Justificativa)
A escola é um local privilegiado para reflexões e formação de consciência, papéis culturais (a transmissão do conhecimento), papéis políticos (organização de grupos, favorecimento de resolução de conflitos sociais e psicológicos, e desenvolvimento de determinadas posturas éticas, sociais e políticas)

7 2- O que trabalhar em prevenção nas escolas? (Conteúdos)
Partir do diagnóstico: Drogas Lícitas; Drogas Ilícitas (Quais?); Gravidez na Adolescência / Sexualidade precoce; Bulliyng; Intolerância a questões de gênero; Outros

8 CAFÉ 15 MINUTOS Retorno às

9 Como trabalhar prevenção nas escolas? (Metodologia)

10 Oficina: Ninguém de Fora
Divisão em 6 grupos; Análise dos Modelos de Prevenção / Exposição Fechamento

11 7- Os modelos de Prevenção

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15 PROJETO

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17 Socialização dos grupos:

18 Avaliação dos modelos de Prevenção
Aspectos Amedrontamento Gera descrédito; Deforma a realidade; Pode provocar efeito contrário; Conhecimento Científico - Importante, porém não suficiente para desenvolver prevenção. Oferecimento de Alternativas - Apresenta bons resultados, porém pouco avaliado. Pressão de Grupo Positiva - Melhores resultados do que em projetos desenvolvidos apenas por adultos para jovens. Educação para a Saúde - Embora promissor, esse modelo foi pouco avaliado. Redução de danos

19 Conclusão: Existem diferentes modelos de prevenção, alguns podem ser utilizados e outros não recomendados, pois têm resultados negativos. De qualquer forma, a experiência mostrou que o melhor é mesclar diversos modelos. A opção mais indicada a cada situação depende de uma série de variável como o público, os recursos, as necessidades e os interesses da comunidade. Para obter sucesso é importante também que o programa faça parte do cotidiano e seja contínuo.

20 Almoço 1 hora e 30 MINUTOS Retorno as

21 OFICINA “ANÁLISE DE VÍDEOS” (14:40)
Análise de vídeos produzidos no Projeto “Oscar da Prevenção 2013 e 2014” nos seguintes itens (conforme regulamento): 1 - A qualidade do conteúdo trabalhado com base nos Modelos de Prevenção; 2 - A originalidade da ideia ou a forma que o conteúdo foi transmitido aos espectadores; 3 - O impacto proporcionado pela mensagem transmitida; 4 - Qualidade técnica da produção.

22 Vídeo 1 - 1 - A qualidade do conteúdo trabalhado com base nos Modelos de Prevenção; 2 - A originalidade da ideia ou a forma que o conteúdo foi transmitido aos espectadores; 3 - O impacto proporcionado pela mensagem transmitida; 4 - Qualidade técnica da produção.

23 Vídeo 1 -

24 Análise do Vídeo- 1 - A qualidade do conteúdo trabalhado com base nos Modelos de Prevenção; 2 - A originalidade da ideia ou a forma que o conteúdo foi transmitido aos espectadores; 3 - O impacto proporcionado pela mensagem transmitida; 4 - Qualidade técnica da produção.

25 Avaliação dos modelos de Prevenção
Aspectos Amedrontamento Gera descrédito; Deforma a realidade; Pode provocar efeito contrário; Conhecimento Científico - Importante, porém não suficiente para desenvolver prevenção. Oferecimento de Alternativas - Apresenta bons resultados, porém pouco avaliado. Pressão de Grupo Positiva - Melhores resultados do que em projetos desenvolvidos apenas por adultos para jovens. Educação para a Saúde - Embora promissor, esse modelo foi pouco avaliado. Redução de danos

26 Vídeo 2 –Ver pasta

27 Vídeo 2 - 1 - A qualidade do conteúdo trabalhado com base nos Modelos de Prevenção; 2 - A originalidade da ideia ou a forma que o conteúdo foi transmitido aos espectadores; 3 - O impacto proporcionado pela mensagem transmitida; 4 - Qualidade técnica da produção.

28 Avaliação dos modelos de Prevenção
Aspectos Amedrontamento Gera descrédito; Deforma a realidade; Pode provocar efeito contrário; Conhecimento Científico - Importante, porém não suficiente para desenvolver prevenção. Oferecimento de Alternativas - Apresenta bons resultados, porém pouco avaliado. Pressão de Grupo Positiva - Melhores resultados do que em projetos desenvolvidos apenas por adultos para jovens. Educação para a Saúde - Embora promissor, esse modelo foi pouco avaliado. Redução de danos

29 Vídeo 3 -

30 Vídeo 3 - 1 - A qualidade do conteúdo trabalhado com base nos Modelos de Prevenção; 2 - A originalidade da ideia ou a forma que o conteúdo foi transmitido aos espectadores; 3 - O impacto proporcionado pela mensagem transmitida; 4 - Qualidade técnica da produção.

31 Avaliação dos modelos de Prevenção
Aspectos Amedrontamento Gera descrédito; Deforma a realidade; Pode provocar efeito contrário; Conhecimento Científico - Importante, porém não suficiente para desenvolver prevenção. Oferecimento de Alternativas - Apresenta bons resultados, porém pouco avaliado. Pressão de Grupo Positiva - Melhores resultados do que em projetos desenvolvidos apenas por adultos para jovens. Educação para a Saúde - Embora promissor, esse modelo foi pouco avaliado. Redução de danos

32 Oscar da Prevenção 2014 Ver pasta

33 Vídeo “Oscar da Prevenção 2015”
1 - A qualidade do conteúdo trabalhado com base nos Modelos de Prevenção; 2 - A originalidade da ideia ou a forma que o conteúdo foi transmitido aos espectadores; 3 - O impacto proporcionado pela mensagem transmitida; 4 - Qualidade técnica da produção.

34 Avaliação dos modelos de Prevenção
Aspectos Amedrontamento Gera descrédito; Deforma a realidade; Pode provocar efeito contrário; Conhecimento Científico - Importante, porém não suficiente para desenvolver prevenção. Oferecimento de Alternativas - Apresenta bons resultados, porém pouco avaliado. Pressão de Grupo Positiva - Melhores resultados do que em projetos desenvolvidos apenas por adultos para jovens. Educação para a Saúde - Embora promissor, esse modelo foi pouco avaliado. Redução de danos

35 PROJETO “OSCAR DA PREVENÇÃO 2015”
1 - Cronograma: Etapa escola: 03/03/2015 à 02/10/2015 Envio do Curta à Diretoria: 09/10/2015 Etapa Diretoria: 23/02/2015 à 04/12/2015 Noite de premiação e entrega do “Oscar da Prevenção 2015”: 04/12/2015

36 CAFÉ (15:30) 15 MINUTOS Retorno às 15:45

37 5- Quem deve trabalhar prevenção nas escolas? (Atores)
Grupo Escola – Agentes de Prevenção Permanente Diretor ou Vice: Coordenador: Professor Mediador: Professor do EF: Professor do EM: Vice-Diretor do PEF: Presidente do Grêmio Estudantil: Demais integrantes que a escola achar necessário:

38 Prevenção nas escolas Questões norteadoras:
1- Por que trabalhar prevenção nas escolas? (Justificativa) 2- O que trabalhar em prevenção nas escolas? (Conteúdos) 3- Como trabalhar prevenção nas escolas? (Metodologia) 4- Com que trabalhar prevenção nas escolas? (Materiais) 5- Quem deve trabalhar prevenção nas escolas? (Atores) 6- Onde trabalhar prevenção nas escolas? (Espaços) 7- Quando trabalhar prevenção nas escolas? (Cronograma)

39 Lição de Casa! Projeto Prevenção Também se Ensina e Comunidade Presente Plano de Ação – 1º Semestre 2015

40 Lição de Casa!

41 4- Com que trabalhar prevenção nas escolas? (Materiais)
Kits do Prevenção Também se Ensina em 2003, 2006, 2010 e 2012

42 MATERIAIS DISTRIBUÍDOS NA REDE ESCOLAR

43 MATERIAIS DISTRIBUÍDOS NA REDE ESCOLAR

44 MATERIAIS DISTRIBUÍDOS NA REDE ESCOLAR

45 MATERIAIS DISTRIBUÍDOS NA REDE ESCOLAR 2006

46 MATERIAIS DISTRIBUÍDOS NA REDE ESCOLAR
2010

47 MATERIAL DO MOVIMENTO “PÉ NO CHÃO” 2014

48 OFICINA: Troca de Experiências – 2º Encontro – 20/05/2015
Socialização do Plano de Ação. Relate quais ações de prevenção desenvolvidas em sua escola!

49 Vídeo: “Dias Melhores” – Jota Quest

50 Enquanto esperamos dias melhores prá sempre
Enquanto esperamos dias melhores prá sempre... Podemos fazer o dia de hoje melhor !!!! Até nosso próximo encontro . Dorislei Ap. Teixeira de Carvalho – Telefone: Airton Miranda P. Junior Telefone: Marisa Coltri Lelis Telefone:


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