A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2

2 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 2 Resumo das etapas do planejamento empresarial Primeira etapa: Interesses externos (acionistas, comunidade, governo, clientes) pressionam e interagem com os interesses internos (executivos); Concentração nas competências-chaves das pessoas e da organização; Analisar o ambiente em termos macroambientais e microambientais; Segunda etapa: Planejamento estratégico  definição da missão, objetivos de longo prazo e identificação das estratégias (técnica SWOT) Terceira etapa: Planejamento tático  escolha dos meios para atingir os objetivos Quarta etapa: Planejamento operacional  consiste no detalhamento dos objetivos do plano tático. Podemos citar o planejamento financeiro como peça importante.

3 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 3 Conceito de Orçamento É um meio de coordenar os esforços individuais num plano de ação que se baseia em desempenhos anteriores e guiados por julgamentos racionais dos fatores que influenciarão o rumo dos negócios no futuro.

4 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 4 Sistema orçamentário Necessidade de criação de nova mentalidade (entusiastas e indiferentes); Adequação do sistema de orçamentos à estrutura organizacional da empresa; Responsabilidade e controle, onde cada componente é responsabilizado pelas variações.

5 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 5 Controladoria A tarefa da controladoria na figura do Controller, é implantar, manter e coordenar o funcionamento do sistema orçamentário.

6 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 6 Tipos e formas do Orçamento Existem dois tipos de orçamentos: Curto prazo e longo prazo Orçamento de curto prazo (planejamento de curta duração dentro de um plano de longo prazo) O planejamento de longo prazo, dará suporte ao plano de 12 meses seguintes. Quanto a forma de levantar o orçamento: Ciclo contábil da empresa – o orçamento deve ser elaborado a cada 12 meses, abrangendo de 1º a 31 de dezembro. Ciclo de produção – o orçamento deve acompanhar este ciclo. É elaborado com três a quatro meses de antecedência. Planejamento de longo prazo fornece as premissas para se dar início ao planejamento para os dozes meses seguintes.

7 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 7 Passos para instalação de um orçamento - Criação de um setor/comitê que implantará o sistema orçamentário. - Preparar todos os passos para implantação - Reuniões com os responsáveis pelos departamentos/divisões para definição das metas e objetivos. - Levantamento de dados, tais como: indicadores econômicos e sociais, tendências do setor que a empresa atua, políticas do governo. - Preparação dos manuais de orçamentos, onde constará os objetivos. Todos deverão estar cientes da elaboração do plano. - Previsão de vendas em termos quantitativos, detalhando cada produto a ser vendido por territórios. - Previsão de vendas em termos monetários, levando em conta o mercado. - Previsão de despesas operacionais, ativos imobilizados e financiamentos - Previsão de estoques da produção em termos quantitativos e monetários. - Previsão de contas a receber, política de crédito e cobrança. - Previsão de fluxo de caixa. - Preparação da DRE e BP projetados.

8 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 8 Variáveis dos orçamentos Variáveis endógenas Ligadas diretamente à atividade da empresa. Exemplos: aumento de capital social, prejuízo com a quebra de uma máquina, mão de obra especializada, capacidade produtiva, etc. Variáveis exógenas Ligadas a fatores externos da empresa. Exemplos: fatores climáticos, aumento da inflação, variação cambial, taxa de juros, política governamental, evolução do setor etc.

9 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 9 Cronograma de elaboração do orçamento anual a) De 1º a 15 de setembro do ano atual Elaborar a previsão do comportamento da economia e demais variáveis exógenas para o próximo período. Elaborar a previsão do comportamento das variáveis endógenas. Elaborar a proposta preliminar do orçamento de investimentos. b) Em 15 de setembro do ano atual O Comitê de orçamentos encaminha às várias unidades da empresa as instruções. c) De 15 de setembro a 15 de novembro do ano atual Preparação dos orçamentos preliminares d) De 15 a 30 de novembro do ano atual Sinterização dos vários orçamentos e) De 1º a 15 de dezembro do ano atual Revisão, alteração e aprovação final do orçamento f) De 15 de dezembro a 31 de dezembro do ano atual Publicação e distribuição do orçamento às unidades operacionais.

10 Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 10 Cronograma de elaboração do orçamento g) De 1º de janeiro a 31 de dezembro do próximo ano Cada departamento responsável pelo seu orçamento deverá enviar ao departamento de orçamentos, os relatórios mensais do setor. O departamento de orçamentos deverá receber e sintetizar os orçamentos e fazer o comparativo entre ORÇADO x REALIZADO.


Carregar ppt "Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google