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Análise do Comportamento ou Comportamentalismo

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Apresentação em tema: "Análise do Comportamento ou Comportamentalismo"— Transcrição da apresentação:

1 Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
BEHAVIORISMO Análise do Comportamento ou Comportamentalismo Prof Marta Vanessa Oliveira

2 BEHAVIORISMO METODOLÓGICO
John B. Watson Viveu de 1878 a 1958. Doutorou-se em Neuropsicologia - defendendo uma tese sobre a relação entre o comportamento dos ratos brancos e o sistema nervoso central. Primeiro artigo: “Psicologia: como os behavioristas a vêem”.

3 BEHAVIORISMO METODOLÓGICO
Objeto: comportamento - objeto observável e mensurável. Experimentos reproduzíveis em diferentes situações e sujeitos. Base Filosófica: Funcionalismo – não em relação à consciência, mas em o comportamento ser função de certas variáveis do meio. Associacionismo – lei do efeito. Busca uma psicologia objetiva, livre de explicações mentalistas e de métodos subjetivos. Com capacidade de PREVER e CONTROLAR. R – S : Interações entre o indivíduo e o ambiente – entre ações (respostas) do sujeito e o ambiente (estímulos) – causa e efeito. Metodologia: experimental

4 BEHAVIORISMO METODOLÓGICO
Comportamento reflexo ou respondente Incondicionados, involuntárias, ou seja, independem de aprendizagem. EX: Contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos. Salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua. O arrepio da pele quando um ar frio nos atinge. As “lágrimas de cebola”. Reflexo patelar

5 BEHAVIORISMO RADICAL B. FREDERICK SKINNER
Norte-americano da Pensilvânia, viveu de 1904 a 1990. Formou-se em Letras e queria ser escritor sem sucesso. Decidiu fazer mestrado e doutorado em Psicologia na Universidade de Harvard. Desenvolveu o Behaviorismo Radical

6 COMPORTAMENTO OPERANTE:
Opera sobre o meio quer direta, quer indiretamente. O que propicia a aprendizagem (ou condicionamento) dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante. A – R – C = o organismo se comporta, sua ação produz uma alteração ambiental (uma conseqüência) que, por sua vez, retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de sua ocorrência - interacionismo As conseqüências das respostas são as variáveis mais importantes * - as mudanças sociais podem ocorrer neste âmbito!!

7 REFORÇAMENTO REFORÇO – toda conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Só se considera um evento reforçador na função que existe entre um evento ambiental e o comportamento do indivíduo.

8 Reforço Negativo Reforço Positivo
todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Retira algo indesejável ao organismo. EX1. choques no assoalho, até o rato apertar a barra. EX2. remoção de sapato apertado Reforço Positivo todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Oferece algo ao organismo. EX1. experimento da “caixa de skinner” - aumentar a freqüência de apertar a barra para obter água. EX2. Bom comportamento nos presídios , consegue passar os finais de semana com a família. EX3. Pagar conta em dia ganha desconto

9 Reforços primários: são reforçadores para toda uma espécie. EX. água, alimento e afeto. Reforços secundários: são aqueles que adquiriram a função quando pareados temporalmente com os primários. EX. dinheiro e aprovação social.

10 ESQUIVA Processo no qual estímulos aversivos condicionados ou incondicionados estão separados por um intervalo de tempo, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou diminua a magnitude do segundo estímulo. Evitar situações aversivas EX. chiado que precede a bomba, tapamos o ouvido para evitar o barulho (Reflexão social)

11 EXTINÇÃO Quando uma resposta deixa de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta diminuirá de freqüência e até o ponto de deixar de ser emitida. O tempo necessário para a resposta deixar de ser emitida dependerá da história e do valor do reforço envolvido. EX1. se as investidas em alguém forem ignoradas. EX2. quando a pessoa deixa para sempre de cometer ato ilícito

12 PUNIÇÃO Envolve conseqüenciação de uma resposta, quando há a apresentação de um estímulo aversivo (Punição Positiva) ou remoção de um reforçador positivo presente (Punição Negativa). Método ineficaz para mudança de comportamento: A supressão de um comportamento ocorre através da punição se esta for extremamente intensa + efeitos colaterais – sentimentos de revolta, ódio, “traumas”, etc. Punir ações leva a supressão temporária da resposta. Precisa da presença do agente punitivo. Somente reforça quem pune Só mostra o que o sujeito não deve fazer, mas não aponta outro comportamento mais adequado. Ex. trânsito / publicidade sobre drogas / presídios. Tomar consciência de um comportamento inadequado, não significa que este sofrerá a mudança desejada.

13 CONTROLE DE ESTÍMULOS A freqüência ou a forma da resposta é diferente sob estímulos diferentes o controle de estímulos. Agentes controladores Ex. Dirigir e sinal de trânsito. Controle social – Ex. “Matrix” GENERALIZAÇÃO – depende de elementos comuns entre dois ou mais estímulos. Quando um estímulo adquire controle sobre uma resposta na presença de estímulo similar. EX. criança “au-au” DISCRIMINAÇÃO – quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo e, mas não ocorre na presença de outro. Sempre que o reforço for apresentado e a resposta emitida, haverá reforço. EX. normas e regras sociais – tipos de ambientes diferentes: formais, informais; concepção de certo e errado etc.

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