A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM IVAN PAVLOV BURRHUS FREDERICK SKINNER ALBERT BANDURA Psicologia Educacional 3º Período Profª Ms. Claudia Barbosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM IVAN PAVLOV BURRHUS FREDERICK SKINNER ALBERT BANDURA Psicologia Educacional 3º Período Profª Ms. Claudia Barbosa."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM IVAN PAVLOV BURRHUS FREDERICK SKINNER ALBERT BANDURA Psicologia Educacional 3º Período Profª Ms. Claudia Barbosa

2 Comportamento Respondente Um estímulo conhecido elicia uma resposta específica Ligado aos reflexos Condicionamento Clássico (Pavlov) E incondicionado R incondicionada E incondicionado + R incondicionada E neutro E condicionado R condicionada Ivan Pavlov

3 Comida Salivação Comida +SalivaçãoSineta Salivação Exemplo Clássico (Pavlov)

4 Exemplo Pavlov Trovoada Raio +MedoTrovoada RaioMedo

5 Exemplo Pavlov Beijo ardente Excitação Cebola +ExcitaçãoBeijo CebolaExcitação

6 Exemplo Pavlov Droga Náusea Sala Espera +NáuseaDroga Sala EsperaNáusea

7 Ruído alto Medo Rato +MedoRuído Alto RatoMedo Exemplo Pavlov Experimento de John Watson - Pequeno Albert (11 meses)

8 Burrhus Frederick Skinner Determinismo do meio: não há escolha pessoal ou livre arbítrio O comportamento é regido por leis O conhecimento de tais leis permite predizer e controlar o comportamento O comportamento é, essencialmente, produto do ambiente

9 Comportamento Operante “Um operante é uma resposta que opera no ambiente e modifica-o” (p.402) Tipos de conseqüências Reforço Punição Ausência (Extinção)

10 Positivo: Apresentação de estímulos Reforço : aumenta a probabilidade da ocorrência da resposta Negativo: Retirada de estímulos Boas notas no colégioSorvete no fim de semana aumenta a probabilidade Andar rápidoTirar uma pedra do sapato aumenta a probabilidade

11 Positiva: Apresentação de estímulos Negativa: Retirada de estímulos diminui a probabilidade Desrespeitar o paiLevar palmadas diminui a probabilidade Cometer um crimeFicar sem liberdade Punição: diminui a probabilidade da ocorrência da resposta

12 Extinção: diminui a probabilidade da ocorrência da resposta pela ausência de conseqüências Reclamações do namorada(o)Ficar quieto diminui a probabilidade

13 Generalização e Discriminação de Estímulo Uma mesma resposta é mantida em situações diferentes Generalização Várias pessoas reunidas à noite num local onde toca música (boate) Começar a dançar Uma mesma resposta não é mantida em situações diferentes Discriminação Várias pessoas reunidas num local onde toca música (sala de espera do dentista) Não dançar

14 Esquemas de Reforço Reforço de intervalo: o reforço é oferecido algum tempo depois do comportamento Intervalo Fixo: o tempo entre o comportamento e o reforço é constante Intervalo Variável: o tempo entre o comportamento e o reforço varia aleatoriamente ERC 5 minutos ERC ERC ERC 3 minutos ERC 7 minutos ERC 4 minutos

15 Exemplos Skinner Intervalo FixoEstudantes podem receber notas (reforço) fazendo exames a cada três semanas Pagamento do salário (reforço) por dia ou a cada 15 ou 30 dias Oscar, um jogador de basquetebol profissional, assina um acordo para que seus aumentos salários sejam negociados a cada três anos.

16 Exemplos Skinner Intervalo Variável Uma pessoa repetidamente disca um certo número de telefone que sempre está ocupado.

17 Esquemas de Reforço Reforço de Razão: o reforço oferecido depende do número de comportamentos emitidos Razão Fixa: o n o de comportamentos para que haja o reforço é constante Razão Variável: o n o de comportamentos para que haja o reforço varia aleatoriamente ERC RR ERC RR ERC RR ERC R ERC RR ERC R R

18 Exemplos Skinner Razão Fixa Razão Variável Um vendedor recebe um bônus a cada 4 Enciclopédias que vende. Uma máquina caça-níqueis de cassino paga uma em cada seis vezes em média.

19 ALBERT BANDURA Aprendizagem por observação ou imitação Ocorre quando as respostas de um ser vivo são influenciadas pela observação de outros, que são chamados modelos.

20 Experimento Bandura Uma criança em idade pré-escolar concentra-se fazendo um desenho. Um adulto em outra parte da sala brinca com peças de montar. O adulto levanta-se e por 10 minutos dá socos e chutes em um boneco João - Teimoso. A criança é levada para outra sala, onde há brinquedos atraentes.

21 Experimento Bandura O pesquisador interrompe a diversão da criança e explica que decidiu guardar aqueles brinquedos “para outras crianças”. Ela leva a criança frustrada para outra sala, que contém apenas poucos brinquedos e um boneco João teimoso. Ao ficar sozinha a criança que observou o adulto, tinha maior probabilidade de descarregar sua raiva no boneco. Imitava a ação do adulto e também usava as palavras que ouviu.

22 QUATRO PROCESSOS QUE DETERMINAM A INFLUÊNCIA DE UM INDIVÍDUO: 1. Atenção: Somos influenciados por modelos mais atraentes, repetidamente disponíveis, importante para nós ou semelhante a nós. Prestamos atenção ao comportamento de uma outra pessoa e suas conseqüências. 2. Retenção: A influencia de um modelo dependerá de quão bem o indivíduo lembra da ação na ausência do modelo.

23 QUATRO PROCESSOS QUE DETERMINAM A INFLUÊNCIA DE UM INDIVÍDUO: 3. Reprodução: Depois de ter visto um novo comportamento no modelo, a observação deve ser convertida em ação. 4. Motivação: É improvável que haja reprodução de uma resposta observada, a menos que exista motivação para fazê- lo. Depende de como se encara a situação e se acredita que a resposta trará resultados positivos. Comportamentos positivamente reforçados terão mais atenção, serão mais bem aprendidos e desempenhados com mais freqüência.


Carregar ppt "APRENDIZAGEM IVAN PAVLOV BURRHUS FREDERICK SKINNER ALBERT BANDURA Psicologia Educacional 3º Período Profª Ms. Claudia Barbosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google