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BURRHUS FREDERICK SKINNER

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Apresentação em tema: "BURRHUS FREDERICK SKINNER"— Transcrição da apresentação:

1 BURRHUS FREDERICK SKINNER
APRENDIZAGEM IVAN PAVLOV BURRHUS FREDERICK SKINNER ALBERT BANDURA Psicologia Educacional 3º Período Profª Ms. Claudia Barbosa

2 Ivan Pavlov Comportamento Respondente
Um estímulo conhecido elicia uma resposta específica Ligado aos reflexos Condicionamento Clássico (Pavlov) E incondicionado R incondicionada E incondicionado + E neutro R incondicionada E condicionado R condicionada

3 Exemplo Clássico (Pavlov)
Comida Salivação Comida + Sineta Salivação Sineta Salivação

4 Exemplo Pavlov Trovoada Medo Raio + Trovoada Medo Raio Medo

5 Exemplo Pavlov Beijo ardente Excitação Cebola + Beijo Excitação Cebola

6 Exemplo Pavlov Droga Náusea Sala Espera + Droga Náusea Sala Espera

7 Exemplo Pavlov Ruído alto Medo Rato + Ruído Alto Medo Rato Medo
Experimento de John Watson - Pequeno Albert (11 meses)

8 Burrhus Frederick Skinner
O comportamento é, essencialmente, produto do ambiente O comportamento é regido por leis O conhecimento de tais leis permite predizer e controlar o comportamento Determinismo do meio: não há escolha pessoal ou livre arbítrio

9 Comportamento Operante
“Um operante é uma resposta que opera no ambiente e modifica-o” (p.402) Tipos de conseqüências Reforço Punição Ausência (Extinção)

10 Reforço: aumenta a probabilidade da ocorrência da resposta
Positivo: Apresentação de estímulos Boas notas no colégio Sorvete no fim de semana aumenta a probabilidade Negativo: Retirada de estímulos Andar rápido Tirar uma pedra do sapato aumenta a probabilidade

11 Punição: diminui a probabilidade da ocorrência da resposta
Positiva: Apresentação de estímulos Desrespeitar o pai Levar palmadas diminui a probabilidade Negativa: Retirada de estímulos Cometer um crime Ficar sem liberdade diminui a probabilidade

12 Extinção: diminui a probabilidade da ocorrência da resposta pela ausência de conseqüências
Reclamações do namorada(o) Ficar quieto diminui a probabilidade

13 Várias pessoas reunidas à noite num local onde toca música (boate)
Generalização e Discriminação de Estímulo Generalização Uma mesma resposta é mantida em situações diferentes Várias pessoas reunidas à noite num local onde toca música (boate) Começar a dançar Discriminação Uma mesma resposta não é mantida em situações diferentes Várias pessoas reunidas num local onde toca música (sala de espera do dentista) Não dançar

14 Esquemas de Reforço Reforço de intervalo: o reforço é oferecido algum tempo depois do comportamento Intervalo Fixo: o tempo entre o comportamento e o reforço é constante 5 minutos E R C 5 minutos E R C 5 minutos E R C Intervalo Variável: o tempo entre o comportamento e o reforço varia aleatoriamente 3 minutos E R C 7 minutos E R C 4 minutos E R C

15 Exemplos Skinner Intervalo Fixo
Estudantes podem receber notas (reforço) fazendo exames a cada três semanas Pagamento do salário (reforço) por dia ou a cada 15 ou 30 dias Oscar, um jogador de basquetebol profissional, assina um acordo para que seus aumentos salários sejam negociados a cada três anos.

16 Exemplos Skinner Uma pessoa repetidamente disca um certo número de telefone que sempre está ocupado. Intervalo Variável

17 Esquemas de Reforço Reforço de Razão: o reforço oferecido depende do número de comportamentos emitidos Razão Fixa: o no de comportamentos para que haja o reforço é constante E R R R C E R R R C E R R R C Razão Variável: o no de comportamentos para que haja o reforço varia aleatoriamente E R R C E R R R R R C E R C

18 Exemplos Skinner Razão Fixa
Um vendedor recebe um bônus a cada 4 Enciclopédias que vende. Uma máquina caça-níqueis de cassino paga uma em cada seis vezes em média. Razão Variável

19 ALBERT BANDURA Aprendizagem por observação ou imitação
Ocorre quando as respostas de um ser vivo são influenciadas pela observação de outros, que são chamados modelos.

20 Experimento Bandura Uma criança em idade pré-escolar concentra-se fazendo um desenho. Um adulto em outra parte da sala brinca com peças de montar. O adulto levanta-se e por 10 minutos dá socos e chutes em um boneco João - Teimoso. A criança é levada para outra sala, onde há brinquedos atraentes.

21 Experimento Bandura O pesquisador interrompe a diversão da criança e explica que decidiu guardar aqueles brinquedos “para outras crianças”. Ela leva a criança frustrada para outra sala, que contém apenas poucos brinquedos e um boneco João teimoso. Ao ficar sozinha a criança que observou o adulto, tinha maior probabilidade de descarregar sua raiva no boneco. Imitava a ação do adulto e também usava as palavras que ouviu.

22 QUATRO PROCESSOS QUE DETERMINAM A INFLUÊNCIA DE UM INDIVÍDUO:
1. Atenção: Somos influenciados por modelos mais atraentes, repetidamente disponíveis, importante para nós ou semelhante a nós. Prestamos atenção ao comportamento de uma outra pessoa e suas conseqüências. 2. Retenção: A influencia de um modelo dependerá de quão bem o indivíduo lembra da ação na ausência do modelo.

23 QUATRO PROCESSOS QUE DETERMINAM A INFLUÊNCIA DE UM INDIVÍDUO:
3. Reprodução: Depois de ter visto um novo comportamento no modelo, a observação deve ser convertida em ação. 4. Motivação: É improvável que haja reprodução de uma resposta observada, a menos que exista motivação para fazê-lo. Depende de como se encara a situação e se acredita que a resposta trará resultados positivos. Comportamentos positivamente reforçados terão mais atenção, serão mais bem aprendidos e desempenhados com mais freqüência.


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