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Apresentação de Cases Amanda Teles OSM II Carolina Martins

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Apresentação em tema: "Apresentação de Cases Amanda Teles OSM II Carolina Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação de Cases Amanda Teles OSM II Carolina Martins
Profª Hilda Lacerda Novembro/2009

2 Tecnologias a serem abordadas:
Mudanças no Ambiente da Empresa Gestão por Processos Reengenharia de Processos Gestão do Conhecimento Novas Estruturas Organizacionais Benchmarking Empowerment Terceirização Tecnologias a serem abordadas:

3 Cases a serem abordados:
Banco Santander / Banco Noroeste Johnson & Johnson Natura Empresa de Varejo de Eletro-Eletrônico Masa Empresa “A” – Empresa de Capitalização Magazine Luiza – Loja Virtual de Batatais Cases a serem abordados:

4 Processo de Mudanças Organizacionais
Aquisição do Banco Noroeste pelo Banco Santander

5 A Empresa Em 1998 chegou ao Brasil. Em 2001 adquiriu o Banespa.
É o terceiro banco privado em volume de ativos. A Empresa

6 O Estudo Em 1998 fechada a compra.
Convocação dos gerentes das agências para reunião em São Paulo. RH negou as demissões, quando o receio se instalou. Valorização do funcionário no novo banco O Estudo

7 O Estudo Avaliação de desempenho e projetos de promoção interna.
Integração dos sistemas informacionais. Pressão para o aumento da produtividade e o alcance dos objetivos das agências. Reengenharia de processos, com alterações significativas nos padrões. O Estudo

8 Mudança organizacional como no processo de aquisição foca os aspectos técnicos, mas o problema está localizado na cultura da empresa. Conclusão:

9 Fonte: Rev.adm.contemp. vol.5 no.1 Curitiba Jan./Apr. 2001
Fonte:

10 Reengenharia e Gestão por Processos
Empresa Johnson & Johnson

11 A Empresa Fundada em 1886 nos EUA, especializada na produção de
Farmacêuticos e utensílios médicos. Controla 97% do mercado mundial de higiene. A Empresa

12 O Estudo: Reengenharia
PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL:  DOWNSIZING REENGENHARIA Melhoria de processo: Redesenho de Processo: Transformação organizacional DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES O Estudo: Reengenharia

13 Demonstra a necessidade de adaptação estratégica das empresas, caracterizada por um processo contínuo de reestruturação. Conclusão

14 O Estudo: Gestão por Processos
  OBJETIVOS : Simulação de cenários futuros. Dimensionamento da Força de Trabalho. Eliminação de Duplicidade de Funções. Programação de roteiros de serviços operacionais ou burocráticos. Contrato de Gestão O Estudo: Gestão por Processos

15 Colocar os dirigentes e gerentes de processos diante de dezenas de informações, provocando uma sinergia dos esforços, direcionando as ações para um senso comum. As metas passam a ser coletivas, os problemas e suas causas podem ser compartilhados com toda a empresa. Conclusão:

16 Revista Exame de 04.09.2003, coluna: Sem essa de cada um na sua
Fonte:

17 Gestão do Conhecimento
Empresa Natura

18 Fundada em 1969. Atua no setor de produtos de tratamento corporal. O número de funcionários atingiu em 2007. A Empresa

19 0 Estudo: Gestão do Conhecimento
Sistema de venda por relações. Portal de conhecimento para compartilhar conhecimento. E-learning para treinar funcionários. 0 Estudo: Gestão do Conhecimento

20 O Estudo: Gestão a Informação
Sistema virtual de informações: biblioteca virtual. produtos comésticos registrados na base de dados da área de informação. O Estudo: Gestão a Informação

21 Conclusão Utilizam a gestão do conhecimento como oportunidade de
agregar valor e diferencial competitivo ao negócio. Conclusão

22 Fonte: http://www.nesdaher.eti.br/downloads/groberta/
si/GC_NaturaCosmeticos.pdf Fonte:

23 Novas Estruturas Organizacionais
Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico Novo Modelo de Gestão: Comércio Eletrônico

24 Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico
Líder no setor de varejo eletro-eletrônico; 380 lojas em 9 estados e no Distrito Federal; 7.500 funcionários. A Empresa

25 Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico
Implantação do Comércio Eletrônico; Entrevista com o departamento responsável; Intenção de diminuir custos e aumentar a receita. O Estudo

26 Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico
Pesquisa de Mercado e Concorrência; Necessidade de atingir esse novo perfil de consumidor; Evitar conflitos: Venda Tradicional x Comércio Eletrônico; Principal adequação: Logística. O Estudo

27 Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico
A implantação foi, no geral, bem sucedida; Aumentou a lucratividade da organização; Tornou-se mais conhecida; Já possuía grande parte da tecnologia necessária; A empresa já estava consolidada no mercado há anos; Tinha como missão o bom atendimento ao consumidor. Conclusão

28 Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico
Fonte:

29 Aprendendo a ser melhor que o melhor!
Benchmarking MASA DA AMAZÔNIA Aprendendo a ser melhor que o melhor!

30 A Empresa Uma empresa do grupo Flextronics;
Produzir componentes plásticos injetados e submontagens eletroeletrônicas; Clientes: LG, HONDA, NSB, BRASTEMP, PHILIPS, ELSYS, SEMP TOSHIBA; 980 colaboradores: 77% homens e 23% mulheres. A Empresa

31 O Estudo 1º Ciclo de Mudança
1993 Situação Anterior 1994 à 2002 Transição 2003 Situação Desejada Empresa despreparada para atuar no mercado mundial. Tecnologia Pessoas Gestão Empresa Classe Mundial

32 O Estudo 2º Ciclo de Mudança Planejamento Estratégico
2005 Situação Anterior 2005 à 2009 Transição 2010 Situação Desejada Planejamento Estratégico Empresa com fortes desafios no mercado. Empresa TOP Classe Mundial

33 O Estudo Benchmarking: LONDON BUSINESS SCHOOL FUCAPI-AM IEL/SC
MAIS DE 1000 EMPRESAS DO SEGMENTO O Estudo

34 O Estudo Liderança Servidora e Situacional; Informação e Conhecimento;
Pessoas. O Estudo

35 Prática: Conjunto de ferramentas gerenciais e tecnológicas implementadas na empresa. Ex.: participação dos funcionários, automação, sistema da qualidade. Performance: Resultados mensuráveis obtidos pela empresa. Ex.: rotatividade dos estoques, satisfação dos clientes, índice de defeitos. Conclusão

36 A empresa superou os desafios e conseguiu o sucesso esperado;
O planejamento estratégico foi eficaz. As pessoas estavam conscientizadas e a análise das empresas de referência foram feitas com qualidade. Conclusão

37 Empresa “Beta”: Varejo de Eletro-Eletrônico
Fonte:

38 Empowerment Empresa “A”: Empresa de Capitalização
Programa de Marketing Interno

39 Empresa “A”: Setor de Capitalização
A primeira empresa do ramo criada no Brasil; 500 funcionários, 14 sucursais e escritórios de produção; Está nas principais cidades do país. A Empresa

40 Empresa “A”: Capitalização
Programa de Marketing Interno na empresa; Pesquisa de campo: relatos de executivos e empregados; O Estudo

41 Empresa “A”: Capitalização
Empowerment: sem nenhuma diretriz formal; A delegação se concentra na maioria dos casos, na gerência; Segundo os empregados, os únicos indícios de empowerment se concentra na área de call center; O Estudo

42 Empresa “A”: Capitalização
Não é uma prática difusa na Empresa A; Contradição em relação ao conceito de Marketing Interno; Diferença entre duas culturas na mesma empresa (Conservadora X Moderna). Conclusão

43 Empresa “A”: Capitalização
Fonte:

44 Terceirização Magazine Luiza: Loja Virtual de Batatais
Terceirização como Ferramenta de Gestão

45 A Empresa Um dos maiores grupos de varejo do Brasil;
Atua em diversas frentes; Sempre inovando. A Empresa

46 Loja Virtual de Batatais terceirizou: entrega, montagem e limpeza;
Questionário para o gerente, funcionários e clientes; O Estudo

47 O Estudo Visão muito restrita sobre a terceirização;
Sem sistema de medição de eficiência; O funcionário terceirizado não é visto como um funcionário da Magazine Luiza; Não há campanha de Conscientização Interna. O Estudo

48 A loja não observou os princípios, diretrizes e lógica comumente aceitos em termos de operacionalização da terceirização. Conclusão

49 Fonte:

50 Obrigada e Bom Dia!


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