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EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TURISTA COM RELAÇÃO AS SUAS MOTIVAÇÕES

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Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TURISTA COM RELAÇÃO AS SUAS MOTIVAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TURISTA COM RELAÇÃO AS SUAS MOTIVAÇÕES
DEMANDA TURÍSTICA EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TURISTA COM RELAÇÃO AS SUAS MOTIVAÇÕES (STRARBROOKE, 2000, CAP.2) GRÉCIA ANTIGA - turismo religioso = oráculos (jogos olímpicos 776aC - viagens de reconhecimento ROMA ANTIGA - turismo hedonista (de prazer) resorts (spas) voltados para os banhos , o lazer, a cultura e o prazer - turismo de contemplação da paisagens (redes de estradas) IDADE MÉDIA - turismo religioso = peregrinações Roma, Jerusalém, Santiago de Compostela SÉCULOS XIV A XVIII - turismo educacional = grand tour direcionado para os mais ricos; no século XVIII inclui a classe média (burguesia) - turismo de contemplação de áreas rurais (romantismo e parnasianismo) - redescobertas dos SPAs Inglaterra (Bath); França, Alemanha e Itália. Século XIX: Polônia, Bélgica e República Checa surgimento das cidades balneárias (veraneio)

2 EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TURISTA COM RELAÇÃO AS SUAS MOTIVAÇÕES
DEMANDA TURÍSTICA EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TURISTA COM RELAÇÃO AS SUAS MOTIVAÇÕES (STRARBROOKE, 2000, CAP.2) SÉCULO XIX - banho de mar (talassoterapia) = balneários próximos às grandes áreas urbanas Nice, Biarritz = playground dos mais ricos Cassinos e jogos de azar - Viagens de negócios SÉCULO XX - cruzeiros marítimos década de 1920 = produto voltado para a aristocracia (Mediterrâneo, Ilhas Gregas) década de 1970 = massificação dos cruzeiros (Caribe) - turismo voltados para os esportes de inverno - turismo rodoviário (a partir de 1930) EUA; motéis e visitas às áreas selvagens em carro próprio (traillers) - turismo de massa a partir de 1950, Mediterrâneo - turismo social (subsidiado pelos governos) - turismo mais segmentado a partir da década de 1990

3 Demanda Turística Número total de pessoas que viajam ou desejam viajar para desfrutar das comodidades turísticas e dos serviços em lugares diferentes daqueles de trabalho e de residência habitual (Mathieson e Wall, 1982). DT = f (Pt, Pi, Y, Tc, G ) Pt = preços dos serviços turísticos Pi = preços dos bens e serviços substitutivos do turismo Y = renda do consumidor Tc = taxa de câmbio G = gosto/motivação do consumidor

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5 Artigos de conveniência
X Aquisição de bens

6 HIERARQUIDA DAS NECESSIDADE HUMANAS
MASLOW 91970) Auto-realização Auto estima Amor Segurança Necessidade fisiológicas

7 PROCESSO DE CONSUMO TURÍSTICO
Renda disponível Gastos Básicos Renda disponível Alimentação Poupança Consumo livre Vestuário Saúde Habitação Educação Turismo Outros

8 Desenvolvimento pessoal
Tipologia das motivações em turismo – Swarbrooke, 2001, p. 86 Físicos Relaxamento Banho de sol Exercício e saúde sexo Culturais visitas a lugares de interesse vivência de outras culturas Emocionais nostalgia romance aventura escapismo fantasia busca de alimento espiritual TURISTAS Status exclusividade fator moda fazer um bom negócio oportunidades de gastar de maneira ostensiva Pessoais visitar amigos e parentes fazer novos amigos necessidade de satisfazer outras pessoas fazer economia, em caso de rendimentos reduzidos Desenvolvimento pessoal aumentar conhecimento aprender algo novo

9 FATORES COMPORTAMENTAIS
Elevado envolvimento na decisão de compra e elevado compromisso do consumidor Níveis elevados de insegurança relacionados à intagibilidade Significado emocional considerável Fortemente influenciado por outras pessoas Decisão a longo prazo Alto nível de busca de informações

10 Características do comprador e processo de tomada de decisão
Modelo estímulo-resposta de comportamento do comprador (Fonte: Middleton, 1994) Entrada de estímulos Canais de comunicação Características do comprador e processo de tomada de decisão Respostas de compra Filtros de comunicação Motivação Amplitude da competitividade dos produtos oferecidos pela industria do turismo Propaganda Promoção de vendas Folhetos Vendas particulares Relações públicas Aprendizado Posição demográfica e socioeconômica Características psicográficas Percepções Desejos Necessidades Objetivos Produto Marca Preço Loja de ponta de estoque Amigos Família Grupos de referências Experiência Atitudes Experiência de pós-compra e

11 Determinantes Estruturais
Os determinantes estruturais relacionam-se com o processo de desenvolvimento da economia dos países e influenciam a procura turística a médio e longo prazo. Entre eles podemos destacar os fatores demográficos, principalmente a densidade populacional e a taxa de urbanização; o crescimento econômico e o progresso técnico- científico.

12 Determinantes Conjunturais e Psicossociológicos
Tem influencia no curto prazo e estão relacionadas à realidade econômica de cada país. Destacam-se nesse grupo as variações de taxas de câmbio e as tensões inflacionárias. Os determinantes psicossociológicos atuam permanentemente sobre a demanda do turismo. O ato de quantificar sua influência é bastante complexo pois se relaciona ao inconsciente do consumidor.

13 FATORES DETERMINANTES - Econômicos
Nível de renda disponível De acordo com o aumento da renda há uma probabilidade do aumento do consumo de produtos turísticos. Nível dos preços O aumento dos preços em um determinado destino turístico implica a diminuição de sua demanda, que tenderá a continuar gastando com o turismo, mas em outro destino. Política fiscal e controle dos gastos de turismo O aumento da pressão fiscal nos centros emissores provoca a diminuição da renda disponível para viagens de turismo, produzindo a diminuição da demanda por produtos turísticos. Financiamento A possibilidade de financiar as viagens a longo prazo permite ao viajante realizar mais gastos com o turismo e com maior freqüência. Taxas de Câmbio Quando a moeda do centro emissor está fortalecida em relação ao dólar, gera uma demanda deste para os centros receptores onde a moeda local está enfraquecida em relação á moeda americana.

14 FATORES DETERMINANTES
2. FATORES SOCIOCUTURAIS DOS CONSUMIDORES Motivação A decisão pelo consumo de um produto turístico é subjetiva do ponto de vista do consumidor, estando diretamente relacionada à: Sua atitude ao valorizar, positiva ou negativamente, determinados fatores ou objetos Suas percepções Sua personalidade Suas experiências anteriores O risco financeiro na compra de um produto turístico é alto, pois o consumidor adquire um produto intangível, que está distante do seu entorno habitual e que exige um certo planejamento prévio para o consumo.

15 FATORES DETERMINANTES
2. FATORES SOCIOCUTURAIS DOS CONSUMIDORES Condicionantes socioculturais Faixa etária Profissão Tipo de ocupação / emprego Nível de escolaridade Status Tempo de lazer Costumes de épocas de viagens = sazonalidade Crenças ideológicas, religiosas ou políticas Fatores políticos Fatores demográficos Grau de urbanização das áreas emissoras Nível de desemprego Índice de natalidade Índice de envelhecimento

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17 Perfil Psicográfico do Consumidor do Produto turístico
Plog (1974) Mesocêntricos Semi-alocêntrico Semi-psicocêntrico Psicocêntricos Alocêntricos

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20 FATORES DETERMINANTES
3. FATORES ALEATÓRIOS / CONJUNTURAIS Crises políticas Guerras Cataclismos: terremotos, tsunamis, vulcões, etc.

21 PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DA COMPRA DE PRODUTOS TURÍSTICOS
1. Necessidades ou desejos a satisfazer 2. Alternativas existentes para satisfazer as necessidades e desejos 3. Coleta de dados: custos, distâncias, características socioculturais dos centros receptores, situação ´políticas, etc. 4. Composição dos custos 5. Definição concreta do tipo de produto que deseja consumir 6,. Previsão das conseqüências 7. Análise da relação custo-benefício 8. Decisão final 9. Consumo Importante: a imagem do destino turístico existente na mente do consumidor é decisiva durante o processo de tomada de decisão.

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