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UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

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Apresentação em tema: "UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA"— Transcrição da apresentação:

1 UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
Disciplina: Teoria e Análise de Custos Professora: Rosemary Silva Clique para adicionar texto

2 Métodos de Custeio Conceito: são técnicas que objetivam a alocação dos diversos itens de custo da empresa ( depreciação, mão de obra direta e indireta, energia elétrica, materiais, etc..) aos produtos. Como os custos variáveis e diretos são fáceis de alocar aos produtos, o problema aparece com os custos fixos e indiretos.

3 Métodos de Custeio Custeio significa forma de apropriação de custos.
Os métodos de custeio mais conhecidos são: Custeio por Absorção; Custeio Variável/Direto e Custeio Baseado em Atividades.

4 Custeio por Absorção É o critério utilizado para fins de evidenciação legal do resultado, isto é, utilizado para fins societários(pagar dividendos) e fiscais(pagar imposto de renda e contribuição social. Atende as exigências societárias e está de acordo com os princípios geralmente aceitos e com as normas da legislação tributária

5 Custeio por Absorção Possui às seguintes características:
É o método mais tradicional de custeio; Consiste em alocar aos produtos todos os custos incorridos no processo de fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis; As despesas de vendas – administrativas e outras – não incorporam o custo do produto, sendo registradas diretamente no resultado do período. Este é o método mais utilizado para fins contábeis.

6 Custeio por Absorção A principal desvantagem do custeio por absorção consiste na utilização dos rateios para distribuir os custos entre os departamentos e/ou produtos.

7 Custeio Variável

8 Custeio Variável Pela própria natureza dos custos fixos(invariabilidade), arbitrariedade em seu rateio e variação por unidade em função de oscilações do volume global, e por propiciar valores de lucro não muito úteis para fins decisoriais, criou-se um critério alternativo ao Custeio por Absorção. Trata-se do Custeio Variável, em que só são agregados aos produtos seus custos variáveis, considerando-se os custos fixos como se fossem despesas. Clique para adicionar texto

9 Custeio Variável(ou Direto)
Nas Demonstrações à base do Custeio Variável obtém-se um lucro que acompanha sempre a direção das Vendas, o que não ocorre com o Absorção. Por contrariar a Competência e a Confrontação, o Custeio Variável não é válido para balanços de uso externo, deixando de ser aceito tanto pela Auditoria Independente quanto pelo Fisco.

10 Margem de Contribuição
A alocação de Custos Fixos é uma prática contábil que pode, para efeito de decisão, ser perniciosa; por sua própria natureza, o valor a ser atribuído a cada unidade depende do volume de produção e, o que é pior, do critério de rateio utilizado. Decisões tomadas com base no “lucro” podem não ser as mais corretas.

11 Margem de Contribuição
É a diferença entre Receita e soma de Custo e Despesas variáveis. MCu = Pv – CV - DV Tem a faculdade de tornar bem mais visível a potencialidade de cada produto, mostrando como cada um contribui para, primeiramente, amortizar os gastos fixos e, depois, formar o lucro propriamente dito.

12 Margem de Contribuição
Decisões que podem ser tomadas: Mix de produção; Aceitação de venda a preços menores que o custo unitário de um produto para aproveitamento de capacidade ociosa Limitações: Capacidade de produção Atendimento do mercado

13 Exemplo: Empresa fabricante de móveis(cadeiras, camas e mesas)
Custos Indiretos no mês: $ Produtos Qtde Horas de MOD Custos Diretos Preço de Venda MOD MP Cadeiras u h /u /u $ 1.550/u Camas u h /u /u $ 2.000/u Mesas u h /u /u $ 1.700/u A – Qual o lucro por produto, se os custos indiretos são apropriados à base das Horas de MOD? E se a base fosse $ MOD? B – Qual produto deve ter sua produção incentivada?

14 Margem de Contribuição
Qual produto deveria ser incentivado? Mesas ou Cadeiras? E se adotássemos apenas os custos variáveis? E se a empresa estivesse trabalhando com capacidade ociosa e recebesse uma proposta de encomenda de unidades adicionais do produto”cama” por $ 1.150,00 a unidade. A empresa deveria aceitar a proposta? Por quê?

15 Custos para Decisões

16 Relação Custo-Volume -Lucro
Um dos instrumentos da área de custos que podem ser utilizados nas decisões gerenciais é a análise de custo/volume/lucro. Tal expressão abrange os conceitos de margem de contribuição, ponto de equilíbrio e margem de segurança.

17 Relação Custo-Volume -Lucro
Esta análise é um instrumento utilizado para projetar o lucro que seria obtido em diversos níveis possíveis de produção e vendas, bem como para analisar o impacto sobre o lucro de modificações no preço de venda, nos custos ou em ambos.

18 Relação Custo-Volume -Lucro
É baseada no Custeio Variável e, por meio dela, pode-se estabelecer qual a quantidade mínima que a empresa deverá produzir e vender para que não incorra em prejuízo. Para tanto necessita-se de: RECEITA TOTAL RT CUSTO TOTAL CT

19 Ponto de equilíbrio Q ou $ para lucro nulo No Ponto de Equilíbrio,
Receitas = Custos

20 Ponto de Equilíbrio O Ponto de Equilíbrio (também denominado de Ruptura) nasce da conjugação dos Custos e Despesas Totais com as Receitas Totais.

21 Ponto de Equilíbrio Com a aplicação do conceito, a quantidade de vendas em unidades (volume) necessária para que a empresa cubra seus custos e despesas fixas é calculada de maneira que o lucro seja zero. A partir deste ponto é que a empresa passa a gerar lucros.

22 Ponto de Equilíbrio Margem de Contribuição Unitária
PE = Custos e Despesas fixos Margem de Contribuição Unitária

23 Ponto de Equilíbrio Mudanças no preço de venda, nos custos fixos ou nos custos variáveis alteram o ponto de equilíbrio. Se o preço de venda do produto aumentar, a receita será maior e o ponto de equilíbrio será mais baixo. Se os custos fixos ou os variáveis crescerem, o ponto de equilíbrio será deslocado para cima.

24 Ponto de Equilíbrio Existem três Pontos de Equilíbrio: Contábil,
Econômico e Financeiro. A diferença entre eles são os custos e despesas fixos a serem considerados em cada caso.

25 Ponto de Equilíbrio Contábil
No Ponto de Equilíbrio Contábil, são levados em conta todos os custos e despesas contábeis relacionados com o funcionamento da empresa. PEC = Custos e Despesas fixos Margem de Contribuição Unitária

26 Ponto de Equilíbrio Econômico
PEE = CDfixos + Lucro Desejado Margem de Contribuição Unitária

27 Ponto de Equilíbrio Financeiro
No caso do Ponto de Equilíbrio Financeiro, os custos considerados são apenas os custos desembolsados que realmente oneram financeiramente a empresa. Informa o quanto empresa terá de vender para não ficar sem dinheiro e, conseqüentemente, ter de fazer empréstimos, prejudicando ainda mais os lucros.

28 Ponto de Equilíbrio Financeiro
PEF = CDfixos – depreciações + dívidas do período Margem de Contribuição Unitária

29 Cia. Sem Dúvida S.A. Aluguel da fábrica $ 8.000,00
Produz e comercializa 500 unidades/mês Aluguel da fábrica $ 8.000,00 Consumo de MDs $ ,00 Salários fixos $ ,00 Comissão de vendas 10% preço Preço de vendas $ 100,00 a) Qual o ponto de equilíbrio da empresa? b) E se o aluguel aumentar em $ 7.000,00? c) E se, na situação original, o preço baixar para $ 80,00?

30 Ponto de Equilíbrio Para uma determinada área de atuação, espera-se de minutos ligações telefônicas por ano. Os custos e despesas variáveis do minuto de ligação são de $ 0,10 e os custos e despesas fixos, incluindo a depreciação são de $ /ano. O preço é na ordem de $ 0,50/minuto. O investimento total monta $ , sendo que $ são de equipamentos(10% de depreciação). A taxa de retorno do investimento da empresa de telefonia é de 15% ao ano. Calcule:

31 Ponto de Equilíbrio a) O custo unitário(por absorção) do minuto;
b) A margem de contribuição; c) O Ponto de equilíbrio contábil; d) O Ponto de equilíbrio econômico; e) O Ponto de equilíbrio financeiro

32 Benefícios do Ponto de Equilíbrio
O cálculo do Ponto de Equilíbrio atende às decisões relacionadas com: Alteração do mix de vendas, tendo em vista o comportamento do mercado; Alteração de políticas de vendas com relação a lançamentos de novos produtos; Definição do mix de produtos, do nível de produção e preço do produto;

33 Benefícios do Ponto de Equilíbrio
d) Responde a perguntas que exigem respostas rápidas, tais como: quantas unidades de produtos devem ser vendidas para se obter determinado montante de lucro? qual a influência de um desconto promocional nos preços de venda? Que acontecerá com o lucro se o preço de venda aumentar ou diminuir?

34 Benefícios do Ponto de Equilíbrio
que acontecerá com o ponto de equilíbrio se determinada matéria prima aumentar 20% e não tiver condições de ser repassada aos preços dos produtos? um aumento nos custos fixos que influência terá no resultado da empresa? e) útil ao planejamento e controle de vendas e de resultado.

35 Margem de Segurança É o excedente das vendas da empresa sobre as vendas que representam o ponto de equilíbrio. MS = Vendas efetivadas – Vendas no Ponto de Equilíbrio MS (%) = Vendas - Ponto de Equilíbrio Vendas


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