A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios da nutrição aplicados à saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios da nutrição aplicados à saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios da nutrição aplicados à saúde
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO - UCB ESCOLA DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Princípios da nutrição aplicados à saúde Professora Giselle Moura Messias

2 OBJETIVOS Aplicar o estudo básico da nutrição com abordagem geral nos conceitos, funções, fontes alimentares, metabolismo e importância de macronutrientes, micronutrientes e dos nutrientes antioxidantes, na saúde e na doença. Compreender a importância da dieta equilibrada e segura para crianças, adultos, idosos e indivíduos com a saúde comprometida. Analisar o funcionamento do Serviço de Nutrição em hospitais e sua relação com o Serviço de Enfermagem. Identificar como funciona o Serviço de Nutrição nos hospitais, através de uma visão global no organograma, na prescrição e distribuição de dietas hospitalares e rotinas de dietas de prova. Caracterizar a importância do Suporte Nutricional Enteral e Parenteral nos hospitais e das atribuições da equipe de Suporte na promoção e recuperação da saúde de indivíduos internados nas mais diversas condições clínicas.

3 DATAS DE PROVA A1 – 15/04 A2 – 17/06 A3 – 01/07 BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA CUPPARI, L. Nutrição clínica no adulto – Guias de medicina ambulatorial e hospitalar.Unifesp/Escola Paulista de Medicina. São Paulo: Manole, 2002. DA POIAN, A. T. e CARVALHO-ALVES, P. C. Hormônios e metabolismo – Integração correlações clínicas. São Paulo: Atheneu, 2003. DUTRA, José O.; MARCHINNI, Sérgio J. Ciências nutricionais. São Paulo: Sarvier, 2000.

4 INTRODUÇÃO Atualmente, observa-se no Brasil:
Prevalência considerável de deficiências de micro nutrientes e desnutrição crônica em grupos vulneráveis da população; Aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade; Alta prevalência de doenças crônicas não-transmissíveis em adultos.

5 Política Nacional de Alimentação e Nutrição
O setor de saúde tem importante papel na promoção da alimentação adequada e saudável Política Nacional de Alimentação e Nutrição Política nacional de Promoção da saúde Promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) Fundamenta-se nas dimensões de incentivo, apoio e proteção da saúde e deve combinar iniciativas focadas em políticas públicas saudáveis.

6 Alimentação Adequada e Saudável
Direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

7 ALIMENTAÇÃO Refere-se à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, às características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. È o processo pelo qual os seres vivos adquirem do mundo exterior os alimentos que compõem a dieta.

8 CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO È a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem como sua ação, interação e balanço em relação a saúde e doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e secreta nutrientes.

9 Nutrientes São substâncias que estão inseridas nos alimentos e possuem funções variadas no organismo. São eles: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Podem ser encontrados em diferentes alimentos, por isso deve-se variar ao máximo na alimentação diária.

10 Dieta É o conjunto de alimentos que o indivíduo consome diariamente com as substâncias nutritivas denominadas nutrientes. Alimentação Variada Seleção de alimentos dos diferentes grupos de alimentos, de acordo com a renda familiar e a disponibilidade de alimentos local. Alimentação variada em quantidades adequadas dieta equilibrada (proporciona os nutrientes necessários para atender as necessidades do organismo).

11 Dez passos para uma Alimentação Adequada e Saudável:
Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias Limitar o consumo de alimentos processados Evitar o consumo de alimentos ultra processados Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia 

12 Dez passos para uma Alimentação Adequada e Saudável (Continuação)
Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

13 DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS
Alimentos in natura: essencialmente partes de plantas ou de animais. Ex: carnes, verduras, legumes e frutas. Alimentos minimamente processados: quando submetidos a processos que não envolvam agregação de substâncias ao alimento original, como limpeza, moagem e pasteurização. Ex: arroz, feijão, lentilhas, cogumelos, frutas secas e sucos de frutas sem adição de açúcar ou outras substâncias; castanhas e nozes sem sal ou açúcar; farinhas de mandioca, de milho de tapioca ou de trigo e massas frescas.

14 DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS
Alimentos processados: são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar a alimentos para torná-los duráveis e mais palatáveis e atraentes. Ex: conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito); compotas de frutas; carnes salgadas e defumadas; sardinha e atum de latinha, queijos e pães. Alimentos ultra processados: são formulações industriais, em geral, com pouco ou nenhum alimento inteiro. Contém aditivos. Ex: salsichas, biscoitos, geleias, sorvetes, chocolates, molhos, misturas para bolo, “barras energéticas”, sopas, macarrão e temperos “instantâneos”, “chips”, refrigerantes, produtos congelados e prontos para aquecimento como massas, pizzas, hambúrgueres e nuggets.


Carregar ppt "Princípios da nutrição aplicados à saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google