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Marketing Carlos Freire.

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Apresentação em tema: "Marketing Carlos Freire."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Carlos Freire

2 Grupos Trabalho Kotler
Marketing Resumo Grupos Trabalho Kotler    Grupo 1 Girlene Luan Valdemar Mauro Filipe Rodrigo Célio     Capítulo 1 01/4 Grupo 4 Carolina Amanda Eliel Pamela Sabrina Leonardo Valdilei Capítulo 4 2/4 Grupo 2 Manu Megan Melyssa Felipe Tahís Raphael Ketlem Mayra Capítulo 2 1/4 Grupo 3 Jackson Enfrew Daniel Capítulo 3 2/4 Carlos Freire

3 Marketing Resumo Quem ainda não estiver em nenhum grupo deve se encaixar em algum dos existentes. NÃO PODEM SER FORMADOS NOVOS GRUPOS. Ao final de todas as apresentações deve-se apresentar a opinião do Grupo sobre o capítulo. 1ª NPC - 8/4/15 Carlos Freire 2014

4 Marketing Resumo Alguma dúvida? Carlos Freire 2014

5 Marketing Resumo O processo de entrega de valor implica escolher (ou identificar), fornecer (ou entregar) e comunicar um valor superior. Empresas sólidas desenvolvem capacidades superiores para administrar os principais processos organizacionais. Há uma visão segundo a qual o marketing holístico maximiza a pesquisa de valor, a criação de valor e a entrega de valor. O objetivo do planejamento estratégico é identificar oportunidades futuras e dar forma aos negócios e produtos da empresa para aproveitá-las. Carlos Freire 2014

6 Marketing Resumo A estratégia corporativa estabelece a estrutura na qual as divisões e unidades de negócios preparam seus planos estratégicos. O planejamento estratégico para empresas individuais inclui definir a missão corporativa, analisar as oportunidades e ameaças externas, analisar as forças e fraquezas internas, estabelecer metas, formular táticas, formular planos de ação, implementar os planos, coletar feedback e exercer controle. O plano de marketing é de grande importância para o processo de marketing. Carlos Freire 2014

7 Coleta de informações e
Marketing Coleta de informações e previsão de demanda Carlos Freire 2014

8 Marketing Assunto da aula
Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? Quais registros internos são úteis para tal sistema? O que um sistema de inteligência de marketing envolve? Quais são as principais tendências macroambientais? Como as empresas podem medir e prever demanda com precisão? Carlos Freire 2014

9 Marketing = Informação + Inteligência
Decisões de Marketing Marketing = Informação + Inteligência Carlos Freire 2014

10 Marketing Decisões de Marketing
Tomar decisões de marketing é tanto uma arte quanto uma ciência. Para criar o clima de entendimento e inspiração necessário ao processo de tomada de decisão de marketing, as empresas devem possuir informações abrangentes e atualizadas sobre as tendências macroambientais e os efeitos microambientais específicos ao seu negócio. Carlos Freire 2014

11 Marketing Decisões de Marketing
A maior responsabilidade de identificar mudanças significativas no mercado é dos profissionais de marketing de uma empresa. Carlos Freire 2014

12 Marketing Decisões de Marketing
Esses profissionais contam com três vantagens para executar sua tarefa: métodos consistentes para coletar informações e o tempo dedicado à interação com clientes e à observação da concorrência e outros grupos externos. Carlos Freire 2014

13 Marketing Decisões de Marketing
Os profissionais de marketing também detêm muitas informações sobre como os padrões de consumo variam tanto em cada país quanto entre países. Carlos Freire 2014

14 Marketing Decisões de Marketing
O sistema de informações de marketing da empresa deve representar o cruzamento entre o que os gerentes pensam que precisam, o que eles realmente necessitam e o que é economicamente viável. Carlos Freire 2014

15 Marketing Decisões de Marketing Pensam que precisam Realmente precisam
SIM – Sistema de Informações de Marketing Economicamente Viável Carlos Freire 2014

16 Marketing Tipos de Informação
Para identificar oportunidades e problemas importantes, os gerentes de marketing dependem de relatórios internos de pedidos, faturamento, preços, custos, níveis de estoque, contas a receber e a pagar. O ciclo pedido-pagamento Sistemas de informações de vendas Bancos de dados, data warehouse (armazém de dados secundários) e data mining (ferramenta de pesquisa) Carlos Freire 2014

17 Marketing Inteligência de Marketing
Um sistema de inteligência de marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usado por gerentes para obter informações diárias sobre ocorrências no ambiente de marketing. Carlos Freire 2014

18 Marketing Inteligência de Marketing
Uma empresa pode tomar oito possíveis medidas para melhorar a quantidade e a qualidade de sua inteligência de marketing: Treinar e motivar a força de vendas a identificar e relatar novos acontecimentos. Motivar distribuidores, revendedores e outros intermediários a repassar informações importantes. Carlos Freire 2014

19 Marketing Inteligência de Marketing
3. Contratar especialistas para coletar informações de marketing. 4. Interagir com o público interno e o externo. 5. Criar um painel consultivo de clientes. 6. Tirar proveito de fontes de dados governamentais. 7. Comprar informações de fornecedores e institutos de pesquisa externos. 8. Inteligência de marketing na Internet. Carlos Freire 2014

20 Marketing Marketing na Internet
Existem cinco maneiras principais de pesquisar, na Internet, produtos de concorrentes e seus pontos fortes e fracos: Fóruns independentes de avaliações do consumidor sobre bens e serviços. Sites de feedback pertencentes a distribuidores e agentes de vendas. Sites que combinam avaliações de clientes com opiniões de especialistas. Sites de reclamações de clientes. Blogs públicos. Carlos Freire 2014

21 Marketing Inteligência de Marketing Clipping
Em algumas empresas, a equipe vasculha a Internet e as principais publicações, resume as notícias relevantes e as publica em um boletim dirigido aos gerentes de marketing. A função de inteligência competitiva é mais bem trabalhada quando é coordenada com o processo de tomada de decisões. Carlos Freire 2014

22 Marketing Análise do Macroambiente Macroambiente
Ambiente geral da empresa, aquele em que a organização não tem como interferir de maneira isolada. Economia, Política, Religião, Clima, Ecologia. Carlos Freire 2014

23 Marketing Análise do Macroambiente Necessidades e tendências
Devemos fazer uma distinção entre: Um modismo. Uma tendência. Uma megatendência. Carlos Freire 2014

24 Marketing Análise do Macroambiente Necessidades e tendências
Devemos fazer uma distinção entre: Um modismo. Ocorrência passageira, focada, sem interferência em aspectos econômicos, políticos ou culturais; Carlos Freire 2014

25 Marketing Análise do Macroambiente Necessidades e tendências
Devemos fazer uma distinção entre: Tendência. Ocorrência duradoura, porém, sem interferência em aspectos econômicos, políticos ou culturais; Carlos Freire 2014

26 Marketing Análise do Macroambiente Necessidades e tendências
Devemos fazer uma distinção entre: Megatendência. Ocorrência duradoura, com interferência em aspectos econômicos, políticos ou culturais; Carlos Freire 2014

27 Marketing Análise do Macroambiente Principais Forças Macroambientais
As empresas devem monitorar seis importantes forças macro ambientais: demográfica, econômica, sociocultural, natural, tecnológica e político-legal. Carlos Freire 2014

28 Marketing Ambiente Demográfico CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
A população mundial tem apresentado um crescimento “explosivo”: totalizou 6,8 bilhões de pessoas em 2010 e ultrapassará 9 bilhões em A tabela a seguir apresenta um cenário interessante sobre isso. Carlos Freire 2014

29 Marketing Ambiente Demográfico FAIXA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
MERCADOS ÉTNICOS E OUTROS GRAUS DE INSTRUÇÃO PADRÕES FAMILIARES Carlos Freire 2014

30 Marketing Curiosidades Demográficas Carlos Freire 2014

31 Marketing Ambiente Econômico PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA RENDA, POUPANÇA, ENDIVIDAMENTO E DISPONIBILIDADE DE CRÉDITO Carlos Freire 2014

32 Marketing Ambiente Sociocultural
A partir de nosso ambiente sociocultural, absorvemos, quase inconscientemente, a visão de mundo que define nossas relações conosco, com outras pessoas, organizações, a sociedade, a natureza e o universo. Visões de nós mesmos Visões das outras pessoas. Visões das organizações. Visões da sociedade. Visão da natureza. Carlos Freire 2014

33 Marketing Ambiente Sociocultural
PERSISTÊNCIA DOS VALORES CULTURAIS CENTRAIS EXISTÊNCIA DE SUBCULTURAS Carlos Freire 2014

34 Marketing Ambiente Sociocultural Carlos Freire 2014

35 Marketing Ambiente Natural
O crescente ambientalismo corporativo reconhece a necessidade de integrar as questões ambientais aos planos estratégicos das empresas. Elas precisam se conscientizar das ameaças e oportunidades associadas a quatro tendências do ambiente natural: Carlos Freire 2014

36 Marketing Ambiente Natural Tendências do ambiente natural
a escassez de matérias-primas, especialmente de água, o custo mais elevado de energia, os níveis mais altos de poluição e a mudança no papel dos governos. Carlos Freire 2014

37 Marketing Ambiente Tecnológico
Está na essência do capitalismo ser dinâmico e tolerar a destruição criativa da tecnologia como o preço a ser pago pelo progresso. Os transistores afetaram a indústria de válvulas, os automóveis afetaram as estradas de ferro, a televisão afetou os jornais e a Internet afetou ambos. Carlos Freire 2014

38 Marketing Ambiente Tecnológico
Cabe ao marketing acompanhar as seguintes tendências tecnológicas: RITMO ACELERADO DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS OPORTUNIDADES ILIMITADAS PARA A INOVAÇÃO VARIAÇÕES NOS ORÇAMENTOS DE P&D MAIOR REGULAMENTAÇÃO DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS. Carlos Freire 2014

39 Marketing Ambiente Tecnológico
Quando setores estabelecidos combatem ou ignoram as novas tecnologias, seus negócios entram em declínio. As principais novas tecnologias estimulam a taxa de crescimento da economia. Carlos Freire 2014

40 Marketing Ambiente Político- Legal
O ambiente político-legal é formado por leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam várias organizações e indivíduos. Duas das principais tendências nesse ambiente são: AUMENTO DA LEGISLÃÇÃO QUE REGULARIZA OS NEGÓCIOS CRESCIMENTO DE GRUPOS DE INTERESSE ESPECIAIS Carlos Freire 2014

41 Marketing Aula 11/fevereiro Discussão e Resenha dos textos Ethos Economia Inclusiva e a Era da Biologia entregar final da aula Carlos Freire 2014


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