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Gerenciamento da Informação

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Apresentação em tema: "Gerenciamento da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento da Informação
INTRODUÇÃO A GESTÃO DA INFORMAÇÃO UFMG GEI Alberto Alysson Eleutério Guilherme Couto de Oliveira Sandro Antonino Machado Rocha Vinícius Campos Ottoni

2 Agenda Caracterização da informação e da estratégia empresarial
Coleta de dados para definição da estratégia Identificação de alternativas por meio da informação Diferenciação baseada na informação Elementos do gerenciamento da informação Articulação do processo de gerenciamento da informação Etapas do processo de gerenciamento da informação Distribuição/disseminação da informação Arquitetura da informação organizacional Case: Consorcio Modular VW Caminhões e Ônibus Referências

3 O papel da Informação na elaboração da estratégia empresarial
Grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e ago, "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general").

4 Estratégia Competitiva
Qual o posicionamento estratégico ideal? Mercado Altamente Competitivo. "Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas" Sun Tzu

5 Matriz SWOT  "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " SUN TZU

6 Forças de Porter

7 Informação Elaboração da estratégia;
Controle das operações empresariais; Tomada de decisão.

8 Informação Motor que move os gestores; Informação x Usuário;
Relevância, precisão, acessibilidade, clareza e consistência.

9 Interface da Informação e a Estratégia Empresarial
A estratégia identifica a posição da empresa; Ambiente Interno e Externo; Decodificação dos dados coletados; Fluxo de dados.

10 Potencial da Tecnologia da Informação
“As TI apenas ajudam a explorar as oportunidades criadas pelas fórmulas competitivas” Gilbert, Xavier

11 Video

12 Identificação de alternativas por meio da informação
A Informação pode ser visualizada e analisada em uma dupla perspectiva. Como SUPORTE na definição da estratégia empresarial Como COMPONENTE da estratégia definida APOIO ESTRATÉGICO

13 Informação como suporte na definição da estratégia empresarial
Identificar alternativas para provocar mudanças junto ao ambiente externo; Remover ou criar barreiras à entrada de novos concorrentes; Diferenciar uma empresa das demais que atuam no mesmo segmento; Configurar novas cadeias de valores; Penetrar em economias diferenciadas.

14 Informação como suporte na definição da estratégia empresarial
Elementos que consubstanciam o processo de elaboração de uma estratégia em um ambiente competitivo: POSICIONAMENTO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS ESTRUTURA / GESTÃO

15 Informação como suporte na definição da estratégia empresarial
Fatores que influenciam o processo de adaptação da organização ao ambiente externo: Posição Ambiental OBJETIVA: Percepção do ambiente pelos membros da organização. Posição Ambiental SUBJETIVA: Intensidade da incerteza na tomada de decisão; Escolhas estratégicas e as mudanças que elas provocam; Eficácia organizacional alcançada; Acumulação do conhecimento sobre essa sequencia de eventos.

16 Informação como suporte na definição da estratégia empresarial
Os gestores das inter-relações do ambiente empresarial devem promover alterações nas metas, na estrutura interna e nos processos da organização, de acordo com as características ambientais e a demanda, sem, contudo, ignorar as constantes mudanças que ocorrem no ambiente externo.

17 Informação como componente na definição da estratégia empresarial
Criar alternativas diferenciadas de estratégia, A capacidade da empresa gerar informação exclusiva sobre o contexto de seu empreendimento; Outro uso estratégico da informação implica em embuti-la em produtos e serviços já existentes na empresa; Para finalizar, uma que não pode deixar de reportar é a relacionada à aprendizagem organizacional sobre como obter vantagem competitiva com o uso da informação.

18 Informação como componente na definição da estratégia empresarial
Quanto mais uma empresa acumula informações e aprende sobre os diferentes usos da informação, mais aumenta sua capacidade de impor barreiras de entrada entre segmentos de negócio, ou seja, mais difícil se torna a supremacia dos concorrentes nessa estratégia

19 Diferenciação baseada na informação
Um requisito básico para a elaboração de qualquer estratégia competitiva é a diferenciação; Para que essa presumida perspicácia tenha êxito, a empresa precisa de informações sobre seus clientes. Clientes Empresa Informações Clientes diferenciados Produtos Diferenciados

20 Prestação de serviço individualizado ao cliente
O Atendimento personalizado ao cliente implica informações sobre suas preferências individuais; Hoje a informação é considerada um recurso básico para o fornecimento de serviços individualizado ao cliente, ou seja, a diferenciação dependerá mais e mais do volume e da qualidade dados coletados, decodificados e distribuídos sob a forma de informação.

21 Fabricação de produtos personalizados
Cada vez mais os produtos personalizados e artesanais têm seu valor aumentado devido ao conhecimento neles embutido. Esse conhecimento pode ter sua origem na informação adquirida e armazenada na memória do artesão ou nas informações sobre as necessidades e desejos individuais dos clientes, armazenadas na memória organizacional.

22 Criação ou eliminação de barreiras à entrada no mercado
Uma forma de criar, consistem em aplicar grande volume de recursos em tecnologia da informação, gerando benefícios adicionais aos clientes, aumentando com isso as dificuldades à entrada; De outro modo, a informação pode contribuir para a eliminação de barreiras, na medida em que é evidenciado os pressupostos econômicos convencionais e contempla formas alternativas de operação.

23 Configuração de cadeias de valores
Consiste no conjunto de atividades, de valores interdependentes, relacionadas por meio de elos e designadas a categorias que melhor representam sua contribuição para alcançar vantagem competitiva em uma empresa; A configuração de uma cadeia de valores requer o uso de informação para projetar alternativas.

24 Elementos do gerenciamento da informação
Banco de dados: Disponibilizar a informação de forma mais ágil e segura, eliminando a redundância de dados; Diversas áreas podem extrair informações úteis desde que este esteja bem estruturado; Profissionais responsáveis pelos bancos de dados e pela tecnologia da informação: Reduzida interação dos profissionais da área de implementação e manutenção dos bancos de dados com os usuários do sistema e os profissionais de tecnologia da informação; Os usuários começam a realizar buscas sozinhos pois não há correta disseminação e distribuição das informações.

25 Elementos do gerenciamento da informação
Exemplos de bancos de dados: Oracle, Access, SQL

26 Elementos do gerenciamento da informação
Áreas usuárias da informação: Informações variadas e interfuncionais; Velocidade de mudança nas informações frustram funcionários; Sistema de informação é desejável para o processo de planejamento organizacional. Rede informal de informações: Insatisfação no fornecimento das informações; Os próprios funcionários usuários criam as próprias redes de produção de informações; Acabam gerados dados não estruturados e recorrem a redes informais de informação.

27 Articulação do processo de gerenciamento da informação
Para um correto gerenciamento da informação, é necessário haver uma interação entre quem detém o conhecimento técnico e quem trabalha com a tecnologia da informação. Só assim é possível disponibilizar as informações corretas as usuários; O meio mais fácil de conseguir estas interações é através de um gestor designado para administrar o processo de gestão da informação.

28 Classificação e armazenamento de informação

29 Etapas do processo de gerenciamento da informação
Identificação de necessidades e requisitos de informação; Coleta/entrada de informação; Classificação e armazenamento da informação; Tratamento e apresentação da informação; Desenvolvimento de produtos e serviços de informação.

30 Distribuição/disseminação da informação
Gestor da informação: Desenvolvimento serviços e produtos da informação, distribuição e análise do uso; Profissional da informação: atender, identificar novas necessidades de pessoa-chave ou grupos de usuários; Interação do profissionais da informação: priorizar o valor estratégico da informação visando a seleção e monitoramento do que é relevante.

31 Arquitetura da informação organizacional
Alguns fatos relevantes (Fernandes Alves); Mercado: Exigência de flexibilidade e responsividade a ameaças; Exigência do consumidor: Estrutura organizacional responsiva as necessidades demandadas; Organizações: Necessidade cooperativa entre unidades autônomas com modelos de grupos de trabalho em equipe.

32 ESTUDO DE CASO Consórcio modular Volkswagem - caminhões e ônibus

33 Consórcio modular Volkswagem - caminhões e ônibus
O consórcio modular funciona por meio da integração de oito empresas fornecedoras (parceiras) responsáveis pela montagem dos conjuntos completos de peças; A VW fica responsável pelo controle da qualidade total do produto.

34 Mercado brasileiro: Por modal de transportes

35 Diferenciação baseada na informação
Produtos diferenciados: customização; Voltados para o baixo custo, flexível aos altos e baixos do mercado de caminhões e ônibus; Combinar novas soluções e descobertas tecnológicas das últimas décadas; Baixos volumes de vendas inviabilizariam altos investimentos e as novas soluções.

36 Estratégia empresarial
A Estratégia então foi tentar usar ou combinar tudo que a indústria automobilística havia desenvolvido; Novos processos logísticos, novos sistemas de informação altamente eficazes, rápidos e confiáveis; A VW forneceu os softwares aos parceiros por meio da integração em rede.

37 Tecnologia da Informação
Backbone, baseado em duas rotas de fibras ópticas para transmissão de voz, dados e imagens; 16 servidores, interligando 200 microcomputadores Pentium; Business-to-business (B2B): troca de mensagens estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da Internet.

38 Comunicação via rede

39 Plataforma única via rede
Definir novos fornecedores e prepará-los para o novo conceito de produção; Capacitar cada um deles dentro de uma plataforma integrada de sistemas de informação; A montadora é a responsável por elaborar toda necessidade da cadeia de suprimentos.

40 Definição de sete modulistas para montagem dos (kits)

41 Adequação da arquitetura de informação organizacional
Uma empresa de logística coordenando as oito empresas; Utilização dos Sistemas de informação não complexos (input / output); Total gerenciamento da cadeia logística.

42 Identificação de alternativas por meio da informação

43 Resultados da integração: Estratégia logística x Estratégia TI
Nos primeiros cinco anos de operação, volume anual de produção subiu 168%; Aumento no volume diário de produção subiu 159%; Redução no espaço dimensionado para armazenagem de peças ficou 50% menor que a atual; Comprovação: A TI foi um componente vital no sucesso logístico desenvolvido para a fábrica da VW – Caminhões e ônibus (RJ).

44 Referências bibliográficas
ANSOFF, H.I; MCDONNELL, E.J. Implantando a Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 1993. BARNEY, J.B; HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva: casos brasileiros. São Paulo: Pearson, 2007. BEUREN, ILSE MARIA. Gerenciamento da Informação: Um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo. Atlas, 1998. BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento : São Paulo: Saraiva, DIAS BOWERSOX, D. J; CLOSS, D.J. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 2001. FLEURY, Paulo Fernando; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística empresarial: a perspectiva brasileira – São Paulo: Atlas, 2000 – (Coleção COPPEAD de Administração) MCGEE, J. V. PRUSAK. L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como ferramenta estratégica. Rio de Janeiro. Campus, 1994. PORTER, M. E. Vantagem Competitiva. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. < acessado em 13/09/2013 às 20h05min>


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