A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apropriação do Sistema de Escrita

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apropriação do Sistema de Escrita"— Transcrição da apresentação:

1 Apropriação do Sistema de Escrita
NÍVEL ALFABÉTICO Apropriação do Sistema de Escrita Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de forma e cursiva) Agrupar as palavras de acordo com os tipos de letras: TEIA flor cogumelo quarto espelho JANELA CADEIRA travesseiro

2 Colorir onde está escrito com letra cursiva:
Dona Joaninha vai à festa em casa da lagartixa. Dona Joaninha vai à festa em casa da lagartixa.

3 Contato com os diferentes gêneros de texto em que se pode encontrar exemplos de cada tipo de letra.
Transcrição de textos (cópia contextualizada em textos, parlendas, trovas, canções conhecidas).

4 Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
Obs.: Sistematizar, gradativamente, os casos de regularidades e irregularidades ortográficas. As produções textuais realizadas pelos alunos de forma autônoma servirão de subsídio para a identificação, pelo professor, dos casos regulares e irregulares da ortografia que necessitam ser sistematizados.

5 Quadro de regras Consiste no registro escrito das regularidades que as crianças constatam. Vale lembrar que as regras não são “ladainhas prontas”que necessariamente envolvam linguajar sofisticado. Pelo contrário, embora o trabalho de registro permita a reelaboração das regras, o interessante é realizar o registro destas, da forma como é explicitada verbalmente pelas crianças.

6 LEITURA Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura Leitura do livro “A Descoberta da Joaninha”. Visitas à biblioteca da escola. Visitas em outros espaços em que a leitura circula.

7 Desenvolver capacidades relativas ao código escrito, especificamente necessárias à leitura
- Saber decodificar palavras e textos escritos. TEXTO EM TIRAS Borboletinha tá na cozinha nariz de pica-pau fazendo chocolate para a madrinha rebola bola perna de pau olhinho de vidro

8 Bingo de palavras O próprio aluno constrói a cartela, selecionando algumas palavras apresentadas pelo professor.

9 Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
Identificar as finalidades e funções da leitura em função do suporte, do gênero e da contextualização do texto. Exploração dos diversos tipos de texto: História (A Descoberta da Joaninha) Convite Cartão de agradecimento Etiquetas enfatizando... finalidades do texto, exploração da capa, autor, desenhos, bem como as características de cada texto.

10 Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. LIVRO

11 Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido:
- Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão; -Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências. Pausa Protocolada Instigar dos alunos o levantamento de hipóteses acerca do conteúdo do texto, Propiciar momentos para a confirmação (ou não) de hipóteses levantadas. Solicitar dos alunos o resumo do texto, por meio de reconto e incentivar a discussão sobre o mesmo. Importante: Realizar o planejamento, estimulando o interesse dos alunos pela história; Definir previamente as pausas no texto para antecipação de seu conteúdo pelos alunos.

12 Avaliar afetivamente o texto lido, fazer extrapolações
Incentivar os alunos a partilharem suas emoções e sua compreensão com os colegas, avaliando o que leram, projetando o sentido do texto para outras vivências, outras realidades. Ler oralmente com fluência e expressividade Leitura coletiva Leitura individual

13 PRODUÇÃO ESCRITA Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros. Ler em voz alta histórias, notícias, propagandas, avisos, bilhetes para os pais, etc. Trazer para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores e explorar esse material com os alunos (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam, que tipo de linguagem utilizam). Fazer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro, anotações de decisões coletivas, pauta de organização de jogos e festas coletivas).

14 LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA”
Explorar: LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” D. Aranha, Você está convidado para uma festa em minha casa Dia: 04/06/06 Local: Minha casa Horário: 13h30 D. Lagartixa CONVITE DA FESTA Caro amigo, Sua participação abrilhantou minha festinha! Obrigada pela sua presença. D. Lagartixa CARTÃO DE AGRADECIMENTO ETIQUETAS DO CENÁRIO FLORES NUVEM SOL

15 Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. Nomeação de gravuras Confrontar com a produção do colega Fazer a correção, observando o registro do professor. Elaboração de frases. Reescrita coletiva do texto “A Descoberta da Joaninha” Alterar, na escrita, algumas partes do texto. Produções coletivas e/ou individuais de convite/cartão/etiquetas

16 Formar frase a partir da cena
Atividades com frases 1º Tipo Formar frase a partir da cena

17 Cartela a ser utilizada no 2º,3º e 4º tipos de frases
LEQUE PULSEIRAS FITA FAIXA

18 2º Tipo Recortar uma figura Escrever uma frase usando a figura (Colar a figura dentro da frase) 3º Tipo Recortar uma palavra Escrever uma frase usando a palavra.

19 4º Tipo Recortar uma palavra Escrever uma frase usando a palavra (Colar a palavra dentro da frase) 5º Tipo Recortar duas figuras Escrever uma frase, substituindo as palavras por figuras.


Carregar ppt "Apropriação do Sistema de Escrita"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google