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O poder do marketing para o desenvolvimento

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Apresentação em tema: "O poder do marketing para o desenvolvimento"— Transcrição da apresentação:

1 O poder do marketing para o desenvolvimento
Universidade Federal Fluminense Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda Departamento de Administração O poder do marketing para o desenvolvimento do turismo em Unidades de Conservação. Um estudo de caso do “Parque Nacional do Itatiaia” Renan Yuji Haga

2 Problema da Pesquisa Como as Unidades de Conservação podem fazer uso do marketing para atrair mais turistas aliando-o aos seus objetivos e aos do turismo sustentável.

3 Objetivos Enfatizar que o turismo pode ser fundamental para
o desenvolvimento das Unidades de Conservação assim como para o desenvolvimento da região localizada no entorno dessas unidades Visualizar o marketing como ferramenta importante para a conscientização da população Mostrar que o turismo em pequena escala não é necessariamente mais sustentável que o turismo em massa - Através do fortalecimento da imagem das Unidades de Conservação como locais de extrema preservação

4 Justificativa Unidades de Conservação preocupadas somente com
a questão da preservação A importância do turismo para o desenvolvimento de uma região, principalmente para as regiões que abrigam áreas naturais protegidas, onde pode haver restrições para a comunidade, em prol da preservação do ecossistema daquela região. Aliar o objetivo de preservação com os benefícios provenientes das atividades turísticas

5 Referencial Teórico - Turismo Turismo Sustentável e Ecoturismo
- Marketing Características do produto turístico Composto de Marketing – 4 P’s para turismo Marketing para destinos turísticos - Unidades de Conservação Plano de Manejo Parques Nacionais Capacidade de Carga

6 Referencial Teórico Unidades de Conservação Capacidade de Carga
É um conceito que determina o limite de pessoas que um destino suporta de forma sustentável. A dificuldade no entanto, é por ele ser um conceito subjetivo, e consequentemente, difícil de ser calculado. O importante é visualizar que a capacidade de carga pode ser aumentada a partir do momento que se tem uma infra-estrutura desenvolvida e turistas mais conscientizados, visto que muitas vezes os problemas constatados em Unidades de Conservação não são advindos do número de turistas, mas sim do comportamento e das atitudes delas

7 Metodologia Exploratória Qualitativos
Pesquisa bibliográfica (livros, sites, artigos, revistas especializadas, teses e dissertações) - Estudo de Caso – Parque Nacional do Itatiaia - RJ Administraçao do PNI Secretaria de turismo de Itatiaia Pesquisas documentais Observação pessoal Questionários

8 Estudo de Caso Parque Nacional do Itatiaia (PNI)
Parque Nacional mais antigo do Brasil – criado em 1937 Localizado a 170km e 250km das cidades Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente Um dos mais preciosos santuários ecológicos do país Local com grande variedade de atrativos de beleza cênica Opção para turistas que apreciam o ecoturismo e o turismo de aventuras Atrai também pesquisadores devido à grande quantidade e variedade de espécies de flora e fauna Dividido em duas partes: Parte Baixa e Parte Alta

9 Estudo de Caso Parte Baixa Cachoeira Véu de Noiva
- Maior cachoeira do Parque, com 40m de altura Centro de Visitantes Comum aos Parques Nacionais Histórico da região Exposição de fotos Animais empalhados, etc

10 Estudo de Caso Parte Alta Pico das Agulhas Negras
- Quinto maior pico do Brasil (2.791m de altitude) Prateleiras 2.548m de altitude

11 Estudo de Caso PNI x Marketing x Conscientização Foi constatado:
Não há setor de marketing no PNI Pouca importância na divulgação do turismo por parte do PNI Foco na preservação do ecossistema Preço baixo dos ingressos Relacionamento fraco com a comunidade Ausência de informações a respeito da conscientização Pouca fiscalização nas vias Precariedades das vias

12 Estudo de Caso Discussão dos Dados
Através de questionários respondidos por turistas, de forma aleatória, foi possível visualizar o perfil e informações a respeito do visitante do PNI Equilíbrio de turistas do sexo masculino e feminino Idade entre 26 a 25 anos Predominância de grupos familiares Residentes em São Paulo e Rio de Janeiro Renda familiar mensal entre 5 e 10 salários mínimos Graduação: Ensino superior Motivo da visita: Belezas naturais Ficaram sabendo do PNI através de outras pessoas Pessoas conscientizadas quanto a questão da preservação

13 Conclusões Ações e estratégias propostas
Maior envolvimento com a comunidade, através de projetos locais que capacitem os moradores tornando-os colaboradores e fornecendo alternativas de geração de renda para eles Criação de um setor de marketing Promover a imagem ecoturística Maior disponibilização de informações Avaliação e monitoramento da relação entre números de visitantes x impactos ambientais na unidade

14 Conclusões Considerações
As Unidades de Conservação são de grande importância para a preservação do ecossistema e também na conscientização dos indivíduos no que diz respeito aos debates de desenvolvimento sustentável, em particular a preservação ambiental. Foi constatado que o Parque Nacional do Itatiaia está proposto a atender seu principal objetivo, o de preservação da natureza. No entanto, não vê que o turismo nessa região pode trazer inúmeros benefícios, tanto para a unidade em si como para a comunidade. Dessa forma, destaca-se o ecoturismo como meio de alcançar o turismo sustentável.

15 Conclusões O conceito de capacidade de carga aliado ao fator de conscientização ambiental tem grande importância para as unidades de conservação, a partir do momento que seu cálculo é feito de maneira correta. Dessa forma, os administradores das unidades podem apostar no turismo nessas regiões de maneira a obter ganhos econômicos com o turismo sustentável e aliar ao objetivo de preservação Por fim, conscientizar a população é fundamental para o sucesso do turismo sustentável e o marketing tem papel fundamental no desenvolvimento da imagem dos locais preservados atraindo clientes potenciais de um turismo mais sustentável

16 OBRIGADO, BOA NOITE.


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