A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia do Desenvolvimento Humano I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia do Desenvolvimento Humano I"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Durante muito tempo a Psicologia do Desenvolvimento preocupou-se em estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social da fecundação até a idade adulta. Porém as pessoas, nas últimas décadas, têm vivido mais e isso, fez com que as experiências e crises próprias da idade adulta e da velhice também encontrassem o seu lugar na área do desenvolvimento humano. Portanto, nesta disciplina, acreditamos que o processo de desenvolvimento humano se dá desde a fecundação até a morte do indivíduo, com características próprias de cada idade da vida.

2 Psicologia do Desenvolvimento Humano I – Perspectivas Históricas
Até o séc. XVII não se dava à infância uma ênfase especial, enquanto uma fase distinta do ciclo vital. Eram considerados “adultos em miniatura” “...na Idade Média, no começo da era moderna e durante um longo período de tempo posterior a essa época, as crianças de classe baixa se misturavam com os adultos tão logo fossem consideradas capazes de se manterem sem usas mães e babás, não muito tempo após um desmame tardio, ou seja, ao redor dos sete anos de idade. Entravam imediatamente na comunidade maior do homem adulto, compartilhando do trabalho e dos divertimentos dos companheiros, fossem eles jovens ou velhos. (Aries,1981)

3 Psicologia do Desenvolvimento Humano I – Perspectivas Históricas
Século XVII – Reforma e Contra-Reforma “Com a profunda mudança nas atitudes e na moral, foi aceito o conceito da inocência da infância, um período de “primitivismo, irracionalidade e pré-logicismo”. Daí em diante, não mais se fizeram às crianças quaisquer referências à assuntos sexuais para não corrompê-las em sua inocência. A criança tornou-se uma pessoa “especial”. Não era mais vestida do mesmo modo que o adulto”(Mussen et al, 1977) Escolas Salas sem divisão divisão por idade

4 Psicologia do Desenvolvimento Humano I – Perspectivas Históricas
Surgem os primeiros estudiosos do desenvolvimento infantil. Aparece o debate entre o que é hereditário e o que é ambiental. John Locke: a mente infantil é uma “tábula rasa” Jean-Jacques Rosseau: ‘nobre selvagem”

5 Psicologia do Desenvolvimento Humano I Teorias do desenvolvimento
Sigmund Freud: Teoria psicossexual Fase oral (nascimento aos meses) Principal fonte de prazer: boca Fase anal (12-18 meses a três anos) Controle dos esfíncteres. Fase fálica (três a seis anos) Complexo de Édipo, formação do superego Período de Latência (seis anos à puberdade) Época na qual os conflitos vividos nas fases anteriores permanecem latentes. Fase Genital (puberdade à vida adulta) Desenvolvimento sexual maduro

6 Psicologia do Desenvolvimento Humano I Teorias do desenvolvimento
Erik Erikson (1902 – 1994): teoria psicossocial – Crises psicossociais: Confiança Básica X desconfiança básica (nascimento até meses) Raio de relações significativas: Pessoa materna Força básica: Esperança Autonomia X vergonha e dúvida (12-18 meses a três anos) Raio de relações significativas: Pessoas parentais Força básica: Vontade

7 Psicologia do Desenvolvimento Humano I Teorias do desenvolvimento
Iniciativa X Culpa (3 a 6 anos) Raio de relações significativas: Família básica Força básica: Propósito Diligência X Inferioridade (6 anos à puberdade) Raio de relações significativas: Vizinhança, escola Força básica: Competência Identidade X Confusão de Identidade (puberdade ao início da fase adulta) Raio de relações significativas: grupos Força básica: Fidelidade

8 Psicologia do Desenvolvimento Humano I Teorias do desenvolvimento
Intimidade X Isolamento (jovem adulto) Raio de relações significativas: Parceiros de amizade, sexo, cooperação, competição Força básica: Amor Generatividade X Estagnação (idade adulta) Raio de relações significativas: Trabalho dividido e família e lar compartilhados Força básica: Cuidado Integridade X Desespero (velhice) Raio de relações significativas: gênero humano Força básica: Sabedoria

9 Psicologia do Desenvolvimento Humano I Teorias do desenvolvimento
Teorias a serem aprofundadas neste semestre: INTERACIONISTAS Piaget ( ) Lev Vygotsky ( ) Henri Wallon ( )


Carregar ppt "Psicologia do Desenvolvimento Humano I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google