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MARKETING I.

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Apresentação em tema: "MARKETING I."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING I

2 MÓDULOS Conceitos Básicos e Modelo de Marketing
Satisfação, valor e retenção de clientes Sistema de Informação de Marketing

3 Conceitos Básicos e Modelo de Marketing
Módulo A Conceitos Básicos e Modelo de Marketing

4 O que é Marketing?

5 O que é Marketing? O fabricante de sapatos O Sultão

6 Como surgiu?

7 O que é marketing?

8 O que é Marketing ? A tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam pessoas físicas ou jurídica. O Processo através do qual a Economia é integrada à Sociedade para servir as necessidades humanas. (Peter Drucker)

9 O que é Marketing ? O processo de atrair e manter clientes. (Theodore Levitt) Uma orientação da administração que visa proporcionar a Satisfação do Cliente e o bem-estar do Consumidor a longo prazo, como forma de satisfazer aos objetivos e as responsabilidades da organização. (Philip Kotler)

10 O que faz o Marketing ? DEMANDA OFERTA
O Marketing procura obter o melhor ajuste possível entre Demanda e Oferta.

11 Alguns conceitos importantes
NECESSIDADE desejo DEMANDA satisfação

12 Necessidade São requisitos humanos básico: comida, ar, água, roupas, moradia, segurança, etc.

13 Desejo São necessidades direcionadas a objetos específico

14 Demanda Desejos por objetos específicos apoiados pela possibilidade de pagar

15 Comercialização de valores entre
Transação Comercialização de valores entre duas ou mais partes

16 Gerentes de Marketing procuram influenciar o nível, a velocidade, e a composição da demanda para alcançar os objetivos da organização. Para tanto, precisan entender o Ambiente de Marketing

17 Marketing Estratégico- Ambiente de Marketing
PRODUÇÃO FINANÇAS COMERCIAL RH etc. ECONOMICO POLÍTICO/LEGAL TECNOLOGICO SÓCIOCULTURAL DEMOGRAFICO AMB. NATURAL CONSUMIDOR INTERMEDIÁRIO CONCORRENTE FORNECEDOR EMPRESA MERCADO AMBIENTE PREÇO COMUNICAÇÃO PRODUTO DISTRIBUIÇÃO

18 Tudo pode ser objeto de marketing?

19 O que pode ser objeto de marketing?
pessoas eventos produtos experiência serviços lugares ideias bens

20 Principais mercados: Mercado Consumidor. Mercado Empresarial.
Mercado Global. Mercado sem fins lucrativos (3o. Setor). Mercado Governamental.

21 Orientação da empresa para o mercado
Orientação de Produção. Orientação de Produto. Orientação de Vendas. Orientação de Marketing. Orientação de Marketing Holístico

22 Orientação da empresa para o mercado
Produção Marketing Vendas Holístico Produto

23 Orientação de Produção
A Orientação de produção sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo. Alta eficiência + Baixos Custos Distribuição de Massa

24 Orientação de Produto A Orientação de produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras. Qualidade + Desempenho

25 Orientação de Vendas A Orientação de Vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas, por vontade própria, normalmente não compram os produtos da organização em quantidades suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção. Inércia ou resistência dos consumidores que devem ser persuadidos. Ex.: Organizações sem fins lucrativos, produtos não procurados etc...

26 Orientação de Marketing
A Orientação de Marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvos selecionados. Satisfazer a necessidade dos consumidores

27 Orientação de Marketing Holístico
Na orientação de marketing holístico, não há um cliente no centro, como na orientação de marketing. Para o marketing holístico, tudo é importante e orbita em torno de sua coordenação.

28 Orientação de Marketing Holístico
Empresa Consumidor Marketing Holístico Sociedade Fornecedores & Parceiros

29 Orientação de Marketing Holístico
Marketing de relacionamento É a atividade do marketing holístico que tem como meta, construir relacionamentos de longo prazo, mutuamente satisfatórios com as partes-chave. – clientes, fornecedores, distribuidores, agências, consultorias, afim de conquistar ou manter negócios com elas. Construir fortes ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes.

30 Orientação de Marketing Holístico
Empresa Rede de Marketing Clientes Fornecedor Intermediários Agências; Consultores Colaboradores Revendedores Rede de Marketing: consiste na empresa e naqueles que a apoiam (clientes, funcionários, fornecedores, distribuidores, revendedores, agências de propaganda, consultores e acadêmicos – entre outros

31 Orientação de Marketing Holístico
Marketing Integrado: É a atividade do marketing holístico que tem como meta, construir valor para o cliente/consumidor, através de numerosas decisões que são integradas entre si e que levam em consideração as quatro ferrramentas básicas do marketing: (os 4 Ps) Produto, Preço, Praça, Promoção.

32 Orientação de Marketing Holístico
Marketing Interno: É a atividade do marketing holístico que garante que todos na empresa, especialmente a gerência sênior, acolham os princípios adotados para que a se atinjam os objetivos empresariais. A principal idéia do marketing holístico, quando se aplica o marketing interno, é que marketing não é um departamento, é uma orientação da empresa e portanto deve ser disseminado a todas as pessoas que nela trabalham.

33 Orientação de Marketing Holístico
Marketing Socialmente Responsável: É a atividade do marketing holístico que incorpora as relações de causa e efeito de todas as suas atividades que podem afetar a comunidade. Entre estas atividades estão os contextos éticos, ambientais, ecológicas, legais e sociais. As causas e efeitos do marketing vão obviamente muito além da própria empresa, seus clientes e fornecedores. A atividade do marketing engloba a sociedade como um todo.

34 Empresa com visão Holística

35 Empresa com visão Holística
Apóia Campanhas de Mudança de Comportamento

36

37 Aplicações e modelos de Marketing

38 Como um empresa aplica o marketing
Marketing como filosofia do negócio Marketing Estratégico Marketing operacional 38

39 Marketing como Filosofia de Negócio
Marketing é uma orientação para o cliente, que tem como retaguarda o marketing integrado, gerando a satisfação do cliente e seu bem estar a longo prazo como chave para o atingimento das metas organizacionais. 39

40 Satisfação do cliente e seu bem estar a longo prazo
Visão de longo prazo como pré requisito para a perpetuação da empresa 40

41 Metas Organizacionais
LUCRO e SOBREVIVÊNCIA 41

42 Marketing Integrado PRODUÇÃO FINANÇAS MARKETING REC. HUM. CLIENTE O Cliente como função controladora e o marketing como a função integradora

43 Marketing Estratégico Ambiente de Marketing
MACROAMBIENTE Amb. Demográfico Amb. Econômico Amb. Natural Amb. Tecnológico Amb. Político e legal Amb. Sociocultural MICROAMBIENTE EMPRESA Produto/produção Distribuição/vendas Preço/ Finanças Comunicação RH Etc. MERCADO Consumidor Concorrentes Fornecedores Intermediários Variáveis semi-controláveis Variáveis controláveis Variáveis incontroláveis 43

44 É preciso adaptar as variáveis internas, controláveis, às variáveis externas, incontroláveis
44

45 Marketing Operacional
É um conjunto de atividades desempenhadas para obter e manter clientes com o melhor retorno para a empresa 45

46 Marketing Operacional
Produto Preço Promoção (comunicação) Praça (distribuição) 46

47 Para cada ‘P’ do ponto de vista da empresa, há um ‘C’ do ponto de vista do cliente/consumidor:
4 Ps 4 Cs Produto Cliente (solução para o) Preço Custo (para o cliente) Praça Conveniência Promoção Comunicação

48 Mix de Marketing Praça Produto Preço Promoção Canais Cobertura
Variedades Locais Estoque Transporte Produto Variedade de Produtos Qualidade Design Características Nome de Marca Embalagem Tamanhos Serviços Garantias Devoluções Preço Preço de Lista Descontos Concessões Prazo de pagamento Condições de pagamento Promoção Promoção de Vendas Publicidade Força de Vendas Relações Públicas Marketing Direto


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