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Um exercício profissional

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Apresentação em tema: "Um exercício profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Um exercício profissional
no viés da contradição Esta exposição, realizada na Universidade Gama Filho, em , é de exclusiva responsabilidade da autora Sonia Latgé Milward de Azevedo, Pedagoga e Dirigente da FNU.CUT

2 Objetivos da Palestra Da “encomenda”:
1- Informar aos participantes as atividades onde os egressos dos cursos de Pedagogia atuam nas empresas (caso Light) buscando contribuir para ampliar os horizontes profissionais de jovens educadores e educadoras que pretendam atuar nas organizações empresariais: Áreas de Treinamento, Desenvolvimento e Recrutamento e Seleção Programa de Responsabilidade Social/Voluntariado Assessoria de Recursos Humanos nas Regionais Da “vida”: Apontar para as contradições desse tipo de inserção profissional Responder aos participantes do evento, da melhor forma possível, buscando aprender com essa nova geração de educadores.

3 Qual é o papel social da Empresa?
“A única responsabilidade das empresas é gerar lucros! Poucas evoluções poderiam minar tão profundamente as bases de nossa sociedade livre do que a aceitação por parte dos dirigentes empresariais que existe uma responsabilidade social diferente daquela que é gerar a maior quantidade possível de dinheiro para seus acionistas” Fonte: Universidade de Chicago, extraído do texto: Capitalismo e Liberdade 1962. As idéias chaves ao tratar do fator trabalho são Recursos Humanos e Capital Humano

4 Afinal, qual é o papel social da Empresa?
Entende que “o compromisso das empresas de contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável, trabalhando com seus empregados e famílias, comunidades locais e Sociedade em geral com o propósito de melhorar a qualidade de vida de maneira que seja positivo para ambas as partes garantindo o desenvolvimento do negócio e da própria Sociedade” Fonte: Instituto do Banco Mundial , 2003, extraída dos anais da Conferência sobre “Políticas Públicas para Responsabilidade Social Corporativa”. Idéias chaves a serem consagradas: Respeito a individualidade e a diversidade da força de trabalho e aos valores dos demais entes envolvidos no processo.

5 Premissas da Organização
1- A energia elétrica é um bem vital por excelência e condição do desenvolvimento econômico e humano e deve ser exercida com um elevado senso de Responsabilidade Social. 2- Esta responsabilidade diz respeito às relações entre as empresas do Grupo e seus empregados e, através da nossa atividade, às relações com os nossos clientes, os nossos prestadores de serviços e os nossos fornecedores, com as populações, os territórios e de forma mais ampla com a sociedade. 3- O modelo de performance é baseado ao mesmo tempo no seu desempenho econômico e financeiro, na sua excelência profissional e na sua responsabilidade social e ambiental, buscando tornar-se uma das referências internacionais em matéria de desenvolvimento sustentável. Fonte: Extratos do texto do Preâmbulo do Acordo Mundial da EDF estimulado pelas diretrizes de Responsabilidade Social da União Européia

6 Atividades nas áreas de T&D e R&S
A Pedagogia está presente na IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO , a partir da constituição da Equipe Interdisciplinar: Pesquisa de Campo Apresentação do Diagnóstico: * com identificação das demandas de formação (conhecimentos, atitudes, hábitos, processos) * com identificação das variáveis intervenientes Elaboração do Anteprojeto de Curso: *justificativa *objetivos gerais/da organização e do treinamento *definição da clientela *proposta de conteúdo/estratégia metodológica sistema de avaliação Orçamento Negociação do Anteprojeto para definição do projeto final - piloto

7 Atividades nas áreas de T&D e R&S
A Pedagogia está presente em todas as etapas do PLANEJAMENTO INSTRUCIONAL do Curso: Determinação de objetivos Seleção e organização de conteúdos Seleção e organização de procedimentos (Estratégias didáticas) Seleção de recursos Seleção de procedimentos de avaliação Estruturação dos manuais (Instrutor / Treinando) Execução do plano Avaliação Feed-back Replanejamento

8 Atividades nas áreas de R&S
A Pedagogia está presente nas seguintes em todas as etapas do PROCESSO: Análise de currículos Seleção de conteúdos para testes e montagem de questões Seleção e organização de dinâmicas ou testes situacionais Participação nas entrevistas Preparação de cursos e atividades de introdução à Organização Estruturação de manuais de orientação para estagiários/as Tutoria Realização de entrevistas demissionárias Avaliação da Eficácia dos Processos

9 Assessoria de Recursos Humanos das Diretorias
Interlocução direta entre as áreas técnicas e operacionais com Recursos Humanos tentando integrar ações e revelar sinergias. Identificação das demandas de treinamento, desenvolvimento de carreiras, definição das competências para preenchimento de vagas. Presença essencial nas equipes interdisciplinares de T&D e R&S A Identificação de eventuais problemas de clima organizacional. Uma espécie de “ouvidoria” do corpo funcional.

10 Algumas atividades na Área de Responsabilidade Social
Programa Meninos do Rio Início em 1993, voltado a inserção de jovens carentes no mercado de trabalho, exigindo a continuidade dos estudos. Apoio psicológico e orientação social e formativo (palestras). . Nos últimos 10 anos foram 413 jovens formados . 2004: Início da contratação dos jovens egressos para quadro próprio e fornecedores . Custo Anual em 2004: R$ ,00 INTERSEÇÃO COM OS ARTIGOS DO ACORDO MUNDIAL Artigo 1: Respeito aos Direitos Humanos Artigo 15: Envolvimento em Programas de Desenvolvimento Econômico e Social

11 PROGRAMA SOCIAL / ASSISTENCIAL
PROGRAMA ILUMINAR Um programa da Light voltado à conquista da cidadania e igualdade de oportunidades Parceria com APAEL e APAE.RIO Apoio psicopedagógico para dependentes de empregados da Light portadores de necessidades especiais. Iniciativas supervisionadas de inserção no trabalho iniciado em 2004 (tratamento administrativo similar ao programa Meninos do Rio com auxílio e carga horária parcial para permitir continuidade do estudo) . Famílias atendidas: 66 (ativos e aposentados) . Custo Anual: R$ ,00 INTERSEÇÃO COM OS ARTIGOS DO ACORDO MUNDIAL Artigo 14: Ajuda à integração das pessoas em situação de deficiência

12 Base de Sustentação Interna do Voluntariado
Amostra: 184 trabalhadores lotados nos seguintes órgãos Regionais Leste/ Oeste/ Litorânea/ RH (5%do quadro) 34% já realizam algum trabalho voluntário com regularidade APRENDER COM QUEM JÁ FAZ E DAR VISIBILIDADE A ESSAS AÇÕES 77% têm interesse em participar de ações de Responsabilidade Social organizadas pela Light, com foco em: 49% atividades educacionais 30% atividades esportivas 28% atividades culturais 24% atividades de defesa do meio ambiente 15% atuar no atendimento ao cliente quanto à eficiência e segurança das instalações de energia elétrica.

13 Educação e Geração de Renda
1) Segurança e Racionalização da Energia 2) Eletricista Instalador Residencial/Mazza 3) Curso “Aprender a Empreender” do SEBRAE Objetivo: Propiciar a oportunidade de qualificação para jovens trabalhadores das comunidades carentes onde a Light desenvolve seus serviços, contando com a monitoria voluntária de empregados. Itens do Acordo Mundial: III.6 – projetos sociais que apoiem a economia local / Inclusão social / melhoria da empregabilidade; V.11 – economia, prevenção e redução de riscos energéticos; V.13 e VI.16 – eficiência energética e apoio à melhoria da vida nas cidades. Metodologia: Palestras e cursos com apoio de apostilas e laboratório-móvel.

14 GINCANA DOS 100 ANOS Esportivas /Sociais
Objetivo: Propiciar a oportunidade de formação de grupos de atletas amadores entre empregados (incluindo portadores de necessidades especiais) que estarão competindo com objetivo social. Itens do Acordo Mundial: III.5 – Respeito a diversidade, criação de oportunidades. Metodologia: Gincana a ser realizada na Usina de Lajes, com tarefas de cunho esportivo e social que deverão ser realizadas, ressaltando os 100 anos da Light

15 DESCOBERTA DO TALENTO Cultural / Social
Objetivo: Propiciar a oportunidade de apresentação no Centro Cultural de grupos de teatro, música e dança das comunidades onde a Light exerce suas atividades, arrecadando fundos para o programa PSICOPEDAGÓGICO. Itens do Acordo Mundial: III.5 – Respeito a diversidade, criação de oportunidades; Metodologia: Mensalmente uma apresentação a preços populares para empregados e familiares.

16 Explicitando algumas das contradições...
Ganhos de produtividade para a empresa (aumento da mais valia relativa) X direito ao acesso do saber acumulado pela humanidade, aquisição de novas habilidades e competências e a capacidade de se inserir no “mercado” e na vida com maior autonomia. Aumento da auto-estima X aumento do stress e solidão da competitividade. Construção de uma “nova classe trabalhadora”detentora de enorme gama de informação/qualificação X individualismo como negação da consciência de classe.

17 Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sózinho,
Apontando para umas poucas certezas... A luta pelo acesso ao ensino universal e gratuíto em todos os níveis é uma necessidade não só na busca de sua sustentação e de suas famílias como também no processo de sua emancipação como indivíduos e coletivo. O Trabalho (no sentido ontológico) é um elemento estruturante do indivíduo mas como é determinado por sua realidade e tempo históricos torna-se muitas vezes excludente e opressor. Portanto haverá sempre a necessidade da Política como mediador desse processo. Como dizia PauloFreire: Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sózinho, os homens e mulheres se libertam em comunhão


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