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Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.

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1 Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS

2 O tema consumo consciente é um assunto muito comentado nos dias de hoje. Apesar de todos os esforços pela melhoria do planeta, a busca das grandes companhias e entidades não é suficiente pela preservação ambiental. Pensar sobre responsabilidade socioambiental também deve ter iniciativas dos consumidores. Além de exigente o consumidor tem estado mais atento e crítico em relação às atitudes tomadas pelas empresas. Nos Estados Unidos uma ferramenta revolucionadora chamada GoodGuide (Guia do Bem) beneficia os consumidores com informações rápidas e confiáveis sobre os impactos socioambientais de determinado produto ou marca. Barra Bonita/SP 2010 Introdução

3 Comportamento do Consumidor É uma tomada de decisão que busca a solução de um problema, onde o indivíduo busca regular a sua ação de modo a atingir o máximo de ganhos e perdas, ou então comportamentos que não levem a nenhum resultado. Barra Bonita 2010

4 Informações + Outras informações Crenças Utilidade Comparar Opções Necessidade Capacidade/ Recurso Pré-Compra Compra Compro Posicionamento Promoção Propaganda Barra Bonita 2010

5 Consumidor Consciente/”Verde” É um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade. Ou seja; é o indivíduo que busca para o consumo apenas produtos que causam menor ou nenhum prejuízo ao meio ambiente. Barra Bonita 2010

6 Rotulagem Ambiental É a certificação de produtos/serviços com qualidade ambiental que atesta através de uma marca colocada no produto ou embalagem, que determinado produto/serviço apresenta menor impacto ambiental em relação a outros produtos “comparáveis” disponíveis no mercado. Barra Bonita 2010

7 Identificando o Consumidor Homens e Mulheres; Faixa etária de 18 a 50 anos de idade; Funcionários públicos, assalariados e empreendedores; Localizados na Cidade de Brotas e adjacentes (zona urbana e rural). Barra Bonita 2010

8 Descobrindo o Comportamento do Consumidor Atenção ao rótulo na aquisição de um produto; O direcionamento das informações sobre os impactos ambientais nos rótulos ajudam a orientar a escolha dos consumidores. O rótulo ambiental funciona como uma relação de confiança que se cria sobre o produto certificado. Barra Bonita 2010

9 Aquisição de um produto Descobrindo o Comportamento do Consumidor O consumidor ao adquirir um produto o que vêm primeiro à memória é o preço e, não o valor do produto em si. O valor social, agregado as suas ações ambientais não influencia a prática das mesmas. Barra Bonita 2010

10 Descobrindo o Comportamento do Consumidor Produto Socioambientalmente responsável Para que o princípio “socioambientalmente corretos” possa expandir é fundamental que os consumidores dêem preferência a produtos “socioambientamente responsável”. O consumidor ao adquirir um produto socioambientalmente responsável estará investindo no seu próprio bem estar, bem como estará contribuindo com a recuperação e preservação do planeta. Barra Bonita 2010

11 Descobrindo o Comportamento do Consumidor Percepção do Produto Socioambientalemnte Responsável É de grande importância que exista a preocupação com as causas ambientais, tanto por parte das empresas produtoras como pelos consumidores. As empresas que aderem à rotulagem ambiental e sua norma regulamentadora atingem uma nova categoria de consumidor: o ecologicamente consciente; pois transmitirão através do rótulo de seus produtos informações necessárias referentes ao desempenho ambiental do produto e da empresa. Barra Bonita 2010

12 Descobrindo o Comportamento do Consumidor Resultados de Ações Socioambientais As práticas assistencialistas deram lugar ao investimento social positivo com preocupações metodológicas, estudos e o acompanhamento fazem as práticas empresariais serem destinadas aos projetos sociais. Barra Bonita 2010

13 Descobrindo o Comportamento do Consumidor Percepção do Consumidor referente a Ações Socioambientais Ainda há uma deficiência por parte das empresas ao lançarem o produto sustentável; pois estas deveriam distinguir melhor o valor agregado ao produto (responsável), quer seja na embalagem, no rótulo, na exposição, na comunicação; enfim usar uma estratégia de marketing mais agressivo para conscientizar todas as classes sociais. Barra Bonita 2010

14 Conclusão É o dever e compromisso da empresa assumir uma atitude transparente e responsável em suas relações com os seus diversos públicos-alvo. A inserção de imagens, ícones que representem práticas socioambientais serão bons atrativos para a atenção dos consumidores e, estes reconhecerem a importância e a diferença que faz para si e para o próximo. A responsabilidade socioambiental resgata a função social da empresa, tendo por finalidade a promoção da qualidade na relação entre o consumidor e as práticas que respeitem a população e o meio ambiente para a construção de uma sociedade mais justa e qualitativamente melhor para viver o ser humano. Barra Bonita 2010


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