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Christian Looff Sanhueza  Habermas propõe uma Nova Teoria da Modernidade que recupere as promessas do Iluminismo e, ao mesmo tempo, suprima suas patologias.

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1 Christian Looff Sanhueza  Habermas propõe uma Nova Teoria da Modernidade que recupere as promessas do Iluminismo e, ao mesmo tempo, suprima suas patologias. É um projeto que busca a reconstrução de uma racionalidade que seja o fundamento de um neoconsensualismo;  A Teoria da Ação Comunicativa faz uma revisão das regras universais capazes de possibilitar um novo reconhecimento intersubjetivo e, sobretudo, possam desenvolver um consenso social sem deformações ou alienações. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 01/12

2 Christian Looff Sanhueza  Há uma perspectiva de chegar a uma reconstrução dos pressupostos universais da razão, porém da razão comunicativa; isto é, da razão que comunica e como tal é intersubjetiva. Que restitua o significa iluminista e mostre os extravios de um modelo que se apresenta na forma de patologias sociais;  Habermas salta do paradigma da consciência subjetiva ao da linguagem e deste ao da comunicação, porém com uma intenção evidente reaver e recuperar as dimensões criativas e emancipatórias de um mundo-da-vida fundado sobre um consenso de ética universal. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 02/12

3 Christian Looff Sanhueza  Habermas busca um novo projeto de modernidade e de existência coletiva; ou seja, propõe uma retomada do conceito de razão como o único caminho na defesa de interesses generalizáveis com sentido de universalidade e cuja consequência histórica deverá ser um mundo- da-vida emancipado das imposições da dominação e da exploração. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 03/12

4 Christian Looff Sanhueza  A prática social proposta por Habermas está centrada na participação dos cidadãos nas esferas públicas, renovando a prática social e sua institucionalização. Tal processo envolve a perspectiva de participação política como um processo de aprendizagem para a troca de papel do cidadão: de espectador para ator. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 04/12

5 Christian Looff Sanhueza  A comunidade sociopolítica não se deduz historicamente da participação econômica e social, e nem é um simples efeito da economia. Esta constatação levou os teóricos da cidadania pós- nacional a manterem o conceito de cidadania no interior de uma concepção de política vinculada aos direitos humanos. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 05/12

6 Christian Looff Sanhueza  Entre as formas encontradas para projetar esta concepção, destaca- se a proposta de um contrato de cidadania segundo o qual os direitos de cidadania seriam concedidos a estrageiros que, guardariam sua própria cultura mas se comprometeriam em aderir aos valores democráticos e às legislações nacionais de proteção aos direitos humanos. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 06/12

7 Christian Looff Sanhueza  A concepção de patriotismo constitucional formulada por habermas se insurge contra a forma convencional de identidade nacional, que une nacionalidade e cidadania. Neste caso seria necessário dissociar a nação (lugar da efetividade), do Estado (lugar da lei). MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 07/12

8 Christian Looff Sanhueza  A idéia é separar a identidade nacional, com sua dimensão étnico-cultural, da participação cívica e política, fundada na razão e nos direitos humanos. O patriotismo não estaria mais ligado à nação enquanto dimensão cultural e histórica particular, mas ao Estado de Direito e aos princípios políticos da cidadania. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 08/12

9 Christian Looff Sanhueza  Existe um déficit democrático nos Estados nacionais e na esfera global, decorrentes, num primeiro momento, de uma crise de legitimidade da democracia representativa e, no plano material, da ausência de uma cidadania e, consequentemente, de uma democracia substantiva que integre todos os direitos humanos, que por natureza são indivisíveis. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 09/12

10 Christian Looff Sanhueza  Razão para a criação de um novo nível de direitos e deveres ligados a uma cidadania transnacional:  As condições atuais de complexa interdependência, que impossibilita aos cidadãos o controle de suas vidas individuais e coletivas confiando apenas nos dispositivos democráticos nacionais; MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 10/12

11 Christian Looff Sanhueza  R  As organizações internacionais, criadas para administrar um mundo mais interdependente apresentarem um déficit democrático pois suas decisões não requerem aprovação popular. Para a teoria da democracia cosmopolita só o desenvolvimento de uma cidadania transnacional pode assegurar o controle popular das organizações internacionais. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 11/12

12 Christian Looff Sanhueza  Razão  O Estado soberano não pode mais reividicar ser a única comunidade moral relevante, quando a incidência de fenômenos transnacionais nocivos continua a intensificar-se juntamente com a crescente interdependência. MULTICULTURALISMO CRÍTICO-DELIBERATIVO 12/12


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