A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maslow e a Hierarquia das Necessidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maslow e a Hierarquia das Necessidades"— Transcrição da apresentação:

1 Maslow e a Hierarquia das Necessidades

2 Faculdade Santa Maria Professor: Luiz Carlos Aliandro Júnior
Disciplina Gestão de Negócios Alunos: Alessandro Amaral Caio Marques Felipe Diego Flávia Machado Gustavo Malheiros João Paulo Thiago Moes

3 Introdução Este trabalho tem como objetivo mostrar com clareza ao leitor a hierarquia das necessidades humanas segundo Abraham Maslow. Durante todo o desenvolvimento da obra, poderemos observar sucintamente todas as necessidades humanas desde as fisiológicas até a de auto-realização.

4 Introdução Diante dos estudos sobre as necessidades humanas realizadas por Maslow, podemos associar suas teorias a diversas situações da vida, incluído especialmente no meio empresarial, no qual predomina o capital humano. Este, precisa de cuidados, o que muitas vezes são desprezados pela alta gerência devido a muitas empresas ainda gerirem seus negócios como se fossem empresas do século xx.

5 Biografia Abraham Harold Maslow nasceu no Brooklin, Nova Iorque em Primeiro de Abril de 1908. Recebeu os títulos de Bacharel em 1930,  Mestre em 1931 e Doutor em Psicologia pela Universidade de Wisconsin em 1934. Foi criador da obra "Motivation and Personality" (Maslow Theory), aclamada até hoje pelos seguidores do autor. Na década de 60 após entrar em contato com a obra de Peter Drucker e Douglas McGregor, Maslow se envolveu com a área de Gestão de negócios. Passou então a correlacionar as teorias de motivação e personalidade com os estudos de gestão. No fim da década de 60, foi honrado como "Humanista do ano "pela Associação Americana de Psicologia, que o elegeu presidente. Maslow morreu em 8 de junho de 1970, vítima de um ataque cardíaco, quando passeava próximo à sua residência.

6 Hierarquia das Necessidades
Segundo Maslow, o homem é motivado segundo suas necessidades que se manifestam em graus de importância onde as fisiológicas são as necessidades iniciais e as de realização pessoal são necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica.

7 Hierarquia das Necessidades

8 Hierarquia das Necessidades
Em relação a pirâmide hierárquica podemos classificar as necessidades e duas denominações : Fisiologia e segurança pertencem ao grupo de necessidades primárias. As sociais, status e auto-realização são chamadas secundárias, pois só poderão ser concretizadas depois das primárias se concretizarem.

9 Hierarquia das Necessidades
É comum dizer que o comportamento motivacional é afetado através de estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado decorrente de coisas externas do organismo. Levando estes conceitos para dentro das empresas, se aplicado precisamente poderemos conseguir resultados positivos significantes dos colaboradores, tornado-os mais aptos ao trabalho e ao convívio social fora da empresa. Porém é de suma importância identificar as necessidades dos funcionários para que as empresas não percam tempo nem dinheiro.

10 Ausência das Necessidades Humanas na Organização
Segundo Maslow, quando as necessidades humanas hierárquicas dos colaboradores não são satisfeitas sobrevêm as frustrações dos indivíduos que poderão assumir várias atitudes como: - Comportamento ilógico ou sem normalidade; - Agressividade por não poder da vazão a insatisfação contida; - Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos; - Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos; - Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.

11 Etapa das Necessidades Humanas
A seguir iremos apresentar conceitos sobre as cinco etapas abaixo com exemplos e uma breve analogia com o Filme “À procura da felicidade” de Chris Gardner: Auto-Realização Estima Social Segurança Fisiológica

12 “À procura da felicidade”

13 Fisiológicas (1/5) Necessidades fisiológicas: constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Neste nível estão as necessidades de alimentação (fome ou sede), de sono e repouso(cansaço), de abrigo(frio ou calor), o desejo sexual etc. São necessidades instintivas e que já nascem com o indivíduo. São mais prementes de todas as necessidades humanas.

14 Fisiológicas (1/5) O homem com o estômago vazio não tem outra preocupação maior do que se alimentar. Porém quando come regularmente e de maneira adequada, a fome deixa de ser uma motivação importante. Quando todas as necessidades humanas estão insatisfeitas, a maior motivação será a das necessidades fisiológicas, e o comportamento do individuo terá finalidade de encontrar alívio da pressão que essas necessidades produzem no organismo. EXEMPLOS: intervalos de descanso, conforto físico, horário de trabalho razoável.

15 Segurança (2/5) Segurança constitui o segundo nível da pirâmide onde A partir do momento em que as necessidades fisiológicas estiverem satisfeitas, passa a predominar a de segurança. Neste nível, surgem as necessidades relacionadas à autopreservação, ou seja, evitar a privação das necessidades fisiológicas, buscar a estabilidade, tendo em vista a necessidade de proteção contra o perigo físico e contra a privação dos fatores básicos de sobrevivência. Surge também, neste nível, a necessidade de sentir-se apto a enfrentar situações desafiadoras da vida e do trabalho. EXEMPLO: financiamento das dividas do colaborador.

16 Segurança (2/5)

17 Sociais (3/5) São as necessidades relacionadas com a vida associativa do indivíduo junto a outras pessoas. São as necessidades de associação, participação, aceitação por parte dos colegas, troca de amizade, afeto e de amor. Surgem no comportamento quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) se encontram relativamente satisfeitas.

18 Sociais (3/5) Quando as necessidades sociais não estão suficientemente satisfeitas, a pessoa se torna resistente, antagônica e hostil com relação às pessoas que a cercam. A frustração dessas necessidades conduz à falta de adaptação social e à solidão. EXEMPLOS: amizade, amor, pertencer a grupos e atividades sociais.

19 Sociais (3/5)

20 Estima (4/5) É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. A auto-estima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança e seu auto-respeito. Através dela podemos enfrentar desafios e defender nossos interesses.

21 Estima (4/5) A importância da auto-estima é consideravelmente grande, pois através dela nos identificamos com o eu interior e com outras pessoas com as quais nos relacionamos. Para a contribuição da formação da auto-estima é importante que essa seja positiva. Nessa contribuição, não critique, não culpe, não rejeite, não humilhe, não frustre e não exponha a perda. Ao contrário pode-se contribuir com incentivos que levam a criança a se conhecer, a se gostar, a perceber suas qualidades e a acreditar que é amada e respeitada. EXEMPLO: ser reconhecido como uma pessoa respeitada.

22 Auto-Realização (5/5) São as necessidades humanas mais elevadas, levam a pessoa a tentar realizar seu próprio potencial e se desenvolver continuamente como criatura humana ao longo de toda a sua vida. Auto-realização está relacionada com autonomia, independência, autocontrole, competência e plena realização daquilo que cada pessoa tem de potencial e de virtual, da utilização plena dos talentos individuais.

23 Auto-Realização (5/5) Enquanto as quatro necessidades anteriores podem ser satisfeitas por recompensa externas, as necessidades de Auto-Realização somente pode ser satisfeitas por recompensas internas (sentimento de realização). EXEMPLOS: moralidade, criatividade, espontaneidade, auto-desenvolvimento, etc.

24 Auto-Realização (5/5)

25 Conclusão A grande importância dos assuntos abordados sobre Maslow diz respeito aos benefícios que as suas teorias podem ocasionar nas pessoas, nas empresas e no meio ambiente em geral. É de suma importância que os administradores tenham essas teorias em mente não só para guardá-las e sim para porém em prática de forma correta e organizada. Os gestores não podem dar o luxo de deixar estas e outras teorias de relevância passarem despercebidas na vida dos seus negócios.

26 Bibliografia CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.; Mundo, educação. Maslow e as necessidades humanas. ; The Right to be Human: A Biography of Abraham Maslow  Edward Hoffman, McGraw-Hill, 1999; EDUARDO, Carlos. Tecnologia em processos gerenciais. Centro Universitário Leonardo da Vinci. 4. Nov : The Pursuit of Happyness (À Procura da Felicidade); e


Carregar ppt "Maslow e a Hierarquia das Necessidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google