A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa."— Transcrição da apresentação:

1 Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa

2 Objetivo: Levar o aluno a resolver questões que envolvam cálculo de tempo. Explorando o gênero textual: informativo

3 Ano: 5º ano Tempo estimado: 7 dias Material necessário: lápis e papel

4 1ª Etapa Leitura de vários textos informativos que mencionam medidas de tempo, em diferentes situações. Orientar os alunos a estabelecerem relações entre horas e minutos. Calcular quantos minutos tem uma hora, etc... Produção inicial com o gênero informativo no qual o aluno deverá criar um pequeno texto sobre medidas de tempo, possibilitando a avaliação diagnóstica.

5 2ª Etapa Propor que cada aluno marque numa folha o horário que irá dormir naquele dia e que acordará na manhã seguinte. Deverá fazer o mesmo com o horário em que sai de casa e em que chega à escola. Sugerir pesquisas de outras leituras do mesmo gênero.

6 3ª Etapa Calcular a duração da rotina. Na mesma folha que anotou os horários, cada aluno deve determinar quanto tempo dormiu e quanto tempo gastou no trajeto de casa à escola. A maioria dos alunos mora na zona rural e utiliza o ônibus escolar para chegar até a escola. Eles precisam calcular o tempo que gastam no trajeto de casa até a estrada onde o ônibus irá pegá-los, e quanto tempo o ônibus leva para chegar à escola. São quatro ônibus na escola, e cada um faz um trajeto diferente. Os horários variam de acordo com a rota que cada ônibus faz e com a distância em que cada aluno mora. Ex: Alguns alunos entram no ônibus às 06h30, outros 06h45, outros 7h, outros 7h10, e assim por diante. Uns acordam mais cedo, outros podem acordar um pouco mais tarde. A maioria faz o trajeto à pé de casa até o ponto do ônibus, outros são levados de carro, carroça, cavalo, etc... Elaborar uma produção textual gênero informativo com os dados coletas.

7 4ª Etapa Reunir os alunos em duplas para conversarem sobre as produções realizadas utilizando os cálculos levantados refazerem se houver necessidade. Cada aluno fará um cálculo diferente, dependendo da hora em que acorda e da distância de casa até o ônibus, e do tempo que cada ônibus leva para chegar até a escola. Nessa etapa utilizar-se da análise linguística.

8 5ª Etapa Recolher o material e analisar as estratégias. Eleger as dificuldades mais comuns e colocar em discussão. Trabalhar com os problemas detectados, na elaboração do texto informativo.

9 Avaliação: Propor uma série de questões que envolvam o cálculo de tempo. Ex: Um problema que informa o horário inicial de uma atividade, quanto tempo ela dura e perguntar a que horas ela termina. Outro problema dizendo o horário inicial e o final de uma visita e perguntar sua duração.

10 Produto final: Exposição dos textos informativos contendo os dados levantos. Calcular a duração de eventos cotidianos é uma das habilidades essenciais que o aluno precisa dominar. Hora para chegar à escola, brincar com os amigos, fazer a tarefa de casa. Também é preciso levar o aluno a pensar, que somar ou subtrair requer estratégias específicas. Se um evento começa às 14h45 e dura 2 horas e 50 minutos, ele acaba às 17h35, e não às 16h95, como a soma tradicional indicaria. O tempo é um fato presente na vida dos alunos, é um tema que precisa ser trabalhado em sala de aula. O aluno precisa aprender a lidar com questões que envolvam horários inexatos, como 8h35, 13h52, etc...

11

12

13


Carregar ppt "Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google