A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adriana Regina Marques de Souza Pelissari

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adriana Regina Marques de Souza Pelissari"— Transcrição da apresentação:

1 Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
ABORDAGENS Adriana Regina Marques de Souza Pelissari

2 Relações entre desenvolvimento e aprendizagem
Relação desenvolvimento / aprendizagem Caráter psicológico Natureza epistemológica Relação sujeito / objeto do conhecimento

3 Desenvolvimento e Aprendizagem
Filosofia Desenvolvimento Aprendizagem Representante Sujeito X Objeto Aluno X Meio Empirismo Evolucionista Ambientalismo Associacionismo Behaviorismo Watson Skinner S → O Racionalismo Inatismo Maturacionista Humanismo Carl Rogers A. Neil S ← O Interacionismo construção construtivismo Piaget Vygotsky S ↔ O

4 ABORDAGEM TRADICIONAL
Vídeo The Wall Filme Escola da vida Texto cuidado escola Quando a escola é de vidro

5 BEHAVIORISTA OU COMPORTAMENTALISTA
EMPIRIMO: o comportamento é resultado direto da experiência. CONHECIMENTO: controle do comportamento em relação a... Experiência planejada Realizadas para controlar o comportamento

6 SKINNER – Representante
Comportamento é modelado e reforçado Recompensa e controle O aluno – recipiente de informações e reflexões.

7 EDUCAÇÃO: Mensurável e observáveis Transmissão cultural
Transmissão de comportamento – práticas sociais, habilidades e controle do mundo/ ambiente. Uso de técnicas de modificação de comportamento Comportamento moldado – estimulação externa – reforço de sua freqüência.

8 ENSINO: AÇÃO LEVA AO CONTROLE
PADRÕES DE COMPORTAMENTO QUE PODEM SER MUDADOS ATRAVÉS DE TREINAMENTO = CONTROLE Mudança na vida mental Habilidades são desenvolvidas pelo treinamento O professor - controlador do processo de aprender, analisa os elementos do comportamento, determina padrões

9 ESCOLA: Agencia educacional
Cabe-conservar, modificar, manter o comportamento Ligada a outras agências e depende delas para sobreviver Forma as novas gerações

10 HOMEM: Não é livre – controla-se e é controlado
Produto do meio em que vive – o meio determina e seleciona o comportamento

11 METODOLOGIA: Técnicas para o controle do ensino, estratégias de aprendizagem, retornos/ feedback Ensino de competências – como atingir os objetivos ( critérios) Programação - condição para a aprendizagem Não há justificativa de como o aluno aprende

12 AVALIAÇÃO Constatar se o aluno aprendeu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada. Ligada diretamente aos objetivos/ finalidades * Analisar se os comportamentos finais foram atingidos

13 HUMANISMO O ENFOQUE É O SUJEITO
O SUJEITO É O PRINCIPAL ELABORADOR DO CONHECIMENTO Não receitas, há diretrízes

14 HOMEM E O MUNDO Pessoa situada em seu mundo, em um processo de descoberta de seu próprio ser . O homem é um projeto inacabado O ser humano reconstrói em si o mundo exterior O mundo é produzido pelo homem

15 ENSINO Centrado no aluno Dirigi a pessoa a suas próprias experiências
Método-não diretivo – ( depende das potencialidades, capacidades e auto-avaliação)

16 PROFESSOR Dá assistência – facilitador – o professor deve aceitar o aluno tal como ele é.

17 METODOLOGIA Não se enfatiza técnicas, métodos e estratégias instrucionais. Cada educador deve desenvolver um estilo próprio de ensinar.

18 AVALIAÇÃO Desprezo por qualquer tipo de padronização de produto de aprendizagem e competências do professor. Favorável a auto-avaliação

19 CONSTRUTIVISMO Capacidade do aluno integrar informações e processá-las
Tudo que se aprende ( adaptação) é assimilado por uma estrutura já existente e provoca reestruturação (acomodação) Caracteriza um processo de escolha e não de obrigação

20 O HOMEM E O MUNDO Interacionista = Homem e mundo são analisados conjuntamente . Assimilação e acomodação para adaptação. O homem modifica o meio e o meio modifica o homem. O ser humano sai do estágio primitivo sensorial para o hipotético dedutivo.

21 Inteligência implica em desenvolvimento afetivo
Autonomia Cooperação Socialização Equilibração - sair de um estado menor de conhecimento e passar para um estado maior de conhecimento

22 PROFESSOR Deve evitar as situações de rotina, hábito, respostas prontas. Deve favorecer a cooperação reciprocidade intelectual, propor problemas sem soluções. Estimular o desequilíbrio, o desafio, a autoconfiança e a autonomia.

23 MMETODOLOGIA Troca com o meio A ação do indivíduo é valorizada
Investigação Trabalho em equipe

24 AVALIAÇÃO O conhecimento não pode ser medido mensurável.

25 Concepções de Jean Piaget
Vida e Obra ( ) Como se constrói o conhecimento?

26 Jean Piaget Conceitos Fundamentais Organização e Adaptação
Equilibração Hereditariedade Esquemas / Ações Adaptação – Assimilação e Acomodação Estágios de Desenvolvimento

27 Jean Piaget COMO SE DÁ O CONHECIMENTO? Sujeito Interage com o meio
Nova situação Assimilação Acomodação Conflito/ desequilíbrio Adaptação/ equilibração majorante

28 Estágios de Desenvolvimento
Sensório motor: (0 - 2 anos +/-) Inteligência Prática, saber fazer 2º. Estágio Pré-operatório: (2 - 6 anos +/- ) Período do Faz de Contas, das representações 3o. Estágio A) Operatório Concreto (6 - 11anos +/-) Período em que a criança realiza ações, operações, em pensamento. * Fazer e compreender B) Operatório Formal ( anos em diante) a criança tem um pensamento hipotético dedutivo.

29 Jean Piaget - Relações entre desenvolvimento e aprendizagem.

30 Concepções de Lev. S. Vygotsky
Vida e Obra (1896 – 1934) Uma nova psicologia - o HOMEM ENQUANTO SER BIOLÓGICO E SOCIAL -

31 Idéias principais As funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral. O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. A relação homem / mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos

32 Lev. S. Vygotsky A relação entre Desenvolvimento e aprendizagem

33 Conceitos fundamentais
MEDIAÇÃO ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Nível de desenvolvimento real Nível de desenvolvimento potencial ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

34 O Ensino como uma ajuda no processo de aprendizagem
“ O único bom ensino afirma Vygotsky, é aquele que se adianta ao desenvolvimento” OLIVEIRA (2000)

35 A natureza ativa e construtiva do conhecimento
Abordagem Psicológica Abordagem de Ensino Relação Sujeito X Objeto Aprendizagem desenvolvimento Empirismo tradicional S → O Reprodução Interacionismo Construtivismo S ↔ O Construção

36 Sugestão de filme

37 O que deve ser privilegiado nos programas de ensino superior?
Programas inovadores inovar é falar em desafio “ a ação de mudar,alterar as coisas,pela introdução de algo novo”. Inovar não deve ser confundido com inventar.

38 Não se esqueça inovar exige criatividade...
Conceituando: inovação é a aplicação de Conhecimentos já existentes, ou já descobertos. Não se esqueça inovar exige criatividade... Mas o que é ser criativo?

39 Métodos no ensino superior
Qual o melhor método a ser utilizado? Temos uma receita? O que temos são alguns itens que podem sugerir a atuação no ensino superior.

40 Sugestões: 1ª. Investigar – pesquisar para agir
2ª. Resolver problemas concretos 3ª. Trocar idéias com os colegas de trabalho As sugestões então relacionadas a: práxis didática postura do professor

41 O professor colabora para o desenvolvimento da universidade...
“ Para que tal clima se faça é obviamente necessário que o professor esteja sempre bem informado da realidade como um todo, e de sua área de especialização em particular, através do estudo e pesquisa”


Carregar ppt "Adriana Regina Marques de Souza Pelissari"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google