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PublicouFilipe Tavares Meneses Alterado mais de 8 anos atrás
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GESTÃO DE PESSOAS UPE E FACULDADE BOA VIAGEM 2009 Prof. Fernando Pontual de Souza Leão J ú nior, MSc.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. POR QUE ESTUDAR RH? Gera ç ão de capital humano; Competitividade atrav é s das pessoas: –Conhecimento sobre as competências essenciais necess á rias ao desenvolvimento do neg ó cio da empresa;
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Crit é rios para obter competências essenciais atrav é s das pessoas O RH deve ter valor: –Delega ç ão de poder (empowerment); –Programas de qualidade total; –Programas de aprimoramento cont ú nuo; O RH deve ser diferenciado: –Suas habilidades e competências não estão igualmente dispon í veis aos concorrentes; O RH deve ser dif í cil de imitar: –Suas capacidades e contribui ç ões não podem ser imitadas pelos concorrentes; O RH deve ser organizado: –Seus talentos podem ser combinados e empregados para atuar em novas atribui ç ões, ao serem incumbidas delas;
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. ESTRUTURA GERAL PARA A GRH Desafios competitivos: Globalização; Tecnologia; Gestão de Mudanças; Capital Humano; Capacidade de reação; Contenção de custo. Preocupações quanto aos Funcionários: Diversidade de formação; Distribuição de idade; Questões relativas a sexo; Níveis educacionais; Direitos; Privacidade e controle; Atitudes no trabalho; Família e lazer. Recursos Humanos Planejamento;Planejamento; Recrutamento;Recrutamento; Seleção de pessoal;Seleção de pessoal; Plano de cargos e carreiras;Plano de cargos e carreiras; Treinamento/Treinamento/Desenvolvimento; Avaliação;Avaliação; Comunicações;Comunicações; Remuneração;Remuneração; Benefícios;Benefícios; Relaçoes de trabalhoRelaçoes de trabalho
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Efeitos da Globaliza ç ão 70 a 85% das empresas são afetadas pela globaliza ç ão (Bohlander, 2001); Blocos econômicos (NAFTA, UE, MERCOSUL); Culturas, leis e pr á ticas comerciais diferentes; –Gerentes expatriados; –Programas de remunera ç ão espec í ficos; –Rela ç ões de trabalho diferentes;
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Novas Tecnologias Telem á tica Avan ç os da Telem á tica: –Internet –Internet: sites de busca, relacionamento, chats; –Telefonia celular e smartphones; – ⒠ commerce e ⒠ marketing; –Telemarketing e SAC; –Empresas (ou escrit ó rios) Virtuais; –Trabalhadores do conhecimento: Conjunto mais amplo e complexo de atividades, maior n í vel de responsabilidade e autoridade; Treinamento e desenvolvimento em tecnologia como um requisito;
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Adapta ç ão à Nova Tecnologia SI-RH Necessidade de um SI-RH deve considerar os seguintes aspectos: –Custos iniciais e custos de manuten ç ão anual; –Adequa ç ão dos pacotes de software à base dos funcion á rios; –Capacidade de atualiza ç ão; –Aumento da eficiência e economia de tempo; –Compatibilidade com os sistemas atuais; –Facilidade de uso; – Disponibilidade de suporte t é cnico; –Necessidades de customiza ç ão; –Tempo exigido para complementar; –Tempo de treinamento exigido para RH e folha de pagamento.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Administra ç ão de Recursos Humanos Mercado de Trabalho: –Situa ç ão de oferta de trabalho: Fortes investimentos em recrutamento; Crit é rios de sele ç ão mais flex í veis; Fortes investimentos em treinamento; Ofertas salariais mais estimulantes; Altos investimentos em benef í cios; Ênfase no recrutamento interno; Forte concorrência entre as organiza ç ões; .
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Gerenciar mudan ç as “ você não pode simplesmente manter o status quo, porque algu é m est á sempre vindo de outro pa í s com outro produto, as preferências do consumidor mudam, a estrutura de custos muda ou surge uma tecnologia revolucion á ria ” (Bohlander, 2003). Tipos de mudan ç as: –Proativa –Proativa – iniciada para tirar vantagens das oportunidades visadas; –Reativa- –Reativa- ocorre depois que as for ç as externas j á afetaram o desempenho da empresa.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Gerenciando a mudan ç a por meio do RH Principais razões para falha na gestão de mudan ç as: –Não estabelecer senso de urgência; –Não criar uma coalizão poderosa para orientar o esfor ç o; –Falta de l í deres que tenham visão; –Não remover obst á culos para a nova visão; –Não planejar sistematicamente nem conseguir vit ó rias a curto- prazo; –“ Cantar ” vit ó ria antes do tempo; –Não acompanhar a mudan ç a na cultura corporativa. –“ Não são os fatores t é cnicos, mas sim os fatores humanos não considerados, o problema mais frequente nos processos de mudan ç a fracassados ” (National Training Systems); –Os Gerentes devem –Os Gerentes devem: Comunicar a visão da mudan ç a aos funcion á rios, estabelecer expectativas claras em rela ç ão a desempenho e desenvolver a capacidade para alcan çá -la, reorganizando as pessoas e realocando ativos.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Desenvolver o Capital Humano (Competindo por meio das pessoas) CH é o “ valor econômico dos conhecimentos, das habilidades e das capacidades da empresa ” (Bohlander, 2003, p.9); “ Armazenar e Alavancar melhor aquilo que seus funcion á rios sabem ” (CEO da Hewlett-Packard); São os funcion á rios que det é m o capital humano, e não a empresa; Os gerentes devem garantir o pessoal com: experiências, conhecimentos e habilidades superiores por meio de: –Capacidade de recrutar e selecionar talentos; –Criar oportunidades para o aprimoramento dessas qualifica ç ões; –Oportunidades para o auto-desenvolvimento no trabalho; –Certificar-se de que as tarefas e requisitos do trabalho são flex í veis o suficiente para permitir o crescimento e a aprendizagem.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Gestão de Conhecimento O sucesso est á no uso e não no armazenamento; Deve-se identificar as habilidades e conhecimentos dispon í veis e subutilizadas na empresa; Deve-se delegar autoridade e incentivar a participa ç ão dos funcion á rios; Avalia ç ões baseadas na aquisi ç ão de habilidades e competências; Associar pagamentos a esses crit é rios; “ a capacidade de aprendizagem de uma empresa é a sua capacidade de gerar e generalizar novas id é ias em toda empresa ” (Ulrich – University of Michigan); Importância dos Grupos de Discussão.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Capacidade de reagir ao Mercado Requisitos de qualidade, inova ç ão, variedade e rapidez no atendimento à s necessidades do cliente; Exige alinhamento cont í nuo dos processos à s necessidades dos clientes; Podem ser obtidas a partir de programas de Qualidade Total; –Ênfase no RH para aprimoramento da qualidade; –Foco na melhoria cont í nua; –Ênfase no “ fazer certo da primeira vez ” ;
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Conter Custos Reduzir os custos de mão-de-obra: –Downsizing: Elimina ç ão planejada de empregos; –Terceiriza ç ão: Contratar algu é m de fora da empresa para tarefas que poderiam ser feitas por pessoas da pr ó pria empresa. –Aprimoramento da Produtividade: Aumentos significativos nos n í veis de produ ç ão dos funcion á rios, mantendo-se ou diminuindo-se os recursos utilizados.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. AUMENTOS DE PRODUTIVIDADE Desempenho=f (C,M,A) Motivação: Enriquecimento do trabalho; - Enriquecimento do trabalho; -Promoções; -Coaching; -Feedback; -Recompensas; Ambiente: -Empowerment; -Equipes; -Apoio da liderança; -Cultura. Capacidade: -Recrutamento; -Seleção; -Treinamento; -Desenvolvimento
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Efeitos da Demografia na For ç a de Trabalho Caracter í sticas: –Idade; –Sexo; –N í vel Educacional; Cultura: –Direitos do funcion á rio; –A questão da privacidade; –Atitudes em rela ç ão ao trabalho; –Equil í brio entre fam í lia e trabalho.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. COMPETÊNCIAS DO GERENTE DE RH Domínio do Negócio: -Tino para o negócio; -Orientação para o cliente; -Relações externas. Credibilidade Pessoal: -Confiança; -Relações pessoais; -Valores vividos; -Coragem. Domínio do RH: -Recrutamento e seleção; -Avaliação de desempenho; -Sistema de recompensa; -Estrutura da empresa Domínio das Mudanças - Habilidades interpessoais; -Habilidades de solução de problemas; -Sistema de recompensas; -Criatividade e inovação.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Aspectos essenciais para aumentar a produtividade dos trabalhadores Treinamento Controle de custo/Benefício Recrutamento e seleção de empregados Avaliação de Performance Comunicações com empregados Pgamentos de incentivo
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Situa ç ão de Demanda por trabalho Baixos investimentos em recrutamento; Crit é rios de sele ç ão mais r í gidos; Baixos investimentos em treinamento; Ofertas salariais mais baixas; Ênfase no recrutamento externo; Ausência de competi ç ão entre as empresas.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Rotatividade de Mão-de-obra (Turnover) Grau de incidência das mudan ç as no quadro funcional; Deve ser entendida como um fenômeno que garantir á o equil í brio dinâmico necess á rio ao funcionamento da organiza ç ão; Custos do Turnover: –Prim á rios: recrutamento e sele ç ão; registro e documenta ç ão; custo de integra ç ão e desligamento; –Secund á rios: envolvem os reflexos psicol ó gicos imediatos da mudan ç a no quadro funcional; –Terci á rios: perdas de neg ó cios, custos de manuten ç ão em face de mau uso de equipamentos, etc.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Causas da Rotatividade Pol í tica salarial; Pol í tica de benef í cios inadequada; Tipo de supervisão exercido pela empresa; Oportunidades de crescimento profisional; Cultura organizacional; Condi ç ões f í sicas do trabalho; Crit é rios de promo ç ão; Crit é rios de avalia ç ão de desempenho; Motiva ç ão.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Absente í smo Percentual de faltas, justificadas ou não, em rela ç ão ao total de horas trabalhadas na organiza ç ão. Principais causas: –Doen ç a comprovada e não-comprovada; –Razões de car á ter familiar; –Atrasos involunt á rios; –Faltas volunt á rias; –Dificuldades e problemas financeiros; –Problemas de transporte; –Baixa motiva ç ão; –Supervisão prec á ria.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Recrutamento Processo de atra ç ão de candidatos para compor os cargos existentes ou repor necessidades j á existentes; Conjunto de procedimentos e t é cnicas; Atividade de staff; T é cnica mais adequada: –Pesquisa interna: o que a organiza ç ão precisa? –Pesquisa externa: o que o mercado tem a oferecer?
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Etapas do Recrutamento Emissão da requisi ç ão de pessoal; Rubrica do chefe do ó rgão requisitante; Trata-se de aumento de efetivo? Se sim, necessita de autoriza ç ão da diretoria respons á vel; Verifica ç ão dos c ó digos e t í tulos da requisi ç ão; Verifica ç ão de arquivo de candidatos; Existem candidatos dispon í veis na empresa? Se não, inicia-se o processo d chamada de candidatos; Atendimento e triagem de candidatos atra í dos no processo.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Crit é rios de Recrutamento Interno Testes de sele ç ão do seu per í odo de entrada; Avalia ç ões de desempenho funcional; Resultado de participa ç ões em programas de treinamento; Compara ç ão entre o cargo atual e o poss í vel cargo futuro; Planos de carreira. VANTAGENS: –Mais barato; –Mais r á pido; –Maior seguran ç a e confiabilidade –Aproveitamento dos investimentos de RH da empresa; –Desenvolve o esp í rito de competi ç ão.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Crit é rios de Recrutamento Externo Arquivos de candidatos que se apresentaram espontâneamente; Indica ç ões de outros funcion á rios; Cartazes ou an ú ncios na porta da empresa; Contato com sindicatos; Contatos com universidades e escolas, centros de integra ç ão; Conferências e palestras; Contatos com outras empresas que atuam no mercado; An ú ncios em jornais e revistas; Viagem para recrutamento em outras localidades. VANTAGENS: –Traz sangue novo para a empresa; –Renova e enriquece os recursos humanos da empresa; –Aproveita os investimentos em prepara ç ão realizados pelo pr ó prio candidato.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Pesquisa Interna A pesquisa interna tem como tarefa fundamental o planejamento de pessoal. O planejamento ocorre mediante crit é rios de racionalidade estritamente t é cnicos e de abordagem quantitativa. Significa dizer que os fatores pol í ticos ou pessoais devem ser postos de lado. A inclusão de pessoas não capacitadas ou de excesso de pessoas incorrer á em custos elevados para a organiza ç ão.
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FBV 2009 Prof Fernando Pontual de Souza Leão Jr. Pesquisa Externa A pesquisa externa consiste na an á lise do mercado de recursos humanos, suas condi ç ões de oferta e procura no setor espec í fico que se deseja captar mão-de-obra. Cabe à fun ç ão recrutamento entender a segmenta ç ão do mercado e identificar as fontes de RH dispon í veis no segmento desejado.
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