A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Produtoras: Isabel Cristina da Silveira Ribeiro e Elaine S. O. da Cunha Validadora: Cristina Rossi Coordenador: Rogério Melo Equipe responsável pela produção Disciplina Ano Aula número Educação Física 9 Tema da Aula Digital Handebol - aspectos táticos e estratégicos - sistemas de ataque/ofensivo do jogo. Valor: Respeito.

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecimento da relevância dos aspectos táticos e estratégicos do handebol; Identificação da existência de diferentes tipos de sistemas e jogadas; Apropriação de conceitos importantes para o desenvolvimento melhor do sistema ofensivo do handebol; Reflexão sobre a importância do respeito nas relações interpessoais. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino de quinta à oitava série- Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2010. Referencial Teórico

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5 a 7

4 Atividade 1: Relembrando
Na aula anterior você aprendeu como a alimentação saudável é essencial para o nosso dia a dia e é responsável pelo bem estar físico mental do se humano: Conheceu os benefícios da alimentação saudável para o desempenho físico e esportivo. Conheceu os vários nutrientes presentes nos alimentos e sua importância para uma alimentação saudável. Aprendeu que qualquer pessoa necessita da ingestão de alimentos de forma correta e equilibrada e não apenas os atletas. . .

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá retomar o conteúdo sobre alimentação , fazendo uma síntese dos principais pontos abordados na aula anterior. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
A aula de hoje está muito legal! Você vai conhecer os sistemas táticos ofensivos do handebol, e com isso estará apto a utilizar várias formas de movimentação dentro da quadra, possibilitando maior tempo com a posse de bola e aumentando as chances de marcar os gols necessários para vencer a partida. Vai perceber como as funções de cada jogador são importantes e necessárias para dificultar a marcação da equipe adversária e facilitar o ataque. Vai refletir como o respeito é importante na prática esportiva e em todos os relacionamentos. Ao final da aula estará pronto para jogar uma partida de handebol com mais organização e objetividade, utilizar estratégias ofensivas e , com isso, aumentar as chances de vitória para sua equipe! Clique no ícone ao lado e conheça mais sobre este esporte empolgante!

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente o tema da aula. É importante despertar o interesse da turma, esclarecendo quais são os objetivos e conteúdos e a importância da utilização de sistemas táticos no jogo de handebol, motivando-os a participar das aulas práticas aplicando seus conhecimentos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Peça que acessem: .Assista com os alunos ao vídeo com lances interessantes de partidas de handebol . Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Pare e responda: O que é preciso para ser um bom atacante de handebol? Você sabe identificar a posição e a função de cada jogador? Quais os sistemas de ataque mais usados? Você está sendo desafiado a responder essas questões! Siga em frente e boa aula!

9 Atividade 3: Pergunta- desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá apresentar a questão-desafio, instigando seus alunos a encontrarem uma solução. Mostre aos alunos que ao final da aula eles serão capazes solucionar a questão apresentada. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
O handebol é um jogo coletivo cujo objetivo é marcar gols e evitar que a equipe adversária marque. Para que uma equipe atinja seu objetivo é necessário criar estratégias (sistema tático) que devem ser seguidas por todos os membros da equipe. Cada um deve cumprir o seu papel. Assim também é a vida. Temos objetivos e devemos lutar por eles. Precisamos criar estratégias para alcançá-los. E como vivemos em sociedade, precisamos aprender a trabalhar em grupo, sempre respeitando o outro. Conhecendo os sistemas táticos do handebol você vai perceber que nos esportes e na vida precisamos de estratégia para alcançarmos a vitória!

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Relacione os objetivos e conteúdos da aula com situações do cotidiano. Questione sobre o que são metas , a importância criarmos estratégias para alcançá-las e de sabermos trabalhar em equipe Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
O handebol é um jogo coletivo cujo objetivo é: Marcar gols. Fazer cesta. Não deixar a bola cair em seu campo. Levar a bola até a linha de fundo do campo adversário.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Positivo para a alternativa a: Parabéns! No jogo de handebol o time que marca o maior número de gols é o vencedor da partida. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. No jogo de handebol o time que marca o maior número de gols é o vencedor da partida. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
As equipes de handebol são formadas por jogadores titulares e reservas. Quantos são os titulares? Cinco, sendo que quatro jogam na linha e um é o goleiro. Seis, sendo que cinco jogam na linha e um é o goleiro. Sete, sendo que seis jogam na linha e um é o goleiro. Oito, sendo que sete jogam na linha e um é o goleiro.

15 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Na área do goleiro fica um jogador para defender o gol, enquanto seis jogam em toda extensão da quadra. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Resposta correta! Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Observe a quadra de handebol e responda: O jogo de handebol inicia após o apito do árbitro. Numa jogada de ataque o pivô deve posicionar-se: Fora da quadra. No centro da quadra. Próximo à área de tiro livre. Próximo a linha da área de goleiro.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. O pivô tem como objetivo fazer gol. Quanto mais perto da área de goleiro, maior a possibilidade de acerto. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Resposta correta! Parabéns! Feedback Positivo para a alternativa d:

18 Atividades de5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá pedir que os alunos respondam ao Educoquiz, que possui três questões de múltipla escolha sobre o assunto que será abordado na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 11 Checagem ATIVIDADE 12 a 15

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Você já observou a movimentação dos jogadores durante uma partida de handebol? Quando uma equipe está com a posse da bola, como os jogadores se posicionam? E quando a equipe adversária é que está com a bola, é o mesmo posicionamento? Clique no ícone abaixo, assista à um trecho do jogo Brasil X Chile durante o Pan de Guadalajara, e tente responder a essas questões.

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Assista á um trecho do vídeo com os alunos pontuando os aspectos que serão abordados na aula. Leve-os a refletir sobre as questões apresentadas no slide. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link apresenta um trecho do jogo Brasil x e Chile. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

22 Atividade 9: Sistema Ofensivo
No handebol, como em outros jogos coletivos, para alcançar a vitória, é preciso que a equipe define estratégias para atacar o adversário (sistema ofensivo) e impedi-lo de atacar (sistema de defesa). Uma equipe de handebol está no ataque, quando está com a posse de bola. Isto acontece no início da partida ou quando o adversário perde a bola por um erro técnico, por falta de ataque ou joga a bola para fora. Ao conseguir a posse da bola, a equipe deve passar imediatamente à ação ofensiva. Para isso, cada um dos seis jogadores de linha deve assumir uma função, de acordo com suas características individuais. O que você acha que e é preciso para ser um bom atacante de handebol? Clique no ícone ao lado, reflita, e responda em seu caderno.

23 Atividade 9: Sistema ofensivo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Leia o conteúdo do slide junto com os alunos, explicando a dinâmica do sistema tático ofensivo. Incentive os alunos a fazerem a atividade proposta, dando ênfase as definições corretas dadas pelos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é link sobre características de um bom atacante. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla. Organização da sala de aula: .

24 Atividade 10: Posições do ataque
Ao iniciar a ação ofensiva, os jogadores correm para suas posições e começam, a partir daí, a jogada de ataque: ARMADORES: São os jogadores que ocupam a posição central da zona de ataque, colocados próximos aos nove metros. Jogam mais recuados, arremessam a distância, deslocam-se dentro da quadra a fim de lançar bolas para companheiros bem colocados, confundem os adversários e recebem passes de companheiros em dificuldades. Podem ser até três: meia direita, central e meia esquerda. PONTAS OU ALAS: Deslocam-se pelas laterais da quadra adversária, recebem passes dos armadores e pivôs e arremessam ou penetram pelas laterais. São dois: ponta direita e ponta esquerda. PIVÔS:Um ou mais jogadores, colocados na defesa adversária com a função de atrapalhar, confundir os jogadores da outra equipe, criar condições para que outros companheiros possam penetrar na defesa adversária, receber e arremessar contra a baliza.

25 Atividade 10: Posições de ataque
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique a posição e a função de cada jogador durante o ataque e esclareça possíveis dúvidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

26 Atividade 11: Curiosidades do Handebol
Vamos conhecer alguns termos usados no ataque do handebol? Gaveta : ângulo superior do gol Gaveteiro: jogador que sempre arremessa na gaveta Rosqueta: efeito dado à bola Vaselina: gol de cobertura do goleiro Jogo passivo: retardamento proposital do jogo Jogar em baixo: jogar próximo à linha de 6 metros Jogar em cima: jogar próximo à linha de 9 metros Descubra se você aprendeu os significados dos termos utilizados no handebol clicando no ícone abaixo. CURIOSIDADES! No handebol, ao contrário do futebol, um jogador destro prefere jogar pela esquerda, e um jogador canhoto prefere atuar pela direita. É porque assim seu braço de arremesso ficará pelo lado de dentro da quadra, e por isso com maior ângulo para a finalização. Os atletas utilizam uma cola especial nas mãos para ter um contato mais firme com a bola. É por isso que as bolas de handebol sempre parecem sujas.

27 Atividade11:: Curiosidades do handebol
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique as definições dos termos e deixe os alunos jogando livremente. Estipule um tempo máximo para a execução da atividade. Clarifique possíveis dúvidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link apresenta uma cruzadinha com alguns termos utilizados no handebol. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

28 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
O jogo de Handebol exige muita movimentação. É importante que todos os jogadores saibam movimentar-se conjuntamente, conhecendo a própria função. Que funções exercem os armadores? Atrapalham, confundindo os jogadores da outra equipe. Recebem passes, arremessam ou penetram pelas laterais da quadra adversária. Jogam mais recuados, orientando, organizando e distribuindo a bola durante o jogo. Atuam próximo da área de gol, ocupando a faixa central da baliza onde o ângulo de arremesso é maior.

29 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Os armadores jogam mais recuados, orientando, organizando e distribuindo a bola durante o jogo. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Resposta correta! Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2. Durante uma partida o técnico solicita que Pedro jogue “em cima”, orientando, organizando e distribuindo a bola. O que significa jogar “em cima”? Jogar no ângulo superior do gol. Gol de cobertura do goleiro. Jogar próximo à linha de 9 metros Jogador que sempre arremessa da gaveta

31 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. No handebol, jogar em cima significa jogar próximo à linha de 9 metros. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3. João aprendeu que cada jogador tem uma função e nome específico. Qual o nome dado aos jogadores responsáveis pela armação das jogadas? Lateral esquerda – central – lateral direita Ponta esquerda – central – ponta direita Meia direita – central – meia esquerda Meia direita – pivô – meia esquerda

33 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. Os nomes dados aos armadores são meia direita, central e meia esquerda. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4. Em um jogo de handebol a equipe que estava atacando começa a retardar o jogo passando a bola sem o intuito do arremesso. O que caracteriza essa ação? Vaselina. Rosqueta. Jogar embaixo. Jogo passivo.

35 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra d. Quando a equipe que está atacando começa a retardar o jogo, passando a bola sem arremessar, caracteriza um jogo passivo. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Negativo para a alternativa c: Parabéns! Feedback Positivo para a alternativa d: Resposta correta! Parabéns!

36 Atividade 12 a 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 2 é composto por quatro questões de múltipla escolha relacionado aos conceitos trabalhados até o momento da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

37 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 16 a 18 Checagem ATIVIDADE 19 a 23

38 Atividade 16: Sistemas de Ataque
A forma como os jogadores se organizam na quadra para atacar pode variar de acordo com a tática utilizada pela equipe. A equipe deve escolher o sistema de ataque de acordo com as suas características e com as do adversário. Os principais sistemas de ataque são: 6 : 0 5 : 1 4 : 2 3 : 3

39 Atividade 16:Sistemas de ataque
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique o que é e o objetivo da utilização de sistema tático ofensivo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize a imagem da quadra na explicação do conteúdo do slide. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

40 Atividade 17: Sistemas de ataque 6:0 e 5:1
Seis jogadores atuando à frente da área de tiro livre. Grande movimentação e trocas sucessivas de ataque Sistema 5:1 Cinco jogadores atuando à frente da área de tiro livre e um infiltrador (pivô) próximo da área de gol, ocupando a faixa central da baliza onde o ângulo de arremesso é maior.

41 Atividade 17: Sistemas de ataque 6:0 e 5:1
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Leia com os alunos os tipos de sistemas e explique a organização dos jogadores. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize as imagens na explicação do conteúdo do slide. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

42 Atividade 18: Sistemas de ataque 4:2 e 3:3
Quatro jogadores atuando à frente da área de tiro livre e dois colocados na faixa central da baliza, próximos da linha da área do goleiro. Sistema 3:3 Três jogadores atuando à frente da área de tiro livre e três infiltradores (pivôs) dentro da área, colocados junto à linha da área do goleiro.

43 Atividade 18: Sistemas de ataque 4:2 e 3:3
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Leia com os alunos os tipos de sistemas e explique a organização dos jogadores. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Utilize as imagens na explicação do conteúdo do slide. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou pequenos grupos.

44 Atividade 19: Aplicando seus conhecimentos
Agora que você já conhece os sistemas de ataque do handebol, registre o que aprendeu: Desenhe quatro quadras de handebol em seu caderno e distribua os jogadores na formação dos sistemas de ataque: 6:0, 5:1, 4:2 e 3:3. Aproveite seus conhecimentos matemáticos e utilize régua, esquadro e compasso para desenhar as linhas com seus ângulos. Vamos ver se você acertou as posições? Compare seus desenhos com as imagens dos slides anteriores!

45 Atividade 13: [Digite o título aqui]
Atividade 19: Aplicando seus conhecimentos Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule que os alunos façam os desenhos baseando-se nas definições dos sistemas de ataque. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem .A imagem da quadra auxiliará na execução da tarefa. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

46 Atividade 20: Vamos jogar!
Chegou a hora de praticar! Organize com seus amigos duas equipes com sete jogadores cada. Utilize o sistema de ataque 5:1. Combine com a equipe a função de cada jogador: três serão armadores, dois pontas, um pivô e um goleiro. A partida terá duração de 10 minutos. Peça ajuda de seu professor de educação física para a organização e arbitragem. Ao final da partida, reúna a turma e conversem sobre o que observaram: aspectos positivos, negativos e sugestões. Utilize nas próximas partidas outros sistemas de ataque.

47 Atividade 13: [Digite o título aqui]
Atividade20 :Vamos Jogar Orientações práticas de aplicação dessa atividade Combine com os alunos a utilização da atividade para a próxima aula prática. Verifique a necessidade ou não de adaptação das regras do handebol. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Sugere-se que a atividade seja feita em dupla ou pequenos grupos. Organização da sala de aula:

48 Atividade 21: Aprendendo valores
Através dos esportes podemos aprender valores importantes para a nossa vida. Assista ao vídeo abaixo e reflita sobre a importância do respeito para uma convivência pacífica. Agora discuta com seus colegas sobre situações de respeito e desrespeito nos esportes e as consequências de cada situação. Em casa, faça um texto sobre a importância do respeito em nossa vida.

49 Atividade 21: aprendendo valores
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Assista aos vídeos com os alunos. Organize-os em pequenos grupos para reflexão e depois reúna todos para conclusão geral. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo traz imagens que retratam situações em que houve respeito nos esportes. Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla e em pequenos grupos. Organização da sala de aula:

50 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Durante uma partida o técnico pediu que somente Pedro jogasse próximo à área do gol, e os demais jogadores continuassem atuando à frente da área de tiro livre. Qual sistema de ataque que o técnico utilizou? Sistema 6:0 Sistema 5:1 Sistema 4:2 Sistema 3:3

51 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra b. O sistema que utiliza um jogador próximo à área do gol é o 5:1. Feedback Positivo para a alternativa b: Resposta correta! Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

52 Ôs os si Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2. Na figura abaixo, os jogadores de ataque estão posicionados em qual o sistema de ataque? Ataque em w Ataque em 4:2 Ataque em 3:3 Contra ataque direto

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. A figura apresenta jogadores utilizando o ataque 3:3. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Resposta correta! Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3- Num jogo de handebol o técnico escala Jéssica e Mariana para jogarem como pivô. Isto significa que a equipe utilizará o sistema de ataque: 4:2 5:2 6:2 2:6

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Positivo para a alternativa a: Resposta correta! Parabéns! Quando a equipe utiliza dois pivôs, o sistema utilizado é o 4:2. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4- Durante o torneio de handebol da escola, a turma 1701 teve dificuldade para organizar sua equipe pois não havia nenhum jogador canhoto, o que dificultou a escolha do jogador para atuar como: Pivô. Armador. Ponta direita. Ponta esquerda.

57 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Negativo para a alternativa a: A resposta correta é a letra c. No handebol, o jogador canhoto atua melhor como ponta direita. Feedback Negativo para a alternativa b: Feedback Positivo para a alternativa c: Parabéns! Feedback Negativo para a alternativa d:

58 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
5- Quando praticamos esporte nós não desenvolvemos somente capacidades físicas, mas também, valores. Quando as equipes se cumprimentam após o jogo, mesmo apenas uma sendo a vitoriosa, estão demonstrando qual dos valores citados abaixo: Respeito. Tolerância. Superação. Tomada de decisão.

59 Atividade 26: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Feedback Positivo para a alternativa a: Resposta correta! Parabéns! Quando as equipes se cumprimentam após o jogo estão demonstrando respeito. Feedback Negativo para a alternativa b: A resposta correta é a letra a. Feedback Negativo para a alternativa c: Feedback Negativo para a alternativa d:

60 Atividade 22 a 26 : Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 é composto por cinco questões de múltipla escolha relacionadas aos conceitos trabalhados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

61 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 27

62 Atividade 27: Você está sendo desafiado
Vamos testar seus conhecimentos! Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo do jogo do Brasil x Suécia no Mundial da China 2009. Agora responda: O que é preciso para ser um bom atacante de handebol? Você sabe identificar a posição e a função de cada jogador? Qual o sistema de ataque utilizado no jogo ? Faça anotações em seu caderno registrando suas conclusões e apresente-as a seu professor.

63 Atividade 27: Você está sendo Desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos serão desafiados a resolver problemas mais complexos sobre o assunto estudado. Após assistirem ao vídeo organize a turma em duplas ou pequenos grupos para responderem a pergunta desafio. Após a resolução das questões cada grupo pode apresentar a sua produção. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link apresenta um vídeo com um jogo entre Brasil e Suécia. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Sugere-se que a Atividade seja realizada em grupo. Organização da sala de aula:

64 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 28 Resumo ATIVIDADE 29 Próximo tema ATIVIDADE 30

65 Atividade 28: Construindo um Resumo
Nossa aula está chegando ao fim. Vamos ver o que você aprendeu sobre o tema: Escreva em seu caderno os 5 principais pontos estudados na aula. Compare com os registros feitos por seus colegas. Acrescente mais 5 pontos em suas anotações.

66 Atividade 28: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão fazer um texto em seu caderno contendo os pontos importantes abordados na aula, e depois confrontar sua produção com seus colegas, acrescentando outros pontos que ainda não havia sido citado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem.. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

67 Atividade 29: Educossíntese
O handebol é um jogo coletivo cujo objetivo é marcar gols e evitar que a equipe adversária marque. Para que uma equipe atinja seu objetivo é necessário criar estratégias (sistema tático) que devem ser seguidas por todos os membros da equipe. O sistema ofensivo ou sistema de ataque é a estratégia que a equipe utiliza para atacar o adversário. Uma equipe de handebol está no ataque, quando está com a posse de bola. Cada jogador deve assumir uma função, de acordo com suas características individuais. Os armadores são os jogadores que ocupam a posição central da zona de ataque, colocados próximos aos nove metros. Os pontas ou alas deslocam-se pelas laterais da quadra adversária, recebem passes dos armadores e pivôs e arremessam ou penetram pelas laterais. Os pivôs são jogadores, colocados na defesa adversária com a função de atrapalhar, confundir os jogadores da outra equipe, criar condições para que outros companheiros possam penetrar na defesa adversária, receber e arremessar contra a baliza. Os sistemas de ataque são: 6:0; 5:1; 4:2 e 3:3.

68 Atividade 29: Educossíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade reúne os pontos importantes abordados na aula. O aluno deverá realizar a leitura destes pontos e comparar com as anotações que fez da atividade anterior, quando construiu a sua Educosíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objeto de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

69 Atividade 30: Na próxima aula...
Na aula de hoje você conheceu os sistemas de ataque do Handebol. Agora, veja se consegue responder às seguintes questões: O que são e como funcionam os sistemas defensivos no handebol? Como a disciplina pode influenciar no jogo e na vida? Na próxima aula falaremos sobre esses temas! Até lá!

70 Atividade 30: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. O professor deve estimular que os alunos interajam com o conteúdo e lançar questões desafiadoras sobre o próximo conteúdo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos de aprendizagem. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja realizada em dupla.

71 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google