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GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 NÍVEIS DE DECISÃO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIA CORPORATIVA
EM QUE NEGÓCIO ESTAMOS OU DEVERÍAMOS ATUAR? TÁTICO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS COMO DEVEMOS COMPETIR NO NEGÓCIO ESCOLHIDO? Em resumo... OPERACIONAL ESTRATÉGIA FUNCIONAL QUE AÇÕES ESPECÍFICAS DEVEM SER ADOTADAS?

3 GESTÃO ESTRATÉGICA Concepção estratégica
Negócio Orientação específica de sua atividade empresarial Visão estreita ou ampliada Energia Combustíveis Petróleo Presentes Chocolates Doces Comunicação visual Impressos Gráfica Soluções financeiras Serviços financeiros Banco Apoio ao turismo e lazer Venda de passagens Agência de viagens VISÃO AMPLA VISÃO ESTREITA RAMO

4 NEGÓCIO Pense no negócio com os olhos da concorrência ampliada e de produtos substitutos – disco de vinil; Pense não só no produto, mas nos serviços agregados a ele – concessionárias de veículos; Pense não só no produto, mas no uso do produto pelo cliente – Tetra Pak; Pense no produto como um meio para satisfazer o cliente.

5 Não me ofereça coisas. Não me ofereça sapatos. Ofereça-me a comodidade para meus pés e o prazer de caminhar. Não me ofereça casa. Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade. Não me ofereça livros. Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento. Não me ofereça discos. Ofereça-me lazer e a sonoridade da música. Não me ofereça ferramentas. Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas. Não me ofereça móveis. Ofereça-me conforto e tranquilidade de um ambiente aconchegante. Não me ofereça coisas. Ofereça-me idéias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios. Por favor, não me ofereça coisas!!

6 NÍVEIS DE DECISÃO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIA CORPORATIVA
EM QUE NEGÓCIO ESTAMOS OU DEVERÍAMOS ATUAR? TÁTICO Em resumo... OPERACIONAL

7 TOMADA DE DECISÃO - São as pessoas que tomam decisões
- Decisões são tomadas em função da relação custo-benefício Quantificação Intuição Experiência, preconceitos, valores… Decisão errada X Indecisão “Não há nada no mundo mais digno de compaixão do que um homem indeciso, vacilando entre dois sentimentos” Goethe

8 TOMADA DE DECISÃO Consideremos a decisão de investir, ou seja, empatar capital próprio ou de terceiros na montagem de um novo negócio, compra de equipamento, treinamento de mão-de-obra ou criação de um laboratório de pesquisas. Uma decisão racional seria baseada num levantamento completo de todas as informações relevantes, de modo a eliminar o máximo de incertezas sobre a viabilidade e o retorno do investimento. Mas como chegar lá? - A informação que se tem não é a informação que se quer. - A informação que se quer não é a informação que se precisa. - A informação da qual se precisa não é a informação que se pode obter. - A informação que se pode obter custa mais caro do que se quer pagar.

9 TOMADA DE DECISÃO Essência do trabalho de administrar;
Tarefas de liderar, planejar, organizar, executar e controlar estão impregnadas de informação; Sempre envolverá riscos; Escolhas entre alternativas que se apresentam, originárias de situações que oferecem problemas e oportunidades.

10 DECISÕES PROGRAMADAS Fazem parte do acervo de soluções prontas da organização pela frequência de eventos; Resolvem problemas já enfrentados; Dispensa análise e diagnóstico da situação; Evita o desgaste com problemas já resolvidos (políticas, procedimentos, regras).

11 DECISÕES NÃO PROGRAMADAS
Aplicadas em situações novas, em problemas desconhecidos. Atacam problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. - Qual é o problema? Quais são as alternativas? Qual a melhor alternativa? Abordagem sistemática

12 FASES DA TOMADA DE DECISÕES
Identificação do problema ou oportunidade; Diagnóstico; Geração de alternativas; Escolha de uma alternativa; Avaliação da decisão.

13 ERROS COMUNS NAS TOMADAS DE DECISÃO
Precipitação; Excesso de confiança; Agir sem sistematização; Atalhos “míopes”; Condução inadequada de um grupo; Paralisia de paradigma; Falta de auditoria do processo decisório.

14 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seu pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos

15 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seu pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos

16 METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MISSÃO O que há no ambiente? Para onde queremos ir? VISÃO DE FUTURO O que temos na empresa? ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE ORGANIZACIONAL Oportunidades e ameaças Forças e fraquezas OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL IMPLEMENTAÇÃO AVALIAÇÃO CONTROLE O que devemos fazer?

17 FILME O menino e o futebol 20:20

18 GESTÃO ESTRATÉGICA Criatividade Surpreender clientes e concorrentes
Concepção de produtos e serviços, comunicação, canais de distribuição...

19 GESTÃO ESTRATÉGICA “O processo de estratégia deve entender como criar novas atividades, novos empreendimentos e novos negócios. Partindo dessa perspectiva, a estratégia torna-se não um exercício de análise posterior ao fato, mas um processo de descoberta” Prahalad I O A C Fo Fr

20 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seu pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos

21 MISSÃO Papel desempenhado Razão de ser Propósito da empresa
Para que existimos? É uma descrição precisa do que a organização entrega a seu mercado no contexto do negócio em que está inserida.

22 MISSÃO "Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa." Philip Kotler

23 MISSÃO Disney Jonhson & Jonhson Tornar as pessoas felizes
Aliviar a dor e a doença

24 MISSÃO “Nossa missão é oferecer os melhores produtos e serviços, melhorando nossa qualidade a cada dia e procurando encantar sempre o cliente”

25 MISSÃO A missão que pode valer para qualquer empresa não vale para a sua!!! A missão deve ser única, relativa a uma empresa específica.

26 MISSÃO Perguntas facilitadoras: O que a empresa deve fazer?
Para quem deve fazer? Para quê deve fazer? Como deve fazer? Onde deve fazer? Qual responsabilidade social deve ter?

27 MISSÃO SLC – Fabricante de máquinas e implementos agrícolas
O que deve fazer a empresa? "Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços." Para quem deve fazer? "Destinam-se à agricultura.“ Para que deve fazer? "Visa à satisfação do cliente.” Como deve fazer? "Usa tecnologia adequada e qualidade superior.“ Onde deve fazer? Considerando que a SLC atua no Brasil e exterior, decidiu-se não ser necessário explicitar o onde, com a preocupação de manter o texto conciso, para facilitar a assimilação e conseqüente utilização. Qual responsabilidade social deve ter? "Contribuir para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente."

28 MISSÃO SLC – Fabricante de máquinas e implementos agrícolas “Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços destinados à agricultura, com tecnologia adequada e qualidade superior, visando a satisfação do cliente, contribuindo para o incremento da produtividade agrícola, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.”

29 MISSÃO/NEGÓCIO Prestar serviços, oferecendo comodidade no pagamento de consumo do combustível para seus veículos, bem como um bom atendimento em todos os serviços ligados ao mesmo. Venda de combustível

30 Garantir a segurança do nosso cliente
MISSÃO/NEGÓCIO Garantir a segurança do nosso cliente Empresa de blindagem de automóveis

31 Venda de telefone para deficientes auditivos
MISSÃO/NEGÓCIO Desenvolver e comercializar produtos e serviços de comunicação e sinalização especial Venda de telefone para deficientes auditivos

32 Prestar serviços odontológicos a bebês, crianças e adolescentes
MISSÃO/NEGÓCIO Prestar serviços odontológicos a bebês, crianças e adolescentes Clínica odontopediátrica

33 Escola particular do ensino fundamental ao ensino médio.
MISSÃO/NEGÓCIO Proporcionar ensino de qualidade e atualizado conforme as necessidades dos desafios da sociedade Escola particular do ensino fundamental ao ensino médio. * *

34 MISSÃO CARACTERÍSTICAS
Mostrar às pessoas a grandiosidade da sua contribuição; Possibilitar a identificação do que a empresa faz (negócio); Ser o mais perene possível;

35 Superar desafios e barreiras para transformar recursos naturais em riquezas e promover desenvolvimento sustentável com ética e transparência.

36 “Google's mission is to organize the world's information and make it universally accessible and useful.”

37 Estabelecer a Starbucks como o principal provedor dos cafés mais finos do mundo, sem jamais comprometer os seus princípios, ao longo de todo o nosso processo de crescimento.

38 Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável

39 Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

40 MISSÃO VANTAGENS Compreensão do que se faz na empresa;
Uniformização dos esforços; Norteador final

41 VISÃO - SÓ PARA LER Ao lado de estratégias e práticas comerciais que se adaptam incontáveis vezes às mudanças mundiais, as empresas de sucesso duradouro apresentam valores e objetivos fundamentais que permanecem invariáveis. A dinâmica de preservar o básico, estimulando em paralelo o progresso, é que levou empresas como Hewlett-Packard, 3M, Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Merck, Sony, Motorola, Nordstrom e Disney ao topo do mercado, com capacidade de renovação e desempenho superiores em longo prazo.

42 VISÃO - SÓ PARA LER A Johnson & Johnson questiona regularmente sua estrutura e reformula seus processos, mas preserva os ideais incorporados à sua filosofia. Em 1996, a 3M desfez-se de várias de suas divisões grandes (e já maduras) e passou a se concentrar em sua meta básica e essencial: solucionar de maneira inovadora problemas ainda não solucionados As empresas realmente grandes compreendem a diferença entre o que nunca deve ser mudado e o que deve ser aberto a mudanças. Essa rara capacidade de administrar continuidade e mudança – que exige disciplina consciente – está vinculada à capacidade de desenvolver uma visão. É a visão que indica que princípios básicos devem ser preservados e para qual futuro se deve progredir.

43 GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Prof. Marcelo Lisboa Luz

44 TOMADA DE DECISÃO Essência do trabalho de administrar;
Tarefas de liderar, planejar, organizar, executar e controlar estão impregnadas de informação; Sempre envolverá riscos; Escolhas entre alternativas que se apresentam, originárias de situações que oferecem problemas e oportunidades.

45 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seu pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos

46 METODOLOGIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MISSÃO O que há no ambiente? Para onde queremos ir? VISÃO DE FUTURO O que temos na empresa? ANÁLISE AMBIENTAL ANÁLISE ORGANIZACIONAL Forças e fraquezas Oportunidades e ameaças OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL IMPLEMENTAÇÃO AVALIAÇÃO CONTROLE O que devemos fazer?

47 MISSÃO Papel desempenhado, razão de ser, propósito da empresa
É uma descrição precisa do que a organização entrega a seu mercado no contexto do negócio em que está inserida A missão que pode valer para qualquer empresa não vale para a sua!!!

48 “Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte
“Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente.” James Collins e Jerry Porras

49 VISÃO Aonde a empresa quer chegar Explicitação do que se idealiza
Envolve desejos, valores, vontades, sonhos e ambição. MISSÃO VISÃO Identifica o negócio O que se “sonha” para o negócio É a partida É a chegada “Carteira de identidade” “Passaporte” Identifica “quem somos” Projeta “quem desejamos ser” Foco do presente para o futuro Foco no futuro Permanente Mutável

50 VISÃO CARÁTER SUBJETIVO:
É UM ‘SIMBÓLICO IMAGINÁRIO’ E NÃO PODE SER MEDIDO – SER RECONHECIDO COMO... CARÁTER OBJETIVO: SE REFERE A UMA SITUAÇÃO FUTURA QUE SURGIRÁ A PARTIR DO QUE SE FAZ NO PRESENTE – AÇÕES PARA O RECONHECIMENTO

51 Visão 2020 Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.

52 VISÃO O que faz a diferença?

53 VISÃO Walt Disney Não-ceticismo Criatividade, sonhos e imaginação
Atenção fanática à coerência e aos detalhes Preservação e controle da magia Disney

54

55 O que faz a diferença? ! VALORES !
VISÃO O que faz a diferença? ! VALORES !

56 VISÃO Valores São os preceitos essenciais e permanentes de uma organização. Não requerem nenhuma justificativa externa. Representam “valor pessoal profundo”. Não existem, portanto, valores universalmente corretos. Valores (imutáveis), não devem ser confundidos com práticas operacionais, estratégias comerciais ou normas culturais (que devem estar abertas a mudanças). Se as circunstâncias mudassem e passássemos a ter uma desvantagem pelo fato de abraçar este valor, continuaríamos, assim mesmo, a defendê-lo?

57 VISÃO Valores não devem ser genéricos Honestidade Qualidade/Excelência
Profissionalismo Integridade Respeito

58 VISÃO Valores Uma empresa de alta tecnologia ficou em dúvida sobre se deveria incluir qualidade na lista de seus valores básicos. O CEO perguntou: "Suponhamos que dentro de dez anos a qualidade não faça mais a menor diferença nos nossos mercados. Suponhamos que os únicos fatores importantes venham a ser velocidade e potência, em lugar da qualidade. Será que ainda assim a qualidade faria parte de nossa lista de valores básicos?" Os participantes da equipe entreolharam-se e acabaram respondendo que não. Qualidade fazia parte da estratégia da empresa! Os programas para melhorar a qualidade continuaram funcionando como um mecanismo para estimular o progresso, mas a qualidade não foi incluída na lista dos valores básicos...

59 VISÃO Valores Depois disso, o mesmo grupo de executivos passou a discutir se devia considerar a criação de produtos de ponta como valor básico. O CEO fez a seguinte pergunta: "Manteríamos inovações na lista como valor básico diante de quaisquer mudanças mundiais?“ Desta vez, a equipe respondeu com um sonoro sim! O ponto de vista apresentado pelos executivos pode ser resumido da seguinte forma: "Nós sempre nos manteremos na ponta em termos de inovações. É assim que somos. E se um mercado, em um determinado momento, não valorizar mais as inovações, vamos procurar outro que o faça". Inovações de ponta foram incluídas na lista e lá continuam. As empresas não podem mudar seus valores básicos para reagir a alterações dos mercados. Se necessário, devem mudar de mercado para permanecer fiéis aos valores básicos.

60 Ser reconhecido por colaboradores, parceiros, clientes e segmento em que atua como uma das mais importantes referências mundiais em beleza e fazer com que suas ações para a preservação da vida estabeleçam uma forte identificação com a sociedade.

61 VISÃO Perguntas para uma visão clara O que nos diferencia dos demais?
Que valores são prioridades verdadeiras para o futuro? O que me faria comprometer minha mente e meu coração com esta visão durante os próximos cinco ou dez anos? O que o mundo realmente precisa que a organização possa e deva oferecer? O que a organização precisa fazer para que eu me sinta comprometido, alinhado e orgulhoso dela?

62 VISÃO Universidade Gama Filho
“Ser uma instituição reconhecida regional, nacional e internacionalmente pela formação de profissionais competentes, em sintonia com as necessidades da sociedade e pela produção do conhecimento.” Valores: Excelência na formação intelectual Valorização da pesquisa e da extensão Qualidade na produção do conhecimento Integração, cooperação, coesão e comprometimento com o aprendizado Qualidade e atenção na prestação de serviço, no atendimento e no relacionamento com a comunidade Presteza, transparência e orgulho institucional Valorização do trabalho docente, técnico e administrativo Segurança no trabalho Respeito às diferenças e à alteridade Responsabilidade social e ambiental Ética individual e institucional

63 VISÃO O que nos diferencia dos demais?
Excelência na formação intelectual, valorização da pesquisa e da extensão, qualidade na produção do conhecimento, qualidade e atenção na prestação de serviço, no atendimento e no relacionamento com a comunidade Que valores são prioridades verdadeiras para o futuro? - Integração, cooperação, coesão e comprometimento com o aprendizado O que me faria comprometer minha mente e meu coração com esta visão durante os próximos cinco ou dez anos? - Presteza, transparência e orgulho institucional, valorização do trabalho docente, técnico e administrativo O que o mundo realmente precisa que a organização possa e deva oferecer? - Ética individual e institucional, responsabilidade social e ambiental O que a organização precisa fazer para que eu me sinta comprometido, alinhado e orgulhoso dela? - Valorização do trabalho docente, técnico e administrativo, segurança no trabalho, respeito às diferenças e à alteridade

64 VISÃO Universidade Gama Filho “Ser uma instituição reconhecida regional, nacional e internacionalmente pela formação de profissionais competentes, em sintonia com as necessidades da sociedade e pela produção do conhecimento.”

65 VISÃO VISÃO X PLANEJAMENTO

66 GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Prof. Marcelo Lisboa Luz


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