Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Aline Melo Validador: Bárbara Mendes Revisor: Alessandro Brandão Coodenadora: Heloisa Mesquita Disciplina Ano Aula número Artes 6º 09 Tema da Aula Digital Manifestações artísticas desde a pré-história até o período grego: arquitetura
2
Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecer, diferenciar e valorizar as diferentes linguagens artísticas. Reconhecer a inserção da Arte em cada período histórico e na produção cultural de um povo. Realizar leitura sensível as diferentes manifestações artístico-culturais. Realizar o fazer artístico pela experimentação lúdica e pela expressão criadora. Referencial Teórico Orientações Curriculares Artes Visuais SME – Rio de Janeiro
3
PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
ARTES PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5
4
ARTES Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade .Fique de mediador entre o conteúdo da aula passada , levando-os a pensar a importância do vídeo para a aula atual. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Assista ao vídeo e promova uma roda de discussão sobre o assunto Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Roda de conversa
5
Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor clarifique possíveis dúvidas que possam surgir durante a leitura dos objetivos propostos na apresentação inicial. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Continue a disposição anterior.
6
Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse é um desafio para seus alunos. Leia junto com eles as diferentes definições de arquitetura e tente “linkar” com o vídeo do relembrando. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Continue a disposição anterior.
7
Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Converse com seus alunos sobre a importância da arquitetura na vida das pessoas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 1 minuto Organização da sala de aula: Continue a disposição anterior.
8
Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade As perguntas apresentadas são de nível fácil e/ou médio. Supõe-se que seus alunos já possuem o conhecimento. Para facilitar essa atividade você pode ler as perguntas antes dos seus alunos responderem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula: Alunos sentados individualmente..
9
SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10
10
Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse slide é apenas um convite para as próximas atividades. Vale a pena falar sobre os períodos antigos, desde a pré-história até o Mundo Grego. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem 1minuto Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Continua a disposição anterior.
11
Atividade 7: Entendendo o que é Arquitetura.
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesse momento da aula o aluno terá explicações mais específicas do tema proposto, pegamos algumas definições de arquitetura como um todo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Leia a charge, tentando fazer um paralelo do que ela mostra com o texto de definições sobre arquitetura. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Cada dois ou três alunos com o netbook para explorar a página.
12
Atividade 8: Arquitetura na Pré-História
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui tentamos mostrar que a grande variedade de produções pré-históricas, incluindo ai nosso tema: a arquitetura. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Há um quebra-cabeça de uma construção pré-histórica. Converse sobre o material utilizado para a construção. Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: 2 ou 3 alunos utilizando o netbook para montarem o quebra-cabeça.
13
Atividade 9: Você na pré-história!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Prepare um lugar para a exposição dos Cartões Postais e incentive-os a capricharem nessa produção. Disponibilize diferentes papeis, lápis de cor, canetinha, cola, tesoura. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Pequenos grupos.
14
Atividades 10: Educoquiz 2 – O que aprendemos até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essas são questões para verificar se seus alunos estão acompanhando a aula. Você pode ler as perguntas para facilitar a interpretação dos seus alunos. Caso eles errem alguma questão sugira que eles refaçam o quiz em outro momento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Alunos fazem o quiz individualmente para que possam se avaliar.
15
TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Checagem ATIVIDADE 17 Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 16
16
Atividade 11: Porta dos Leões
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor, seu papel nessa atividade é clarificar o que significa valores e símbolos para que o aluno consiga realizar a atividade da melhor maneira possível. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem apresenta o portal da cidade de Micenas. 10 minutos. Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Essa é uma atividade que pode ser realizada em casa.
17
Atividade 12: Os Jardins da Babilônia
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Pesquise sobre os Jardins da Babilônia, conte curiosidades, instigue a investigação dos seus alunos. Faça-os refletir sobre o que a música fala. Aqui tem o link da letra da música. Reflita sobre ela e promova uma roda de discussão sobre o que a música fala. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Ouça a música junto com seus alunos e pergunte se já conheciam a musica. Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula: Roda de conversa.
18
Atividade 13: Os zigurates
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Leia e explique o que são Zigurates. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 1 minuto. Organização da sala de aula: Mesma disposição da atividade anterior.
19
Atividade 14: Torre de Babel
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Promova a discussão sobre o assunto. Traga outros materiais que falem sobre a Torre de Babel. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo ilustra o fato bíblico. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Mesma disposição da atividade anterior
20
Atividade 15: Pirâmides do Egito
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse é o momento para explorar o mundo das Pirâmides do Egito. Explore a magia dessa época e os encante com esse assunto. Promova a troca das listas. Para ficar mais interessante promova um concurso da melhor lista. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem 8 minutos. Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Mesma disposição da atividade anterior.
21
Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Atividade 16: A esfinge Orientações práticas de aplicação dessa atividade Fale sobre desafios, explore esse tema com sua turma. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem 2 minutos. Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Mesma disposição da atividade anterior.
22
Atividade 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essas são questões para verificar se seus alunos atingiram os objetivos da aula. Você pode ler as perguntas para facilitar a interpretação dos seus alunos. Caso eles errem alguma questão sugira que eles refaçam o quiz em outro momento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Mesas individuais.
23
QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 18
24
Atividade 18: Você está sendo desafiado!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Agora é o momento de verificar se seus alunos conseguiram atingir os objetivos da aula. Observe se eles entenderam a importância das grandes construções para o povo durante a sua época em que foram construídas. Disponibilize os materiais para a produção das maquetes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O site da um giro de 360°no Panthernon, explore a página, recriando as histórias da mitologia grega. Tempo de duração da atividade: 20 minutos Organização da sala de aula: Pequenos grupos.
25
QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 19 Resumo ATIVIDADE 20 Próximo tema ATIVIDADE 21
26
Atividade 19: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade seus alunos serão levados à um momento de reflexão e então farão um resumo do conteúdo da aula Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Temos aqui uma imagem, de um mesmo lugar com mudanças arquitetônicas. Mostre aos seus alunos os detalhes e leve-os a pensar sobre como essas mudanças influenciaram na vida daquelas pessoas. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: A imagem pode ser colocado para todo o grupo, porem o resumo é para ser feito individualmente..
27
Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Atividade 20: Educosíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Com base nos pontos levantados na atividade 19 seus alunos farão uma comparação entre o que ele escreveu no resumo e o que pretendíamos que ele tivesse escrito. Verifique junto a eles se o que eles escreveram está explicitado nos assuntos do slide anterior. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Atividade individual.
28
Atividade 21: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade os alunos terão contato com o conteúdo da aula em outra situação, chamando atenção para a próxima aula. Verifique se seus alunos estão aplicando o novo conteúdo adquirido. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 1 minutos. Organização da sala de aula: 2 ou 3 alunos junto ao netbook para observar a imagem.
29
PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Clicando no ícone você encontrará um link para baixar um jogo onde você pode construir uma cidade. Lembre-se dos conceitos que estudamos e torne-a funcional e bela. Boa Diversão! Atenção! Antes de baixar esse jogo peça autorização aos seus pais! PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Sugerimos que você faça um passeio pela sua cidade e tente imaginá-la antes de todas as construções! Como será que funcionava? Era melhor? Pior? Tente entender a função das construções de onde você vive.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.