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Professora Raquel Silva Assunção

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Apresentação em tema: "Professora Raquel Silva Assunção"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Raquel Silva Assunção
Planejamento em Saúde Professora Raquel Silva Assunção

2 ANTES DE SE PLANEJAR É NECESSARIO DEFINIR ONDE SE QUER CHEGAR...
A instituição/ política O setor ou unidade de saúde Cada tipo de serviço A equipe Cada profissional

3 “Alice – poderia me dizer, por favor, qual é o caminho para sair daqui
“Alice – poderia me dizer, por favor, qual é o caminho para sair daqui? Gato – Isso depende muito do lugar onde você quer ir. Alice – Não me importa muito onde. Gato – Neste caso não importa qual caminho você vá...” Lewis Carroll – Alice no País das Maravilhas

4 O planejamento é... A arte de fazer escolhas e de elaborar planos para favorecer um processo de mudança (Ciampone e Melleiro, 2005) Algo que deve se contínuo e permanente em nossa vida diária.

5 É possível gerenciar sem planejamento?
PERGUNTA-SE É possível gerenciar sem planejamento?

6 ... “atender a demanda urgente”...
As ações que são realizadas sem um processo de planejamento implica numa situação de anarquia administrativa ... “apagar incêndios”... ... “atender a demanda urgente”... ... “gerar consultas”...

7 CONTEXTO ATUAL Descentralização administrativa
Maior exigência do gerente local Necessidade de transformação

8 O QUE O PLANEJAMENTO NÃO É?
Não é uma mera declaração de intenções Não é um plano “é um dos produtos de processo de análises e acordos; que indicam onde queremos ir e como pretendemos agir para alcançar metas; algo que perde atualidade ao desenrolar da realidade. Deve ser revisado para manter-se atual.”

9 O planejamento em saúde é:
Um processo contínuo Visa possibilitar uma postura ativa dos administradores Define um filosofia de atuação Promover o desenvolvimento institucional Deve indicar o que queremos e como alcançar

10 Planejar consiste em responder perguntas decorridas de:
“o que fazer?”, “como?”, “quando fazer?”, “com quem fazer?” e “com o que fazer?”

11 Planejamento é o processo
“analisar e entender um sistema, avaliar suas capacidades, formular metas e objetivos, formular cursos alternativos de ação, avaliar a efetividade dessas ações ou planos, escolher os planos prioritários, iniciar ações necessárias para a sua implantação e estabelecer um monitoramento continuo do sistema atingir um nível ótimo de relacionamento entre o plano é o sistema”. Levery e Loomba Melhorar o sistema, otimizar produção e elevar eficácia e eficiência dos sistemas

12 ENTENDENTO O PLANEJAMENTO EM SAÚDE

13 1- PRA QUÊ PLANEJAR? 2- AONDE O PLANEJAMTENTO DEVE LEVAR O SERVIÇO E O TRABALHADOR? QUEM DEVE PLANEJAR? 4- O QUE É NECESSÁRIO PARA PLANEJAR? 5- QUAIS OS MÉTODOS EXSTENTES? 6- QUAL É MAIS FÁCIL?

14 1- PRA QUÊ PLANEJAR? Interagir com a realidade;
Estabelecer um processo de mudança; Programar estratégias; Permitir melhorar o desempenho; Alcançar os objetivos e metas estabelecidas Otimizar a produção; Elevar eficácia e eficiência

15 CONCEITOS IMPORTANTES
EFICÁCIA: é a capacidade de produzir resultados/ produzir o efeito que se espera; EFICIÊNCIA: é a capacidade de alcançar o objetivo com menor custo, melhor efeito e menor espaço de tempo;DESEMPENHO EFETIVIDADE: é a capacidade de produzir um efeito real

16 2- ONDE O PLANEJAMENTO DEVE LEVAR A EMPRESA E O TRABALHADOR?
Desenvolvimento institucional; Desenvolvimento e sofisticação administrativa; Criar cultura organizacional; Novos rumos e novos caminhos possíveis; Resolução efetiva de problemas; Transparência nas ações e seus resultados; Envolvimento/ compromisso e satisfação; Atitude permanente de todos.

17 São os atores envolvidos na ação.
3- QUEM DEVE PLANEJAR? NÃO É O GERENTE!!! São os atores envolvidos na ação.

18 GERENCIAR implica... Ser um tomador de decisões que afetam a estrutura, os processos de produção e o produto final.... Quem coordena os esforços das partes envolvidas, controla processos e rendimentos, e avaliar produtos e rendimentos.... Quem se responsabiliza pelo uso efetivo e eficiente dos insumos

19 4- O QUE É NECESSÁRIO PARA PLANEJAR?
Ter conhecimento da realidade local e do contexto envolvido (esfera publica e esfera privada); DEFINIR ONDE SE PRETENDE CHEGAR Ter conhecimentos práticos e teóricos ordenados sobre administração; Ter olhar crítico, ousado vislumbrando novas idéias e estratégias.

20 Visualizar situações imediatas para problemas emergentes e complexos;
HABILIDADES de criatividade, liderança, autoridade, correr riscos e inovar sempre; Pensar estrategicamente.

21 5- QUAIS OS MÉTODOS EXISTENTES?
Planejamento Normativo ou Tradicional Planejamento Estratégico Situacional (PES)

22 Planejamento Normativo ou Tradicional
Surge a partir dos desdobramentos da Conferência de Punta del Leste (1961) O planejador parte de uma Diagnóstico de situação Prioriza-se as ações programáticas, detendo o poder de previsão e controle de todas variáveis

23 Método prescritivo é pré-determinado
Desta forma é possível elaborar um único plano de ação Predizendo soluções eficazes para os problemas mapeados Como se esses problemas comportassem de modo uniforme na população Método prescritivo é pré-determinado

24 Os resultados Dependeriam apenas do conhecimento técnico dos que operacionalizam as ações Elimina-se do planejamento a esfera do político e do social

25 Método CENDES-OPAS Diagnostico Determinação dos objetivos
Estabelecimento de prioridades Seleção dos recursos disponíveis Estabelecimento do plano operacional Desenvolvimento Aperfeiçoamento

26 Este tipo de planejamento ainda e útil quando empregado para a resolução de problemas bem definidos e em situações estáveis.

27 Planejamento Estratégico Situacional- PES
Surge a partir da rejeição da racionalidade econômica para a solução de questões políticas e sociais Tem como precursores Carlus Matus e Mário Testa.

28 O PES parte do seguinte principio:
O planejamento é a ferramenta que o homem tem para viabilizar a possibilidade de exercer governabilidade diante do próprio futuro; O PES é um método voltado para a resolução de problemas “algo detectado que incomoda o ator social e motiva a buscar soluções adequadas”

29 De acordo com Matus, num determinado cenário, o poder, pode adquirir as seguintes dimensões:
Poder Político em função do exercício de um mandato Poder econômico manejo de recursos econômico-financeiros Poder administrativo ocupação de cargos administrativos Poder técnico atores que detem conhecimento sobre determinadas áreas de conhecimento

30 O PES trabalha no processamento de problemas (atuais ou potenciais)
Processar problemas significa Explicar como nasce e se desenvolve Fazer planos para atacar as causas Analisar a viabilidade política Verificar o modo de construir sua viabilidade

31 Triangulo de governo Projeto de Governo Capacidade de Governo
Governabilidade

32 Projeto de Governo Governabilidade Capacidade de governo
Conteúdo da proposta de governo, iniciando pela seleção de problemas e maneira de enfrenta-los Governabilidade Quanto de controle o ator tem sobre a situação que pretende governar Capacidade de governo Versa sobre a perícia pessoal e institucional para governar

33 O PES e composto por quatro momentos que se inter-relacionam
Explicativo Como explicar a realidade? Normativo Como conceber o plano? Estratégico Como tornar viável o plano? Tático operacional Como agir no cotidiano de forma planejada?

34 Momento Explicativo Segundo Matus,
...se podem existir diferentes planos é porque é possível explicar a realidade de modos diferentes. Busca-se a compreensão mais ampla de porque os problemas ocorrem, identificando os nós-críticos.

35 Momento estratégico Busca responder as seguintes indagações
As operações dos plano são viáveis neste momento? Quais são as possíveis reações de cada ator envolvido no problema? Como construir a viabilidade para as ações inviáveis?

36 Momento tático operacional
Consiste no momento de implementação das ações propostas

37 Planejamento Normativo
PES O sujeito que planeja é o objeto do planejamento são independentes O sujeito que planeja faz parte da realidade O conhecimento da realidade se dá através do Diagnostico cientifico Admite-se que não há realidade única Prega-se a neutralidade cientifica do planejador Admite-se que não haja neutralidade

38 6- QUAL É MAIS FÁCIL? O PES trabalha com a complexidade da realidade e admite que não há um conhecimento único e que a explicação da realidade depende da inserção de cada ator que participa do problema

39 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO
Planejamento de Políticas Planejamento estratégico Planejamento tático operacional

40 Planejamento de Políticas
É de responsabilidade do nível central; ... é destinado a promover mudanças sociais deliberadas ou pretendidas para o futuro;

41 Planejamento estratégico
É o que indica os meios pelos quais se julga que seja possível alcançar metas a médio e longo prazo. Define ação sistêmica organizacional e medidas de efetividade para a analise de resultados (indicadores)

42 Planejamento tático operacional
Desenvolvimento de ações e planos que permitam organizar a execução das estratégias planejadas em outro nível de planejamento. “...colocar em prática as ações previstas.”

43 Boa Noite!!!


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